Características de isolamento e isolamento acústico da sobreposição entre pisos em vigas de madeira

Características de isolamento e isolamento acústico da sobreposição entre pisos em vigas de madeira
  1. Descrição
  2. Normas e requisitos
  3. Classificação
  4. Seleção de material
  5. Pagamento
  6. Tecnologia de assentamento
  7. Dicas úteis

Ao construir uma casa, o isolamento térmico e o isolamento acústico são tarefas importantes. Ao contrário das paredes, o isolamento do piso possui vários recursos. Vamos considerar os principais.

Descrição

O método mais rápido e fácil de isolamento entre pisos é o deck de vigas de madeira. A instalação de uma barra a uma certa distância não requer muito esforço. Depois disso, resta apenas preencher os vazios resultantes com material isolante de calor e som e fechar tudo com acabamento do piso do piso ou sótão. A madeira é um bom condutor de som. Portanto, se você apenas embainhar as vigas entre os pisos com madeira, o isolamento térmico e acústico deixará muito a desejar.

A escolha correta do material de isolamento térmico deve ser realizada a partir do local onde se localiza a sobreposição. Portanto, para a sobreposição entre pisos, o isolamento acústico é de grande importância. A sobreposição entre o piso e o sótão deve ter mais qualidades de isolamento térmico. Em uma casa com aquecimento em todos os andares, a transferência de calor para os andares superiores deve ser levada em consideração. Neste caso, a escolha das características de isolamento térmico do material permitirá manter o microclima de cada divisão. Muita atenção deve ser dada à proteção do calor e do material isolante de som contra a umidade. Para isso, são utilizados isolantes de vapor e hidro.

Normas e requisitos

A sobreposição entre pisos está constantemente sob influências mecânicas e acústicas que causam ruído (andar com sapatos, objetos caindo, portas batendo, TVs, sistemas de alto-falantes, pessoas conversando e assim por diante). A este respeito, foram estabelecidos requisitos estritos de isolamento. A capacidade de isolamento acústico é indicada por dois índices. Índice de isolamento acústico aerotransportado Rw, dB e índice do nível de ruído de impacto reduzido Lnw, dB. Os requisitos e padrões são regulamentados no SNiP 23-01-2003 "Proteção contra ruído". Para atender aos requisitos de pisos inter-pisos, o índice de isolamento acústico do ar deve ser mais alto e o índice do nível de ruído de impacto reduzido deve ser inferior ao valor padrão.

Para o isolamento de pisos no território da Federação Russa, os requisitos estabelecidos no SNiP 23-02-2003 "Proteção térmica de edifícios" também são impostos. Os requisitos de isolamento são determinados pela localização do piso. Ao escolher o isolamento para pisos entre pisos, eles são mais orientados pelo que será a estrutura. Por exemplo, se o isolamento for colocado entre troncos ou vigas, é dada preferência ao isolamento de basalto de baixa densidade ou fibra de vidro.

Se o isolamento for colocado sob a mesa, a densidade deve ser alta. Além das propriedades de isolamento térmico, o isolamento deve atender aos requisitos de segurança ambiental.

Classificação

Para classificar o isolamento de ruído, você pode dividir todos os métodos de lidar com a penetração de ruído em duas partes.

  • Insonorização - reflete o som de uma parede ou teto, o que impede significativamente a penetração de ruído atrás da estrutura. Essas propriedades têm materiais densos (concreto, tijolo, drywall e outros materiais reflexivos, sonoros). A capacidade de refletir o som é determinada principalmente pela espessura do material. Na construção, ao projetar, o índice de reflexão do material de construção é levado em consideração. Em média, varia de 52 a 60 dB.
  • Absorção de som - absorve o ruído, evitando que ele seja refletido de volta para a sala.Os materiais de absorção de som geralmente têm uma estrutura celular, granular ou fibrosa. O quão bem um material absorve o som é avaliado por seu coeficiente de absorção de som. Ele muda de 0 para 1. Na unidade, o som é completamente absorvido e, em zero, é completamente refletido. Deve-se notar aqui que, na prática, não existem materiais com fator 0 ou 1.

É geralmente aceito que os materiais com coeficiente de absorção sonora superior a 0,4 são adequados para isolamento.

Essas matérias-primas são divididas em três tipos: moles, duras e semiduras.

  • Os materiais sólidos são produzidos principalmente a partir de lã mineral. Para maior absorção de som, cargas como perlita, pedra-pomes e vermiculita são adicionadas ao algodão. Esses materiais têm um coeficiente de absorção sonora médio de 0,5. A densidade é de cerca de 300–400 kg / m3.
  • Os materiais macios são feitos à base de fibra de vidro, lã mineral, algodão, feltro e assim por diante. O coeficiente de tais materiais varia de 0,7 a 0,95. Peso específico até 70 kg / m3.
  • Os materiais semirrígidos incluem placas de fibra de vidro, placas de lã mineral, materiais com estrutura celular (poliuretano, espuma e semelhantes). Esses materiais são chamados de materiais com coeficiente de absorção sonora de 0,5 a 0,75.

Seleção de material

A insonorização e a insonorização em habitações com soalho de madeira podem ser efectuadas com diversos materiais.

Uma lista dos mais comuns está abaixo.

  • Materiais fibrosos que absorvem o som - são isolantes em rolo ou em folha (lã mineral e basáltica, ecowool e outros). Esta é a melhor forma de lidar com o ruído. Localizado entre o plano do teto e o piso do teto.
  • Feltro - é aplicado sobre as toras, bem como nas juntas de paredes, costuras e outras áreas onde seja necessário para evitar a penetração por vazamentos estruturais.
  • Cortiça, folha, borracha, suporte de poliestireno - um material fino para colocar em cima de pisos ou vigas. Isola a sala do ruído de impacto e vibração.
  • Areia - colocada sobre fundo de polietileno, na parte inferior de toda a insonorização. Isso torna possível resolver quase completamente o problema do isolamento acústico, em combinação com outros materiais.
  • Argila expandida - assentamento e o princípio de operação é semelhante ao da areia, mas devido à sua estrutura de grande porte e menor gravidade específica, é mais conveniente. Elimina o derramamento quando o substrato quebra.
  • Subfloor - montado a partir de aglomerado e folhas de OSB no princípio de um piso flutuante, não possui uma ligação rígida com a sobreposição, devido a isso amortece os ruídos.

Para atingir o nível necessário de isolamento acústico, uma "torta" é montada com uma combinação de diferentes materiais. Um bom resultado, por exemplo, é dado pela seguinte ordem de materiais: forro de teto, torneamento, material de barreira de vapor, lã mineral com fundo de borracha-cortiça, OSB ou placa de aglomerado, materiais de acabamento. Demora um pouco para escolher os materiais isolantes. estude os mais comuns deles com mais detalhes e escolha os mais adequados de acordo com a descrição.

  • Lã de vidro - o material é feito de fibra de vidro. Possui alta resistência, maior resistência à vibração e elasticidade. Devido à presença de espaços vazios entre as fibras, absorve bem os sons. As vantagens deste material o tornaram um dos mais comuns em isolamento térmico e acústico. Estes incluem baixo peso, passividade química (sem corrosão dos metais em contato), não higroscopicidade, elasticidade. A lã de vidro é produzida na forma de esteiras ou rolos. Dependendo do desenho do piso, você pode escolher a opção mais adequada.
  • Lã mineral - material feito de fundidos de rocha, escórias metalúrgicas ou suas misturas. As vantagens são segurança contra incêndio e passividade química. Devido ao arranjo caótico das fibras em posições verticais e horizontais em diferentes ângulos, consegue-se uma grande absorção de som.Em comparação com a lã de vidro, a desvantagem desse material é o peso maior.
  • Painel multicamadas - atualmente, os sistemas de isolamento acústico são considerados convenientes de usar, uma vez que são um dos principais meios de divisórias de isolamento acústico (uma parede de tijolo ou concreto, etc.). Esses sistemas são feitos de gesso cartonado e painéis sanduíche. O painel sanduíche em si é uma combinação de camadas densas e leves de fibra de gesso e lã mineral ou de vidro de várias espessuras. O modelo do painel sanduíche determina qual material é usado nele e como as camadas de materiais variam em espessura. Não apresenta risco de incêndio, mas também não é recomendado para uso para isolamento de pisos, pois nesta situação a instalação e o custo do material tornam-se mais complicados, o que acarretará em gastos desnecessários de construção. Para tectos, pode ser utilizado em algumas situações específicas, desde que simplifique a instalação do isolamento acústico. A grande desvantagem dos painéis é seu peso, que deve ser levado em consideração na instalação.
  • Folha prensada de chips de cortiça natural - um dos materiais mais eficazes para isolamento contra ruído de impacto. O material é resistente a roedores, mofo, parasitas e apodrecimento. Inerte para produtos químicos. Além disso, a durabilidade é uma vantagem (dura 40 anos ou mais).
  • Espuma de polietileno - mais adequado como substrato para laminados, parquetes e outros revestimentos para pavimentos. Eficaz contra ruído de impacto. Possui diversas variedades, o que é uma vantagem para atingir os correspondentes requisitos de isolamento acústico e custos mínimos. Resistente a óleos, gasolina e muitos solventes. Possui uma série de desvantagens como risco de incêndio, instabilidade à radiação ultravioleta, perde até 76% de sua espessura sob cargas prolongadas. Os incidentes de umidade criam condições para o crescimento de mofo e bolor. Um dos materiais baratos.
  • Fundo de borracha de cortiça - feito sob a forma de uma mistura de borracha sintética e cortiça granular. Projetado para reduzir o ruído de impacto. Conveniente para uso em revestimentos elásticos e têxteis (linóleo, tapetes e outros). Ele também é usado com não menos eficiência sob revestimentos de pisos duros. A desvantagem desse material pode ser chamada de que na presença de umidade ele pode servir como um ambiente favorável para o molde, portanto, é necessário um isolamento adicional contra umidade. Um envoltório de plástico é adequado para isso.
  • Substrato de cortiça betuminosa - em papel kraft impregnado com betume e polvilhado com aparas de cortiça. O enchimento de cortiça está localizado na parte inferior, o que ajuda a remover a umidade sob o laminado. Não requer impermeabilização. As desvantagens deste material são que os farelos de cortiça podem voar para fora da tela, com o excesso de humidade, apodrece, mancha no assentamento.
  • Material compósito - consiste em duas camadas de filme de polietileno e uma camada de grânulos de poliestireno expandido entre elas. Filmes de polietileno têm estruturas diferentes. O superior protege o revestimento da umidade e o inferior permite que a umidade penetre na camada do meio, que a remove em todo o perímetro.
  • Espuma de poliestireno extrudado - tem baixa absorção de água, alta resistência. A facilidade de instalação deste material é determinada pela facilidade de corte, instalação simples e rápida, desperdício mínimo. A facilidade de instalação determina o baixo custo da obra. É durável, mantém suas propriedades por 50 anos.
  • Fibra de vidro - aplicável para o isolamento de ruído proveniente da estrutura. A estrutura fibrosa porosa oferece essa oportunidade. É utilizado em painéis sanduíche, caixilhos e divisórias com isolamento acústico, pisos e tetos de madeira. Dependendo do material com o qual é usado, a tecnologia de instalação também é selecionada. Na instalação de pisos ou pisos de madeira, é colocado em locais de suporte nas paredes e sob as vigas.Além disso, se as extremidades das vigas estiverem apoiadas nas paredes, para evitar o contato forte com outras estruturas do edifício, a fibra de vidro deve ser isolada com uma gaxeta.
  • Selante Vibroacústico - serve para fornecer isolamento de vibração. Para reduzir o ruído proveniente da estrutura, ele está localizado entre as estruturas. Conveniente de usar para preencher palavras em constituições. Boa adesão a gesso, tijolo, vidro, metal, plástico e muitos outros materiais de construção. Após o endurecimento, não há cheiro, não representa perigo no manuseio. Durante a execução do trabalho, as instalações devem ser ventiladas. Evite o contato com os olhos durante a operação.

Com base nas propriedades descritas acima, você pode selecionar o material mais aceitável para o piso construído.

Pagamento

Erros típicos no cálculo do isolamento acústico é a comparação de dois materiais, que indicam as características de isolamento acústico e absorção sonora. Esses são dois indicadores diferentes que não podem ser comparados. O índice de isolamento acústico é determinado em frequências na faixa de 100 a 3000 Hz. A crença popular de que a espuma é um bom material de isolamento acústico também é um erro. Nesse caso, uma camada de 5 mm de bom material à prova de som é superior a uma camada de 5 cm de espuma. O isopor é um material resistente e evita o ruído de impacto. O maior efeito de isolamento acústico é alcançado quando uma combinação de materiais de isolamento duros e macios.

Cada material de isolamento é caracterizado por sua resistência à transferência de calor. Quanto maior essa característica, melhor o material resiste à transferência de calor. Para fornecer o nível necessário de isolamento térmico, a espessura do material é variada. Atualmente, existem muitas calculadoras online para calcular o isolamento térmico e o isolamento acústico. Basta inserir os dados no material e obter o resultado. Comparando com as tabelas de requisitos SNiP, descubra como a opção proposta atende aos padrões necessários.

Tecnologia de assentamento

Numa casa privada de madeira, a instalação de isolamento acústico e acústico é melhor realizada durante a construção ou na fase de acabamento áspero. Isso eliminará a contaminação dos materiais de acabamento (papel de parede, tinta, teto e assim por diante). Tecnologicamente, o processo de instalação de isolamento acústico e acústico não é difícil, e você mesmo pode fazer isso.

Um exemplo é a seguinte ordem de etapas de instalação.

  • Em primeiro lugar, toda a madeira deve ser coberta com um anti-séptico. Isso protegerá a árvore do aparecimento de parasitas, mofo, fungos e decomposição.
  • No estágio seguinte, o piso áspero é embalado a partir da parte inferior das vigas. Para isso, são adequadas placas com espessura de 25-30 mm.
  • Em seguida, a barreira de vapor é instalada no topo da estrutura formada. As juntas da barreira de vapor devem ser coladas com fita adesiva. Isso impedirá que o isolamento se derrame. As bordas devem ir nas paredes a uma altura de 10-15 cm, o que protegerá o material isolante nas laterais da penetração de umidade das paredes.
  • Depois que a camada de barreira de vapor é hermeticamente fixada no piso áspero, o isolamento é aplicado. Neste caso, o material de isolamento térmico é montado não só entre as vigas, mas também por cima delas. Isso evita fendas pelas quais o som e o calor podem passar. Em geral, essa abordagem fornecerá o nível mais alto de isolamento acústico e acústico.
  • Na fase final, todo o isolamento é coberto por uma camada de barreira de vapor. Como nos estágios iniciais, isso servirá para proteger o isolamento da umidade e do vapor. Também é necessário colar as juntas de barreira de vapor com fita adesiva. Após concluir essas etapas, o isolamento térmico e acústico está pronto. Resta montar o contrapiso. Para isso, você pode usar placas com largura de 30 mm. Mas a melhor opção seria consertar o aglomerado, em duas camadas. Neste caso, as bordas do aglomerado devem ficar sobre as toras, e a segunda camada deve ser montada de forma a se sobrepor às juntas da primeira camada.
  • Como resultado das operações feitas com o contrapiso, será obtido um revestimento que não tem ligação com as vigas, a tecnologia é chamada de piso flutuante. Neste caso, o revestimento é sustentado pelo seu próprio peso, e a ausência de fixação com estrutura de viga impede a passagem do ruído de impacto. Este método é um isolamento acústico adicional. Na compra de placas em aglomerado e OSB, materiais isolantes, é imprescindível saber o fabricante e, se possível, o tipo de material. Os materiais de construção podem liberar gases tóxicos, portanto, materiais melhores são recomendados.

Em casas monolíticas, de dois pavimentos ou com mais pavimentos, em pavimentos de concreto, isola-se o calor e o som sob a mesa.

Dicas úteis

Na escolha do isolamento acústico e térmico, é necessário levar em consideração todas as características dos materiais em termos de resistência à passagem de calor e ruído. Descubra como eles atendem aos padrões ou requisitos pessoais para prestar atenção à economia de custos. Já o efeito desejado só pode ser alcançado com materiais alternativos ou outra ordem de instalação de isolamento. Um papel importante é desempenhado pela medida em que as matérias-primas utilizadas são inofensivas para a saúde.

Um papel adicional no aumento do isolamento acústico e acústico pode ser desempenhado por uma mudança na estrutura do teto. Por exemplo, diferentes tipos de madeira têm condutividade térmica e condutividade sonora diferentes. Grandes vazios entre as vigas também contribuem para um aumento no isolamento acústico. Você pode usar diferentes tipos de espaçadores para fixar toras, contrapisos e revestimentos. Se o isolamento e o isolamento acústico forem montados independentemente, é aconselhável não negligenciar os conselhos e recomendações de especialistas. Atenção especial deve ser dada ao fato de que uma violação da tecnologia de assentamento de materiais isolantes pode levar a uma diminuição do resultado desejado, a um aumento de custos e, no pior dos casos, à perda de material e fragilidade da obra.

Para obter informações sobre como isolar a sobreposição entre pisos usando vigas de madeira, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário