O que é melhor: laje de basalto ou lã de rocha?

Contente
  1. Qual é a diferença na composição?
  2. Comparação de características
  3. Qual é a melhor escolha?

O que é melhor: laje de basalto ou lã mineral - essa pergunta é feita por muitas pessoas que planejam começar a construir ou melhorar suas próprias casas. Esses materiais são produzidos em placas, rolos, tornando a instalação conveniente e rápida. A comparação de aquecedores ajudará a entender como a lã mineral difere da pedra na composição e em outras características.

Qual é a diferença na composição?

Laje de basalto e lã mineral estão incluídas no grupo geral de materiais isolantes de calor que têm propriedades adicionais de absorção de som. Eles têm muito em comum - desde a tecnologia de fabricação até o método de fixação, mas também existem diferenças. O material é produzido na forma de esteiras ou módulos de um determinado tamanho, na maioria das vezes de formato retangular. Para a produção, utiliza-se fibra de vidro ou basalto, ligada a uma massa comum por meio de ligantes especiais. Mas existem sutilezas na tecnologia de produção e na escolha das matérias-primas.

Características de lajes de pedra

A laje de basalto é um tipo de lã de rocha, prensada em esteiras bastante densas e finas. O material é obtido pela fusão da rocha do grupo gabro-basalto. Ao contrário do algodão em rama, que permite a utilização de resinas de ureia e fenol-formaldeído, um ligante betuminoso, aqui são utilizadas argilas bentoníticas para unir as fibras. Eles têm as seguintes propriedades:

  • origem natural;
  • limpeza ecológica;
  • não tóxico;
  • resistência química;
  • a capacidade de aumentar de volume durante a hidratação;
  • resistente à aglomeração, endurecimento.

As argilas bentoníticas, utilizadas como agregado em uma laje de basalto, conferem-lhe segurança, hipoalergenicidade, rigidez e densidade. O material difere significativamente de todos os outros tipos de isolamento de fibra. Além disso, as matérias-primas utilizadas não atraem roedores, são resistentes a fungos e mofo.

As placas não têm medo da exposição à umidade, suportam cargas operacionais significativas devido às características das matérias-primas utilizadas.

Lã mineral e suas diferenças

A lã mineral pode ser produzida a partir de vidro fundido, escória, processada usando equipamentos especiais... As fibras resultantes têm até 5 cm de comprimento e não mais que 15 mícrons de espessura. A base de quartzo possui uma estrutura ordenada. Freqüentemente, as mesmas matérias-primas são utilizadas para sua produção e na fabricação de vidro. Ao derreter, fios finos são retirados da massa, enquanto ao mesmo tempo as partículas são tratadas com aerossóis de polímero.

As soluções aquosas modificadas com ureia à base de aldeídos fenólicos são utilizadas como aglutinante no caso da lã mineral ou de vidro. São essas substâncias que são pulverizadas durante a fabricação das fibras, formando a partir delas uma massa que entra nos rolos. Aqui o material é formado, submetido à polimerização final, resfriado e prensado, transformando-se em densas placas elásticas. Os produtos acabados são classificados de acordo com o grau de dureza - de mantas a fibra de vidro laminada. A lã mineral pode ser de cores diferentes dependendo da escolha da matéria-prima. As placas de fabricantes estrangeiros são geralmente pintadas em um tom cinza-rosa, a contraparte russa é amarela ou branca cremosa.

As fibras na estrutura permanecem quebradiças, portanto, este material requer um manuseio cuidadoso durante o corte e a instalação.

Comparação de características

A diferença entre materiais como pedra e lã mineral está nas características que têm um impacto significativo em suas propriedades de desempenho. A comparação entre eles pode ser feita de acordo com vários parâmetros básicos.

  • Propriedades de isolamento térmico e isolamento acústico. Lajes de basalto apresentam taxas mais elevadas do que outros materiais semelhantes, uma vez que as fibras não são dispostas linearmente, mas de forma caótica, formando um grande número de bolsas de ar. Sua condutividade térmica varia de 0,032 a 0,048 W / m * k. A lã de vidro também tem uma capacidade de isolamento bastante elevada. Seus indicadores alcançam 0,041 W / m * k.
  • Elasticidade e densidade... Aqui a lã de vidro tem vantagens claras. Com densidade de 115 kg / m3, possui resistência à compressão na faixa de 40-45 kPa. A laje de basalto é mais pesada, mais difícil de trabalhar, pois o material é menos suscetível à deformação devido à compressibilidade de 40% e elasticidade de 60%. Mas esta propriedade permite que você aplique imediatamente compostos de gesso sobre um isolamento térmico rígido.
  • Coeficiente de absorção de água... A fibra de basalto não excede 2%. Para lã de vidro, esse número é significativamente maior, até 15%.
  • Permeabilidade ao vapor... As lajes de pedra têm índice de 0,3 mg / (m2 * h * Pa), não impedem a passagem do ar ou a evaporação da umidade, enquanto não há efeito da absorção de água ao entrar em contato com a mesma. A lã mineral é higroscópica. Sendo assim, é capaz de absorver umidade, acumulando-a, a permeabilidade ao vapor chega a 0,5 mg / (m2 * h * Pa).
  • Inflamabilidade... Tanto as placas de basalto quanto a lã mineral são materiais resistentes ao fogo. Eles são não inflamáveis ​​e têm um alto ponto de fusão. Portanto, o basalto precisa ser aquecido a 1000 graus por 2 horas, para que pelo menos comece a derreter. Para lã de vidro, esse limite é definido em +300 graus.

Ao estudar as características dos aquecedores, deve-se ter em mente que eles apresentam diferenças bastante significativas. Por exemplo, a fibra de vidro tem uma maior resistência à vibração e o basalto não possui os elementos espinhosos e quebradiços característicos em sua estrutura.

Em termos de resistência química quando imersas em ambiente aquoso, ácido e alcalino, as placas isolantes de calor de pedra também não têm igual.

Qual é a melhor escolha?

Encontrar um isolamento adequado para a construção não é tão fácil. Ao escolher entre lã mineral e basalto, vale a pena prestar atenção não apenas às características de desempenho dos materiais isolantes. Outros fatores são igualmente importantes.

  • Preço... As placas de basalto são materiais mais caros que requerem investimentos significativos. A lã mineral é mais barata, mas na hora de comprá-la há despesas associadas à compra de um filme para proteção contra fatores externos. Os custos totais são bastante comparáveis ​​e você ainda não conseguirá economizar muito.
  • Compromisso... O isolamento térmico interno não é tão afetado por fatores climáticos. Lã mineral pode ser usada aqui. No revestimento de paredes externas, a melhor solução será uma laje de basalto, que não altera seu tamanho e características ao entrar em contato com umidade ou temperaturas extremas.
  • Higroscopicidade... Em termos de permeabilidade ao vapor, as placas de basalto são visivelmente superiores às suas contrapartes minerais. Por isso é recomendável utilizá-los em ambientes com alto índice de umidade.
  • Amizade ambiental... Aqui, as placas de basalto, que não contêm substâncias perigosas e prejudiciais que evaporam quando aquecidas, estão definitivamente na liderança. Na sua produção, utiliza-se argila bentonítica, que não contém derivados fenólicos. A lã mineral não é tão amiga do ambiente.
  • Tempo de vida. Para todos os tipos de lã de vidro, incluindo a mineral, a vida útil é limitada a 8-10 anos. Durante este período, os produtos encolhem significativamente, no entanto, as mudanças podem fazer-se sentir muito mais cedo.A laje de basalto mantém suas propriedades por até meio século.
  • Compatibilidade com outros materiais... Os módulos de pedra são universais, adequados para uso em superfícies de parede de tijolo, concreto, madeira, OSB, blocos. Eles são usados ​​como parte de estruturas de cobertura e pisos. A lã mineral contém componentes que atraem roedores, o que pode ser um problema em edifícios de madeira.
  • Hipoalergênico... Os materiais que contêm fibra de vidro são capazes de provocar o desenvolvimento de reações alérgicas. Não são recomendados para uso em quartos de crianças ou em residências onde existam pessoas com hipersensibilidade aos componentes do fogão. A lã mineral e outros produtos de basalto não apresentam essa desvantagem.

Ao escolher um aquecedor de fácil instalação e operação, deve-se sempre dar preferência a opções que atendam plenamente a todos os requisitos de conforto e segurança. Então o isolamento selecionado vai durar muito tempo, proteger a casa do frio ou do aquecimento excessivo no calor. As lajes de basalto são consideradas uma solução mais moderna, razão pela qual, apesar de seu alto custo, parecem ser a escolha preferida para uso em construção residencial e comercial.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário