Isolamento de casa com blocos de espuma
Uma casa particular deve ser aconchegante, aconchegante e o mais confortável possível. Nos últimos anos, a construção de casas com blocos de espuma tornou-se generalizada. O isolamento proporciona uma temperatura confortável dentro da casa, independentemente das condições meteorológicas externas, e também permite economizar nos custos de aquecimento.
Caracteristicas importantes
Os blocos de espuma foram desenvolvidos especificamente para a construção de edifícios com paredes de camada única. Eles são caracterizados pela baixa condutividade térmica, que é várias vezes melhor do que o parâmetro correspondente dos tijolos de silicato. É por isso que muitos proprietários questionam a necessidade de isolamento adicional. E, de fato - devido ao aumento das propriedades de isolamento térmico dos blocos de espuma, em países quentes, essas estruturas não precisam de proteção térmica adicional.
Porém, nas condições de invernos russos com baixas temperaturas, seria correto pensar em um sistema de isolamento adicional do edifício. Além disso, não se esqueça de que os blocos de espuma são um material bastante frágil. Quando expostos a fatores atmosféricos desfavoráveis, absorvem rapidamente a umidade e congelam, o que leva à destruição do material por dentro e à redução da vida útil da edificação. Para evitar tais problemas, o isolamento da fachada é usado.
Existem vários casos em que o isolamento de blocos de espuma deve ser obrigatório:
- para paredes com espessura inferior a 37,5 cm, no caso em que a alvenaria proporciona uma espessura impressionante das costuras - são criadas pontes frias através delas;
- se blocos de alta densidade de graus D500 e mais forem usados na construção;
- quando a largura dos blocos for inferior a 30 cm;
- se a espuma de concreto preencher as estruturas de suporte de carga;
- no caso de erro do construtor, quando se utilizou argamassa de cimento em vez de cola especial na alvenaria.
Em todos os outros casos, o isolamento térmico é usado à vontade. Mesmo se você estiver construindo uma casa de campo que não planeja usar no inverno, ainda assim precisará de isolamento.
Neste caso, a decoração da parede externa permite neutralizar os efeitos adversos da água. Além disso, o uso de isolamento permite reduzir significativamente os custos de aquecimento.
Isole dentro ou fora?
A melhor e melhor opção de isolamento está fora. É possível isolar por dentro, mas as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- Os blocos de espuma congelam sem isolamento externo. E a água que entra no bloco de espuma irá destruí-lo quando ele congelar. Além disso, cada material é projetado para um determinado número de ciclos de congelamento e descongelamento.
- Os tetos (piso, teto) entrarão em contato com blocos de espuma fria e transferirão calor através deles para a rua.
- Na hora de escolher um isolamento interno, você precisa se certificar de sua segurança ambiental, pois pode emitir substâncias nocivas em uma área residencial.
- Ao projetar paredes, há uma regra que determina que a permeabilidade ao vapor do material que está fora deve ser maior do que a do material que está dentro. Isso é necessário para que a umidade do ambiente escape pelas paredes para o exterior. Quando o isolamento está localizado dentro de casa, esta regra é violada. Por isso, a umidade da casa pode ser elevada, pode aparecer mofo no espaço entre o isolamento e a parede.
Todos esses problemas podem ser evitados isolando-se a casa do lado de fora.
Métodos de isolamento externos
Existem vários tipos de materiais de isolamento térmico que são adequados para proteger com eficácia edifícios de blocos de espuma do frio e de condições climáticas adversas.
Lã mineral
Existem dois tipos de lã mineral: lã de vidro e lã basalto (ou lã de rocha). O principal componente da lã de vidro é o vidro quebrado. A lã basáltica tem como principal componente as rochas, por isso também é chamada de lã mineral. Ambos os tipos de lã mineral têm boa permeabilidade ao vapor - 0,3. Além disso, as vantagens incluem a incombustibilidade.
Ao escolher a lã mineral, preste atenção à sua densidade. Se a densidade for baixa, com o tempo, o isolamento perderá sua forma e isso afetará suas propriedades de proteção. É aconselhável usar algodão hidrófilo com densidade de 80 kg / m3. Também é necessário seguir as regras de instalação para que o algodão não encolha e não mude de forma.
A lã mineral consiste nas menores fibras que, quando instaladas, podem entrar em contato com as mãos, rosto e outras partes do corpo e causar irritação. Portanto, a instalação desse tipo de isolamento só é permitida com a utilização de equipamentos de proteção individual (respirador, luvas grossas, óculos de proteção, roupas que cubram todas as partes do corpo). Lã de vidro e lã de pedra devem ser cuidadosamente cobertas, pois as menores partículas de isolamento começam a borrifar sob a influência do vento.
Observe que o material tem a capacidade de absorver e acumular umidade. Portanto, não é estabelecido durante a chuva e neve. A lã basáltica é a mais difundida na construção de casas particulares e chalés de verão.
Poliestireno expandido e espuma de poliestireno extrudado
O poliestireno expandido (PPS) é escolhido por seu custo acessível e resistência ao gelo. A condutividade térmica deste material é inferior à da lã mineral. Isso significa que retém melhor o calor. A permeabilidade ao vapor do material é baixa - 0,03, o que significa que o excesso de umidade não deixará o ambiente e pode causar mofo. Além disso, as desvantagens do poliestireno expandido incluem sua inflamabilidade.
A espuma de poliestireno extrudado (EPS), em comparação com outros aquecedores, tem usos exclusivos. Por apresentar estrutura celular uniforme, o EPS é capaz de suportar grandes cargas.
Por exemplo, pode ser usado para isolar paredes no solo, fundações. EPPS tem uma baixa permeabilidade ao vapor - 0,013. É um material durável e impermeável que é resistente a mofo e bolor. O EPS é um pouco mais caro do que outros tipos de isolamento. O mais difundido é o material do fabricante PENOPLEX.
Regras gerais para instalação de isolamento
Independentemente do material escolhido, você precisará protegê-lo da radiação ultravioleta e da umidade. O processo de isolamento inclui várias etapas:
- Primeiro, as paredes são totalmente limpas de sujeira, poeira e manchas de graxa. Se necessário, eles são alinhados.
- A superfície preparada é coberta com uma camada de solo. Isso evitará que a cola seja absorvida pela parede e, assim, criará impermeabilização adicional para os blocos de espuma.
- Devido à fragilidade dos blocos de espuma, é indesejável o uso de fixadores de metal. A solução ideal seria um adesivo especial para trabalhos de fachada.
- As guias de aço são fixadas na parte inferior da parede. Além disso, sua largura deve ser igual à espessura do isolamento.
- Em seguida, você precisa aplicar cola em todo o perímetro da placa e ligeiramente no centro e, em seguida, pressioná-la firmemente contra a parede e segure por alguns segundos. O trabalho é executado de baixo para cima.
- Após a instalação do material isolante térmico, a malha de reforço deve ser colocada sobre a cola.
- Na fase final, a fachada é acabada - as paredes são forradas com pranchas de madeira ou gesso.
A técnica é ligeiramente diferente no caso em que você planeja colocar uma camada de proteção contra o calor sob o revestimento. Primeiramente é necessário fixar um filme impermeabilizante na parede, depois fixar as guias verticais e inserir lã mineral entre elas. Depois disso, resta apenas fechar a camada de isolamento com um filme de barreira de vapor, fazer uma caixa para a abertura de ventilação e embainhar as paredes.
Ao construir casas com um bloco de espuma, os painéis térmicos são muito populares. São um tipo de espuma com acabamento em cimento. Os painéis térmicos estão à venda na mais ampla gama, com seu esquema de cores e textura que imitam qualquer material de revestimento.
Essas placas são conectadas umas às outras por meio de fechos especiais. São fixados às paredes com cavilhas, os pontos de fixação são adicionalmente fixados com argamassa de cimento. Os painéis térmicos podem ser instalados a qualquer momento.
O mais importante é manter as paredes planas e secas.
Como isolar por dentro?
Se por algum motivo você ainda planeja fazer isolamento dentro de casa, então para lã mineral você definitivamente deve fazer a proteção com uma barreira de vapor. Se não houver barreira de vapor na borda com espuma de concreto, o isolamento se molhará e perderá suas propriedades. Nesse caso, a umidade gerada na casa não conseguirá escapar pelas paredes, por isso será necessário fazer uma boa ventilação.
A espuma de plástico não é muito adequada para isolamento interno devido ao seu baixo respeito ao meio ambiente. Além disso, os ratos e camundongos costumam danificar o isopor. O poliestireno expandido pode ser usado não apenas para isolamento de paredes, mas também para forros. Muitas vezes, a espuma de poliuretano é usada para isolar casas de blocos de espuma. Para aplicá-lo, você precisa de um equipamento especial. As vantagens do material incluem alta aderência a todos os tipos de superfícies. Ao instalar este material isolante térmico, não há necessidade de pré-nivelar as paredes, aplicar primer e instalar a moldura.
O material é fácil de transportar. Tem um peso reduzido, portanto não cria uma carga adicional de peso na fundação e nas paredes. Seu uso permite muitas vezes aumentar as propriedades de resistência, proteção térmica e isolamento acústico. A espuma de poliuretano é resistente a choques de temperatura, é montada com tecnologia perfeita e não precisa de fixadores adicionais.
As desvantagens incluem intolerância ultravioleta. A luz solar direta destrói gradualmente o material. E com exposição prolongada a altas temperaturas e fogo, pode se tornar perigoso.
Dicas úteis
Construtores experientes recomendam isolar estruturas com espuma de concreto apenas do lado de fora. O isolamento externo permite preservar ao máximo a área funcional da casa ou balneário, uma vez que qualquer decoração interior “consome” significativamente o espaço utilizável. A resistência das paredes de contenção de apoio aumenta, uma vez que o isolamento do lado de fora assume a maior parte da carga de peso nas paredes do edifício.
É melhor pensar sobre o isolamento da casa na fase de planejamento da construção. Nesse caso, será possível fazer o isolamento externo com o material mais adequado, bem como escolher o acabamento externo da edificação que protegerá o isolamento (por exemplo, tijolos de fachada, gesso ou painéis de acabamento). Além disso, para alguns tipos de acabamentos externos, pode ser necessário aumentar a espessura da fundação, por exemplo, para revestimento com tijolos.
O comentário foi enviado com sucesso.