Cavilhas para isolamento térmico: tipos de fixadores e características de escolha
A realização de trabalhos de isolamento da fachada do edifício envolve a resolução da principal tarefa - a instalação de materiais térmicos. Para a instalação, você pode usar uma solução adesiva, mas ao realizar uma grande quantidade de trabalho e para aumentar a confiabilidade da estrutura, é melhor usar um pino-prego especial ou pino de disco.
Peculiaridades
O tarugo do disco pode ser visualmente dividido em três partes convencionais - a cabeça, a sonda de haste comum e a zona do espaçador. Uma característica distintiva da cabeça do pino-guia da placa é a largura com um diâmetro de 45 a 100 mm. Esta solução construtiva permite fixar de forma fiável o isolamento da fachada do edifício. O chapéu tem uma superfície rugosa e é equipado com orifícios tecnológicos cônicos para aumentar a aderência ao isolamento. Por baixo da cabeceira encontra-se uma zona normal do varão, terminando com uma zona espaçadora, que é responsável pela fixação de todo o sistema de isolamento térmico à fachada e é composta por vários troços. O comprimento da seção depende das dimensões do próprio pino de disco e tem uma média de 60 mm. O pino do disco também inclui um prego ou parafuso espaçador que fixa o pino ao expandir a zona do espaçador.
Visualizações
Os tarugos de disco podem ser divididos nos seguintes tipos de acordo com os materiais de fabricação, características e campo de aplicação:
- com prego plástico - utilizado para fixação de estruturas leves, inteiramente em náilon, polietileno de baixa pressão ou polipropileno;
- com haste de metal - contém um prego de expansão de metal, o que aumenta significativamente sua confiabilidade;
- com haste metálica e capa térmica - além do prego de expansão metálico, existe uma capa térmica para reduzir a transferência de calor;
- passador de fachada com haste de fibra de vidro - modelo de construção, prego de expansão em fibra de vidro de alta resistência.
Com base no tipo de anexo, os seguintes tipos podem ser adicionalmente distinguidos:
- cavilhas com núcleo forte - podem ser marteladas com um martelo, o que acelera significativamente o processo de instalação;
- cavilhas com tampas em relevo - destinadas à instalação apenas com uma chave de fenda ou chave de fenda.
Especificações
Cada unidade de produto da lista acima tem suas próprias propriedades exclusivas e cada uma tem suas próprias qualidades positivas e negativas. Antes de comprar uma quantidade suficiente de material de fixação, você deve se familiarizar com as características de cada tipo de bucha de disco:
- Cavilha em forma de cavilha com um prego de plástico. É feito de nylon, polietileno de baixa pressão ou polipropileno. Em termos de suas propriedades, esses materiais são praticamente idênticos, portanto, não devem afetar a adoção de uma decisão positiva na escolha dos fixadores. Por ser totalmente em plástico, este material de fixação é muito leve, o que permite a sua utilização em qualquer estrutura sem se preocupar com a carga da parede de suporte. Mas há uma desvantagem nisso - eles não devem ser usados para prender isolamentos pesados, eles simplesmente não suportam.
A ausência de metal na composição da haste espaçadora confere vantagens adicionais - resistência à umidade e baixa condutividade térmica. A primeira vantagem o torna imune à corrosão e prolonga sua vida útil em até 50 anos, e a segunda permite minimizar a perda de calor.Ao mesmo tempo, durante a instalação, deve-se tomar extremo cuidado ao trabalhar com um prego espaçador de plástico. Possuindo baixa rigidez, tem a desagradável tendência de se dobrar e quebrar nos momentos mais inoportunos.
- Cavilha de disco com prego de metal. Difere do modelo anterior por utilizar como elemento de fixação um prego metálico de aço galvanizado com 6 mm de espessura. Isso aumenta significativamente a resistência e permite suportar o peso de qualquer estrutura e utilizá-la ao trabalhar com qualquer tipo de isolamento. E, ao contrário de um prego de plástico, um prego espaçador de metal não quebra nem entorta. Mas esse tipo de cavilha de disco também tem desvantagens. Um prego espaçador de metal conduz o calor melhor do que um de plástico e pode criar áreas onde a parede pode congelar, o que não aconteceria com um pino feito inteiramente de plástico. A segunda desvantagem é a corrosão. Se a parede permanecer úmida na maior parte do ano, todo o prego espaçador passará pela cabeça de ferrugem desprotegida, o que levará ao colapso de todo o sistema de isolamento térmico.
- Cavilha em forma de cavilha com haste de metal e capa térmica. Esta é uma versão aprimorada do fixador anterior, projetada para funcionar em condições úmidas. A principal diferença está no plugue de plástico, que é preso à cabeça do pino. Ele evita a penetração de umidade e reduz o fluxo de calor, portanto, esses fechos podem ser considerados mais herméticos. Existem duas versões - com um plugue removível que você precisa instalar e um plugue instalado de fábrica. A segunda opção é mais conveniente de usar, porque os plugues são bastante pequenos e são armazenados separadamente. É muito fácil perdê-los durante o trabalho.
- Cavilha da fachada com haste de fibra de vidro... Esta espécie apareceu no mercado há relativamente pouco tempo. É montado a partir dos seguintes elementos - uma peça de fixação, uma haste de fibra de vidro, um elemento de ancoragem com zona espaçadora e uma arruela de expansão, que é colocada na peça de fixação para criar uma área adicional para fixação do isolamento. Graças à haste de fibra de vidro, o pino possui alta resistência e baixa condutividade térmica. Todos esses elementos podem ser selecionados separadamente, guiados apenas pelas dimensões exigidas.
Deve ser apresentado um certificado de qualidade para painéis de isolamento térmico. Hoje, espécies como fungos e guarda-chuvas são frequentemente utilizadas. O cogumelo pode ser parafuso, IZL-T e IZM.
Dimensões (editar)
As dimensões dos elementos das buchas do disco variam dependendo do tipo, finalidade e fabricante. Em GOSTs, a definição de uma cavilha-prego e uma cavilha em forma de disco está ausente, portanto, é impossível ser vinculado aos padrões estaduais. Portanto, abaixo estão as dimensões médias discriminadas por tipo de fixador.
O pino de disco com um prego de plástico tem as seguintes dimensões:
- o comprimento dos fechos plásticos é de 70 a 395 mm;
- o diâmetro da haste de expansão é de 8 a 10 mm;
- diâmetro do elemento do disco - 60 mm;
- a espessura do isolamento para instalação deve variar de 30 a 170 mm;
O pino de placa com um prego de metal tem as seguintes dimensões:
- o comprimento dos fechos plásticos é de 90 a 300 mm, que são parâmetros padrão;
- diâmetro do elemento do disco - 60 mm;
- o diâmetro da haste expansora metálica (haste) - de 8 a 10 mm;
- a espessura do isolamento pode ser de 30 a 210 mm.
Visão geral dos fabricantes
Hoje, os principais fabricantes de tarugos de disco são empresas na Rússia, Polônia e Alemanha. Atendendo ao despacho do Presidente da Federação Russa Vladimir Vladimirovich Putin “Sobre a implementação do programa de substituição de importações”, vale a pena prestar atenção a três empresas nacionais líderes na produção de buchas:
- Termoklip É uma empresa comercial e manufatureira que representa nos mercados da Rússia e dos países da CEI várias séries de buchas em bloco de polímero à base de polietileno de alto peso molecular. Os elementos metálicos são fabricados em aço carbono com um revestimento anticorrosivo resistente. Alguns modelos são protegidos por uma capa isolante.
- Isomax - esta empresa produz buchas de disco de 10 mm de diâmetro com prego galvanizado e possibilidade de instalação de cabeça térmica. O prego de metal é feito de aço carbono com revestimento eletrogalvanizado.
- Tech-Krep É uma empresa russa que fabrica buchas de disco de plástico com várias versões: com prego de plástico e metal, com e sem capa termo-isolante. Os tarugos são feitos de matérias-primas primárias com uma composição química complexa. Os pregos de metal são feitos de aço galvanizado por imersão a quente.
Como calcular?
Para uma fixação confiável do isolamento, em primeiro lugar, é necessário calcular corretamente o tamanho do pino guia. Para cálculos, você deve usar a seguinte fórmula:
L (comprimento da barra) = E + H + R + V, Onde:
- E - o comprimento do segmento espaçador do pino-guia;
- H é a espessura do isolamento;
- R é a espessura da solução adesiva (se necessário, colagem);
- V - desvio da fachada em relação ao plano vertical.
O número de buchas utilizadas para a instalação do isolamento depende diretamente do seu peso. Por exemplo, penoplex pode ser reforçado com 4 buchas por 1 m², e para lã basalto você precisa de 6 peças. A quantidade exata é calculada no processo de cálculo da área de superfície do isolamento térmico a ser isolado.
A fórmula para calcular o consumo total de fixadores é a seguinte:
W = S * Q, Onde:
- S é a área de superfície total;
- Q é o número de buchas por 1 m² de isolamento.
Um adicional de 6-8 peças deve ser adicionado ao cálculo final em caso de despesas imprevistas (perda ou avaria). No cálculo do consumo, deve-se ainda levar em consideração que, ao contrário das paredes, mais fechos vão para os cantos. Portanto, além disso, é necessário adicionar mais 10-15 peças. Os principais custos de fixadores por metro quadrado podem ser diferentes. Você pode gastar até 90 cavilhas e 140, 160, 180 e até 200.
Dicas de aplicação
Ao escolher pinos de disco, você deve prestar atenção a algumas das nuances:
- se ocorrer a instalação do penoplex, a escolha deve ser interrompida nas variedades com chapéu áspero;
- vale a pena prestar atenção redobrada à qualidade do tratamento anticorrosivo se houver risco de precipitação entrando na estrutura isolante;
- ao isolar edifícios altos, você deve comprar os modelos mais caros de buchas de disco com um prego espaçador de metal e uma cabeça térmica de plástico, que protege a estrutura da entrada de umidade;
- às características de desempenho preferenciais, além de manter a massa total da estrutura, seu próprio peso e dimensões, e também a faixa de temperatura de operação deve ser adicionada;
- nas latitudes setentrionais, sob condições climáticas extremas, não é desejável o uso de bucha de disco de plástico com haste espaçadora de plástico na instalação de um isolamento externo. O fato é que em temperaturas extremamente baixas e variações de umidade, existe um sério risco de rachaduras e posterior destruição de todo o sistema de isolamento térmico. Em tal situação, deve-se dar preferência a um tarugo de disco com uma haste de metal e uma cobertura térmica ou um tarugo de disco de fachada com uma haste de fibra de vidro.
As buchas de disco são utilizadas para a instalação de isolamento em fachadas de instalações industriais, comerciais e residenciais. O próprio processo de instalação pode ser dividido nas seguintes etapas:
- marcação da área de instalação do isolamento;
- fazer furos no isolamento;
- instalação da bucha no orifício até que a tampa fique completamente afogada no isolamento;
- instalação de um prego para espaçador e martele-o até o nível necessário.
Vale a pena nos determos em mais detalhes nos aspectos técnicos do procedimento de isolamento.
- Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar a superfície original. Para isso, todas as depressões e protuberâncias são removidas até que uma superfície plana seja obtida. Em seguida, o isolamento é fixado à superfície de trabalho com uma mistura adesiva especial. Se a superfície for bastante plana, uma espátula dentada pode ser usada para modelar.
- Para que a primeira linha de isolamento não caia sob a massa das subsequentes, uma barra inicial é fixada na parte inferior. As folhas vão repousar sobre ele. Então, depois que a mistura de adesivo secar completamente (cerca de 2–3 dias), as folhas são finalmente fixadas com buchas de disco. Em primeiro lugar, os furos são feitos nos locais previamente marcados com um perfurador.
- É imprescindível que os pontos de apoio onde serão feitos os fixadores estejam nas juntas das folhas - desta forma será possível evitar o surgimento de orifícios adicionais para transferência indesejada de calor, ao mesmo tempo, no final do instalação, as bordas das lajes não serão dobradas.
- Em seguida, o material isolante térmico é costurado com um pino de disco na base da tampa. O prego de expansão é conduzido de maneira que a tampa se ajuste o mais possível ao material de isolamento térmico. É importante que a cavilha penetre na base em pelo menos 1,5 centímetros.
- A seguir, todas as juntas devem ser cuidadosamente preservadas com o auxílio de fita metalizada termo-reflexiva. Se houver folgas de mais de 0,5 centímetros, elas podem ser sopradas com espuma de construção. No entanto, este procedimento deve ser executado com extremo cuidado, pois alguns tipos de espuma podem dissolver o isolante térmico de polímero.
- Os pinos de disco são fixados apenas uma vez. Se você cometer um erro nos cálculos e puxar o pino para fora da parede, ele entrará em colapso. Para evitar isso, é necessário levar muito a sério a preparação do assento. Dentro, não deve haver rachaduras, lascas, areia, poeira e outros detritos. O furo é feito no diâmetro do fixador selecionado. A profundidade deve ser 0,5–1 cm a mais que o comprimento do elemento selecionado.
- Após a fixação do isolante térmico, permanecem nele orifícios bastante profundos, que devem ser reparados com espátula de tinta.
Se você seguir todas essas dicas e a ordem de trabalho, o isolamento da fachada levará um mínimo de tempo e o processo de produção em si será o mais produtivo possível.
Para obter informações sobre como fixar adequadamente o isolamento térmico nas paredes usando um pino, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.