Isolamento de uma casa de madeira: por onde começar e que material escolher?
As casas de madeira estão sendo construídas muito, muito ativamente. Mas mesmo essas estruturas confiáveis e de alta qualidade no clima russo não podem passar sem isolamento. E isso significa que uma vida tranquila em casa depende da escolha da versão correta dela e da alfabetização da obra.
Por que você precisa disso?
Os edifícios de painéis são muito populares entre os residentes de verão: eles são atraídos pela oportunidade, tendo começado as obras no final do outono, no início da temporada, de terem uma casa completa. Além disso, essas estruturas:
- ambientalmente amigável;
- são baratos;
- servir por muitas décadas.
Mas todas essas vantagens são obtidas somente se o isolamento da casa de madeira for feito de maneira adequada.
Caso contrário, será bastante difícil chamá-lo de confortável. Vale a pena distinguir imediatamente entre dois tipos de edifícios.
- Os edifícios de uso permanente devem ter, por padrão, uma proteção térmica sólida.
- Se for planejado para estar lá apenas do final da primavera até o final do outono, o isolamento térmico deve ser mínimo - estritamente para manter a estabilidade da própria estrutura.
Para a "moldura" projetada para o período de verão, a espessura das paredes não é superior a 70 mm. Na estação fria, o valor exigido é pelo menos duas vezes maior. Se você se limitar a uma camada mais fina de material, o vazamento de calor será desproporcionalmente grande e você terá que congelar ou perder muito dinheiro com aquecimento.
Importante: para viver no inverno, você não terá que isolar todo o volume da moldura, mas apenas suas partes individuais, em primeiro lugar:
- arraias;
- caves;
- planos de sótão;
- estruturas de porão.
Não vai funcionar para fazer apenas um piso quente, mesmo que sua potência seja excessiva. Pelos porões, paredes externas e outras partes da estrutura da casa de painéis, o calor ainda fluirá alegremente. Dada a variedade de condições onde os aquecedores serão instalados, é impossível dar uma resposta universal sobre a melhor opção. As paredes da cave estão equipadas com alguns tipos de protecção térmica, as paredes de suporte - noutras, a sobreposição do sótão frio - com a terceira. Mas, em qualquer caso, a escolha dos formatos de isolamento adequados vem sempre em primeiro lugar.
Tipos de isolamento térmico
O isolamento cruzado (adicional) de estruturas de pórticos é realizado, como o próprio nome sugere, adicionando um volume auxiliar de isolamento a uma camada. Esta solução permite fechar de forma confiável as pontes frias existentes. A maioria dos construtores prefere isolamento externo - porque não tira o precioso espaço interno, que sempre falta nas casas de veraneio e nas residências rurais. Além da proteção térmica do plano da fachada, atenção especial deve ser dada para evitar o escape de calor pelos cantos.
Eles são os pontos mais problemáticos em qualquer casa; agora você pode descobrir quais soluções para todos esses problemas devem ser preferidas.
O que vale a pena isolar?
O isolamento de uma casa de madeira não pode ser volumoso; a tecnologia padrão é usar apenas ladrilhos ou rolos. A diferença não é apenas que "um é colocado, o outro é destorcido". Os tecnólogos sabem sobre as diferenças de espessura nominal. Normalmente, o aumento da espessura da camada aumentará a eficiência energética do material.
Mas vale lembrar que mesmo um material que por si só é impecável pode ser aplicado incorretamente, e isso imediatamente desvaloriza todas as vantagens. Portanto, é melhor recorrer a profissionais, ou estudar as menores sutilezas e nuances de cada revestimento.
A grande maioria dos construtores amadores e firmas oficiais usa os "quatro brilhantes":
- lã mineral;
- poliestireno expandido;
- lajes minerais;
- isolon.
Existem muitas outras opções, cuja divisão principal é feita por natureza química (substâncias orgânicas ou inorgânicas na base) ou por estrutura - blocos sólidos e substâncias soltas. Você pode até escolher argila expandida, escória metalúrgica e outros reagentes a granel. Mas o problema com essa solução é o encolhimento gradual da camada de proteção térmica. Você terá que forjar completamente a camada a ser colocada, e não apenas preencher todo o volume da parede, piso e assim por diante com a composição selecionada. Materiais chapeados não causam tais problemas - mas também têm suas próprias "armadilhas".
Portanto, é inútil usar lã mineral pura para o isolamento da parede externa: ela não agüentará bem e manterá suas qualidades térmicas somente até as primeiras chuvas ou neve. Um pré-requisito para o sucesso é a fixação a uma estrutura especial de barras embaladas verticalmente. Cada madeira é colocada apenas onde a borda entre as placas de lã mineral vai passar. Você também deve tomar cuidado com a proteção externa de se molhar.
Durante o trabalho, é importante usar proteção respiratória, usar óculos especiais e não retirar as luvas.
Polyfoam é uma substância de natureza orgânica. Suas vantagens indiscutíveis são:
- baixa gravidade específica;
- proteção de paredes de ventos fortes;
- exclusão de decadência.
Mas essas vantagens também têm uma desvantagem: altos riscos de incêndio. Portanto, é impossível recortar as paredes com espuma que não tenha sofrido um processamento especial.
A lã mineral é absolutamente não inflamável. Uma vantagem semelhante pode ser obtida ao usar lã de basalto, mas também tem uma vantagem significativa - facilidade de processamento e segurança perfeita para os construtores.
Muitas pessoas consideram o uso de penoizol uma solução ideal.
Mas também tem pontos fracos - depois de alguns anos, áreas se formarão onde o material não irá aderir firmemente. Portanto, a perda de calor aumentará dramaticamente. A versão líquida do revestimento é caracterizada por uma adesão mais potente e dura 50-60 anos (para este período é dada uma garantia). A desvantagem, no entanto, também é óbvia - não será possível obter sucesso sem um equipamento especial. Mas o penoizol é, em qualquer caso, aceitável para manter o calor no chão, telhado e paredes.
O isolamento interno das paredes dos edifícios de estrutura com materiais em rolo é impossível. Mais precisamente, será possível fixá-los às paredes, mas então as próprias paredes encolherão e o isolamento térmico será inevitavelmente danificado. Independentemente da opção escolhida, se o trabalho é feito dentro ou fora de casa, deve ser feito com muito cuidado. É útil ter isso em mente sempre que surgir a ideia de economizar dinheiro trabalhando por conta própria. Se entre todos os materiais a escolha recaiu sobre o penoizol, a sua instalação é precedida da instalação de perfis.
Estruturas de pórticos raramente são isoladas com argila expandida, e tal escolha não justifica nem mesmo seu baixo custo. Sim, o material é muito denso e não absorve bem a água. Mas se ele já absorveu o líquido, seu retorno será muito lento. A argila expandida é muito pesada, e mesmo com uma densidade mínima na forma seca, ela pressiona nas paredes, a base é muito forte. Esta circunstância deverá ser levada em consideração no acabamento externo, escolhendo as soluções mais duráveis para isso.
Mas o principal não é nem isso, mas o fato de a argila expandida ser três vezes pior em qualidades térmicas do que a lã mineral e o poliestireno. Portanto, é imperativo o uso de camadas de impermeabilização e barreira de vapor. O isolamento térmico com lã de rocha também é um concorrente sólido deste material.Trabalhar com seus fogões é um prazer, não há necessidade de ferramentas complicadas. O corte nos fragmentos desejados é feito com uma faca ou serra de dentes finos.
Para sua informação: os blocos de lã mineral não devem ser espremidos, compactados ou espremidos. Isso certamente levará a consequências negativas. Também é necessário usar o ecowool com sabedoria. Portanto, em sua forma pura, o algodão ecológico é muito inflamável, mas se você misturá-lo com ácido marrom e bórico, o nível de risco de incêndio cairá drasticamente. Além disso, esse processamento evitará o interesse de organismos microscópicos e de certas espécies animais.
Perto da superfície, o ecowool pode conter até 20% de água (por peso) e reter suas propriedades básicas de isolamento.
Quando o material seca, ele restaura totalmente sua funcionalidade. Vantagens como um microclima ideal, supressão de ruídos estranhos, ausência de costuras e segurança sanitária também serão atraentes para as pessoas. Quanto aos possíveis problemas, são os seguintes:
- você terá que se limitar ao aterro vertical para garantir a proteção térmica;
- você definitivamente vai precisar de equipamentos especializados;
- se o controle de fixação for de má qualidade, o material pode sedimentar;
- ecowool não é muito apropriado onde houver alta umidade.
O isolamento de casas de madeira com serragem é outra tecnologia tradicional, até mesmo centenária. Mas não há razão para considerá-lo extremamente primitivo, como as pessoas modernas costumam fazer. A consideração cuidadosa das características do material permite que você incorpore de forma lucrativa suas características positivas e enfraqueça as negativas. A vantagem indiscutível da serragem é sua origem natural, preço acessível e boa retenção de calor. É necessário lidar apenas com o risco de ignição e com o assentamento de roedores no material.
Componentes anti-sépticos, cal, argila, gesso ou cimento ajudam a resolver esses problemas.
Importante: na hora de escolher um aditivo para serragem, preste atenção ao quão higroscópico ele é.
Em muitos lugares, a umidade elevada pode levar a consequências muito desagradáveis. A serragem grossa geralmente é colocada na camada isolante áspera e a retenção de calor é fornecida principalmente por uma substância mais fina. Ao comprar ou auto-adquirir, você deve prestar atenção à secura do material, a qualidade da proteção contra o calor depende disso.
Aderentes de materiais modernos e as tecnologias mais recentes podem isolar casas de estrutura com espuma de poliestireno extrudado. É amplamente utilizado ao trabalhar em pisos, incluindo:
- sobre porões não aquecidos e subterrâneos técnicos;
- sob os tetos de sótãos;
- para aumentar a proteção acústica das estruturas que dividem os pisos da casa.
Normalmente, nos pisos das casas de estrutura, o poliestireno expandido é colocado nos intervalos das defasagens e, a pedido dos proprietários ou artesãos, pode ser montado sob uma betonilha de cimento armado e areia. A desvantagem do material (facilmente removível, porém, com uma abordagem cuidadosa) é a necessidade de observar rigorosamente os intervalos especificados entre as placas. Expandindo quando aquecida, a espuma de poliestireno pode ser danificada - para evitar esse desenvolvimento de eventos, são necessárias lacunas. É importante lembrar sobre a inflamabilidade dessa substância sintética, ela deve ser usada com cautela.
É inaceitável colar em misturas que contenham qualquer componente inflamável ou simplesmente cáustico.
Além do isolamento, é importante lembrar que uma ventilação confiável e bem planejada deve ser fornecida na casa de madeira.
O ar fresco é sempre fornecido das salas de serviço, e o transbordamento é realizado sob as portas que dividem as salas. Se você não cuidar da presença de uma lacuna abaixo deles, então não será possível alcançar não só o frescor, mas também uma distribuição uniforme do calor na habitação. Quando não é possível formar essa lacuna, eles vêm ao resgate:
- canais especiais para estouro;
- grades na parede;
- canais separados para a passagem de ar em uma sala específica.
Especificações
Quanto mais monolítica for a camada de isolamento, mais estável geralmente ela mantém o calor. É por isso a densidade da estrutura deve receber atenção prioritária, é muito mais importante do que um grande nome ou vários certificados. O único material particularmente leve que merece atenção é o poliestireno expandido (incluindo sua modificação, como a espuma de poliestireno). Até a lã mineral já é apenas uma categoria leve, embora sua densidade específica possa variar amplamente. É esta circunstância que permite que você escolha a solução ideal para uma variedade de condições e situações.
Se você deseja o bloqueio de frio mais forte possível (nas salas e no chão), você precisa usar as versões mais densas. Para um sótão não residencial, o bar é mais baixo. Com densidade de 75 kg por 1 cu. m. o isolamento acolchoado é adequado apenas em superfícies que suportam uma carga relativamente fraca, bem como para proteção térmica de tubos.
A marca P-125 já vale mais, pode ser utilizada em diversos procedimentos:
- revestimento de tetos e pisos;
- isolamento térmico de paredes;
- proteção térmica de partições;
- supressão de ruído externo.
Algodão da categoria PZh-175 tem maior rigidez e não é usado em casas de madeira, em maior medida, é usado em edifícios de pedra e concreto. Se você planeja cobrir as paredes com tapume, pode usar lã de basalto com densidade de 40 a 90 kg por 1 metro cúbico. m. Além disso, o material mais denso é recomendado para ser usado nas partes superiores das paredes. Sob o gesso, os especialistas aconselham levar algodão com densidade de 140-160 kg por 1 metro cúbico. m. Os requisitos para aquecedores usados no interior de uma casa de madeira são menos exigentes.
Quando a residência é coberta com um telhado inclinado, os parâmetros ideais são 30–45 kg por 1 metro cúbico. m, e se for planejado para isolar o sótão, a barra inferior já é de 35 kg.
O indicador mínimo para lã mineral sob um telhado plano é cinco vezes maior, e para poliestireno expandido é muito mais suave, apenas 40 kg por 1 metro cúbico. m máximo. Nos pisos, é permitido o uso de isolamento solto somente no assentamento nos intervalos das toras. Caso contrário, a proteção térmica será um elemento carregado mecanicamente, o que afetará negativamente suas características.
Os residentes de casas de madeira naturalmente se esforçam para garantir que seus habitats sejam não apenas quentes, mas também ecologicamente corretos; Erros na seleção do isolamento podem interferir no alcance desse objetivo. Até recentemente, era possível encontrar um método ecológico de proteção térmica apenas em áreas de elite, mas agora esses esquemas se tornaram muito mais acessíveis. O primeiro lugar é bastante previsivelmente ocupado pelas fibras das matérias-primas naturais:
- lenhoso;
- linho;
- cânhamo e alguns outros.
A vantagem dessas substâncias é o grau zero de risco alérgico e toxicológico. A suavidade da estrutura torna difícil para os componentes individuais penetrarem no espaço externo. Em uma casa ecologicamente limpa, não há lugar para lã mineral e de vidro. Fragmentos de fibras de vidro e pedra, minúsculos em tamanho, não podem ser vistos sem uma lente de aumento. Mas podem causar danos à saúde em grande escala.
Importante: não importa o quão grande seja o desejo por limpeza e proteção à saúde, isso não é motivo para recusar o processamento anti-séptico de uma série de materiais - onde é realmente necessário.
Na maioria das vezes, os retardadores de fogo são feitos de bórax, um mineral natural totalmente inofensivo. A grande maioria dos componentes de proteção térmica, no entanto, não representam um perigo apenas sob condições estritamente especificadas. Uma delas é sempre a preservação da integridade da "torta" isolante da qual uma ou outra substância não pode escapar normalmente. O isolamento de linho é relativamente barato e ainda bastante normal, com base em dados obtidos em pesquisas médicas em diferentes países.
Os blocos de turfa estão se tornando cada vez mais procurados na construção de estruturas. 1 metro cúbico m de tal material custa cerca de 3 mil rublos, e vai durar de 75 anos, todo esse tempo sendo um lugar agudamente desfavorável para micróbios. O que é importante em nossa era turbulenta, esse isolamento é capaz de reduzir a penetração da radiação na casa em 80%. O único problema é que ainda há pouca experiência operacional e não está claro como os blocos de turfa se comportarão em diferentes condições após muitos anos.
As estruturas de cortiça podem ser facilmente instaladas sob o papel de parede, nas paredes interiores e sob o chão; mas devido ao preço muito alto, é improvável que muitas pessoas sejam capazes de apreciar sua qualidade em um futuro próximo.
Visão geral dos fabricantes
As avaliações permitem que você aprecie não apenas vários tipos de materiais de isolamento, mas também o profissionalismo e a consciência de cada empresa.
Atenção: é importante lembrar que só falaremos do melhor mesmo, das melhores empresas que mostraram todas as suas capacidades ao longo dos anos de competição.
Empresa "Parede de pedra" fornece isolamento à prova de fogo em lã de rocha para o mercado. Ao mesmo tempo, aposta em garantir o mais alto desempenho ambiental e sanitário de seus produtos. Você pode usar essa lã mineral como parte da proteção térmica:
- tubos;
- paredes frontais;
- divisórias de sala;
- estruturas de cobertura;
- áreas experimentando intenso estresse.
São necessários 100 mm dessa laje para substituir quase 2 m de alvenaria.
Corporação francesa "Está acabado" vende para seus consumidores lã de vidro na configuração rolo, placa ou fosco. É claro que a segurança ambiental é um pouco menor, mas o custo dos produtos é visivelmente menor e as propriedades ideais de combate a incêndio são garantidas. O nível de condutividade térmica também atende aos requisitos necessários. A linha da empresa inclui materiais prensados que podem ser facilmente instalados mesmo sem o uso de fixadores.
Lã de vidro também é fornecida com a marca URSA, que na produção usa uma quantidade muito menor de fenol e, em alguns casos, eliminou-o totalmente. A gama de produtos inclui:
- placas de dureza moderada;
- produtos adaptados para organizações médicas e infantis;
- construções hidrofóbicas de alta densidade;
- produtos resistentes a cargas deformadoras.
Cálculos
Independentemente da substância específica usada, é necessário calcular cuidadosamente a espessura do isolamento. Se você calcular mal com este indicador, você obtém um efeito insuficiente ou custos excessivamente altos para a compra de proteção térmica e para trabalhar com ela. Quando o trabalho é confiado a uma equipe profissional, ainda é preciso controlar as medidas e cálculos por ela realizados. Como mostra a prática, os instaladores que ficam sem supervisão, certificando-se de que ninguém os verifica, mais cedo ou mais tarde "cometerão um erro" a seu favor.
O papel principal nos cálculos é desempenhado por indicadores como condutividade térmica e resistência térmica.
A lã de vidro tem uma resistência muito alta à dissipação de calor - mas suas desvantagens impedem o uso generalizado desse material. Ao fazer o cálculo, vale a pena focar nas propriedades climáticas de uma determinada área. Portanto, em Moscou e seus arredores, a camada recomendada de melhor isolamento não excede 0,2 m. Se você usar tantos deles no Extremo Norte, o resultado será desastroso para os residentes.
Uma fórmula padrão da forma δt = (R - 0,16 - δ1 / λ1 - δ2 / λ2 - δi / λi) × λout tem os seguintes componentes (sequencialmente):
- resistência ao calor de estruturas em uma área específica;
- espessura total de todas as camadas;
- coeficiente de condutividade térmica;
- a capacidade do isolamento de transmitir calor.
Matérias-primas e ferramentas
Quando o tipo de isolamento é selecionado, os cálculos são feitos, é hora de nos prepararmos para trabalhar adequadamente. É imprescindível escolher as ferramentas necessárias o mais cuidadosamente possível, levando em consideração as menores nuances.
- Com a versão seca do isolamento, a “matéria-prima” pode ser considerada, juntamente com a proteção térmica selecionada, a madeira ou as estruturas metálicas da moldura que está sendo criada. Também é útil escolher materiais decorativos que sejam consistentes com o material, filmes impermeabilizantes, membranas, barreiras de vapor.
- O esquema "úmido" é realizado com adesivos à base de água.
As ferramentas típicas de isolamento de parede e telhado incluem:
- Chave de fenda;
- pistolas para aplicação de espuma de poliuretano;
- martelos;
- serras de vaivém para corte preciso de madeira e metal;
- perfurador;
- espátulas;
- níveis hidráulicos;
- roleta;
- tesouras para metal;
- recipientes para a preparação de soluções e assim por diante.
O conjunto exato não pode ser previsto com antecedência, pois depende fortemente da tecnologia escolhida, das nuances da estrutura da casa e da quantidade de trabalho. Em qualquer caso, você deve tentar obter ferramentas e suprimentos de alta qualidade. Todos os acessórios adquiridos especificamente ou já disponíveis devem ser verificados cuidadosamente antes de iniciar o trabalho. Caso contrário, não será possível garantir a qualidade e segurança das manipulações durante o isolamento. Em quase todos os casos, os artesãos se beneficiam de um quadrado: ele é capaz de marcar os ângulos retos exatos e medir os ângulos reais formados pelas laterais da peça.
De todos os martelos, o tipo de chaveiro é o mais adequado.
É adequado para todos os tipos de superfícies. Por um lado, essa ferramenta é uniforme e permite golpear e, por outro, é afiada, como um cinzel. Se você tiver que desmontar elementos e estruturas de construção, precisará de um pregador. É possível dividir a espuma de plástico e outros elementos decorativos isolantes em partes usando serras com dentes finos. Os dentes devem ser especialmente ajustados e afiados de maneira especial.
Para a preparação de misturas de construção, apenas os misturadores com uma parte em espiral feita de tipos de aço resistentes são bastante adequados. Com a ajuda de rolos, é fácil aplicar primers e uma variedade de tintas, mesmo em superfícies muito ásperas ou ásperas. Para aplicar a solução adesiva para a posterior introdução da tela de reforço, recomenda-se o uso de uma ferramenta para passar roupa suíça com dentes. O tamanho ideal do dente é 8 x 8 ou 10 x 10 mm e é determinado pelo fabricante do sistema de fachada.
Auto-cobertura
Em qualquer caso, as instruções passo a passo requerem a montagem de uma camada que protege contra a umidade. A única exceção é feita para situações em que essa proteção já é externa (ou interna). A razão é simples - o bloqueio bidirecional da água priva-a de sua saída. O líquido se acumulará dentro das paredes e as erodirá gradualmente.
O primeiro passo geralmente é medir as superfícies externas e cortar o impermeabilizante de acordo com seu tamanho.
Recomenda-se prender o material com as próprias mãos com grampeador nos racks, garantindo que a moldura fique totalmente embainhada. A ótima instalação da impermeabilização é com sobreposição, quando a camada superior se sobrepõe à inferior em aproximadamente 10 cm.
Isso é seguido pelo trabalho com uma barreira de vapor. Não será possível contornar este ponto mesmo no caso em que substâncias hidrofóbicas ou neutras que transferem o contato com a água são usadas para isolamento. Na verdade, além deles, a "torta" inclui outros detalhes muito mais sensíveis ao molhar. Ao isolar por dentro e por fora, será correto usar um filme especial ou espuma de polietileno para conter o vapor de água. Esses materiais são fixados nas prateleiras das esquadrias, proporcionando a maior pressão ao isolamento.
Importante: envolver os blocos de proteção térmica em um filme é uma violação do esquema padrão - até que todos os componentes do quadro sejam cobertos de água, sem exceção, o trabalho não pode ser considerado concluído.
Só quando tudo isso termina, eles começam a trabalhar com o próprio enchimento.
Ao mesmo tempo, os requisitos de segurança são estritamente observados, especialmente relevantes na escolha de lã mineral ou de vidro.
A etapa final é costurar as paredes por dentro. Fora da competição pela soma de suas qualidades, haverá drywall e painéis de aglomerado orientado. Recomenda-se a instalação de GKL se a moldura for perfeitamente plana, então a superfície externa será lisa. Mas o OSB, devido à sua rigidez, lidará com as falhas da forma mais eficiente possível. Mas, em qualquer caso, é apenas uma preparação para um acabamento real.
Master classes de profissionais
As master classes organizadas por profissionais permitem-lhe obter as informações mais recentes e adequadas sobre todos os problemas de isolamento e temas afins. Como resultado da consulta, ficará claro qual deve ser a largura da placa do quadro em um caso particular e como calcular a espessura de um material fundamentalmente novo.
Os artesãos experientes entendem as medidas de segurança e o modo de armazenamento, o transporte de cada revestimento de isolamento é melhor do que os construtores amadores comuns. Muitos erros são cometidos ao consertar estruturas, desenhar diagramas e determinar a seqüência de camadas na "torta". Mas a comunicação com pessoas bem informadas ajuda a corrigir essa situação.
Quando for usada lã mineral, tome cuidado para evitar que a condensação entre em ambientes quentes. Mas a impermeabilização e a barreira de vapor também estão repletas de muitas "armadilhas". A escolha do material para revestimento é muitas vezes ditada pela tradição, gostos pessoais ou estereótipos - no entanto, um design bem pensado é muito mais agradável. Os profissionais dirão quando você pode usar isolantes naturais e quando é melhor usar isolantes artificiais. Também é muito importante entender a compatibilidade dos materiais uns com os outros: aqui novamente as master classes ajudam.
Para obter informações sobre qual isolamento mantém melhor o calor, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.