Como dobrar vergalhões em casa?

Contente
  1. Quando você precisa dobra do vergalhão?
  2. Regras gerais
  3. Dispositivos especiais
  4. Máquinas acionadas mecanicamente
  5. Dispositivos caseiros
  6. Como dobrar com a mão?
  7. Erros típicos

Já se foi o tempo em que um artesão doméstico entortava varas e pequenos canos à noite contra um poste de ferro ou concreto, uma cerca de aço ou a cerca de um vizinho. Os dobradores de barras são produzidos em grandes quantidades - como alicates, retificadoras e brocas de martelo de várias capacidades, eles estão disponíveis para todos.

Quando você precisa dobra do vergalhão?

Uma razão comum para dobrar o reforço é criar estruturas de aço a partir dele. Sua principal aplicação é o reforço de lajes e fundações de concreto. Sem uma estrutura de aço, o concreto não pode resistir ao aumento de cargas e rachaduras, desintegra-se não ao longo de décadas, mas ao longo dos anos.

O reforço é a "espinha dorsal" de qualquer fundação e painéis de concreto armado. Uma das áreas altamente especializadas - laje auto-fabricada de concreto e hastes de reforço conectadas (ou soldadas) para uma fossa séptica ou uma pequena escada artesanal... A segunda aplicação de reforço dobrado é criação de pisos e estruturas treliçadas por meio de costuras soldadas: barras de reforço dobradas e perfis de aço são usados ​​para a fabricação de portas, grades, seções de cerca, grades de janelas e muito mais.

Regras gerais

Os acessórios são dobrados a frio - sem aquecimento em um queimador de gás ou no fogo (ou braseiro). Isso também se aplica ao aço - quando aquecido muda suas propriedades, em particular, perde resistência, não pode ser dobrado neste estado. Materiais compostos, fibra de vidro, simplesmente queimarão e se desintegrarão assim que você aquecer a haste a pelo menos algumas centenas de graus.

Não lixe a dobra - o reforço não deve ter cantos vivos. É inaceitável dobrá-lo bruscamente e em um ângulo obtuso quando aquecido, como os tubos às vezes se dobram. Esses métodos de alívio levarão à destruição prematura (às vezes) de toda a estrutura.

O raio de curvatura do reforço deve ser igual a 10-15 diâmetros de barra. Não importa se a haste se curva em um anel ou arco, não é recomendado tomar um diâmetro menor: mais esforços serão necessários.

Então, o raio de curvatura de uma haste em 90 graus com um diâmetro de 12 mm é 12-18 cm, para uma haste de 14 mm - 14-21 cm, para uma espessura de 16 mm - 16-24 cm. Ao criar uma dobra de 180 graus (grampos em forma de U, depois de girar as pontas das roscas para fazer as porcas) ou uma dobra de 360 ​​graus, aplica-se o mesmo raio padrão.

Um raio maior, ao contrário, embora preserve a integridade da haste, não lhe dará elasticidade suficiente.

A única exceção é um anel, cujas extremidades da haste são soldadas, ou uma estrutura arqueada (arredondada no topo) de muitas hastes, usada para criar abóbadas de parede (porta) e cúpulas de teto.

O aço, apesar de sua relativa inquebrabilidade em comparação com as mesmas ligas de alumínio, carbono e ferro contendo enxofre, pode quebrar ligeiramente, enquanto aquece com o atrito interno, o que viola a tecnologia de dobra 100% a frio. Algumas variedades são fáceis de danificar. É por isso que o padrão para o raio de curvatura foi adotado. A fibra de vidro é abordada com ainda mais cuidado - como as folhas de fibra de vidro, a fibra de vidro dá uma pausa "turva", cujo meio exato é impossível de determinar. Isso é evidenciado pela mudança no brilho da superfície da haste no ponto de curvatura para um brilho fosco.

Dispositivos especiais

A máquina dobradeira (máquina dobradeira de haste) pode ser manual ou mecânica.E em ambos, você não pode apenas dobrar a haste em um anel, em uma "volta" e "girar", mas também fazer letras, números e outros símbolos de pedaços de tal haste, fazer ladrilhos (cachos) para corrimãos e portões. A última área de aplicação é para criar a base de um sinal luminoso.

Manual

As máquinas de dobrar barras mais simples surgiram após o reforço. Eles são usados ​​para dobrar barras lisas redondas e quadradas e para formar barras com nervuras. Não é mais fácil dobrar nenhuma das hastes - tanto a haste lisa quanto a nervurada têm o mesmo diâmetro. A mesma máquina pode lidar com ambos. Quanto mais grossa for a haste, mais e mais poderosa será a curvatura da haste necessária para isso. Uma máquina muito grande irá "esticar" o raio de curvatura, uma máquina pequena irá se quebrar.

A máquina manual é operada por uma pessoa. Ou vários - quando a haste é bastante grossa e os esforços de um trabalhador não são suficientes, apesar das alavancas de pressão longas, confortáveis ​​e duráveis. O modelo mais simples inclui um disco de dobra, no qual há vários pinos, muito mais grossos que a maior haste, com até 10 cm de comprimento.O disco no centro é rigidamente conectado a um eixo (cubo) rigidamente conectado ao eixo de transmissão. Não muito longe (a uma distância de um ou dois raios do disco) existem batentes, entre os quais se insere a barra para evitar a sua deflexão durante a dobragem. Além disso, a haste pode ser fixada de modo que não se mova desnecessariamente. Todos os mecanismos de dobra são montados na estrutura do dispositivo.

Uma tela de proteção feita de chapa de aço pode ser usada - ela protegerá os trabalhadores de fragmentos da barra de dobra e seu salto repentino para fora da dobra da barra. O trabalhador do outro lado do dispositivo gira o disco girando uma longa alavanca.

Um poderoso cortador de parafusos com alavancas de 1 a 1,5 m de comprimento é usado para cortar as hastes. Em casos especiais, um dobrador de tubos é usado - com sua ajuda, as hastes também são dobradas, e não apenas os tubos. Tanto o dobrador de tubo quanto o dobrador de haste são fáceis de consertar - orifícios são feitos em sua parte de trabalho (dobra). Com a ajuda deles, o dispositivo é fixado em qualquer estrutura de suporte, na qual são pré-perfurados orifícios para os parafusos.

Máquinas acionadas mecanicamente

A dobra mecanizada da haste usa o torque da caixa de engrenagens acionada por um motor potente em vez dos esforços dos trabalhadores... É muito difícil fazer essa máquina em casa: para hastes com um diâmetro de até 16 mm, seria necessário um mecanismo que pudesse elevar a cabina do elevador.

Hastes super grossas (20-90 mm de diâmetro) podem ser dobradas apenas na produção. Quanto mais potente for a máquina, mais finas as hastes (a partir de 3 mm) podem dobrar: não é fácil fazer esse trabalho sozinho com um alicate ou um torno. Os dobradores profissionais de hastes e tubos usam um acionamento hidráulico - sua potência não é menor do que os esforços criados por um macaco.

Dispositivos caseiros

Nem todo mestre irá adquirir imediatamente um pino e pino pronto. Mas é por isso que ele é um mestre, para sair da situação sem gastar quase um centavo para dobrar o reforço... Depois de examinar o projeto da máquina acabada, o mestre fará facilmente um dispositivo que a substituirá. Isso é especialmente necessário para aqueles que estão construindo uma casa "do zero" e confrontados com a colocação de uma fundação de concreto armado, e também cozinha postigos, cercas, portões, portas de reforço à ordem.

A parte principal de uma máquina caseira é uma estrutura de aço - um invólucro. Uma alavanca de acionamento e um disco de dobra com pinos de impulso são fixados nele. Em vez de um pino, um perfil de ângulo também é usado. Uma plataforma giratória com uma alavanca, na qual os pinos de flexão e de impulso estão localizados, é construída levando em consideração a espessura (diâmetro) do pino e a quantidade de armadura que está sendo processada. Esse pino é fixado na bancada ou no chão da sala de trabalho.

Como dobrar com a mão?

Varetas de pequena espessura - até 8 mm - são dobradas com as próprias mãos, por exemplo, com o auxílio de tubos. Um deles - persistente - é preso a um poderoso torno.O segundo - dobrar, substituindo o "dedo" principal da máquina - é colocado no reforço, e com sua ajuda esta barra é dobrada. Nenhum método "artesanal" pode ser comparado à qualidade do trabalho executado na máquina. O fato é que é mais difícil controlar a exatidão do cumprimento do requisito principal - 12,5 diâmetros de haste - manualmente.

Na máquina, o trabalhador é preso por uma roda de impulso, na qual o pino se dobra.

Erros típicos

Para evitar um dos erros comuns, dobre corretamente.

  1. Não dobre compósito e fibra de vidro - ele racha, depois do qual é fácil "acabar". Como resultado, ele irá quebrar. É mais correto cortá-lo nos segmentos necessários e amarrar as pontas, deixando um pequeno recuo.
  2. Uma máquina insuficientemente potente irá quebrar quando você tentar dobrar uma haste muito grossa nela. Se no processo de dobrar, o próprio pino ou a máquina se quebrarem, o trabalhador que dobrar a armadura com a mão será ferido por uma lasca ou por perda de equilíbrio (de acordo com as leis da física). Uma máquina motorizada configurada incorretamente quebra o motor e / ou a caixa de engrenagens.
  3. Uma haste fina inserida em uma máquina potente se curva muito rapidamente - isso pode fazer com que ela aqueça. Como resultado, a própria tecnologia de processo será interrompida. O fato é que dentro da dobra, o metal ou liga sofre compressão, fora - estiramento. Ambos não devem ser muito impetuosos.
  4. Não trabalhe em uma máquina que não tenha proteção contra partículas de reforço de flexão. Isso é especialmente verdadeiro para não metais, dos quais a base composta é feita.
  5. Ao dobrar com a máquina "superpesada", projetado para acessórios com um diâmetro de 4-9 cm, os pinos mais finos são colocados em uma fileira e não em um feixe semelhante a um chicote de fiação. Isso garantirá que o raio da dobra seja o mesmo.
  6. Não dobre o reforço em árvores próximas. Prepare o local de trabalho mais simples. Uma das melhores maneiras é colocar um tubo de parede grossa no solo. As peças de reforço curtas - até 3 m - são fáceis de dobrar diretamente nele. Alguns artesãos soldam um funil com paredes curvilíneas divergentes a esse tubo, simulando a superfície de trabalho da roda de curvatura (axial) da máquina.
  7. Não sacuda ao dobrar a haste. - provocarão o aparecimento de microfissuras mesmo em um pino do aço mais flexível e resistente à torção.
  8. Não dobre o reforço com chave inglesa, alicate de corte, alicate (mesmo os mais potentes) e outras ferramentas que não sejam adequadas para este tipo de trabalho.... Esse trabalho fará pouco - é mais provável que um ou outro instrumento seja danificado.

    O cumprimento dessas regras traz um excelente resultado - até mesmo dobrar - mesmo em condições totalmente "artesanais".

    Um artesão experiente pode dobrar conexões facilmente, mesmo sem uma máquina, com as próprias mãos. A desvantagem de "dobrar-se" é o aumento do trauma.

    Se a dobra do vergalhão não for um exercício "feito e esquecido", mas um serviço entregue ao fluxo para um grande número de clientes locais, compre uma máquina - pelo menos manual, mas bastante poderosa, e configure-a corretamente.

    Para obter informações sobre como dobrar reforço sem ferramentas, consulte abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário