Tipos de ampliações da casa e sua construção
É natural que uma pessoa expanda sua zona de conforto ao seu redor. Morando em uma casa particular, o proprietário pode precisar anexar uma varanda para as férias de verão, uma academia em miniatura improvisada ou mover a sala da caldeira para fora da casa. À primeira vista, trata-se de uma extensão fácil, mas exigirá o assentamento da fundação, o isolamento das paredes, a instalação de portas e janelas, a instalação do telhado de acordo com todas as normas. Quais são as extensões e como construí-las corretamente - vamos contar a você em nosso artigo.
Peculiaridades
Uma varanda, terraço ou alpendre podem ser construídos simultaneamente com a casa, mas se isso não aconteceu na altura da construção, podem sempre ser acrescentados metros adicionais à construção já acabada, independentemente da sua idade.
A construção de anexos tem características próprias, que dizem respeito não só à construção do empreendimento, mas também à sua base legislativa.
Jurídico
Tendo concebido a construção de um local adicional, em primeiro lugar, deverá trazer a base legislativa do seu projecto para que não tenha que demolir o edifício posteriormente.
Você pode anexar instalações residenciais e não residenciais à casa, tais ações são consideradas reconstruções e requerem licenças.
Primeiro, você precisa obter o consentimento por escrito dos vizinhos, caso contrário, pode ser que a distância até eles seja muito próxima, o prédio atrapalhe a vida, criando uma sombra, bloqueando a visão da janela e assim por diante. Então você precisa coletar um pacote de documentos. Isso exigirá:
- notificar a prefeitura local sobre o processo de construção, ou seja, preencher os formulários apropriados e fornecer a minuta das próximas obras;
- aguardar uma notificação de resposta - esta virá quando for tomada a decisão sobre o requerente;
- realizar um estudo de solo e documentar os dados - o estado do solo afeta a escolha da fundação, a severidade das paredes e a forma como o anexo é aderido à construção residencial;
- avaliar e documentar as condições da casa principal;
- obter uma licença de construção de utilitários e bombeiros, bem como de um escritório de arquitetura local;
- não se esqueça de adicionar o consentimento documentado dos vizinhos ao pacote montado.
Quando todos os documentos estiverem prontos, você pode começar a construir. Após a construção da extensão, as seguintes etapas devem ser executadas:
- A organização que permitiu a execução da construção deve aceitar o objeto e permitir o seu funcionamento;
- A extensão é registrada na administração fiscal e registrada como qualquer imóvel;
- Caso as comunicações tenham sido realizadas, é necessário celebrar novos contratos com as concessionárias.
Todas essas ações podem parecer muito problemáticas, mas no futuro elas permitirão que os proprietários vivam em paz. Se a estrutura não for documentada, haverá problemas com a venda, doação e quaisquer outras decisões relacionadas à casa.
Construção
Quando o componente legal for resolvido, você pode prosseguir diretamente para as atividades de construção. Aqui você precisa levar em consideração as diferentes nuances. Ao escolher um material, é importante prestar atenção à combinação de dois edifícios. Por exemplo, uma estrutura de tijolo e madeira é considerada pesada e leve, o que deve ser levado em consideração na construção da instalação para não interromper sua conexão com o edifício principal.
O encaixe da fundação da casa e do prolongamento é necessário em caso de solos instáveis, inundações, instabilidade sísmica do terreno, e mesmo durante escavações ou trabalhos de construção executados nas proximidades. Qualquer força maior diminuirá e a extensão simplesmente "se afastará" do edifício principal, portanto, é necessária a ligação de duas fundações. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer a necessidade de uma junta de dilatação para conectar dois edifícios.
Durante a construção, também é importante considerar a necessidade de comunicações. Se você planeja ter uma cozinha de verão com água e esgoto, deve cuidar do abastecimento de água e esgoto antes da construção da fundação.
A extensão em si deve corresponder à aparência do edifício principal. Isso pode ser conseguido repetindo sua geometria ou usando materiais de revestimento semelhantes.
Visão geral da espécie
Antes de começar a projetar uma estrutura futura, você precisa ter uma ideia clara de seu propósito. Convencionalmente, todos os edifícios anexos são divididos em duas categorias - residenciais e não residenciais. Divisões como garagem, sala de caldeiras e arrecadação serão muito diferentes de uma varanda ou sala de jantar com churrasqueira.
Conhecendo as tarefas funcionais da extensão planejada, é possível calcular mais especificamente a sua área, a presença de janelas, a quantidade de material necessária e o fornecimento de comunicações.
As extensões diferem não apenas pelo propósito, mas também pela localização: canto, lado, frente. Os parâmetros da estrutura não são os mesmos, por exemplo, o corredor adicional é referido como um pequeno objeto, a varanda tem 6x6 sq. m é considerada uma sala de estar de verão, e um terraço geralmente pode ser construído em torno de todo o perímetro da casa.
O layout da extensão também afeta suas formas externas - por exemplo, você pode encontrar estruturas quadradas, retangulares e semicirculares ou estruturas que cobrem o canto da casa de dois lados. As extensões também são divididas de acordo com o grau de abertura, são elas:
- fechado - com a presença de paredes, tetos, portas, janelas;
- abrir - com uma cobertura leve sobre suportes (sem paredes), como toldos, pérgulas;
- totalmente aberto, localizado no pódio, decks, lajes - inclui um alpendre, terraço, pátio.
Os tipos de edifícios externos para os fins a que se destinam são especialmente diversos, iremos abordá-los com mais detalhes.
Marquise
O ramal de verão com cobertura sobre colunas, estacas aparafusadas, pilares não tem base sólida, mas são cavados buracos para a instalação de seus suportes, a drenagem é feita na forma de areia e cascalho e o concreto é despejado.
Apenas os modelos portáteis de uso temporário não são embutidos no solo, mas fixados no solo com dispositivos removíveis.
Um dossel estacionário tem uma parede adjacente com a casa ou duas paredes se o edifício não for construído em uma forma geométrica simples, mas contiver um canto interno. Uma parte da cobertura é fixada na parede, a segunda é instalada em suportes, abaixo da fixação da parede para formar uma inclinação do telhado para precipitação. O telhado é geralmente feito de policarbonato ou um material semelhante ao telhado do edifício principal.
Os toldos podem ser complementados com grades, mosquiteiros ou cortinas de tecido.
Essa extensão é destinada às férias de verão; ela pode muito bem proteger os proprietários do sol escaldante e da chuva quente de verão.
Varanda
É um anexo aberto localizado na porta da frente de uma casa particular. A estrutura tem uma plataforma com degraus, muitas vezes contém uma viseira e grades. A varanda pode ter base de concreto ou ser de madeira. Os corrimãos também contêm balaústres de madeira, mas muitos preferem fazer a estrutura da copa e os corrimãos de metal forjado.
Terraço
Uma área de estar aberta com um piso amplo, móveis de exterior, balanços e redes são frequentemente instalados nela. O terraço pode ter parapeito, um dossel, uma ou duas paredes, ou ser totalmente livre de abrigos.
Ele é preso a qualquer parte conveniente da casa, pode envolver todo o edifício e até mesmo ser elevado acima do solo - no telhado ou combinado com o sótão.
Para a base do terraço, costuma-se utilizar uma fundação colunar.
Varanda
As varandas são anexos fechados, instalam-se sobre alicerce colunar ou em faixa, consoante a severidade da edificação. Eles geralmente servem como um amortecedor entre a rua e a casa, mantendo o ambiente aconchegante. Se a varanda não for isolada e o aquecimento não for fornecido, você pode usar o edifício totalmente apenas na estação quente.
Esta sala é capaz de desempenhar diferentes funções, dependendo das necessidades e imaginações dos proprietários.
Além da sala de recreação, nela estão instaladas uma estufa, uma biblioteca, uma brinquedoteca e uma oficina. Com várias máquinas, pode se tornar uma academia improvisada.
Garagem, sala da caldeira, bloco de utilidades
É conveniente ter acesso ao carro não da rua, mas diretamente de casa. Não há necessidade de se vestir no inverno para entrar no carro. Você pode conectar a garagem a uma oficina, forno ou despensa, transformando-os em um prédio adjacente ao prédio principal. Esses edifícios são unidos por um telhado comum.
Existem requisitos especiais para a construção de uma garagem ou sala de caldeira. A garagem deve estar localizada longe da área ativamente visitada do pátio, e todas as condições de segurança contra incêndio devem ser atendidas para organizar a sala de combustão. Quanto à casa de troca de luz, não há reclamações especiais sobre ela, ela pode ser montada durante o dia fazendo uma moldura de um tubo moldado e as paredes de compensado ou perfis de metal.
Cozinha de verão
Ao anexar uma cozinha de verão, antes mesmo da construção da fundação, deve-se pensar no fornecimento de comunicações para o escoamento da água e seus ralos. Pode ser necessário fornecer uma tubulação de gás. É importante equipar adequadamente o sistema de ventilação.
Se você está planejando uma churrasqueira e projetando o fogão, é necessário entrar em contato com um especialista que possa construir o fogão e remover a chaminé com segurança.
É claro que, com esse conjunto de conexões, você terá que obter permissão de todas as concessionárias listadas e da organização de combate a incêndios.
Sala de estar
Quando os inquilinos ficam apertados, eles pensam em uma sala de estar adicional. Pode ser feito no verão, por exemplo, na época da chegada dos netos, ou em toda a temporada. Dependendo do peso do edifício, uma faixa ou fundação colunar é escolhida.
Se o quarto for habitado no inverno, é isolado e aquecido.
Qual é a melhor maneira de construir uma extensão?
Hoje, a indústria da construção produz uma grande variedade de materiais versáteis com os quais você pode construir uma extensão para qualquer finalidade. Por exemplo, com acesso a um belo jardim bem cuidado, convém construir uma estrutura de vidro panorâmica. Suas paredes serão constituídas por unidades de vidro maciço.
Para opções fechadas e até mesmo de inverno, são possíveis construções feitas de tijolos, blocos de silicato de gás ou painéis sanduíche. Para a construção moderna, o uso de placa de painel acabado, bloco, produtos de painel é característico.
Vamos dar uma olhada em quais materiais podem ser usados para construir rapidamente uma extensão para a casa.
Produtos em bloco
É muito fácil construir uma sala adicional de concreto leve e poroso ou concreto aerado. O material leve não requer uma base reforçada. Os blocos são muito maiores do que o tamanho dos tijolos, então as paredes deles são construídas mais rapidamente e a extensão em si é mais barata.
Este produto possui um bom isolamento térmico, é resistente ao fogo, mas necessita de um revestimento de parede de acabamento, caso contrário entrará em colapso sob a influência do ambiente externo.
Madeira
Para uma extensão, você pode usar uma tora, madeira, madeira compensada. Não é ruim se a casa em si for uma casa de toras, isso permitirá que ela seja uma "vizinha" leve para um cômodo adicional.
A madeira precisa de proteção contra fungos, umidade, fogo, insetos e roedores. Formulações e impregnações especiais ajudarão a resolver esses problemas. Em propriedades privadas, os edifícios de madeira parecem bonitos e harmoniosos.
Painéis SIP
O produto é denominado "sanduíche" devido às suas características de design.Consiste em duas superfícies OSB, entre as quais é colocada uma camada isolante de calor. Poliestireno, lã mineral, poliestireno podem ser usados como isolamento.
Os painéis sanduíche são produtos resistentes à umidade com um alto grau de resistência às flutuações de temperatura.
Como fazer uma construção com as próprias mãos?
Ao decidir sobre a construção de uma extensão, você precisa ter uma ideia de sua finalidade. É importante decidir sobre a localização do edifício: se a ampliação será feita na entrada da casa ou em um dos cômodos de um edifício residencial.
Então é necessário traçar um diagrama, um plano da estrutura futura com o cálculo de seus parâmetros. Na fase do projeto é feita a escolha do material de construção, é feito um orçamento e é feito um cálculo inicial de custos. Se a estimativa não exceder o orçamento, o material é comprado e a construção pode começar.
Mas, por esta altura, a parte documental deve ser acordada com o departamento de arquitectura, o posto sanitário e epidemiológico e o corpo de bombeiros.
Fundação
Para a construção de uma extensão de quadro leve, uma fundação colunar é suficiente.
- Primeiramente, eles limpam o local e marcam a localização dos pilares sobre ele, de acordo com o desenho.
- Cave depressões sob os pilares de até 50-70 cm de profundidade, com degrau de 1,3-1,6 m.
- A drenagem é preparada despejando areia e brita no fundo dos poços. Em seguida, a cofragem é feita a partir das placas.
- Postes de plástico são baixados para os poços e despejados com concreto. Não se esqueça do reforço - ele fortalecerá a fundação com segurança.
Se o propósito da extensão é uma cozinha de verão, durante a instalação da fundação são feitas as comunicações, cuidam da impermeabilização e do isolamento.
O trabalho deve ser interrompido por várias semanas até que a base esteja completamente seca, e só então começar a cintar.
Piso
A cintagem pode ser feita a partir de um canal de metal ou de uma barra de densas variedades de árvores com um diâmetro de pelo menos 15 cm. Para reduzir o custo do projeto para extensões leves, são utilizadas vigas de pinho. Todos os elementos de trabalho em madeira são tratados com compostos antibacterianos e fungicidas para evitar o aparecimento de fungos. O material de cobertura é colocado na base como impermeabilizante, borrando-o com mástique betuminoso.
A madeira é fixada à fundação com âncoras ou usando fortes cantos de metal. Não se esqueça de verificar com um nível se o feixe está estritamente horizontal. A primeira e a segunda carreiras de vigas são fixadas uma à outra nos cantos por meio de juntas serradas com ranhuras, fixando-as com pinos. Às vezes, em vez de uma barra, é usada uma placa grossa e áspera, com pelo menos 5 cm de espessura.
As toras são instaladas no chicote e travessas, as chamadas toras. O espaço entre as defasagens é preenchido com argila expandida, uma mesa de concreto é feita. Em vez de argila expandida, você pode usar placas de poliestireno expandido. Eles servirão simultaneamente como um isolante de calor e água. Uma betonilha de concreto deve ser colocada sobre as lajes - ela protegerá o poliestireno expandido do fogo e da liberação de compostos químicos.
No concreto seco, um piso áspero é instalado a partir de uma placa áspera.
A demão de acabamento refere-se ao trabalho de acabamento, é instalada após a montagem das paredes e tetos em qualquer material escolhido pelo proprietário.
Paredes
Para a construção de edifícios leves, são utilizadas paredes de moldura ou painel. Grandes painéis (blindagens) são encomendados a empresas de construção, que na fábrica os fazem sob encomenda. Os blocos trazidos para o canteiro só precisam ser montados no local.
A extensão do quadro pode ser feita de forma independente, sem a ajuda de organizações de construção. Os fragmentos das paredes são coletados em uma superfície plana, fixados e instalados com blocos prontos, ou eles constroem uma parede imediatamente na fundação. Seja qual for o método escolhido, você precisa entender que a parede do quadro é um "bolo" de várias camadas montado com diferentes materiais. Este design permite que a superfície fina tenha resistência suficiente e boas características de isolamento térmico.
Para o revestimento da moldura, diferentes tipos de materiais são escolhidos: compensado, painéis OSB-3, painéis de fibra externos, painéis de partículas de cimento. Esta base é complementada com camadas que entram e saem da extensão.
Camadas externas:
- uma camada à prova de vento com funções de impermeabilização é colocada no revestimento da estrutura;
- uma caixa é instalada no revestimento isolante;
- em seguida, o material de revestimento externo é anexado.
Camadas internas:
- é instalada uma caixa na placa da moldura, voltada para o interior da casa - a distância entre as estantes deve ser calculada de acordo com os parâmetros do isolamento, deve entrar livremente na caixa;
- o isolamento é montado;
- a seguir está uma camada de barreira de vapor;
- na parte superior é instalado um revestimento interno áspero, que servirá de base para o acabamento final das paredes da sala.
A "moldura" padrão fornecida pode diferir dependendo das condições climáticas da região e dos desejos do proprietário.
Cobertura
Um telhado inclinado é a melhor opção para uma pequena estrutura fixada na parede de um edifício residencial. A estrutura geral parece harmoniosa, se a cobertura do prolongamento coincidir com a cobertura do edifício principal, passa por baixo dela e cria a impressão de um conjunto geral. Uma construção de inclinação única é executada em um ângulo de 45 graus - esta é a inclinação ideal para a camada de neve descer da superfície do telhado.
A instalação da cobertura deve ser iniciada com o chicote superior, que é feito de vigas da mesma forma que o inferior. Um sistema de viga está instalado nele. A impermeabilização é colocada no topo das vigas. Eles fazem uma caixa levando em consideração o tamanho do isolamento - espuma ou lã mineral. Cubra com material de barreira de vapor.
Se você planeja instalar um telhado mole (telhas betuminosas), folhas de compensado à prova d'água são colocadas sob ele.
Para a instalação de ardósia, telhas metálicas, papelão ondulado, é instalada uma caixa, sobre a qual o material de cobertura é sobreposto.
Obras de acabamento
Os acabamentos após a construção do prolongamento são executados no exterior e no interior das instalações. Idealmente, o revestimento do novo edifício coincide com o revestimento exterior do edifício principal. Para revestimento externo, você pode usar:
- diamante falso;
- revestimento do tapume;
- painéis de plástico;
- gesso decorativo;
- folha de metal perfilada;
- Placas OSB-3.
Vários tipos de painéis de madeira provaram ser bons:
- casa de bloco;
- imitação de uma barra;
- resina;
- bordo afiado.
Se for escolhido um acabamento horizontal, o forro deve ser colocado com ranhuras para baixo para proteger a parede da umidade.
Adequado para decoração de interiores:
- borda;
- ripas de madeira;
- resina;
- imitação de uma barra;
- placa de fibra, MDF, placas OSB;
- Painéis de PVC.
Esses materiais são baratos e as opções resistentes à umidade não criarão problemas mesmo em uma extensão úmida e sem aquecimento.
Belos exemplos
As extensões não funcionam apenas como garagens, casas de câmbio, cozinhas de verão, mas também podem ser um belo complemento aos edifícios residenciais, reunindo-se a eles em um único conjunto arquitetônico.
- O prolongamento da varanda aérea com vidros panorâmicos está em boa harmonia com a paisagem envolvente.
- Um dossel simples ajudará a fornecer conforto e proteção contra o sol escaldante enquanto relaxa ao ar livre.
- O terraço é uma continuação orgânica do impressionante edifício moderno.
- Uma sofisticada extensão original de uma cozinha de verão fechada, transformando-se em um aconchegante pátio.
- A área de lazer envidraçada incomum tem um corredor de transição para o edifício principal.
- A estrutura dupla está localizada ao mesmo tempo na entrada da casa e contígua ao andar do sótão.
- A garagem anexa à casa térrea é feita com os mesmos materiais do edifício residencial.
- A casa de toras tem várias dependências: uma casa de banhos e uma garagem.
- A churrasqueira está localizada sob um dossel perto da casa.
- Varanda espaçosa com janelas grandes.
- O gazebo de madeira ao lado do prédio foi construído por conta própria.
Se a extensão for realizada com imaginação e diligência, ficará encantada por muitos anos.
Para obter informações sobre como fazer uma extensão de uma casa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.