Isolamento com poliestireno expandido: casos de uso e tecnologia de instalação
O poliestireno expandido é um isolante popular usado na construção de moradias privadas. O material tem muitas vantagens. Vamos analisar as opções de uso e tecnologia para a colocação de espumas de poliestireno.
O que é isso?
Para a produção do poliestireno expandido, é utilizada uma massa de polímero, que é submetida a tratamento a vapor sob alta pressão. O resultado do processamento é um aumento de massa em volume.
A espuma possui numerosas bolhas de ar com cascas finas. Na verdade, o poliestireno expandido é uma espuma com resistência e dureza suficientes para reter o calor. Na vida cotidiana, o poliestireno expandido é chamado de espuma de poliestireno. A tecnologia de obtenção do material envolve o preenchimento dos grânulos de estireno com um gás dissolvido em uma base polimérica. Esta é a base geral da tecnologia de produção para os dois materiais, mas os materiais têm características distintas.
A espuma convencional usa gás natural normal para encher os grânulos. As opções resistentes ao fogo são preenchidas com dióxido de carbono. Existem também opções para espuma a vácuo, em que não há nenhum componente de gás.
Por exemplo, externamente, os componentes granulares podem ser distinguidos da espuma, enquanto a espuma de poliestireno é um material mais homogêneo. Partir a espuma ao meio cria muitos grânulos. O isopor não tem essa qualidade. Polyfoam é mais barato, o que é uma ajuda significativa para o isolamento externo de edifícios. O poliestireno expandido possui a melhor resistência mecânica.
O material é usado com sucesso como isolamento de paredes externas e internas à fundação da casa. Pesa pouco, pode ser usado como isolamento térmico de concreto, tijolo, espuma de concreto e paredes de madeira.
O isolamento térmico de paredes de madeira com poliestireno tem uma limitação devido ao fato de o poliestireno ter uma estanqueidade maior do que a madeira para fachada. O próprio poliestireno expandido não apodrece. Como o material é totalmente sintético, é biologicamente neutro contra mofo e bolor.
No momento, o poliestireno expandido é caracterizado pela conveniência e acessibilidade. A principal vantagem do material são suas propriedades indiscutíveis de isolamento térmico. Polyfoam é durável e fácil de usar. É a escolha ideal para paredes de tijolo e concreto. Ao trabalhar com o material, é importante não esquecer as peculiaridades da madeira.
O poliestireno expandido tem dois tipos principais:
- Extrudado. É um material não comprimido feito com equipamentos como uma extrusora. Alguns fabricantes chamam esse tipo de extrusão.
- Extrusão o material é uma massa polimérica processada de forma ligeiramente diferente, possuindo uma estrutura mais homogênea. Geralmente é usado para embalagens descartáveis de alimentos e talheres descartáveis.
- Ainda existe pressionado poliestireno expandido, que é caracterizado por maior resistência.
- Autoclave o poliestireno expandido é uma variedade de extrusão, mas raramente é mencionado pelos fabricantes.
- Pressless poliestireno expandido é uma variedade popular que é relativamente frágil, mas os compradores são atraídos pelo custo final do material.
Em geral, o poliestireno expandido é um material com características ambíguas.As vantagens e desvantagens do material são discutidas vigorosamente por amadores e profissionais da indústria da construção. Vamos examiná-los mais de perto.
Especificações
As principais características do poliestireno expandido são:
- Condutividade térmica. Seu nível pode ser comparado ao da lã mineral. O poliestireno expandido vem em diferentes densidades e a lã mineral tem valores padrão. Escolhendo espuma de poliestireno densa, você pode aumentar significativamente a condutividade térmica do material.
- Permeabilidade ao vapor de água. A espuma convencional é caracterizada por permeabilidade zero ao vapor. Os invólucros de poliestireno não têm a capacidade de transmitir umidade. Algumas variantes de espuma de poliestireno extrudado têm excelentes características de permeabilidade ao vapor. O corte é usado para modelá-lo, de forma que o vapor possa entrar no material através dos cortes.
- Absorção de umidade. A situação com essa característica se desenvolve de tal forma que a espuma de poliestireno comum, colocada na água, absorve dezenas de vezes mais água do que a versão extrudada. Portanto, é recomendado o uso de espuma extrudida para fachadas. E essa espuma precisa fornecer proteção de alta qualidade, caso contrário, o material úmido não reterá o calor de maneira adequada.
- Força. Se compararmos a espuma de poliestireno comum com o material extrudado, então o último tem características de resistência mais altas. Esta opção tem uma densidade elevada, o que significa que a ligação entre os grânulos mais pequenos é mais forte. A resistência à flexão da primeira opção é de 0,4 a 1 kg / cm. sq. O poliestireno normal mostra valores de 0,02 a 0,2.
- Insonorização. Muitas pessoas acham que o isopor é uma boa proteção contra o frio. e do barulho. No entanto, devido à sua estrutura arejada, o material amortece apenas ligeiramente os ruídos de impacto. Para isolamento acústico de ruídos de impacto, o material deve ser assentado em várias camadas, observando as tecnologias construtivas. O ruído aéreo geralmente causa mais desconforto. Mesmo quando a espuma é espessa o suficiente, não é uma barreira ao ruído aéreo.
- Amizade ambiental. Alguns não profissionais acreditam que isolar uma casa com espuma de estireno a partir do interior terá um efeito prejudicial à saúde humana. Mas a segurança ambiental da espuma de poliestireno foi comprovada por testes apropriados. Não é à toa que se recomenda cobrir o isolamento com isolamento e acabamento superficial. Se o material for deixado ao ar livre, especialmente material não extrudado, ele liberará constituintes nocivos para a atmosfera. No entanto, sua concentração não é tão alta a ponto de causar danos ao ser humano ou ao meio ambiente.
- Inflamabilidade. Essa também é uma característica controversa, já que muitos consideram a espuma de poliestireno mais segura do que a madeira. Para pegar fogo, a árvore realmente precisa de uma pequena leitura de temperatura. A espuma de poliestireno requer altas temperaturas para inflamar. Mas antes que uma fogueira apareça, o material derrete e emite fumaça tóxica. Ao mesmo tempo, o poliestireno expandido é incapaz de se auto-atenuar, embora alguns fabricantes afirmem o contrário. De acordo com os padrões domésticos, todas as espumas de poliestireno estão entre os materiais mais perigosos em termos de inflamabilidade.
Os padrões europeus são diferentes dos domésticos, portanto os valores das características de inflamabilidade são diferentes.
Nenhum aditivo moderno vai melhorar essa qualidade, pois todos os materiais estão sujeitos ao envelhecimento. Os indicadores de qualidade, incluindo inflamabilidade, diminuem com o tempo, o poliestireno expandido torna-se suscetível à combustão. As áreas de aplicação do poliestireno expandido são freqüentemente limitadas a essas qualidades.
Area de aplicação
O poliestireno expandido provou ser um excelente isolamento para o porão. O layout do material requer um site previamente preparado. Nesse caso, o estilo de camada única e de duas camadas é permitido. Após a instalação, a espuma de poliestireno é derramada com argamassa de concreto. Além disso, a estrutura é construída da maneira usual.O método torna possível usar uma mesa de concreto ao mesmo tempo para o contrapiso, sem construir um espaço de embasamento.
Se o poliestireno expandido for usado para o porão, o isolamento de alta qualidade das fundações pode ser obtido. Isso é verdade para as regiões do norte. Ao mesmo tempo, a colocação horizontal e vertical evitará o congelamento. A criação de proteção para as paredes externas envolve a escavação obrigatória de uma trincheira de cerca de um metro de largura. A profundidade é determinada pela profundidade de congelamento do solo. As lajes são colocadas ao longo da fundação e cobertas com solo. Esta opção de isolamento é adequada para uma casa de madeira. É melhor isolar as paredes do apartamento de dentro da sala.
O poliestireno expandido tem se mostrado bem como um isolante térmico para utilidades. Agora já se sabe com certeza que até 30 por cento do calor vaza através de comunicações mal isoladas. O poliestireno expandido passou a ser utilizado para dutos, ventilação, cabos e outras linhas. O uso de poliestireno expandido garante que as linhas possam ser colocadas em profundidades menores, o que reduz os custos de mão de obra.
O material tem se mostrado bem como isolante de câmaras frigoríficas, freezers, vitrines refrigeradas. Para instalações industriais, o indicador de absorção de umidade e condutividade térmica é importante. Os isoladores térmicos tradicionais têm um desempenho mais modesto.
O poliestireno expandido não tem restrições. O material é utilizado com sucesso para isolamento de pisos, paredes e divisórias. Placas de 5 cm de espessura desempenham o papel de isolante térmico e acústico, pois reduzem o nível de ruído de impacto. A tecnologia de assentamento do material pressupõe a selagem total das costuras, bem como o recobrimento obrigatório das lajes, que podem ser de aglomerado ou de concreto.
O poliestireno expandido também é adequado para isolamento de telhados. Para o efeito, utilizam-se lajes com uma espessura de cerca de 7 cm, ao mesmo tempo que é habitual a aplicação de impermeabilizantes betuminosas sobre o material.
A tecnologia de trabalho envolve a instalação de espuma de poliestireno no verso da superfície. A formação de condensação será controlada por uma cavidade ventilada, que deve ser fornecida.
A fundação também é isolada com poliestireno expandido. Por ser esta a base do edifício, dela depende a durabilidade de toda a estrutura. A questão do isolamento térmico da fundação é de alta prioridade, especialmente em regiões com clima adverso. O poliestireno expandido é frequentemente usado como cofragem. Esta opção reduz significativamente o consumo de materiais de construção mais caros. Vamos dar uma olhada mais de perto na tecnologia de isolamento de parede externa que você mesmo pode fazer.
As sutilezas do trabalho
É comum fixar espuma de poliestireno fora de casa. A tecnologia implica uma transferência do "ponto de orvalho". Além disso, se você colar o material por fora, a área útil permanecerá por dentro. O isolamento externo com poliestireno expandido aumentará os indicadores de calor do edifício pela metade. A instalação das lajes pode ser realizada sob o tapume ou sob o gesso. Mas antes de colá-los, a superfície de trabalho deve ser devidamente preparada.
As superfícies devem ser limpas de sujeira, tinta, gesso. As verticais são alinhadas, se necessário. É fácil colar as placas de isolamento nas paredes com as próprias mãos. Além da cola, o poliestireno expandido pode ser fixado com buchas de plástico de cabeça larga.
Para que a qualidade do isolamento térmico permaneça em um nível decente, é importante fixar as placas bem umas às outras. Para maior comodidade do trabalho, a tecnologia envolve a fixação das placas de baixo para cima. Isso é importante porque as placas superiores podem se mover para baixo devido ao endurecimento lento da mistura de adesivo.
Para melhor fixação das placas, os especialistas recomendam a instalação de uma moldura... Se as placas forem coladas diretamente na parede, uma tela de reforço pode ser instalada na parte superior. Deve ser anticorrosivo, adequado para decoração de exteriores.A malha de reforço contribuirá para uma melhor rigidez do isolamento, por isso será menos suscetível a danos. Além disso, se o isolamento for colado na parte superior da camada de gesso, também é necessária uma malha de reforço. Isso vai segurar melhor essa camada.
Depois que a mistura de cola solidificou completamente, o isolamento é coberto com uma primeira demão de nivelamento. Qualquer acabamento é montado no topo do primer. É importante considerar que o isolamento térmico externo deve ser realizado em clima seco e calmo. A temperatura ambiente deve ser de pelo menos 5 graus.
Além disso, cada camada de revestimento subsequente é aplicada somente após a anterior estar completamente seca. Só neste caso é possível falar em observância de tecnologias e longa vida útil do isolamento térmico instalado.
O poliestireno expandido é usado ativamente na construção privada para paredes de tijolo e madeira. As tecnologias de isolamento para esses tipos de bases são diferentes.
Se falamos em espuma de poliestireno extrudido, que é utilizada para isolamento externo, vale a pena considerar que o material não permite a passagem de ar. Portanto, se o trabalho for executado incorretamente, a umidade se acumulará entre a parede e a camada de isolamento. Para excluir isso, uma pequena lacuna deve ser deixada entre a fachada e o poliestireno expandido. O ar circulante secará as paredes e o excesso de umidade será removido.
Na hora de realizar o trabalho, vale a pena considerar a tendência da madeira ao apodrecimento. Nos primeiros estágios de isolamento, é importante excluir possíveis pontes frias. Formações mofadas podem ser provocadas por essas áreas. O poliestireno expandido para paredes de madeira só pode ser usado com o método de parede cortina. Também vale a pena considerar que as próprias casas de madeira têm boas qualidades de isolamento térmico.
O isolamento de uma casa de madeira pode ser necessário se:
- após o uso prolongado, as paredes da casa começaram a vazar ar;
- há uma violação da camada superficial;
- as paredes estão claramente arrancadas das juntas;
- as paredes de toras começaram a rachar.
Todo o processo de trabalho pode ser dividido em fases:
- estágio preparatório;
- instalação de uma barreira de vapor;
- instalação de poliestireno expandido;
- instalação de acabamento.
A etapa de preparação de uma superfície de madeira pode ser dividida nas seguintes obras:
- remoção de tinta velha;
- secagem;
- verificar o material de base quanto à estanqueidade das juntas;
- se necessário, vedação de juntas;
- processamento e impregnação de madeira.
O último ponto é de grande importância, portanto, nesta fase é importante escolher produtos de qualidade.
A instalação da barreira de vapor é realizada no ponto de contato entre a madeira e o isolamento. A barreira de vapor é um filme de membrana que consiste em três camadas. A base do filme é polipropileno reforçado. A fibra de polietileno é aplicada em ambos os lados da parte superior. Essa barreira de vapor protegerá perfeitamente a superfície interna do vapor e condensado, que virão do material isolante de calor.
A barreira de vapor pode ser de quatro camadas. Uma camada refletiva de folha de alumínio é adicionada à sua superfície interna. Este é um isolamento térmico adicional, bem como proteção contra vapor. As barreiras de vapor variam em densidade. Este valor afeta as propriedades de qualidade, bem como a etiqueta de preço.
A tecnologia de colocação da barreira de vapor envolve a instalação do filme ao longo e ao longo das placas de isolamento. É muito importante de que lado colocar o filme. Este ponto deve ser cuidadosamente estudado nas instruções de instalação, pois o processo depende do fabricante.
Recomendações
As análises ao poliestireno expandido são, em sua maioria, positivas. Os usuários escrevem que os profissionais recomendam este material para construção privada. Os construtores profissionais notam a facilidade de uso e a excelente qualidade do material. As varandas costumam ser isoladas com poliestireno expandido dentro dos apartamentos.
A maioria dos usuários nota a fácil instalação do material.É possível isolar a casa para reduzir os custos de aquecimento, especialmente se a área habitacional for decente.
O poliestireno expandido não é adequado para o acabamento de encostas e também não é uma boa escolha para isolar telhados. O material não é muito seguro em termos de inflamabilidade. Incêndios relativamente pequenos em quartos revestidos com materiais poliméricos levam ao envenenamento por produtos voláteis venenosos.
Além disso, de acordo com estimativas do usuário, insetos e roedores ainda comem espuma de poliestireno. Embora outros usuários tenham usado com sucesso o material para isolamento de telhado.
Os especialistas recomendam:
- Proteja o isopor do sol, chuva e neve. O material pode colapsar completamente, mesmo com um pequeno raio de sol.
- Não use espuma de poliestireno para isolamento dentro de edifícios. Nesse caso, vale considerar a alta inflamabilidade desse material. Os produtos da combustão de poliestireno expandido trarão enormes danos à saúde humana. Além disso, o isolamento térmico das paredes por dentro leva a um rápido acúmulo de umidade, resultando no aparecimento de fungos. Por causa deles, surgem várias doenças.
- É necessário estudar mais detalhadamente as propriedades do poliestireno expandido, se a escolha recaiu sobre esse isolamento. O poliestireno expandido é pouco estudado precisamente como material de construção. As qualidades de isolamento térmico do material são boas, mas ele apareceu no mercado não há muito tempo, portanto não se sabe como o material se comportará durante a operação de longo prazo.
Para obter informações sobre como isolar a base do porão com poliestireno expandido, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.