Tudo sobre as casas de madeira Kelo
Hoje você não vai surpreender ninguém com uma casa de toras - em nosso país, onde há floresta suficiente, essas construções só crescem com o passar dos anos. No entanto, mesmo na construção de cabanas de madeira, você pode encontrar uma tendência da moda e muito cara que vai permitir que você se destaque contra o pano de fundo de outras moradias semelhantes. Trata-se da construção de cabanas de quelo, ou seja, pinheiro morto, que não foi derrubado vivo, mas secou e ficou assim durante muitos anos. Os especialistas monitoram a condição de cada uma dessas árvores por vários anos e, em seguida, retiram-nas cuidadosamente desde as raízes e constroem casas com elas que impressionam por sua brutalidade do norte e têm muitas vantagens.
Vantagens e desvantagens
As casas de madeira Kelo, via de regra, são construídas nas regiões polares, pois somente ali a velha árvore tem uma chance real de não apodrecer, mas de se fixar em sua nova imagem. Em nosso país, essa madeira pode ser colhida, por exemplo, na Carélia, famosa por suas densas florestas.
Ao decidir gastar dinheiro em uma casa de madeira morta, o cliente colherá muitos benefícios.
- Amizade ambiental... Ainda assim - estamos falando de um material natural que foi produzido pela própria natureza em uma região que praticamente não é afetada pela atividade humana.
- Decoratividade... Vamos ser honestos - nem todo consumidor vê o aparecimento de toras de quelo, especialmente as não processadas, como uma vantagem. No entanto, se você não gosta do interior, a superfície da madeira pode ser lixada, e então a moldura finalizada ficará quase como uma moldura de madeira comum, mas com as vantagens práticas de uma moldura morta. Se você é um verdadeiro conhecedor, pode deixar o pinheiro seco em sua forma original e, quando for fazer um telhado também com materiais naturais, a residência parecerá muito mais verossímil do que muitas exposições de museus ao ar livre.
- Densidade... A opinião é errada, segundo a qual o pinho, uma vez seco, perde as suas qualidades construtivas. Tudo acontece exatamente ao contrário: a resina da madeira não vai a lugar nenhum - ela se cristaliza gradualmente na árvore que está morrendo, tornando-a especialmente densa e durável, além de uma floresta com um cheiro incrivelmente forte.
- Impermeável à decomposição. As toras Kelo são secas na natureza de uma forma natural - depois de permanecerem muitos anos na floresta, fornecem absolutamente toda a umidade. O apodrecimento só é possível em madeira bruta.
- Resistência à rachadura... Tal problema não surgirá durante a implementação do projeto, pois as fissuras são o resultado de uma violação da tecnologia de secagem. O quelo é colhido já seco - os especialistas escolhem cada pinheiro apenas depois de avaliarem exaustivamente o seu estado.
- Sem encolhimento. Uma vez que a árvore não continua perdendo umidade (ou absorvendo-a) depois de se transformar em um produto, nenhum processo de encolhimento é observado com ela.
As desvantagens do quelo são relativamente menores e, muitas vezes, são vistas apenas por aquelas pessoas que, em princípio, não querem realmente viver em uma casa de toras. No entanto, somos obrigados a considerá-los para que o leitor tenha uma compreensão completa e abrangente das especificidades deste material. Na verdade, há apenas um possível menos - cada tora parece extremamente natural, portanto, não difere em uma textura estável, ou suavidade, ou mesmo em uma cor sólida. Se isso for um problema, pode ser parcialmente resolvido por trituração.
Além disso, informações sobre o custo de construção de um quelo podem ser um choque para um consumidor despreparado, mas é preciso entender que cada tora é especialmente selecionada na floresta.
Separadamente, deve-se dizer que a estética do quelo não é para todos, e sua percepção é altamente dependente do fornecedor e de sua conscienciosidade. Em quase todos os casos, troncos mortos são espancados por vermes, e alguns especialistas, especialmente a geração mais velha, acreditam que não é razoável e inaceitável erigir tais edifícios do ponto de vista sanitário. Na Rússia, de fato, nenhuma casa foi construída com madeira morta, mas a tendência está se espalhando pelo mundo e, aparentemente, algumas de suas características assustam nem todos.
Visão geral da espécie
Seria mais correto chamar a construção de casas a partir de quelo de produção, porque o fornecedor da matéria-prima é ao mesmo tempo o fabricante do produto acabado. Isso não é surpreendente, porque pinheiros mortos adequados devem ser procurados em uma grande área da floresta, e nem todos eles são adequados para a implementação do plano - isto é, o procurador deve ter uma ideia muito concreta de As características da estrutura futura.
Assim, Uma casa de toras de quelo costuma ser um projeto completo com implantação, que é vendido ao consumidor em um pacote. Ao mesmo tempo, existem pelo menos 4 variedades de abordagem para a elaboração de um projeto, cada uma delas atribuída a um dos países do norte.
finlandês
Os finlandeses são um povo muito prático - eles são alheios à capacidade de demonstração. Não se surpreenda com isso, porque a Finlândia está localizada ao norte, em um clima bastante agreste, por isso os moradores sempre procuraram antes de tudo se proporcionar conforto, sem pensar muito no design, que simplesmente não tenha tempo e esforço. Ninguém diz que as casas finlandesas de kelo são feias ou pouco atraentes, elas são boas antes de tudo para as suas próprias minimalismo acentuado.
Definitivamente, o projeto terá todas as premissas necessárias à vida, mas, via de regra, não existem espaços livres para “caminhar”.
Russos
A pertença de uma casa de toras de pinho morto ao tipo russo é determinada por características arquitetônicas específicas que imediatamente chamam a atenção de uma pessoa compreensiva... Em primeiro lugar, as toras para tal construção são selecionadas em espessura de modo a serem aproximadamente iguais - esta definitivamente não é uma cabana preparada com pressa.
As portas e janelas são maciças, devendo ser retiradas as toras sobre as quais se prendem o alpendre, telhado ou varanda. Ao contrário da tendência finlandesa, em russo já existe uma certa preocupação com o design estético - pelo menos existem padrões geométricos esculpidos nos pilares, frontões cortados são frequentemente observados.
norueguês
Os descendentes dos vikings têm uma ideia própria da construção de cabanas de quelo. Em primeiro lugar, eles não usam toras puras para isso - eles fazem as chamadas carruagens com elas, cortando o material original de dois lados opostos... Os tetos altos para tais edifícios são completamente atípicos - pelo contrário, eles parecem atarracados.
Do lado de fora, o objeto parece muito inusitado e pitoresco, pois as paredes costumam ser pintadas com as cores mais escuras que podem atrair a luz do sol e o calor, as janelas são muito pequenas para não liberar o mesmo calor na estação fria, e o telhado é feito extremamente natural - nela cresce grama ou até flores. Por dentro, a cabana norueguesa parece russa, pois ambas são aparadas com toras.
Canadense-americana
Para o nosso país, trata-se de uma inovação completa, pois difere radicalmente dos estilos descritos acima pelo maior enfoque na modernidade. É comum construir casas na América do Norte com as toras mais grossas possíveis, especialmente porque o clima relativamente ameno permite que as árvores cresçam até esses tamanhos. Ao mesmo tempo, ninguém chega perto de perseguir os mesmos diâmetros - pelo contrário, a ênfase está nos troncos cuja espessura da raiz é muito maior do que o diâmetro da copa, pois isso cria uma sensação de construção caseira, e o proprietário pode se orgulhar disso..
Ao mesmo tempo, ao olhar mais atentamente, torna-se óbvio que o proprietário sozinho não poderia ter construído sua casa, pois devido ao alto custo da madeira nesta região, fica mais barato para ele instalar grandes janelas, nos locais para realizar o revestimento. com outros materiais caros e difíceis de processar como a mesma pedra.
No entanto, foi a presença de janelas panorâmicas em moldura de madeira construída no meio da floresta que tornou essas moradias extremamente populares nas redes sociais, causando um aumento da demanda para a implantação desses projetos.
Tecnologia de construção
Para construir uma casa, primeiro é necessário um projeto, que geralmente é coordenado com um procurador de pinho para que ele saiba quanto e que tamanho é necessário. A maioria dos consumidores escolhe um projeto padrão já pronto, mas pede à equipe de compras para fazer alguns ajustes para que o objeto esteja mais de acordo com as necessidades do cliente. Ao mesmo tempo, as empresas geralmente estão prontas para realizar um projeto individual em estrito acordo com o cliente. Este último aprova a versão final do plano, e com base nele é feita uma estimativa com o custo exato de implementação.
O projeto contempla inicialmente as características do local onde será construída a casa, portanto o tipo de fundação é recomendado pelos próprios incorporadores, que também estão realizando. Via de regra, uma casa de quelo não pesa tanto a ponto de ser necessária uma base de laje sólida - em vez disso, as fundações mais leves em forma de estacas ou fitas são dispensadas, especialmente porque sua implantação exige muito menos tempo e esforço. Nesse ínterim, nas florestas do norte, está sendo realizada a busca e colheita de madeira morta, adequada às necessidades do projeto.
A esmagadora maioria dos desenvolvedores tem um serviço não apenas para montar uma cabana, mas para construí-la em regime turnkey. - com trazer o edifício totalmente para um estado residencial. Esta opção de serviço envolve um acabamento integral interior e exterior da casa, bem como a ligação de todas as utilidades.
No momento da entrega do objeto acabado, o proprietário, de fato, já pode estar habitado, pois a lista de serviços não inclui, talvez, móveis.
O comentário foi enviado com sucesso.