Qual a importância da densidade do isolamento na escolha de um material?

Qual a importância da densidade do isolamento na escolha de um material?
  1. Peculiaridades
  2. Classificação
  3. Visualizações
  4. Comparação de parâmetros
  5. Influência nas propriedades
  6. Como escolher e onde se inscrever?
  7. dicas e truques

Um dos parâmetros que as pessoas prestam atenção ao escolher um aquecedor é a densidade. O que este ou aquele indicador significa e quais características do material isolante de calor são afetadas por sua densidade - isso e muito mais será discutido abaixo.

Peculiaridades

A densidade de um material significa o peso de uma determinada substância, em um metro cúbico de material. A unidade de medida é kg / m3 (quilograma por metro cúbico). Outro nome para o parâmetro de densidade é a gravidade específica do material.

Os indicadores de densidade se devem à qualidade da ligação entre as moléculas do material. Quanto mais fortes os elementos de isolamento estiverem conectados, maior será sua resistência.

A maneira mais fácil de entender o que é densidade considerando o isolamento de lã mineral. Pode ser solto e perceptivelmente macio, desmontando-se em fibras (um material de baixa densidade, cujas moléculas têm ligações fracas). Você experimenta sensações completamente diferentes ao tocar as mantas de lã mineral - suas fibras são mais resistentes, mas o mais importante, elas parecem estar pressionadas uma contra a outra (maior densidade de isolamento).

Classificação

Dependendo de qual critério é a base para a classificação, os aquecedores são divididos em grupos diferentes. No âmbito deste artigo, estamos interessados ​​na diferenciação de densidade. Neste caso, os seguintes tipos de materiais de isolamento térmico são distinguidos:

  • Pulmões. Eles são leves e têm baixa condutividade térmica. Este grupo inclui principalmente materiais de lã mineral.
  • Média. Um exemplo de tal aquecedor é o vidro de espuma. Esses materiais de isolamento térmico são geralmente produzidos na forma de lajes e blocos com altos valores de isolamento térmico e acústico.
  • Difícil. Este é um isolamento denso, geralmente obtido por prensagem, por exemplo, de mantas de lã mineral. Além da baixa condutividade térmica, eles são caracterizados pela resistência à umidade e pela capacidade de suportar cargas pesadas.

Visualizações

    Como já mencionado, todos os materiais de isolamento térmico são divididos em vários tipos, dependendo da gravidade específica. O âmbito de sua aplicação depende deste último.

    Isso está claramente refletido na tabela:

    Classe de densidade

    Indicadores de densidade

    Âmbito de aplicação

    Pulmões

    11-35 kg / m3

    Materiais leves e resilientes usados ​​para isolamento de telhado e telhado.

    35-75 kg / m3

    Isolamento de paredes - isolamento térmico de paredes, divisórias, estruturas de pórticos.

    75-100 kg / m3

    Acondicionamento de tubos de oleodutos, canalizações de aquecimento.

    Média

    100-125 kg / m3

    Isolamento térmico externo sob a fachada ventilada

    125-150 kg / m3

    Isolamento térmico de paredes de concreto e tijolo, tetos entre pisos

    Duro

    150-175 kg / m3

    Revestimento de estruturas de suporte de carga

    175-225 kg / m3

    São colocados sob a betonilha do contrapiso antes do acabamento, são duráveis ​​e resistentes ao fogo.

    É importante que certos tipos de isolamento tenham sua própria classificação, dependendo do peso específico. Por exemplo, de acordo com GOST, o poliestireno é dividido em graus PSB 15 (densidade é inferior a 15 kg / m3), PSB 25 (indicadores 15-25 kg / m3), PSB 35 (gravidade específica de 25 a 35 kg / m3) e PSB 50 (50 kg / m3 ou mais).

    A classificação de dureza da lã mineral é a seguinte:

    • P-75 (densidade do material, respectivamente, 75 kg / m3) adequado para superfícies com carga leve e horizontais;
    • P-125 (a gravidade específica desta lã é 125 kg / m3, mas o isolamento com uma densidade de 110, 120 e 130 kg / m3 pertence ao mesmo tipo) isolamento de parede;
    • PZh-175 (os indicadores de densidade são claros a partir do nome) - material de alta densidade para revestimento externo;
    • PZh-200 (a gravidade específica é 200 kg / m3 e acima) - usado para trabalho ao ar livre, tem maior resistência ao fogo.

    É importante notar que também há enchimento menos denso do que o P-75. Sua gravidade específica é de 60–70 kg / m3.

    Comparação de parâmetros

    Diferentes tipos de isolamento têm diferentes valores de densidade média.

    • Aquecedores de lã mineral têm densidade de 30 a 200 kg / m3, o que garante sua versatilidade - você pode escolher o material para qualquer parte da casa.
    • Máximo densidade da espuma de polietileno é 25 kg / m3, enquanto o material é bastante fino - 8-10 mm. Um aumento na densidade para 55 kg / m3 é obtido através do uso de uma camada de folha de um lado. Curiosamente, sua aparência aumenta apenas ligeiramente a densidade do produto, aumentando significativamente a eficiência térmica do material. Isso é garantido pela capacidade do revestimento de folha de refletir até 97% da energia térmica.
    • Material popular para isolamento isopor tem uma gravidade específica de 80-160 kg / m3 e espuma de poliestireno extrudado - 28 a 35 kg / m3. Não é por acaso que este último é um dos materiais mais leves para o isolamento térmico, que, aliás, apresenta uma baixa condutividade térmica.
    • Devido às peculiaridades da composição e tecnologia de aplicação (é pulverizado com uma massa semilíquida sobre a superfície, após a qual se solidifica), penoizol também tem uma baixa densidade - 10 kg / m3. No entanto, como a maioria dos materiais semelhantes, requer pelo menos proteção adicional - uma camada de gesso.
    • Uma ampla gama de indicadores de gravidade específica é característica de para vidro de espuma - vidro em espuma ou favo de mel. Curiosamente, os valores padrão são 200–400 kg / m3, enquanto a versão leve tem uma densidade de 100–200 kg / m3. Aliado a alta eficiência térmica, pelo fato de o coeficiente de condutividade térmica ser igual ao da lã mineral, o material permite a utilização de uma versão leve para isolar estruturas de fachada, ou seja, de menor peso e custo.

    Influência nas propriedades

    A maioria das características do isolamento estão inter-relacionadas. Portanto, o índice de densidade afeta a condutividade térmica.

    Como você sabe, o ar é o melhor isolante térmico. Um grande número de bolhas de ar está localizado entre fibras direcionadas aleatoriamente de isolamento de lã mineral, por exemplo, lã de pedra. mas se a gravidade específica do material for aumentada (na verdade, as fibras são comprimidas com mais força), então o volume das bolhas de ar diminuirá, o que levará a um aumento da condutividade térmica.

    No entanto, a relação entre densidade e condutividade térmica se deve à estrutura do material. Por exemplo, quando a densidade do poliestireno expandido muda, o volume de ar contido em suas cápsulas permanece o mesmo. Isso significa que a condutividade térmica não muda de forma alguma quando a densidade do isolamento muda.

    Mas a mudança na gravidade específica sempre afeta o isolamento acústico. Isso se deve ao fato de que com a diminuição da permeabilidade ao ar do isolador térmico, seus indicadores de absorção de ruído aumentam.

    Em outras palavras, quanto mais denso o material, melhor isolamento acústico é caracterizado por... No entanto, conforme a densidade aumenta, também aumenta o peso e a espessura do material. Torna-se inconveniente trabalhar com ele.

    A saída para esta situação será o uso de painéis isolantes de calor especiais com propriedades de isolamento acústico aprimoradas. Pode ser lã de vidro leve ou isolamento de basalto com fibras finas e longas torcidas. Neste caso, a densidade do material não pode ultrapassar 50 kg / m3.

    A ligação entre o parâmetro considerado e a espessura do isolamento é indiscutível. Quanto maior sua densidade, mais fina é a camada necessária para obter o efeito térmico necessário.

    Os indicadores de resistência também estão relacionados à capacidade do material de suportar cargas pesadas e a relação é diretamente proporcional. Nesse sentido, materiais mais densos devem ser usados ​​nas áreas carregadas.Só assim é possível evitar a deformação do isolamento.

    Finalmente, o método de instalação depende da gravidade específica do isolamento. Assim, entre as defasagens e os elementos da caixa, podem ser usados ​​isolantes térmicos leves de baixa densidade. Se a mesma opção for montada em paredes, ela simplesmente deslizará, optando por esteiras e lençóis mais duráveis.

    Além do mais, o isolamento denso não precisa de proteção mecânica adicional, eles são fortes o suficiente para resistir ao estresse mecânico. E materiais mais soltos - poliestireno, poliestireno expandido, lã mineral - sempre precisam de proteção adicional.

    Como escolher e onde se inscrever?

    A densidade do material deve ser escolhida em primeiro lugar, levando em consideração o escopo de sua aplicação. Quando se trata de revestimento de parede, o tipo de material de revestimento também deve ser considerado. Portanto, para fachadas com revestimento lateral, você pode usar isolamento leve (40–90 kg / m3). Se o gesso for planejado, o peso específico do isolamento deve ser aumentado para 140–160 kg / m3.

    Para telhados inclinados, o isolamento com uma densidade de até 45 kg / m3 é suficiente, enquanto um telhado plano, sujeito a cargas aumentadas, requer um isolador de calor mais "sério". Para isolamento de lã mineral, este indicador será de pelo menos 150 kg / m3, para poliestireno expandido - pelo menos 40 kg / m3. Sob o contrapiso, é necessário um isolamento mais denso, pelo menos 180 kg / m3, e entre as toras também pode colocar um isolamento leve e solto, já que suportam toda a carga sobre si.

    Ao escolher o isolamento, dependendo de sua densidade, você deve considerar critérios como:

    • tipos de trabalho (isolamento externo ou interno);
    • método de instalação de material;
    • a carga a que o isolamento está sujeito;
    • indicadores de temperatura média no inverno;
    • a necessidade de isolamento acústico.

    Ao escolher um aquecedor, é importante confiar não apenas em seus indicadores técnicos, mas também na autoridade e fama do fabricante. Deve ser dada preferência a empresas de longa data, cujos produtos estão no mercado da construção há muito tempo e recebem críticas positivas dos clientes.

    Os produtos de algumas empresas possuem uma pequena seleção de materiais, dependendo da densidade. Então, nos governantes Ursa Praticamente não se encontra isolamento, cuja densidade é superior a 35 kg / m3.

    Marcas mais conhecidas (Isover, Rockwool) produzem isolamento leve e rígido - um tipo especial para cada tipo de trabalho, inclusive sob uma fachada de ventilação carregada.

    dicas e truques

    Atentando para os produtos específicos, vale a pena estudar cuidadosamente as instruções do material, atentando não só para os indicadores de densidade, mas também para o âmbito de aplicação. Assim, na linha Isover existem lajes de média densidade (50-80 kg m3), que, no entanto, são adequadas para sistemas de fachada isolante.

    Também são interessantes as placas que combinam 2 texturas - seu lado externo é mais denso, mais duro, e o lado interno é solto e macio. O uso de tais materiais proporciona um isolamento térmico de alta qualidade, reduz a carga sobre a edificação e também aplica gesso diretamente sobre o isolamento.

    Alguns fabricantes, por exemplo, TechnoNICOL, produzem materiais de rigidez diferente em linhas diferentes, enquanto as linhas de outras marcas incluem vários tipos de materiais em termos de densidade. Por exemplo, Knauf é uma linha que inclui materiais com densidade de 35 kg / m3 e 150 kg / m3.

    Quanto às placas de espuma, os fabricantes geralmente dão uma diferenciação clara do material por finalidade, que está intimamente ligada à densidade. Por exemplo, a densidade das placas TechnoNicol CARBON SAND é de 28 kg / m3. A baixa densidade, o que significa baixo peso, permite que sejam utilizados como parte de painéis sanduíche. E os produtos CARBON PROF da mesma marca têm uma densidade de 30–35 kg / m3, o que muda sua finalidade - agora serve como um isolamento independente em edifícios residenciais.

    Ou seja, uma das principais dicas na hora de comprar um isolamento é atentar para a densidade e a finalidade de cada fabricante específico.

    Também é importante lembrar que não apenas objetos de construção diferentes, mas também partes diferentes do mesmo edifício precisam de isolamento de diferentes densidades e condutividade térmica.

      Por exemplo, para paredes, basta um isolamento leve, que tenha baixa condutividade térmica e não sobrecarregue a estrutura com seu peso. Material adequado com indicadores de 50-200 kg / m3.

      Para isolamento térmico interno, devem ser usados ​​materiais de isolamento ainda mais leves, com densidade de 28–55 kg / m3. Mas as partes da fundação e do porão requerem o uso de isolamento rígido de alta densidade, pelo menos 150 kg / m3.

      Finalmente, não devemos esquecer que os aquecedores, cuja densidade é inferior a 250 kg / m3, definitivamente precisam de uma camada protetora adicional. Além disso, quando se trata de isolamento térmico externo.

      Para obter informações sobre se a densidade dos materiais de isolamento térmico é importante, consulte o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário