Tandoor de argila faça você mesmo

Contente
  1. Que tipo de argila você precisa?
  2. Ferramentas necessárias
  3. Esquema de fabricação
  4. Aquecimento e acabamento
  5. Eliminação de possíveis problemas

O Tandoor é uma compra bem-vinda para uma residência de verão, que ajudará a preparar pratos asiáticos com a frequência que o proprietário desejar. Você pode moldá-lo com suas próprias mãos. Se alguém pensa que isso é impossível e assustador, nem tudo é tão dramático. O principal é escolher a argila certa, estocar um conjunto de ferramentas necessárias e seguir exatamente o esquema de fabricação.

Que tipo de argila você precisa?

Os povos asiáticos usam a argila local, são bem versados ​​nela, conhecem suas qualidades e capacidades. Pessoas que vivem em outras áreas podem usar argila de caulim cinza claro ou amarelo claro. Esta é uma opção de argila refratária com boa condutividade térmica e isolamento térmico, o que é necessário para um tandoor de argila.

Para formar a argila chamotte, o caulim leve é ​​queimado e levado a um estado pulverulento: em sua forma triturada, argila, você pode comprar na loja. O pó de argila é diluído em água, areia e fibras vegetais são adicionadas lá. Várias impurezas podem estar presentes no pó. Para se livrar deles, deve-se peneirar em uma peneira fina e, em seguida, enchê-los com água. As partículas, que são mais leves, vão flutuar e são removidas drenando o líquido.

Depois disso, a argila pode ser amassada. Antes faziam bem com os pés, hoje usam um misturador de construção especial. A solução de argila permanece em um local à sombra por 2-3 dias, é regularmente mexida. E a água acumulada na superfície (se houver) é drenada. Em seguida, areia de rio e palha são enviadas para a composição, darão ao barro a viscosidade necessária. Durante o processo de queima, as fibras vão queimar, ou seja, o produto ficará relativamente leve.

Importante! A proporção da composição para tandoor é a seguinte: 1 parte de argila argilosa, 2 partes de areia, 1 parte de substância vegetal. No entanto, as fibras vegetais podem ser substituídas por lã (ovelha, camelo). Caso contrário, você pode usar serragem e palha.

Como resultado, temos uma substância que lembra um pouco a plasticina. E agora você pode trabalhar com ele e fazer dele um futuro tandoor.

Ferramentas necessárias

Você precisará de ferramentas diferentes em seu trabalho: algumas provavelmente estão na fazenda, outras terão que ser procuradas. Junto com os materiais, a lista será bem grande.

Você precisa se preparar:

  • tijolo fireclay;
  • areia;
  • fibra (vegetal ou animal);
  • malha de reforço de tamanho adequado;
  • concreto;
  • Argila fireclay;
  • cartão grosso com características impermeáveis;
  • recipiente para diluir a solução;
  • misturador de construção;
  • lápis;
  • moedor (seria bom substituí-lo por uma máquina de cortar tijolos, se possível).

Esta lista é universal, mas cada projeto específico pode exigir outras ferramentas auxiliares. Para a fabricação de um tandoor simples de argila refratária, essa lista também é adequada.

Muitas vezes você pode encontrar a opção de formar um tandoor na base de um barril. Bem, para uma residência de verão esta é uma boa ideia, além disso, não é difícil de executar. Você não precisa de nenhum desenho especial, basta seguir com competência as instruções passo a passo.

Esquema de fabricação

Se for decidido fazer uma tigela resistente ao calor na base de um barril, o barril deve ser enchido com água e deixado cheio por um dia. Deve ficar bem saturado de água e inchar. Depois disso (ou melhor em paralelo), pode-se começar a amassar a solução, ou seja, misturar o caulim com areia e lã (ou um ingrediente vegetal). A mistura deve ser infundida por cerca de uma semana.

Em seguida, a água do barril é drenada e o barril é seco naturalmente. A seguir o recipiente é bem lubrificado com óleo vegetal e embebido nele por cerca de 20 minutos.Por fim, pode-se colar a mistura de argila nas paredes do barril, uma camada de argila - 6 cm. No final do trabalho, a massa é nivelado com a mão. O pescoço do tandoor se estreita para cima, o que significa que a camada de argila fica mais espessa. É planejado um local onde o soprador será equipado.

A colheita deve ser passada pelo menos 3 semanas em local escuro, sempre seco e com boa ventilação. À medida que seca, os componentes de madeira vão se afastando do barro, depois de um mês eles, assim como os anéis de metal, podem ser retirados com cuidado.

Se você decidir fazer sem o barril, as instruções serão diferentes.

Fundação

Para esta parte, você precisa cavar um buraco, cuja profundidade é de cerca de 20-25 cm. Um buraco em forma de tigela pode ser redondo ou quadrado. Os parâmetros do poço devem ser 15-20 cm maiores que a base do recuperador. Se estiver planejado fazê-lo com um metro de diâmetro, o tamanho da cova deve ser de 120-130 cm, metade do buraco deve ser coberto com areia e uma camada obrigatória de brita deve ser colocada no topo.

Depois disso, a fôrma é instalada de forma que a fundação fique acima do nível do solo. Você pode colocar malha de reforço e, finalmente, despejar concreto. Quem já participou de obras de concreto dificilmente se enganará nesta fase.

Em qualquer caso, é necessária uma base sólida, porque o tandoor não é coisa para uma estação, mas sim um dispositivo maravilhoso que irá deliciar os seus proprietários durante muitos anos.

Base

É imprescindível fazer uma marcação, marcar exatamente onde o tandoor estará localizado. A forma da base de tal braseiro é um círculo, o que significa que será conveniente marcá-la com um cordão ou corrimão, com uma ponta fixada no centro. Os tijolos fireclay devem ser colocados em tal círculo. Seria bom instalá-los sem argamassa e, em seguida, ajustar, se necessário.

Quando a colocação dos tijolos já está sólida, as costuras entre eles são preenchidas com argila de argila fabricada anteriormente. Algumas pessoas usam uma argamassa especial para assentar fogões, o que também é aceitável em princípio.

Cone formando

Para a comodidade de esculpir as paredes do tandoor, é instalado um gabarito. É feito, via de regra, de um tipo de papelão resistente à umidade. E no interior, para que a estrutura fique estável, despeja-se areia.

As tiras pré-cortadas podem ser colocadas em torno do modelo cônico. As zonas de topo são necessariamente suavizadas. A superfície das paredes resultantes deve ser levada à homogeneidade, sem lacunas devem permanecer. Quando as paredes do tandoor estiverem finalmente alinhadas com o molde de papelão, você pode fazer um hemisfério para a parte superior do braseiro. Você vai precisar de mais areia.

A superfície é forrada de jornais embebidos em água. Esses jornais molhados são cobertos com uma camada de argila exatamente da mesma espessura das paredes. Então o fogão seca (mais sobre isso abaixo), e a tampa pode ser simplesmente cortada. Para montagem, você pode levar o balde de tamanho desejado.

Jornais, assim como papelão com areia podem ser retirados - eles cumpriram sua missão. Um furo especial para sopro é feito na base, suas dimensões são em média 10 por 10 cm, um pouco mais é possível.

Secagem

A estrutura de argila deve resistir uma semana, ou mesmo duas, até que esteja completamente seca. Se o clima da região for úmido, pode demorar mais para secar. Depois que as paredes estiverem prontas para processamento posterior, certamente devem ser untadas com óleo vegetal por dentro. Idealmente, este é óleo de semente de algodão. Isso permitirá que as paredes fiquem lisas, ou seja, aqueles bolos que em breve serão cozidos no tandoor uzbeque (ou outra versão do fogão) não grudarão nas paredes.

Depois de errar, você pode prosseguir para o disparo primário. Como fazer: acenda uma chama dentro do tandoor. O aquecimento, assim como o resfriamento, deve ser suave, sem pulos repentinos de temperatura. Quanto mais devagar for, menos rachaduras aparecerão nas paredes do fogão.

Então, primeiro uma fogueira é feita - lascas de madeira e galhos entram nela.O fogo não deve ser apagado por várias horas, então a lenha já foi colocada lá. O processo completo pode ser longo, o disparo pode levar um dia. Durante este tempo, o material estará devidamente aquecido.

Durante a queima, as paredes internas do tandoor ficarão cobertas de fuligem, mas no final ela queimará e as paredes serão limpas como se fossem sozinhas.

Acabamento

Aí a estrutura deve ser resfriada, não sendo necessário resfriar especialmente, apenas de forma natural. Se você notar que se formaram rachaduras nas paredes do tandoor, elas estão cobertas com areia e argila. E eles queimam novamente.

Aquecimento e acabamento

A tigela de barro não é tudo, e o visual final do tandoor não é nada disso. A segunda camada, tijolo, está sendo preparada. Entre as duas camadas de paredes deve ser colocado o isolamento, ou melhor, um material absorvente de calor adequado. Pode ser areia regular. E o importante é que quanto mais grossas as paredes, mais tempo retêm o calor - essa regra também funciona no caso do tandoor.

E, por fim, para muitos, o momento preferido em todo o processo de trabalho é a decoração do tandoor. Você pode dispor sua superfície com belos azulejos (com padrões orientais e asiáticos, por exemplo). A superfície pode ser lindamente rebocada ou usada para acabamento com pedra natural, pintura, técnica de mosaico - o que for.

O fogão do braseiro, decorado com pequenos ladrilhos de mosaico, parece especialmente bonito. Só não caoticamente decorado, mas usando algum tipo de padrão ou outra lógica artística de assentamento de azulejos.

É claro que você precisa levar em consideração a harmonia do tandoor com a área em que ele ficará. Isso é especialmente importante em termos de escolha de cores.

Eliminação de possíveis problemas

O principal erro de quem tem pressa em fazer um tandoor é recusar a tampa que protege o fogão durante a secagem. Se chover, a água entrará no tandoor ainda não completamente seco, e isso pode destruir todos os esforços do mestre. Uma cobertura provisória, uma cobertura impermeável sobre o tandoor são pré-requisitos para uma lenta fase de fabricação.

Mas quais regras você precisa saber para evitar erros durante o uso.

  1. No inverno, é importante aumentar gradativamente a temperatura no interior do recuperador, caso contrário, existe o risco de fissurar as paredes. No verão, é improvável que esse cuidado seja necessário.
  2. O tandoor deve estar dois terços cheio de combustível. Com menos enchimento, existe o risco de não aquecer totalmente. Você pode colocar mais combustível, mas isso é irracional do ponto de vista de manter o calor.
  3. Se houver um abrigo bom e seguro sobre o tandoor, você pode usar o fogão em qualquer clima.
  4. Também é imperativo limpar o tandoor e fazê-lo regularmente. A madeira queimada e as cinzas são removidas após cada uso. Se as paredes do fogão estiverem manchadas de gordura, ou mesmo restos de comida, não é preciso lavá-las - depois tudo queimará.

Muitas vezes surge a questão de qual tandoor é melhor - argila ou cerâmica. Mas os dois tipos de fogão são bons, só fazer um de cerâmica com as próprias mãos será muito difícil. Embora também haja um truque aqui: você pode transformar um vaso de flores de cerâmica feito em uma loja em um tandoor. Mas se você quer autenticidade, o material ideal é argila e nada mais.

Tandoor não é apenas bolos suculentos, mas também pratos de vegetais com carne e samsa e peixe assado e shashlik e asas. No seu site, no seu próprio tandoor, todos esses pratos ficarão ainda mais saborosos, e isso está comprovado!

Como fazer um tandoor de argila com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário