Características técnicas e descrição do vidro de espuma

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Âmbito de aplicação
  5. Fabricantes e avaliações
  6. dicas e truques

Os profissionais consideram a espuma de vidro um material por trás do qual se encontra um recurso importante para reduzir o custo da construção de habitações e aumentar a eficiência energética. Esse material começou a ser usado há relativamente pouco tempo na construção em massa, mas você não pode chamá-lo de "jovem" - o vidro de espuma foi inventado na década de 30 do século passado e começou a ser usado na prática no Canadá vários anos depois.

Porém, apenas meio século depois, ela ocupou seu lugar entre os materiais populares - foi então que a tecnologia foi totalmente desenvolvida e os custos de sua produção foram reduzidos.

Peculiaridades

Quando duas substâncias diferentes são combinadas em um material, isso pode ter um efeito muito interessante. Isso é exatamente o que aconteceu com o vidro de espuma - aqui eles se combinaram em um único vidro de silicato clássico, que nos últimos anos existia na maioria das janelas, e espuma, consistindo de pequenas bolhas interconectadas por finas camadas de líquido.

O material é obtido aquecendo uma substância de silicato na qual uma substância formadora de gás é introduzida. Sob a influência de temperaturas elevadas, ele começa a derreter, o gerador de gás se decompõe em paralelo, liberando pequenas bolhas, que são "capturadas" pelo Hot-melt e firmemente fixadas nele.

O vidro de espuma tem propriedades exclusivas para o consumidor:

  • peso leve:
  • força;
  • impermeabilização;
  • inflamabilidade e resistência ao calor;
  • inércia em relação às reações químicas.

Parte de suas características provém de matérias-primas de silicato e parte do gás. Por exemplo, o material perde a transparência do vidro, mas adquire altas propriedades de absorção de ruído e isolamento térmico.

Separadamente, deve-se insistir nos indicadores físicos e técnicos da composição.

O vidro de espuma tem uma densidade bastante baixa, que é 100-250 kg / m3. Para efeito de comparação, a densidade da madeira varia de 550 a 700 kg / m3. A propósito, é por isso que o vidro de espuma tem sido repetidamente tentado para ser usado como um material de construção flutuante.

O peso volumétrico é de aproximadamente 70-170 kg / m3 e o isolamento acústico de um bloco de 10 cm é de 52 dB.

O material é resistente à combustão: classe de resistência ao fogo A1 (compostos não combustíveis). Não se decompõe sob a influência de fatores atmosféricos desfavoráveis, e também não emite substâncias nocivas e tóxicas.

A resistência à compressão da espuma de vidro é bastante alta - o material pode facilmente suportar pressões de até 100 toneladas por 1 m2, outras características também inspiram otimismo para os artesãos que pretendem usar a espuma de vidro para construção.

A condutividade térmica na temperatura padrão é de 0,04 W / mC, que é maior do que a da madeira (seu indicador é de apenas 0,09 W / mC), mas a capacidade de absorver ondas sonoras é comparável apenas à lã mineral e é de 45-56 dB.

O coeficiente de absorção de água não excede 2%. Isso significa que a espuma de vidro praticamente não absorve umidade e a permeabilidade ao vapor é quase zero - 0,005 mg / (m.h. Pa). Este material pode ser chamado de barreira de vapor ideal.

Os blocos podem suportar temperaturas elevadas, mantendo suas propriedades mesmo a 300 C, e se a composição contiver aditivos especiais, então o limite de resistência térmica pode chegar a até 1 mil C. Ao mesmo tempo, o material não tem medo de baixas temperaturas e com facilidade tolera o contato com nitrogênio líquido (-200 C) sem quaisquer sinais de destruição.

A inércia química é uma qualidade muito valiosa, juntamente com alta compatibilidade ambiental. Talvez não existam muitos aquecedores modernos que sejam igualmente inofensivos.

Outra vantagem é a durabilidade.... Em comparação, os polímeros envelhecem rapidamente, perdendo suas características de desempenho, e começam a liberar substâncias tóxicas para o meio ambiente. A espuma de vidro não apresenta tais desvantagens - seu uso é mais justificado do que o uso de plásticos de PVC ou poliestireno expandido. A vida útil dos blocos de vidro espumado chega a 100 anos.

Vantagens e desvantagens

Propriedades físicas excepcionais "recompensaram" o material com um grande número de vantagens:

  • facilidade de processamento - o material é facilmente fixado; o trabalho de instalação pode ser feito manualmente, mesmo sem muita experiência em construção e decoração;
  • resistência à corrosão - a espuma de vidro não forma ferrugem;
  • bioestabilidade - o material é resistente a resíduos da flora e da fauna, bem como a microorganismos de todos os tipos;
  • inércia química - o vidro de espuma não reage com soluções de ácido-base;
  • constância dos tamanhos dos blocos - ao longo de todo o período de uso, os blocos não encolhem, não esticam ou encolhem, suas dimensões permanecem inalteradas em quaisquer condições;
  • resistência a mofo e bolor - a espuma de vidro não é um ambiente no qual o mofo e outros microorganismos perigosos se multiplicam, portanto, você sempre pode ter certeza de que os fungos não penetrarão na sala e não prejudicarão a saúde das famílias;
  • alto grau de resistência ao fogo - o material não acende espontaneamente e não suporta combustão, protegendo as paredes de danos em caso de incêndio;
  • higroscopicidade - o produto não absorve umidade;
  • permeabilidade ao vapor;
  • Amizade ambiental;
  • absorção sonora.

O material é recomendado para uso em salas com maiores requisitos sanitários e higiênicos.

Ao longo de todo o longo prazo de uso, os blocos não mudam de forma, eles não são destrutivamente influenciados por quedas sazonais de temperatura e precipitação, o material protege de forma confiável a estrutura da ocorrência de quaisquer pontes frias devido à compressão ou flacidez do revestimento isolante .

Se falamos sobre as deficiências, a mais importante delas é o alto custo. Isso se deve ao fato de que a tecnologia de produção de vidro está associada a altos custos de energia. Além disso, o disparo em si é um processo bastante trabalhoso e tecnológico. Tudo isso afeta significativamente o preço final do produto.

A segunda desvantagem é a baixa resistência a danos mecânicos. No entanto, este indicador não pode ser considerado crítico, uma vez que os aquecedores raramente são atingidos.

O vidro de espuma é caracterizado pela baixa elasticidade, portanto, durante os trabalhos de instalação, requer uma fixação confiável. Além disso, é muito importante observar a tecnologia exata de assentamento, caso contrário os blocos começarão a trincar.

Visualizações

O vidro de espuma no mercado de construção é apresentado em duas versões - grânulos de lascas de vidro de espuma e blocos. Eles têm uma tecnologia de produção diferente.

Como você sabe, a espuma de vidro é obtida a partir de resíduos de vidro simples, que são esmagados até o estado de pó e depois aquecidos com a adição de componentes formadores de gás a 850 C.

O granulado é produzido em fornos de túnel de metal e, após o processamento, é serrado em blocos do tamanho desejado. Parece um pouco com argila expandida.

As propriedades técnicas da espuma de vidro na forma de grânulos podem ser consideradas únicas - é um material leve e absolutamente isento de corrosão, o mofo com fungos não se enraíza nele e não se forma destruição. Tem uma vida útil muito longa.

As casas de madeira são geralmente isoladas com espuma de vidro granulada - ela é adicionada à cola e amassada. O resultado é uma composição com altas propriedades de isolamento térmico.

Os blocos são usados ​​com mais frequência para isolamento de teto. Estes são materiais resistentes, mas ao mesmo tempo bastante leves, que em suas propriedades se assemelham a placas de poliestireno expandido ou produtos de lã mineral.

Âmbito de aplicação

O âmbito de aplicação da espuma de vidro deve-se às suas propriedades físicas e técnicas. O material é amplamente utilizado em quase todas as esferas da vida.

  • Na construção de moradias... O material é utilizado como aquecedor para utilidades, telhados e pisos. Eles cobrem porões e fundações, pisos de porões e sótãos, e também são freqüentemente usados ​​para isolar fachadas de fora e de dentro.
  • Na construção de instalações esportivas - o vidro de espuma granulada é adequado para organizar estádios desportivos, bem como piscinas e campos desportivos.
  • Em instalações industriais... O vidro embutido pode reduzir significativamente o custo de uso de objetos devido à sua maior resistência térmica. A sua utilização justifica-se não só em estruturas superficiais, mas também em instalações subterrâneas, por exemplo, em reservatórios enterrados.
  • Na economia nacional... Em solos pantanosos, costuma-se usar pedra triturada de espuma de vidro - é por isso que o material é ideal para a construção de fazendas destinadas à criação de gado e pássaros.
  • Em obras de melhoria. O vidro de espuma a granel é frequentemente usado na construção de estufas e estufas, bem como na formação de caminhos de jardim. O material encontrou sua aplicação na construção de um sistema de drenagem.

Fabricantes e avaliações

Várias empresas estão envolvidas na produção de vidro de espuma na Rússia. Alguns deles são apresentados a seguir.

  • "Saitax" (região de Moscou) - a produção de vidro em bloco e de espuma granulada foi estabelecida aqui.
  • "Neoporm" (Vladimir) - o material é produzido na forma de ladrilhos e produtos modelados (conchas, joelhos).
  • "Penostek" (região de Moscou) - domina a fabricação de isolamento granular.
  • "Izostek" (Krasnoyarsk) - produz espuma de vidro na forma de placas.
  • United Industrial Initiative (Região de Kaluga) - dedica-se à produção de vidro de espuma triturada.
  • "Tese" (região de Sverdlovsk) - vende chips de espuma de vidro. Material sujo - contém aditivos adstringentes, devido aos quais a permeabilidade ao vapor aumenta.
  • "Termoizol" (região de Yaroslavl) - vidro granulado.
  • Penosital (Perm) - são produzidos revestimentos de lajes e blocos.

    Os produtores de Integra, Etiz e Neftezol também são conhecidos do consumidor russo.

    Pode parecer que na Rússia há um grande número de empresas que estabeleceram uma produção séria de vidro de espuma que atende a todos os requisitos de qualidade. Isso não é inteiramente verdade. Existem unidades de produção em nosso país, mas os volumes de produção são insignificantes e a qualidade é seriamente inferior às contrapartes importadas.

    A situação da produção de vidro em outros países, por exemplo, na CEI, é um pouco melhor. Os produtos da empresa ucraniana de Zaporozhye e Shostka ganharam fama em todo o mundo. Os parâmetros de consumo de seus produtos são quase próximos aos requisitos mundiais, mas os volumes de produção são pequenos, portanto, os produtos, via de regra, são vendidos integralmente na Ucrânia.

    Características de desempenho ligeiramente inferiores do "Gomelglass" da Bielorrússia. Porém, o volume de sua produção é suficiente para abastecer nosso país e a vizinha Rússia com espuma de vidro - marca considerada líder absoluta em vendas em nosso país. A propósito, esta empresa é uma das primeiras a iniciar a produção de espuma de vidro em meados do século passado.

    Os produtos da empresa chinesa "NeoTim" são muito populares, assim como a Pittsburgh Corning, cujas instalações estão localizadas nos EUA, República Tcheca, Alemanha e Bélgica.

    De acordo com análises de consumidores, são os produtos desta empresa, produzidos sob a marca Foamglas, que melhor atendem a todos os parâmetros declarados de vidro espumado.

    dicas e truques

    Abaixo estão algumas dicas sobre como melhorar o desempenho do seu vidro de espuma.

    Na hora de comprar este material, devem ser levados em consideração os parâmetros de isolamento térmico do produto. Por exemplo, para paredes de tijolo ou concreto, são utilizadas lajes com espessura de 12 cm, e para estruturas de madeira, material de 8 a 10 cm é suficiente.

    Para trabalhos internos vale a pena parar nas chapas de 6 cm, fixadas com cola e reforçadas com braçadeiras de aço e buchas finas.

    Se a espuma de vidro for usada para criar um sistema de piso aquecido, vale a pena dar preferência ao material granular, que preenche efetivamente todos os espaços vazios e cria o grau necessário de isolamento térmico.

    Hoje, a espuma de vidro atende a todos os requisitos aplicáveis ​​aos materiais de construção em termos de confiabilidade e segurança.

    Para informações sobre como isolar o piso com vidro de espuma, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário