Dimensões do isolamento: como escolher o correto?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades e formas
  3. dicas e truques

O isolamento térmico das paredes economiza significativamente o orçamento para aquecimento da casa. Este artigo descreve os requisitos de tamanho para isolamento e os melhores materiais a serem usados ​​para criar um isolamento térmico eficaz em sua casa.

Peculiaridades

A principal propriedade de qualquer material isolante de calor é sua condutividade térmica. Para atingir a temperatura ideal na casa, é necessário refletir o calor da superfície ou evitar a transmissão ao longo da parede do edifício. De acordo com este critério, todos os aquecedores são divididos em duas categorias:

  • tipo de prevenção - nesses produtos a condutividade térmica é muito baixa;
  • tipo reflexivo - aqui o nível de radiação infravermelha é reduzido várias vezes.

Variedades e formas

isopor

Em sua forma, é preenchido com bolhas de ar de poliestireno, posteriormente prensadas em placas de tamanhos padrão: 500x1000, 1000x1000 e 2000x1000 mm. Embalagem de material - na forma de placas de tamanhos fixos. Polyfoam é um material de quadro branco com uma estrutura de espuma rígida, contém 2% de poliestireno e 98% de ar. A espessura desse material varia de 20 a 1000 mm.

    O material apresenta as seguintes vantagens:

    • baixo custo da espuma e da cola com que é fixada;
    • a instalação do poliestireno é muito simples, neste sentido, o trabalho pode ser executado de forma independente, sem o envolvimento de especialistas;
    • a espuma é acessível - pode ser facilmente comprada em qualquer loja de ferragens;
    • o material não está sujeito à destruição pela umidade.

    O uso a longo prazo de poliestireno como aquecedor revelou suas desvantagens:

    • à venda há material de qualidade bastante baixa;
    • o material está sujeito a combustão;
    • como aquecedor, o poliestireno serve apenas 10-15 anos (dependendo do fabricante e da qualidade);
    • o material não "respira".

    Para começar a trabalhar com isolamento, é necessário realizar uma série de ações que diferenciam este tipo de material de produtos para outras finalidades. Em primeiro lugar, é necessário preparar cuidadosamente a superfície a ser isolada. Para fazer isso, ele deve ser limpo, nivelado e preparado. Depois disso, você precisa fazer marcas com um fio de prumo para uma disposição uniforme das placas de espuma. Em seguida, a espuma é cuidadosamente lubrificada com uma solução adesiva e aplicada suavemente na parede.

    Não é necessário colocar muita pressão no isopor ao colocá-lo - é muito frágil, portanto, podem aparecer danos. As placas de espuma são empilhadas próximas umas das outras. As lacunas podem ser preenchidas com espuma de poliuretano. Para uma fixação segura, é melhor fixar as placas com buchas. Uma tela de reforço é colada no topo desse isolamento - o acabamento final é feito sobre ela.

    Penoplex

    Esse material é melhor que o poliestireno em todas as suas propriedades, e sua instalação é simples e conveniente para a auto-instalação.

    Este isolamento se parece com uma telha impermeável com espessura de 20 mm ou mais. A base do material é a espuma de estireno, seus grânulos são processados ​​sob pressão em altas temperaturas. As paredes internas da casa para a instalação do isopor são preparadas da mesma forma que para a instalação do poliestireno (é necessário retirar a sujeira e limpar, nivelar e preparar a superfície).

    Um perfil inicial é instalado para alinhar todo o plano com o pedestal. O perfil também protege a primeira fileira de ladrilhos.

    Terminando o trabalho:

    • primer para trabalhos de fachada;
    • acabamento básico (uma grande variedade de gessos podem ser usados, tanto acrílico quanto silicone);
    • seleção da textura final;
    • quadro.

    A maneira mais fácil: a superfície é nivelada, uma massa de acabamento é aplicada, preparada com primer, pintada. Na construção, o material é usado com uma espessura de 20-100 mm, uma largura de 600 mm e um comprimento de 1200-2400 mm.

    Lã mineral

    Todos os tipos de lã mineral também são adequados para isolamento térmico.

    Propriedades da lã mineral:

    • não inflamável;
    • a condutividade do calor é muito baixa;
    • os roedores não comem lã mineral, mas gostam de se estabelecer nela;
    • vida útil de 30 a 80 anos.

    Desvantagens - este algodão absorve umidade e é muito mais caro do que a espuma. Ao trabalhar no isolamento térmico com lã mineral, é imprescindível o uso de roupas especiais e máscara.

    Os isoladores de calor desta classe são de três tipos:

    • escória;
    • fibra de vidro;
    • Lã de pedra.

      O material é produzido em diversas variedades:

      • sob a forma de pratos (tapetes);
      • rolos;
      • em uma forma sem forma.

        As placas minerais são feitas de vidro comum: primeiro, ele é aquecido e, em seguida, transformado em uma fibra fina. As dimensões mais comuns de tal produto são 1000x500 mm. No entanto, cada fabricante tem seu próprio tamanho. Por exemplo, os produtos Isover têm os seguintes parâmetros: 1170x610 mm com espessura de 40-150 mm.

        É importante notar que tamanhos diferentes perfeitos desse material são usados ​​para designs diferentes. Por exemplo, para isolamento térmico de estruturas de moldura, lã mineral é usada com os seguintes parâmetros ideais: comprimento - 1175 mm, espessura - 46-213 mm, largura - 566-612 mm.

        Além disso, para o isolamento de paredes multicamadas, os construtores utilizam este material com os seguintes parâmetros: comprimento - 1176 mm, espessura - 52-206 mm e largura - a partir de 614 mm.

        Izolon

        Este isolamento pertence à mais nova geração de isoladores térmicos. O material é uma espuma elástica de polietileno com estrutura celular de várias espessuras e densidades. Tem uma estrutura muito fina - a espessura deste material é de apenas 2 a 10 mm. Em termos de condutividade térmica, um centímetro de um isolon é comparável a uma parede de tijolos ou oito centímetros de isolamento de lã mineral.

        O isolamento é composto por espuma de polietileno, responsável pela condutividade térmica, e folha de alumínio, que retém o calor.

        Izolon não absorve umidade e não está sujeito à decomposição. O material dura até 30 anos. Este isolamento não é tóxico, é totalmente inodoro. O respeito pelo meio ambiente e a conformidade com as normas sanitárias permitem que seja utilizado mesmo em locais onde são produzidos alimentos.

        O material é produzido na forma de rolos de vários tamanhos: espessura do material - 3,5-20 mm, comprimento 10-30 m. Um rolo pode conter de 6 a 36 m quadrados. m de material.

        Argila expandida

        Este isolamento é feito de vários tipos de argila. Geralmente é usado como enchimento de concreto. Mas hoje em dia também é usado para isolar paredes.

        O material é produzido na forma de cascalho e brita. A primeira versão tem uma forma oval, a segunda - cúbica com arestas vivas. O empacotamento é feito em frações - quanto mais alto, melhores são as propriedades de isolamento térmico.

        O cascalho de argila expandida tem um tamanho de frações de 5 a 40 mm.

        A fração de argila expandida 5-10 mm é usada para criar blocos de concreto de argila expandida, 10-20 mm - para aquecimento de pisos e tetos, fração de 20-40 mm - para aquecimento de porões, telhados, canos de aquecimento, pisos de garagens. A argila triturada da argila expandida tem o mesmo tamanho do cascalho.

        Penoizol

        Penoizol é uma espuma líquida. Com a ajuda de equipamentos especiais, ele é criado diretamente no canteiro de obras. A cofragem é feita de tijolo e despeja-se nele o penoizol.

        Esse material é produzido com espuma de resina de ureia. Depois de aplicado e curado, ele se assemelha a espuma de barbear endurecida. Tendo uma vida útil de 50 anos, em comparação com todos os tipos de isolantes de calor acima, o penoizol se beneficia significativamente da preservação do calor, sua incombustibilidade, resistência à umidade e não suscetibilidade a roedores e organismos fúngicos.

        Arbolit

        O material possui as seguintes características técnicas:

        • densidade - até 710 kg por metro cúbico;
        • condutividade térmica - até 0,13 watts;
        • resistência à flexão final - até 1 kgf / cm2;
        • resistência à compressão - até 3,5 MPa.

        A aparência do material lembra um cartão e a cor é um revestimento de concreto. A liberação do material é feita na forma de blocos quadrados volumétricos, que incluem um filler em uma bainha de um fichário. A composição do filler é aparas, palha e serragem (até 90%), cimento, cloreto de cálcio, vidro solúvel e sulfato de alumina também são adicionados aqui.

        Esses blocos vêm nos seguintes tamanhos:

        • 500x200x250 mm;
        • 500x300x250 mm;
        • 500x400x250 mm.

        Das características do material, vale destacar alto isolamento térmico, respeito ao meio ambiente, bioestabilidade, alta velocidade de instalação e baixo custo. No entanto, o material não é resistente à umidade e os tamanhos dos blocos não são precisos, o que exigirá o nivelamento da superfície.

        Isolador térmico de aglomerado

        O material é um painel prensado de serragem e aparas (90%), colado com resinas de formol. É produzido em chapas com espessura de 10-22 mm. As dimensões desse material são as seguintes: 2800x2620 e 1830x2070 mm.

        O produto possui as seguintes especificações:

        • densidade do material - 500-1000 kg / cu. m;
        • umidade - até 13%;
        • resistência à tração - 0,6 MPa;
        • resistência à flexão final - 26 MPa;
        • absorção de água - 31%.

        Espuma de poliuretano

        Disponível em plástico preenchido com gás. O material é dividido em material duro e material macio. Este produto contém poliéster, água, emulsificantes e diisocianato. O material tem boa absorção de som e alta resistência à umidade.

        Polietileno espumado

        É um tecido elástico com estrutura celular. Pode ser produzido tanto em rolos e maços, quanto em folhas. Difere em propriedades de alta barreira de vapor, bem como excelente isolamento acústico. Este material é obtido pela adição de um agente espumante ao polietileno.

        Também usado, mas usado com muito menos frequência, os seguintes tipos de isolamento:

        • Fibrolite. É produzido em placas prensadas (comprimento - 2.400 ou 3000 mm, largura - 1200 ou 600 mm, espessura do material - 30, 50, 75, 100 e 150 mm). O material não reage a influências químicas e biológicas, é resistente ao fogo.
        • Ecowool. É produzido a partir de resíduos da produção de papelão e resíduos de papel. A estrutura se assemelha ao algodão com fibras grandes. Difere em um bom isolamento acústico, não forma costuras quando pulverizado. No entanto, ele absorve bem a umidade. O material é produzido tanto em rolos quanto em placas.
        • Lã de vidro... Possui fibras mais longas do que lã mineral, portanto, o material é resistente e durável. Além disso, o produto pode suportar altas temperaturas (até 453 C) e não sofre corrosão. O material é produzido tanto em rolos quanto em placas. As dimensões do produto produzido em placas são as seguintes: comprimento - 1000 ou 1200 mm, largura - 500 ou 600 mm, espessura - 20, 40, 60, 80, 100, 120 e 150 mm. Os rolos também vêm em uma variedade de tamanhos. O material não queima, possui boas propriedades de absorção sonora e, quando aquecido, não emite substâncias nocivas à saúde humana.
        • Lã cerâmica. A base de tal material é alumínio ou óxido de silício. Este material possui boas propriedades de condutividade térmica e é resistente a altas temperaturas. O produto é produzido pelo método de sopro ou em centrifugação.

        dicas e truques

        Na hora de escolher um aquecedor, você precisa se guiar por princípios simples: a área de laminação em metros quadrados costuma estar indicada na embalagem do isolador térmico. Com base nesses números, você pode saber com antecedência quantos rolos são necessários para o isolamento. Mas é preciso lembrar que, por exemplo, a lã mineral está sempre sujeita a encolhimento.

        Para uma melhor densidade, é melhor colocar este material de isolamento térmico em demasia. Portanto, é sempre necessário adicionar alguns pontos percentuais aos seus cálculos. Isso se aplica a todos os aquecedores.

        Para calcular a quantidade necessária de material, você deve realizar os seguintes cálculos:

        • a área da casa é calculada;
        • o volume da casa é calculado (a altura é tirada dos andares);
        • o valor total é multiplicado por 2 (piso e teto para um piso);
        • ao valor obtido, acrescente 15%.

        Para uma visão geral dos aquecedores, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário