Isolamento térmico das paredes da casa: o que é e quais os materiais necessários?

Contente
  1. Características e descrição
  2. Visão geral da matéria-prima
  3. Especificações
  4. Avaliação de fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Processo tecnológico
  7. Como preparar?
  8. Como fazer isso sozinho?
  9. Dicas úteis dos profissionais

Na hora de construir casas, as pessoas se preocupam com sua força e beleza externa, tentando aproveitar ao máximo o espaço disponível. Mas o problema é que isso não é suficiente no clima russo. É imperativo fornecer proteção térmica aprimorada, mesmo se a construção for realizada em uma área relativamente quente.

Características e descrição

O isolamento térmico das paredes de uma casa é uma combinação de materiais e soluções técnicas que evitam a fuga de calor pelas paredes. Para resolver este problema, você precisa de:

  • refletir os raios infravermelhos para o interior da casa;
  • bloquear, tanto quanto possível, a fuga de calor;
  • torne seu vazamento convectivo o mais difícil possível;
  • garantir a segurança das estruturas principais;
  • para conseguir uma impermeabilização estável da camada isolante (mesmo uma impermeável é melhor protegida adicionalmente).

Infelizmente, essa definição deve ser corrigida na realidade. Afinal, a criação de uma concha em torno de uma casa impermeável à energia térmica na prática é muito difícil e cara, ou é completamente irrealizável por razões técnicas. Grandes problemas são trazidos pelas chamadas pontes frias, que quebram a solidez da proteção térmica e reduzem sua eficácia. Existem apenas duas maneiras de resolver esse problema radicalmente - usando vidro de espuma ou projetando da borda com o porão até o cume. Mas ambos os esquemas têm desvantagens significativas que devem ser levadas em consideração.

Além das pontes frias, você deverá prestar atenção a:

  • ventilação de materiais e estruturas;
  • sua interação com a umidade;
  • a necessidade de uma barreira de vapor ou invólucro permeável ao vapor;
  • força de fixação e suas nuances;
  • intensidade da luz solar;
  • profundidade média anual e máxima da neve.

Visão geral da matéria-prima

A precisão na escolha do material de base é de grande importância para o isolamento térmico das paredes da casa. Assim, os meios de proteção térmica orgânica são representados principalmente por espuma de densidade diferente. Eles têm uma gravidade específica de 10 a 100 kg por 1 metro cúbico. m. Isso permite que você escolha a carga ideal na fundação e as qualidades térmicas do esquema. Mas há uma desvantagem séria: baixa resistência ao fogo, por isso há necessidade de proteção estrutural com materiais não combustíveis.

Outros produtos de isolamento térmico orgânico são:

  • produtos de processamento de resíduos florestais e resíduos de madeira;
  • lajes à base de turfa;
  • resíduos agrícolas (estruturas feitas de palha, junco, etc.).

A proteção resistente ao calor por tais métodos é perfeitamente possível. Mas você terá que suportar pouca resistência à água, aos agentes biológicos destrutivos. Portanto, na construção moderna, esses blocos são cada vez menos usados ​​como isolamento térmico. Os materiais minerais são muito mais procurados:

  • Lã de pedra;
  • fibra de vidro;
  • blocos de perlita e vermiculita;
  • concreto celular e uma série de outros produtos.

Lajes de lã mineral Eles são feitos pelo processamento do derretimento de pedras de rocha ou resíduos metalúrgicos até o estado de fibra de vidro. O peso específico dos produtos obtidos varia de 35 a 350 kg por 1 metro cúbico. m.Mas com um nível notável de retenção de calor, a lã mineral não é forte o suficiente e é facilmente danificada pela água. Apenas as variedades mais modernas dele têm o grau de proteção necessário.

Por tradição, algumas pessoas usam para isolar paredes. argila expandida... Mas essa solução dificilmente pode ser chamada de ótima. Mesmo o tipo mais leve de argila expandida exerce uma carga significativa na base. E você vai ter que usar muito, porque vai sair três vezes mais calor para fora (com a mesma camada) do que pelo isolamento mais eficaz. E, finalmente, a camada de argila expandida molha-se facilmente e seca muito mal. Não é surpreendente que filmes de vários tipos estejam se tornando mais difundidos. Ajuda a aumentar a impermeabilização da parte interna das paredes, o polietileno é especialmente bom.

Em alguns casos, para proteção térmica de paredes, é utilizado espuma de poliuretano... A confiabilidade de tal revestimento é apreciada pelos construtores. Mas você definitivamente terá que usar equipamento de proteção para aplicá-lo. O isolamento de espuma permite a passagem do vapor e restringe a entrada de água. Ele pode ser usado para fechar lacunas ao instalar uma janela de plástico na parede.

O isolamento térmico de folha monolítica é mais fácil de instalar do que o isolamento de espuma e geralmente não requer equipamento especializado.

Os fabricantes modernos aprenderam a fazer folhas que podem funcionar em uma ampla gama de temperaturas e manter a elasticidade. Com a ajuda dessas estruturas, será fácil fornecer proteção contra o calor para tubos e outras comunicações que entram na casa. Membrana de isolamento térmico Existem dois tipos principais: o primeiro restringe a penetração do vapor de água do interior da sala, e o segundo permite que o vapor gerado no interior da parede escape livremente. Na escolha do segundo tipo de materiais, o valor chave deve ser dado à sua capacidade de transmissão de vapores, ou seja, a quantidade de vapores que saem por unidade de tempo. O isolamento térmico de multicamadas flexível é usado para isolar tubos ou para refletir os raios de calor para dentro com uma bainha de folha externa.

Especificações

O isolamento térmico de alta qualidade quase sempre desempenha o papel de isolamento acústico ao mesmo tempo. A escolha de tal solução é justificada, pois é necessário reduzir os custos de construção tanto quanto possível e reduzir a espessura total das paredes. Um amortecimento de som confiável não pode ser realizado se não levarmos em consideração as diferenças entre o ruído aéreo (movendo-se no ar) e o choque (transmitido pela vibração das estruturas). As paredes devem isolar totalmente as pessoas do ruído aéreo. Ao mesmo tempo, as paredes externas têm um nível de proteção desigual, que não é padronizado.

Os valores padrão para proteção contra ruído são apenas diretrizes mínimas, eles não devem ser menores em qualquer caso. Na prática, é recomendado exceder completamente esses indicadores em 5-7 dB, então a situação se tornará confortável. Para paredes externas, a absorção de ruído aerotransportado é recomendada a partir de 55 dB, e perto de ferrovias, aeroportos, rodovias federais - pelo menos 60 dB. A absorção do som é fornecida por materiais pesados ​​porosos ou fibrosos; lã mineral e areia são mais frequentemente utilizadas para este fim. Há relativamente pouco tempo, começaram a ser utilizadas membranas à base de polímero com estrutura esponjosa e espessura não superior a 0,5 cm.

Na maioria dos casos, um absorvedor de ruído é colocado entre os materiais que refletem o som. Mas às vezes um revestimento de duas, quatro ou cinco camadas é praticado.

Para minimizar a penetração do som no interior, é necessário quebrar as pontes da transmissão acústica usando fechos especiais. Você definitivamente terá que usar montagens acústicas, que são apresentadas em muitos tipos. Somente especialistas poderão escolher a opção certa corretamente.

Avaliação de fabricantes

É lógico complementar a comparação das propriedades de materiais individuais com uma comparação do nível de fabricantes específicos. Marcas de lã basalto "Tizol" é montada com muita facilidade, o tamanho das folhas é de 100x50 cm, mas deve-se ter em mente que a folha pode se desintegrar devido à densidade heterogênea em diferentes lugares, podendo também aparecer falhas. Durante a temporada, o algodão cai 15-20 mm. Você pode comprar "Tizol" em qualquer loja especializada.

Empresa concorrente "Parede de pedra" pode oferecer lã basalto com uma densidade de 37 kg por 1 cu. m. Também aqui está tudo em ordem com a instalação com aberturas de moldura de 59 cm. Uma embalagem permite cobrir cerca de 6 m2 de paredes. Encontrar os produtos da empresa é fácil em muitos pontos de venda. O contêiner é muito confiável, mesmo o manuseio brusco (dentro de limites moderados) não danificará o material; a vida útil irá deliciar os proprietários.

Techno-Rocklight também é um dos materiais de fácil instalação. Existem quatro tamanhos padrão principais que permitem que você escolha a melhor aparência para um gabinete específico. Mas as fibras encurtadas se desintegram facilmente, portanto, é permitido trabalhar apenas com luvas e com respirador. Não funcionará comprar Rocklight em certas regiões da Federação Russa. O contêiner não é confiável o suficiente, no processo de carregamento os fardos podem se desfazer.

Firma de lã mineral "Está acabado" vendido em rolos e placas. Os tecnólogos conseguiram superar suas farpas tradicionais e aumentar sua força. Esse produto é vendido em todas as lojas especializadas. O corte e o estilo são bastante simples. Mas também existem problemas - odores desagradáveis, a necessidade de usar dispositivos de proteção, conteúdo de informação insuficiente dos rótulos das embalagens.

Produtos e serviços Knauf tem uma ampla gama de opções e amortece o som de forma eficaz. A lã mineral da empresa alemã não contém fenol-formaldeídos tóxicos e muitos outros componentes. Exclui-se o esfarelamento do material, os blocos são muito leves.

Você pode colocar o fogão em um ângulo confortável. Quanto aos problemas, novamente você precisa usar equipamentos de proteção.

Como escolher?

Tendo lidado com as marcas, vale a pena estudar novamente as características de espécies específicas. Os especialistas recomendam preceder o estudo das avaliações, determinando o tipo apropriado de material de isolamento. É extremamente raro agora usar enchedoras a granel, principalmente rolos e placas. Além disso, uma distinção é introduzida em formatos fibrosos, líquidos e celulares. Pode ser difícil usar o segundo tipo sem equipamento especial.

É muito importante prestar atenção se um determinado isolamento é adequado apenas para tratamento de paredes internas ou externas. Ao escolher, também vale a pena descobrir o quão grande é o coeficiente de condutividade térmica - quanto menor, mais calor permanece na casa. Se for necessário alcançar uma longa vida útil do revestimento, é dada preferência a materiais que absorvem o mínimo de água. A mesma circunstância afeta diretamente a resistência ao aparecimento do fungo. O próximo parâmetro importante é a resistência à chama; materiais individuais, mesmo quando aquecidos a 1000 graus, não perdem sua estrutura original.

Mesmo se o isolamento atender a esses requisitos, é útil descobrir o quão bem ele:

  • resiste a forças deformadoras;
  • pára o vapor;
  • resiste à exposição a roedores e microorganismos.

Para o isolamento térmico interno das paredes da casa, é difícil encontrar algo mais perfeito do que o poliestireno expandido. As lajes feitas a partir dele são sempre finas e não reduzem o espaço disponível. A eliminação da absorção de umidade ajuda a trazer o ponto de orvalho para fora e a reduzir o congelamento das paredes. Igualmente importante, em muitos casos é possível fazer sem barreira de vapor.

Mas quando for planejado isolar as paredes do lado de fora, é melhor usar PPU.

A espuma de poliuretano é pulverizada principalmente sobre a superfície protegida, criando uma tela monolítica que não tem uma única junta e área por onde o calor poderia escapar. A excelente adesão torna possível o uso deste material em qualquer superfície. Entre os aquecedores orgânicos, os produtos de lã mineral estão em primeiro lugar.Sua opção econômica é sempre equipada com uma camada de folha metálica. Não coloque as considerações financeiras em primeiro lugar, então o resultado será de má qualidade em qualquer caso.

Processo tecnológico

A utilização de lã mineral para isolamento térmico justifica-se numa situação em que o isolamento pelo exterior não seja possível. O primeiro passo é limpar naturalmente a sujeira da superfície. É especialmente importante eliminar vestígios de mofo e tratar as áreas afetadas com misturas anti-sépticas. Os menores sulcos e rachaduras devem ser reparados com compostos de cimento. Um método eficaz para lidar com orifícios rasos (de até 30 mm) é o uso de espuma de poliuretano.

Se a profundidade for maior, será necessário complementar a espuma com estopa. Aplique anti-sépticos e primers com cuidado, cada camada deve secar antes de aplicar a próxima camada. Para maximizar a eficiência do trabalho, é necessário nivelar as superfícies, garantindo uma prensagem especialmente apertada da estrutura ou das resistências sem moldura. Sobre a superfície do tijolo, espuma de concreto ou concreto aerado é aplicado gesso e sobre ele é feita uma camada de impermeabilização líquida. As armações são feitas de perfis de madeira ou aço.

A distância que divide os suportes verticais é ligeiramente menor do que a largura dos rolos de isolamento. Então, a conexão será muito confiável. A folga para as estruturas da parede é feita de forma que a laje se encaixe ali e restem algumas dezenas de milímetros de entreferro. Isso é obtido pela aplicação pontual de misturas adesivas.

As placas são preferíveis aos rolos, pois rolam menos; o uso de faixas horizontais finalmente ajuda a lidar com esse problema.

A instalação das barreiras de vapor é realizada a partir dos lobos superiores das estruturas, durante o funcionamento elas se movem horizontalmente. O principal método de fixação é a fita dupla-face. Em substratos de madeira, você pode anexar um filme de barreira de vapor usando um grampeador de móveis. Recomenda-se fazer uma sobreposição de pelo menos 100 mm, ao mesmo tempo que devem ser feitas sobreposições em cantos, pisos e tetos. A fita de montagem e a fita adesiva são ideais para vedar juntas de junta.

Mover o filme para mais perto da superfície significa preencher essas áreas com selantes líquidos. Acima da "torta" é colocada uma contra-grade de rack, sua largura de montagem é de 1,5 a 2,5 cm. Graças à contra-grade, é possível fazer uma abertura de ventilação completa. Uma concha decorativa frontal é colocada em cima dela. Para se recusar a usar uma barreira de vapor, a folha é montada por dentro, que deve ser virada para o interior da sala.

Caso contrário, o trabalho é realizado ao usar blocos de segurança. Suportes com a forma da letra “P” são colocados na superfície, eles permitirão a instalação de perfis metálicos. A distância vertical típica é de 0,6m e a distância horizontal pode ser ligeiramente mais curta. Ao medir a quantidade necessária de lã mineral, não se deve esquecer a tolerância de 0,1 m. As orelhas dos grampos bloquearão o movimento vertical do isolamento. Quando são prensados, colocam os perfis e fixam a placa de gesso.

Segundo os profissionais, o isolamento interno é muito pior do que o isolamento externo dos aposentos. Esta é a opção mais eficaz na prática, além disso, não retira espaço útil e evita a formação de condensação. Outra vantagem importante desta solução é a prevenção de pontes frias. O isolamento de gelo externo é executado usando uma técnica úmida ou seca. A opção úmida envolve a aplicação de uma camada isolante diretamente na parede e posterior acabamento ao longo dela.

A espessura total do bloco de isolamento atinge 150 mm. A lã mineral é "plantada" em cola ou guarda-chuva. Recomenda-se reforçar a base. Em seguida, é realizado o acabamento facial, que ao mesmo tempo tem função protetora. Uma solução semelhante é recomendada para edifícios de tijolo e concreto aerado.As casas de estrutura antes da colocação de lã mineral são cobertas com piso rígido de lajes orientadas.

É inaceitável instalar lã mineral durante chuva e alta umidade. Em teoria, pode secar, mas vai demorar muito para esperar. O isolamento externo é sempre coberto com uma película à prova de umidade. Um avental de metal é colocado nas encostas, que protege de forma confiável do contato com a precipitação e do vento e da chuva. Todos os vãos em torno das janelas de vidro duplo devem ser fechados com espuma de poliuretano; é aconselhável cuidar de sua proteção contra umidade.

Você não pode se limitar ao isolamento de algumas paredes, é muito importante prever a proteção térmica do telhado. Até 1/5 de todo o calor sai do prédio pelo teto.

Uma vez que a maioria dos telhados inclinados é equipada com materiais inflamáveis, apenas material de isolamento não inflamável deve ser usado. Além disso, deve passar livremente o vapor de água e não absorver a própria água. Para um telhado plano, a camada de isolamento deve ser definida o mais forte e estável possível, caso contrário, não suportará a carga resultante.

Como preparar?

Os cálculos dos elementos de isolamento são extremamente importantes. Se realizada de maneira inadequada ou não realizada de forma alguma, podem ocorrer sérios problemas. Portanto, um isolamento fraco não permitirá a manutenção de uma temperatura confortável nas dependências da casa. Além disso, ele moverá o ponto de orvalho para o interior da parede. A formação de condensação provoca infecção por fungos e outros organismos putrefativos. Um isolamento térmico muito forte resolve esse problema, mas é economicamente injustificado, uma vez que um aumento na espessura da camada melhora apenas ligeiramente as qualidades práticas.

É necessário levar em consideração a resistência térmica, que é normalizada para diferentes regiões e recalques principais. O cálculo competente permite que você construa a parede mais fina (quanto possível) e não prejudique as qualidades de consumo da casa. A fórmula padrão para cálculos é semelhante a αyt = (R0tp / r-0,16-δ / λ) λyt. À esquerda do sinal de igual está a espessura necessária do isolamento. À direita, seguindo a resistência normalizada, estão:

  • espessura da parede;
  • coeficiente de perda de calor através de sua parte do rolamento;
  • indicador de perda de calor pelo isolamento;
  • índice de homogeneidade do material para fluxo de calor.

As características térmicas em bolos de parede com vãos de ar não podem ser consideradas para o revestimento externo e a própria pausa ventilada. A escolha de uma largura adequada para um único rolo ou cartão deve-se a considerações de facilidade de uso.

Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que quanto menos juntas forem feitas, maior será a confiabilidade da estrutura montada.

Como fazer isso sozinho?

A instalação do isolamento de parede do tipo "faça você mesmo" é bastante simples. Mas há uma série de nuances que muitas vezes são esquecidas pelos artesãos amadores. Portanto, na estação fria, vale a pena cobrir um pouco os dutos de ventilação de exaustão e bloqueá-los completamente em caso de ausência prolongada. Como até 80% de todas as perdas através das paredes são causadas por raios de calor, os isolantes térmicos reflexivos são preferíveis aos convencionais. Em casas já em operação, muitas vezes é necessário fazer o isolamento interno, o que requer a instalação adicional de uma barreira de vapor.

O isolamento térmico das paredes só dá resultado positivo se a proteção térmica da cave tiver sido preparada de acordo com todas as normas. VUma fachada ventilada é criada colocando uma camada isolante em buchas ou usando uma moldura com acabamento externo de qualquer forma conveniente. Se a parede for de tijolos, pode-se recorrer à alvenaria de poço. A incapacidade de ventilar significa que soluções resistentes à umidade terão que ser usadas. O gesso isolante desempenha apenas um papel auxiliar, além disso, é imprescindível fazer um substrato a partir de uma tela recoberta com um primer.

Dicas úteis dos profissionais

Não ignore as vantagens de rebocar uma parede isolada. Sim, é mais demorado e confuso do que o acabamento em bloco a seco, mas permite uma combinação de acabamento e economia de calor adicional. A permeabilidade da torta de parede ao vapor de água deve aumentar gradualmente da superfície interna para a externa; qualquer outra proporção de camadas está fundamentalmente errada. A vermiculita é extremamente cara, mas não é difícil contornar essa dificuldade - você só precisa aplicá-la não de forma autônoma, mas como parte de um gesso quente. Esta solução, devido à sua excelente permeabilidade ao vapor, pode ser usada em quase todos os lugares.

Para os meandros da escolha de um aquecedor para as paredes da casa, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário