As sutilezas do processo de isolamento de paredes

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Esquemas
  4. Como escolher?
  5. Trabalho preparatório
  6. Como isolar com as próprias mãos?
  7. dicas e truques

O inverno pode trazer emoções agradáveis. Mas só se você puder entrar na casa e desfrutar de seu calor. Para fazer isso sem custos de aquecimento desnecessários, você precisa cuidar com antecedência da proteção térmica de sua casa.

Peculiaridades

O isolamento da parede é significativamente diferente do trabalho de retenção de calor no piso ou no teto. Muito menos frequentemente, recorrem ao uso de materiais a granel. É necessário tomar medidas para garantir que a substância solta não solidifique com o seu próprio peso. A espessura da estrutura é crítica. Não deve ocupar muito espaço interno. A severidade do bloco isolante não é menos significativa: se for muito maciço, terá de reforçar a base, o que levará ao aumento do preço. Tudo isso significa que a escolha certa de blocos e sistemas de isolamento é de importância decisiva.

Materiais (editar)

Um número cada vez maior de pessoas está usando lã mineral. Está acabado... Garante um microclima ideal no espaço habitacional, independentemente do calor ou frio exterior. Suas principais características tecnológicas são as seguintes:

  • a condutividade térmica é 0,041 W xm xK;
  • supressão efetiva de ruído externo;
  • a densidade média é de 13 kg por 1 metro cúbico. m;
  • proteção absoluta contra incêndio;
  • proteção confiável contra condensação (desde que a folga para remoção de umidade seja de pelo menos 20 mm);
  • o tempo mínimo de operação estável é de 50 anos;
  • perfeita segurança sanitária e ambiental.

Se a parede não suporta uma carga significativa, é bastante prático e cómodo isolá-la com Isover. Esta solução permite garantir uma cobertura total do frio, independentemente do material de construção utilizado. Se a temperatura do ar externo atingir valores extremos positivos ou negativos, o isolamento térmico manterá suas qualidades básicas. Mas o Isover não deve ser considerado uma solução universal. Como qualquer lã mineral, pode ter um efeito prejudicial no corpo humano e nos animais.

Materiais com várias características são fornecidos sob esta marca. Isto:

  • estruturas leves;
  • lajes e esteiras macias de construção geral;
  • isolamento mineral para um telhado inclinado.

A instalação de isolamento para uma casa de blocos de concreto é estritamente necessária. Há pouca alegria quando se trata de carcaças frias. Uma parte considerável dos artesãos e construtores amadores está tentando isolar as construções feitas de blocos de concreto com espuma de plástico. Permite a passagem de pouco calor e é bastante forte mecanicamente, embora tenha uma baixa densidade. O que é muito útil, não há necessidade de gastar dinheiro e tempo instalando uma membrana impermeabilizante.

Polyfoam tem boas propriedades anti-sépticas. Não é difícil adquiri-lo para pessoas com qualquer nível de renda. Mas há uma limitação séria: a probabilidade de incêndio. Inicialmente, um primer deverá ser aplicado para garantir a máxima adesão ao substrato.

Um pré-requisito para o sucesso será a instalação de malha de reforço de fibra de vidro. Esta malha é de dois tipos: para reforço interno e externo. É indesejável confundir esses tipos.

O isolamento também possui características próprias. paredes de concreto aerado... Os blocos de concreto aerados contêm muitas bolhas de gás (daí o nome). Devem ser isolados em qualquer caso, independentemente da produção em autoclave ou sem ela.Para concreto aerado, vários aquecedores foram inventados, mas mais do que outras opções, as variedades populares são poliestireno e espuma de poliuretano. O segundo material é considerado mais confiável e moderno. Mas sua aplicação sem o auxílio de uma equipe com equipamentos especiais é impossível. Poli espuma e espuma de poliuretano são menos duráveis, mas os próprios donos das casas podem usá-los.

O concreto aerado pode ser isolado do gelo e da lã mineral simples. Mas isso só deve ser feito como último recurso. A capacidade do algodão em concentrar o vapor de água afetará negativamente as propriedades dos blocos. Essas casas também terão que ser isoladas por dentro. Para isso, os especialistas recomendam o uso de misturas de gesso. Além disso, é o trabalho interno de isolamento que precede o externo, e não vice-versa.

Em muitos casos, os construtores usam lã de rocha. Este material realmente ganhou sua reputação. É obtido a partir de basalto, rochas metamórficas, marga. Normalmente, as construtoras compram a versão basáltica para os projetos mais exigentes. Mas é igualmente importante levar em consideração o nível de acidez. Quanto menos alcalinidade for o isolamento de lã de algodão, mais duro será e mais tempo funcionará.

Para aumentar a resistência à água, resinas de fenol-formaldeído e outros aditivos são adicionados à lã de rocha. Portanto, é importante saber qual é a composição química exata da mistura, para não enfrentar efeitos tóxicos repentinos. Embora a lã de rocha em si não entre em ignição mesmo quando aquecida a 1000 graus, seus aglutinantes já evaporam a 200 graus. Portanto, em caso de incêndio ou outra emergência, todo o isolamento terá que ser removido e substituído por um novo.

A vantagem de tal isolamento térmico é o fato de que todo o excesso de umidade sai das salas ou locais de trabalho sem se perder no isolamento. Quanto aos aspectos negativos, aqui é preciso lembrar o pó abundante e o preço inevitavelmente alto dos produtos. Ao comprar material, deve-se atentar para as condições de seu armazenamento. Você não pode comprar algodão fora da embalagem original e sem filme retrátil. Recomenda-se verificar a embalagem para que não haja vazamentos. É inaceitável armazenar o material ao ar livre sem uma cobertura ou toldo. Quando armazenados em caixas de papelão, os requisitos tecnológicos proíbem colocá-los onde haja pelo menos umidade insignificante.

Esquemas

O isolamento da parede de concreto de uma casa pelo interior é praticado nos casos em que é impossível realizar trabalhos externos. O concreto cria muitas dificuldades e problemas no inverno, e nos apartamentos é quase sempre isolado por dentro. Os serviços de escaladores industriais ou equipamentos de elevação são muito caros. Além disso, a fiscalização habitacional quase nunca considera um projeto de proteção térmica seletiva de um único apartamento. Trabalhar sem aprovação significa enfrentar uma onda de multas ou falta de moradia por arbitrariedade.

A maneira mais fácil de se aquecer em uma casa de concreto é com gesso. Mas nem sempre dá um efeito decente. Nas regiões mais frias ou mesmo nos cantos da casa, o microclima não vai voltar ao normal. Em qualquer caso, os primeiros passos são a exposição da superfície estrutural e o tratamento anti-séptico. Então você terá que esperar que o substrato seque completamente. O gesso isolante é feito em três etapas:

  • salpicos;
  • camada de primer;
  • tampa (revestimento decorativo externo).

A fina camada inicial é uma solução de 1 parte de cimento e 4 (5) partes de areia bem peneirada. Esta solução deve ter consistência líquida para poder aderir à superfície. O layout é feito com espátula dura. Aplique força, tentando penetrar a solução mais profundamente nos poros da base. A espessura total da primeira camada pode chegar a 1 cm, deve ser feita de maneira uniforme em toda a superfície.

A camada de priming é criada usando gesso de cimento típico da categoria correspondente. Mas é melhor já nesta fase fazer uma escolha a favor de um material com uma condutividade térmica reduzida.O primer é aplicado em uma camada de 5 a 6 cm, e é criado em três etapas. Cada tratamento subsequente é realizado somente após o término da secagem do material já aplicado. Em seguida, você precisa fazer a camada superior (não mais grossa do que 0,5 cm).

Solução de cobertura - massa de acabamento, diluída com água para o estado líquido. O trabalho é realizado esfregando esta solução no primer. Quando a superfície tratada seca, é ainda melhorada com espátula e lixamento. Se essa solução não for eficaz o suficiente, você terá que revestir a parede de concreto com espuma.

Como no caso anterior, os anti-sépticos são indispensáveis.

A parede desinfetada seca é coberta com uma massa líquida de acabamento com uma camada de 0,5-1 cm para nivelar a superfície. A seguir, em qualquer caso, aplicar a camada impermeabilizante com uma camada de 3 a 5 mm. A espuma plástica é colada com uma composição de pó especializada, que é agitada em água 90-120 minutos antes de iniciar o trabalho, transformando-a em uma massa homogênea espessa. Você precisa colar toda a parede uniformemente, as folhas em si são suficientes apenas no centro. A colagem é feita com leve pressão, as juntas devem estar bem firmes.

Após a colagem das telhas, as costuras devem ser cobertas com massa de vidraceiro ou espuma de poliuretano. O endurecimento final da cola, dependendo de sua formulação e condições de trabalho, ocorre 48-96 horas após a aplicação. Você pode fortalecer a fixação na parede com buchas de plástico. O reboco final da espuma é realizado ao longo da malha de polímero. Deve ser embutido em cola, coberto com gesso de acabamento (deve ser espatulado e lixado).

Tecnicamente atraente é o isolamento do concreto com materiais fibrosos, incluindo lã mineral. Debaixo dela, você terá que criar uma moldura de madeira impregnada com medicamentos anti-sépticos. Os trilhos devem ser fixados verticalmente (do topo ao fundo da parede), a distância entre as linhas é de aproximadamente 0,6 m. O material deve ser fixado aos trilhos com âncoras, fazendo 3 furos em cada parte de madeira.

Para isso, use uma furadeira com diâmetro de 0,8 cm. Os trilhos próprios são fixados com parafusos no concreto. As folgas entre as ripas devem ser colocadas com material de cobertura. Acima está uma camada de algodão. O isolamento é colocado em 2 ou 3 níveis, uma película de isolamento de vapor de folha metálica é colocada acima dele. É pressionado contra as ripas dos suportes de construção. O bloco isolante é fechado por cima para fins decorativos:

  • drywall;
  • painel de partículas;
  • Madeira compensada.

Na construção privada, a popularidade da construção de casas com tijolos é grande. Eles são ainda mais populares do que os de concreto, pois não são inferiores a eles em resistência, aquecem melhor e são mais estéticos. Mas as qualidades térmicas dos tijolos de melhor qualidade não são suficientes para proteger contra as geadas russas. Para que a condensação não goteje de dentro da parede e as correntes de ar frio não circulem pela casa, você pode aplicar:

  • argila expandida;
  • lã mineral;
  • penoplex;
  • Isopor;
  • poliestireno expandido;
  • gesso isolante;
  • EPPS;
  • cortiça;
  • lã ecológica.

O isolamento externo com espuma de poliuretano é realizado em uma moldura de madeira ou metal. O mesmo material também é adequado para proteção térmica interna. Se a casa ainda está planejada para ser construída, você pode colocar a alvenaria interna no projeto. Esta etapa não é pior do que pratos ou rolos especiais. Em primeiro lugar, colocam uma parede externa, elevam-na até 150 cm e são introduzidas sucessivamente barras de aço nas costuras da quinta ou sexta carreiras. Em seguida, são montados ladrilhos ou folhas de proteção térmica e colocada uma fileira interna de tijolos.

Quando o isolamento térmico é obtido por meio da argila expandida, as paredes externas internas são elevadas em até 150 cm, as quais são separadas por um intervalo de cerca de 0,15 m, deste ponto é realizada a construção até a linha superior planejada. Se você planeja isolar a casa do lado de fora, este trabalho é feito primeiro com uma fundação e um pedestal.A parede externa é cuidadosamente limpa, somente nesta condição o acabamento será uma medida eficaz. O PPS ou poliestireno extrudado é colocado do lado de fora, nivelando inicialmente as paredes com gesso e aplicando o primer.

O isolamento é colocado com cola ou buchas de aço. A instalação é feita de baixo para cima em um padrão quadriculado para aumentar a estabilidade da estrutura. Se for planejada a criação de uma fachada ventilada, eles começam com a fixação de um bloco de barreira de vapor, no topo do qual é colocada uma moldura. Neste quadro é colocado um isolamento aveludado, que é adicionalmente coberto com uma barreira hídrica. Todos os três materiais isolantes são fixados com buchas.

O acabamento externo típico, neste caso, é o revestimento.

O isolamento interno com espuma ou tijolo EPS não é muito prático. Esses materiais são venenosos e queimam facilmente. Os primers anti-sépticos são aplicados antes do início do isolamento; eles efetivamente suprimem a agressão fúngica. Impermeabilização e proteção por saliências de precipitação para tijolos de silicato deve ser mais cuidadosa e cuidadosado que para um bloco de cerâmica comum. Recomenda-se o uso de concreto com aditivo de argila expandida para alvenaria. Sua condutividade térmica cairá imediatamente em 50%.

Colocar argila expandida dentro das paredes será mais eficaz ao escolher uma grande fração (isso reduzirá a carga na fundação).

Quando é impossível isolar uma parede de tijolos externamente ou no meio de qualquer forma, os materiais com a menor permeabilidade ao vapor de água são usados ​​para isolamento interno. Na maioria das vezes é EPS ou penofol com uma bainha de folha externa. É importante apenas não confundir qual lado desses materiais deve ser montado dentro da sala. Se for necessário usar um material que permita a passagem de muitos vapores, será necessário recobri-lo com uma película impermeável ao vapor de água ou uma fina capa de espuma de espuma.

No caso da menor dificuldade, é mais correto confiar o isolamento de uma parede de tijolos a profissionais. Existem algumas sutilezas no isolamento das paredes de uma casa de madeira. Glassine é amplamente utilizado para a impermeabilização de tais edifícios; aquecedores são levados apenas com folha, a fim de reduzir a fuga de vapor. As soluções de isolamento típicas são poliuretano, espuma e lã mineral.

