Tudo sobre casas turísticas
Até a década de 70 do século XX, as casas turísticas eram comuns no Kuban, no Baixo Volga, no Don e no norte do Cáucaso. Eles são adaptados exclusivamente para regiões do sul com clima temperado e sem clima frio severo. As pessoas que se esforçam para adquirir novos conhecimentos terão interesse em saber o que é um turluk, de que é feito, qual a diferença entre ele e o adobe. Além disso, você precisa descobrir o que as cabanas de turistas foram cobertas, quais são suas vantagens e desvantagens. Esclarecidos esses pontos, você já pode se familiarizar com a técnica de construir paredes com as próprias mãos, com a tecnologia passo a passo.
O que é isso?
O próprio termo "casa de turismo" apareceu historicamente no Kuban, e fora desta região é pouco conhecido. Só não pense que isso nada mais é do que outra curiosidade. Prédios semelhantes foram construídos e estão sendo construídos em outros lugares. Tal moradia passou a ser praticada no lugar das clássicas cabanas, cabanas e outros protótipos devido à costumeira falta de madeira. É interessante que os especialistas modernos o classifiquem como um protótipo do tipo de estrutura dos edifícios.
A única diferença é que o turluk é uma estrutura feita de materiais completamente diferentes.
É claro que não existia nenhum kit caseiro pronto nos velhos tempos. Porque essa casa aconteceu em uma época em que até a máquina a vapor ainda tinha muitos séculos.
O nome desses edifícios surgiu devido à palavra turca "turluk". Significa "pau coberto de argila". Para usar a terminologia moderna, turluk é uma estrutura de moldura em uma base insepultada. Isso é para os cossacos. Circassianos, cabardianos e outros povos do norte do Cáucaso ergueram casas para turistas sem nenhum alicerce: taipa servia de piso, e o teto e o próprio telhado eram feitos de palha e junco.
No início, a estrutura foi construída sobre uma estrutura de vime leve - uma estrutura feita de galhos de árvores era revestida com argila misturada com palha, às vezes com esterco... Gradualmente, no entanto, a moradia melhorou e a disponibilidade de madeira durável aumentou. A partir dele, eles começaram a fazer molduras turluchny. Claro, os edifícios imediatamente se tornaram mais confiáveis do que as encarnações anteriores. A estrutura foi ajustada de tal forma que foi intensamente praticada na construção rural durante todo o tempo até a década de 70 do século XX.
Estruturas semelhantes foram construídas ao longo da costa do Mar de Azov e no Don. Eles foram construídos até mesmo em assentamentos com o status de uma cidade.
Vantagens e desvantagens
Ao caracterizar uma casa turística, você precisa estar atento aos seus prós e contras.
Vamos começar com os méritos:
-
excelente economia de energia - nas condições naturais e climáticas do Kuban, mesmo as geadas relativamente fortes não se importam;
-
custos razoáveis - são utilizados materiais disponíveis ao público, que são praticamente resíduos;
-
falta de componentes artificiais;
-
facilidade de design em qualquer direção que você escolher, anexando os materiais de acabamento apropriados;
-
mantendo um excelente clima local no inverno, apenas com aquecimento constante;
-
bom isolamento acústico, incluindo perto da ferrovia;
-
absorção de umidade pela argila em clima úmido e liberação em clima quente - em outras palavras, sistemas climáticos e umidificadores ambientais não são necessários.
Desvantagens:
-
o alto custo de consertar pisos, fundações, paredes e tetos;
-
dificuldades técnicas e pequenas oportunidades para tais trabalhos de reparo;
-
chão frio, quase sempre soprado;
-
dificuldades com fiação elétrica;
-
a capacidade de montar radiadores exclusivamente no chão, mas não nas paredes;
-
a incapacidade de usar móveis com dobradiças;
-
problemas com a fixação de estruturas de portas e janelas;
-
baixa resistência;
-
destruição rápida sem aquecimento constante no inverno.
Qual é a diferença entre turluk e adobe?
Para turluk, em primeiro lugar, uma estrutura é erguida: para cada parede, 2 treliças paralelas de ripas, ramos são amarrados, o espaço é preenchido com palha ou junco e, em seguida, coberto com argila. Para a formação de aconchego e conforto estético, as paredes são caiadas de branco. A casa foi instalada em um alicerce insepulto feito de estacas marteladas, pedras angulares e semelhantes.
Os métodos e técnicas usados na construção de uma casa de adobe apresentam diferenças significativas em relação à construção do turluch. A diferença é que neste método já se pratica blocos de argila, que são assentados de acordo com a tecnologia da alvenaria. O bloco de adobe inclui argila, palha, areia e água. Às vezes, a terra é misturada a este material. Como resultado, surge um bloco bastante forte, cujo nível de isolamento térmico excede significativamente o nível de isolamento térmico dos tijolos padrão de cal e areia.
Ao construir em adobe, não é necessária uma estrutura. O adobe é misturado e formado manualmente. Nas aldeias russas do século passado, qualquer uma dessas casas foi construída por todo o povoado. Além disso, eles conseguiram muito rapidamente, em um verão. E já no outono, o dono da casa comemorou a mudança para uma nova casa.
Esses edifícios ainda estão de pé, embora estejam em excelentes condições.
Tecnologia de construção
A tecnologia de construção de uma casa turística consiste na instalação de uma estrutura na qual uma mistura de areia, argila e cal é colocada camada por camada. Edifícios semelhantes existem em aldeias russas há muitas décadas. E eles estão perfeitamente preservados, é claro, com o cuidado adequado da casa.
A construção de uma casa turística, como qualquer outra edificação, realiza-se numa determinada sequência. É necessário limpar e nivelar o canteiro de obras, como em qualquer trabalho de construção. Mas não é necessário equipamento especializado - este é um ponto positivo óbvio. No canteiro de obras, são cavados recessos nos cantos dos pilares. Em vez de pilares nos velhos tempos, as estacas eram praticadas, mas em nossa época isso é inaceitável.
As estacas devem ter 3-5 centímetros de espessura. O comprimento chega a 4 metros. Como resultado, paredes de até 3 metros de altura podem ser feitas sem qualquer dificuldade. No entanto, será necessário esquecer a construção mesmo de um sótão leve.
É necessário cavar uma vala de drenagem e substituir o solo comum por areia - neste caso, os danos causados pela água serão menos prováveis. Infelizmente, em tal projeto, não vale a pena falar sobre a força da fundação.
A acácia pode ser feita de hastes de avelã ou salgueiro. As próprias hastes são completamente embebidas para o máximo de plasticidade.
A escolha do método de tecelagem vertical ou horizontal é determinada pelo conforto pessoal. O telhado, via de regra, é feito na base de um escudo das mesmas hastes.
Deve ser trançado da extremidade grossa da barra à extremidade fina. No processo de trabalhar com wattle, essa direção é alterada. Janelas e portas também precisam ser tecidas. O telhado é amarrado às paredes com um bastão ou corda. Para o período de inverno, uma parede externa com preenchimento da cavidade é necessária.
Hoje em dia, tais casas, via de regra, são protegidas de fatores externos por fachadas ventiladas de revestimento (plástico ou metal), são rebocadas para pintura, são forradas com tijolos e isoladas com penoplex. No interior são recobertos com primer e a solução de gesso é aplicada ou costurada com drywall.
Sobre o que é turluk, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.