Tipos de isolamento sólido para paredes e suas características
Durante as obras de construção e acabamento, uma etapa importante é o isolamento das paredes da sala. Os materiais isolantes de calor sólidos são caracterizados por sua confiabilidade e longa vida útil. São fáceis de instalar, pelo que este tipo de isolamento se generalizou.
Vantagens
O uso de isolamento sólido apresenta várias vantagens. Em primeiro lugar, eles não criam problemas durante a instalação, o que permite que você mesmo execute facilmente os trabalhos. São lajes retas que não requerem torneamento, armações e outras estruturas adicionais para serem trabalhadas. E também esses isoladores não precisam de painéis protetores de madeira, plástico e metal, o que, claro, economiza uma parte significativa do seu dinheiro.
A sua utilização permite obter uma superfície plana, conveniente para posterior reboco e acabamento.
As placas de isolamento sólidas têm uma estrutura robusta, devido à qual não encolhem nem deformam, o que desempenha um papel importante, dada a disposição vertical dos materiais.
Em termos de qualidade e desempenho do isolamento térmico, podem ser comparados com fachadas ventiladas, com a diferença que o preço do isolamento sólido é muito inferior. Além do mais, em comparação com o isolamento macio, eles têm uma vida útil muito mais longa.
Deve-se ter em mente que alguns isolantes sólidos, como concreto espumoso, painéis sanduíche e outros, podem ser utilizados como estruturas independentes na construção de paredes e divisórias.
As dimensões do material são fixas, o que é muito conveniente no cálculo da quantidade necessária para o trabalho. As características técnicas disponíveis não se alteram ao longo da vida útil, o que mais uma vez confirma a durabilidade destes produtos.
Visualizações
Existem algumas variedades de isolamento sólido. Cada um possui um conjunto de características e propriedades específicas. No entanto, existem alguns tipos que são especialmente usados durante os trabalhos de construção e acabamento. Entre os materiais isolantes sólidos destacam-se penoplex, lã de rocha, concreto polimérico, espuma de vidro e outros. Vamos considerar as variedades mais populares com mais detalhes.
Espuma de poliestireno extrudado
Um dos tipos de isolamento mais comuns. A base do material é o poliestireno expandido. Também é usado na fabricação de poliestireno expandido convencional e espuma de poliestireno. A espuma de poliestireno extrudado também é chamada de espuma de poliestireno. Pode ser usado tanto para trabalhos externos como internos.
Este material tolera perfeitamente temperaturas de -50 a +75 graus. Porém, é recomendável evitar o aquecimento excessivo, pois pode deformar a placa.
Ao mesmo tempo, a espuma de poliestireno extrudido é capaz de reter o calor no ambiente no inverno, bem como proteger o edifício do superaquecimento em climas quentes. A faixa de temperatura recomendada está indicada na etiqueta e pode variar dependendo da marca e densidade do produto.
Penoplex tem uma condutividade térmica muito baixa, que não diminui mesmo quando o material se molha. Por isso, é um excelente isolamento não só para paredes, mas também para telhados, pisos e fundações. Pode ser usado para proteger a superfície da umidade, tem uma baixa permeabilidade ao vapor.
Este material isolante térmico não reage com parte significativa dos compostos químicos, porém, quando exposto a alguns, pode deformar-se e até mesmo se dissolver. São, por exemplo, gasolina, querosene, tintas à base de óleo, acetona, hidrocarbonetos e outros.
Tendo em conta a sua resistência, as lajes são altamente resistentes às cargas mecânicas, sob a influência das quais mantêm a sua forma e dimensão.
O material não apodrece, não se decompõe, é resistente à ocorrência de fungos e mofo. No entanto, os roedores podem causar sérios danos ao isolamento, pois são bem capazes de roê-lo. Em geral, os fabricantes declaram a vida útil do penoplex por mais de 50 anos sem perda de características e propriedades.
A espuma de poliestireno extrudado não cria problemas durante a instalação. É fixado a uma parede pré-tratada com sujidade com cola especial e buchas. As juntas são preenchidas com espuma de poliuretano. Além disso, a superfície pode ser preparada para acabamento. O trabalho pode ser realizado de forma independente ou com a ajuda de especialistas.
O consumidor nota o baixo peso do material e seu baixo preço, o que torna as pranchas um produto popular no mercado.
Lã de pedra
A lã de rocha para isolamento é apresentada na forma de lajes maciças e é amplamente utilizada na construção. A lã de basalto é usada como isolante sólido. Ele pode ser usado para trabalhos de isolamento externo e interno. É bastante fácil de instalar, é montado nas paredes sem a utilização de estruturas adicionais. Possui baixa condutividade térmica e não é combustível.
A lã mineral é resistente a fungos, mofo e microorganismos e é imune a roedores. É um material ecologicamente correto e seguro com altas propriedades de isolamento. A vida útil declarada das lajes sem perda das propriedades básicas é de 50 anos. É montado de forma semelhante ao poliestireno expandido.
Vidro de espuma
O vidro de espuma também é um isolante térmico sólido. O processo de produção é a formação de espuma de vidro fundido e o material acabado se assemelha a um favo de mel.
O vidro de espuma é muito resistente e durável, pode suportar grandes tensões mecânicas e também tem boa condutividade térmica e isolamento acústico. Possui excelente resistência a mudanças extremas de temperatura, os aditivos adicionais permitem que suporte indicadores de -200 a +1000 graus.
O material é altamente resistente à umidade, bactérias, fungos e mofo, além de ser ecologicamente correto e não tóxico. O processo de instalação não possui peculiaridades. As placas são coladas e fixadas com buchas. Em seguida, a superfície é rebocada e o acabamento é aplicado. Os fabricantes declaram que a vida útil do vidro de espuma é ilimitada.
Das deficiências, um peso bastante grande pode ser distinguido em comparação com outros isolantes térmicos.
Para as características de isolamento sólido usando lã de rocha como exemplo, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.