Definitivamente, você terá que fazer uma caixa de placas com borda com um teor de umidade de no máximo 15%. A seção transversal recomendada de fragmentos de torneamento é 2,5x15 cm.

Os blocos isolantes são inseridos nas lacunas entre os postes da estrutura. O isolamento pulverizado é subestimado pelos proprietários de casas em vão. Eles dão excelentes resultados na construção de esquadrias e podem ser aplicados sem o auxílio de uma equipe profissional. O poliuretano endurecido precisa ser retrabalhado (remova os fragmentos em excesso e lixe a superfície). Devido à eliminação de juntas e costuras, a perda de calor será mínima.

Em casas antigas, as paredes internas costumam ter muitas cavidades ou uma grande cavidade. Como resultado, os proprietários e inquilinos sofrem com o congelamento da sala, nada pode ser feito com isso. As cáries também podem surgir devido a erros na instalação do isolamento ou devido à sua degradação natural ao longo do tempo. Você pode eliminar esses problemas se garantir a introdução de isolamento térmico através dos orifícios feitos na parede externa.

Como tais manipulações são responsáveis ​​e, em caso de erros, podem até levar à destruição da casa como um todo, você deve entrar em contato com os profissionais.

Em regiões onde há muita precipitação, é inaceitável o uso de lã mineral e isolamento de basalto, inclusive para fechar vazios, cavidades. Você não pode usar argila expandida. Onde provou-se melhor em tais condições adversas de acordo com a experiência operacional da espuma de poliuretano. Para descobrir se há uma cavidade nas paredes de uma sala fria que pode ser "soprada" com um líquido ou material pulverizado, um plano padrão ajudará.Na ausência de um plano, com sua imprecisão ou erros óbvios, buracos tecnológicos são feitos nas costuras e a parede atrás deles é verificada com movimentos de arame. Opções mais suaves - chamar profissionais com um termovisor ou estruturas de auto-varredura com este dispositivo.

Mas o frio também atinge os moradores de prédios de apartamentos, em cujas paredes resistentes há costuras fracas. Na maioria das vezes, os elementos de costura das estruturas de painel são fornecidos com uma camada isolante adicional do lado de fora, uma vez que é ineficaz fazer isso do lado de dentro. Em qualquer caso, antes de iniciar o trabalho, você deve estudar cuidadosamente os regulamentos técnicos e os códigos de construção. Se não for possível montar o isolamento térmico por fora, sua versão interna deve ser coberta com uma barreira de vapor inquebrável e de longa duração.

Recomenda-se isolar as juntas em casas de painel com materiais elásticos para compensar a possível expansão térmica.

Na maioria das vezes, os especialistas usam para tais fins:

  • espuma de polietileno "Vilaterm";
  • espuma de poliuretano poliuretano "Macroflex" (ou espuma de poliuretanos semelhantes);
  • selantes não precipitantes (por exemplo, "Sazilast 24").

Em casas operadas por muito tempo, a sequência de trabalho consiste em várias etapas:

  • abrindo a costura antiga;
  • desmantelar a proteção existente;
  • Emendas de ferrugem em caso de necessidade urgente;
  • remoção de poeira e sujeira;
  • preencher o espaço com espuma de poliuretano;
  • fixação à nova camada de seus tubos isolantes de calor;
  • adicionar espuma às áreas onde inicialmente foi irregular;
  • cortar a espuma endurecida;
  • impermeabilização.

O isolamento cruzado é adequado para edifícios com estrutura. Os tapetes que economizam calor são aplicados para que as costuras não coincidam. Então, a ocorrência de fendas sopradas pelo vento é excluída. As pontes de gelo têm garantia de sobreposição (peças de madeira). A luta contra eles terá sucesso se você adicionar mais 5 cm de isolamento nas áreas problemáticas acima do escudo térmico externo de 15 cm.

Colocar barras de 5x5 cm horizontalmente fora da moldura será o primeiro passo. A distância entre cada par de barras deve ser 10 mm menor que a largura do bloco de isolamento. O próprio bloco é surpreendido estritamente. Imediatamente após a instalação de todas as peças de isolamento, deve-se fechá-las com proteção contra umidade. Ele irá cobrir o material contra o vento e evitar que ele caia.

É estritamente proibido, mesmo para cantos, bater a proteção térmica e empurrar o material à força para dentro. Afinal, as principais propriedades da lã mineral são dadas pelo ar nela contido. Violando a integridade do isolador, não será possível mantê-lo dentro. Portanto, a casa ficará mais fria do que os moradores esperam. O piso do porão é isolado quase de acordo com o esquema descrito.

Como escolher?

Agora você precisa descobrir qual material de isolamento é melhor. Não existe uma resposta universal para esta pergunta. Mas há algumas coisas a serem lembradas. Realizar um cálculo térmico completo sem conhecimento especial não é possível: calculadoras on-line prontas dificilmente ajudarão ou mesmo enganarão. Ao analisar as propriedades de cada revestimento, o seguinte é analisado sequencialmente:

  • capacidade de vapor;
  • eficiência de troca de calor;
  • segurança contra incêndio e química;
  • a carga criada pela camada isolante.

As paredes de pedra são combinadas de forma ideal com lã mineral e seus análogos. A proteção térmica ainda mais fraca em comparação aos produtos líderes do mercado se justifica pelo custo e leveza superiores, além da facilidade de instalação. A variante mineral é macia e tem uma condutividade térmica média. O algodão com a adição de migalhas de basalto mostra-se mais confiável. Mas os fabricantes ganham dinheiro extra para isso. Esse material é especialmente bom em áreas próximas a fogões e lareiras.

Os problemas com o algodão hidrófilo devem-se à sua fraca capacidade de manter a sua forma. Ao acumular umidade, o isolamento torna-se pesado e cede. A saída é aumentar a frequência das ligações em comparação com a colocação recomendada delas. O isolamento térmico de edifícios de madeira ou estrutura com materiais amassados ​​não é muito prático. Eles são úteis nos casos em que as paredes precisam de muito pouco isolamento adicional. O estireno e as substâncias com base nele preservam melhor a forma e são mais resistentes aos aumentos de temperatura.

Excelente capacidade de calor permite proteção térmica intensiva de paredes finas.

Dentre as espumas, recomenda-se escolher produtos com a marcação SPB-S, indicando adição de retardantes de fogo. Se eles não estiverem lá, é melhor não usar esse tipo de material. Penoplex é recomendado para isolar junções de telhado. Penoplex deve ser usado para revestir as paredes por dentro. Lá ele vai absorver um pouco de espaço.

Trabalho preparatório

Se o isolamento da parede por um motivo ou outro for planejado para ser feito de dentro, preparação consiste em:

  • secagem máxima da superfície;
  • instalação de barreira de vapor;
  • colocação de impermeabilização.

É melhor instalar a cofragem antes de aplicar a espuma. Isso permitirá que você mantenha a superfície o mais plana possível e tornará a camada especialmente confiável. A moldura é coberta (envolvida) com material isolante de calor, caso contrário, ela se transformará em um portão de entrada para o gelo. Se uma parede de tijolos é terminada, tudo é removido dela (até a base). A abordagem do concreto é semelhante. A sujeira é removida com um aspirador de pó, lesões fúngicas visíveis podem ser facilmente eliminadas tratando a superfície com escovas e lixa.

Como isolar com as próprias mãos?

As instruções passo a passo para instalar o isolamento de espuma de poliestireno são simples. Este material é recomendado para assentamento sobre madeira, tijolo, a fixação é a mesma. O método seco é usado por um tempo limitado. A técnica úmida requer a introdução do material nas ranhuras da parede e sua secagem natural por 48-72 horas. Em condições meteorológicas extremamente desfavoráveis, esses períodos aumentam notavelmente.

Apenas paredes perfeitamente planas são adequadas para poliestireno expandido. Este material é frágil. Se você começar a encaixá-lo em uma superfície com relevo significativo, as placas podem rachar. É aconselhável eliminar todas as diferenças superiores a 3 mm. A tinta de baixa permeabilidade ao vapor terá que ser removida. Para fixação, é necessário usar cola especial. Definitivamente, você precisará aplicar um primer.

dicas e truques

Se for decidido usar lã mineral, vale a pena insistir na modificação Line Rock... Garante compatibilidade ambiental e excelente isolamento acústico. Ao escolher materiais diferentes, você deve esclarecer imediatamente:

  • seu comprimento e largura totais;
  • a possibilidade de fatiar;
  • formas desejadas de adesão.

É necessário aguardar cerca de 4 horas após a aplicação do primer, mesmo que o fabricante prometa secagem mais rápida. Ao pedir ajuda de instaladores contratados, você deve monitorar cuidadosamente quantos pinos e cola eles realmente usam.

Não pague a mais por um produto "famoso". Melhor gastar o tempo extra conhecendo as características práticas de produtos diferentes e como eles estão sendo revisados.

Para obter informações sobre como isolar uma casa com espuma de plástico com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário