Regras para calcular o consumo de madeira em casa

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Projetos
  3. Como calcular?
  4. Adendo

O uso da madeira como material de construção de uma casa tem muitos aspectos positivos. Este produto é amigo do ambiente, acessível e, portanto, o mais popular. Deve-se apenas ter em mente que a construção de uma casa de madeira requer uma preparação preliminar e uma estimativa cuidadosamente calculada. Afinal, um plano bem elaborado permitirá que você distribua os custos de maneira uniforme e evite custos desnecessários.

Peculiaridades

Ao escolher uma barra como material de construção, é preciso lembrar que ela possui vários tipos, cada um com suas propriedades distintas. A árvore mais aceitável é 140x140 mm. E também a madeira pode ser de umidade natural, perfilada e colada. A primeira opção é a mais comum, pois seu custo é bem menor que as demais. É bastante durável e tem uma bela aparência que não requer acabamentos adicionais.

O tipo de barra perfilada é mais hermética. Uma casa feita com esse material não precisa de isolamento adicional, uma vez que durante a instalação ela é bem fixada. O encolhimento é de aproximadamente 5%. Sua redução pode ser alcançada devido ao corte interno horizontal da barra. A fixação final das vigas entre si é assegurada pelo sistema de ligação “espinho-ranhura” dos aros.

Muitos proprietários de casas de madeira entendem a importância desse parâmetro. A quantidade de encolhimento depende de muitos fatores: o momento em que a árvore foi cortada, o clima, o tempo de construção e a tecnologia de postura. Para toras aplainadas e faceadas, o encolhimento é superior a 10%. Portanto, a madeira neste caso tem seus aspectos positivos.

O look colado é bastante caro, devido ao fato de que praticamente não há encolhimento. Esta vantagem permite iniciar a exploração do edifício imediatamente após a conclusão das obras.

Quando uma casa está sendo concluída a partir de uma casa de toras, você deve deixá-la repousar por algum tempo. Não corte aberturas imediatamente para futuras janelas e portas. É necessário esperar o encolhimento. Somente depois que a caixa estiver em pé, é possível fazer aberturas na coroa. Para o encolhimento uniforme, as paredes são montadas sobre cavilhas de madeira, que não permitem a torção horizontal da madeira. E também a madeira de "inverno" é mais adequada para a construção de uma casa, pois é mais seca. Consequentemente, o encolhimento é influenciado pelo fator tempo em que a árvore foi cortada.

Como dito anteriormente, madeira aplainada colada e seca não precisa de "descanso" após a construção. A porcentagem de redução para esses tipos é insignificante ou completamente ausente. Só agora o custo de tal barra excede em 20-60% da versão com perfil. Se, no entanto, aparecerem lacunas nas paredes entre as juntas, então esses locais precisam ser cavados, por exemplo, com musgo ou feltro de juta.

Apenas não se preocupe. O surgimento de fissuras é um processo comum e natural que deve ser levado em consideração na hora de construir uma casa e escolher um determinado tipo de madeira para ela.

Cubatura por 100 metros quadrados ou 120 metros quadrados. m pode ser calculado de forma independente, se você levar em conta as recomendações de especialistas. Deve ser uma fórmula de cálculo de cubos, saber o peso do material e quanta madeira sai para construir uma casa, por exemplo, com uma seção de 200x200 mm.

Projetos

Elaborar uma futura casa permitirá saber exatamente como será a casa, que material e onde será utilizado e, o mais importante, como será feito o orçamento. A preparação preliminar economizará significativamente não apenas o orçamento, mas também o tempo gasto na construção.O projeto deve levar em consideração o tamanho da casa, o número de cômodos e sua área, o número de andares, a presença de prédios adicionais contíguos à habitação principal. Também é necessário indicar a localização das aberturas de janelas e portas.

Para calcular as dimensões, deve-se lembrar que o comprimento da madeira é de 6 metros. Se a parede da casa ultrapassar esse número, as vigas terão que ser unidas.

Todas essas dificuldades podem parar todo o processo de construção. É por isso, se você não tiver certeza de que conseguirá realizar todo o trabalho sozinho, deverá entrar em contato com um especialista. Neste caso, embora seja necessário pagar a mais, os custos serão justificados.

Antes de erguer a fundação, é necessário cavar uma vala com 70 cm de profundidade, e a largura dependerá do número de pisos. Os valores padrão são 40-50 cm.

Além disso, é necessário fazer uma mistura de cascalho e areia, que é colocada em trincheiras. Depois de completados todos estes pontos, é instalada uma fôrma de 1 metro. Só então o concreto pode ser derramado, as proporções dos componentes dos quais serão determinadas por preferência pessoal. Uma massa mais fina só é adequada se não houver folgas na cofragem.

A construção de paredes é um empilhamento de vigas em fileiras. A primeira fileira de cintagem deve ser tratada cuidadosamente com um anti-séptico.

Todas as coroas são apertadas a cada 1,5 m com pregos especiais de 6x200 mm de tamanho, ou também chamados de pinos, a fim de evitar a torção horizontal das vigas quando a madeira seca. Isso pode reduzir o encolhimento da parede. Coloque os pinos em um padrão quadriculado e corte uma amostra vertical nos cantos.

O telhado geralmente consiste em uma estrutura de suporte e um telhado de metal. Para o fortalecimento, uma caixa é usada. Na construção de uma cobertura, o primeiro passo é amarrar a copa superior com uma barra com seção de 5x15 cm. Em seguida, pode-se instalar pernas de caibro de tábuas de 100x40 mm com intervalo de cerca de um metro entre elas. Para as frentes, são utilizadas tábuas com seção de 25x150 mm, iniciando-se então a etapa de instalação do torneamento.

Se o telhado for feito de material macio, será necessário cobri-lo em duas camadas para proteger melhor a casa da umidade. Se o projeto prevê um sótão que servirá como espaço habitacional, será necessário adquirir isolamento térmico e instalá-lo antes da instalação final da cobertura.

Uma casa feita de vigas tem suas próprias características distintivas. Isso se aplica ao próprio tipo de árvore, levando em consideração seu tamanho e características. Portanto, é necessário abordar a preparação e a redação de um projeto familiarizando-se com todas as nuances para que não surjam dificuldades nos estágios iniciais de construção. Uma casa de dois andares com estrutura e sótão pode ter dimensões de 8x8, 9x9, 9x7, 10x10, 6x9 ou 9 por 10 m.

Como calcular?

Construir uma casa é um processo complicado, mas vale a pena. Na verdade, como resultado, haverá suas próprias moradias suburbanas, que podem estar localizadas ao lado de uma floresta ou de um lago. Isso permitirá que você viva ao ar livre pelo menos várias vezes por ano ou até mesmo mude para uma residência permanente. Na verdade, parece ótimo se inspirar para construir sua casa. Só agora, muitos cometem o mesmo erro na construção de moradias, o que pode levar ao congelamento de todo o processo.

Cálculos incorretos são o principal inimigo durante a construção. Qualquer valor extra nos desenhos ou estimativa do projeto pode levar a consequências graves. Portanto, vale a pena prestar atenção especial ao cálculo correto de todos os tamanhos e à quantidade necessária de materiais de construção. Todas as medições são geralmente influenciadas pelos seguintes fatores:

  • tipo de madeira utilizada;
  • número de barras;
  • o número de feixes em 1 metro cúbico;
  • qual projeto de casa está sendo usado.

Para calcular a quantidade de madeira em 1 metro cúbico, o método de cálculo mais simples é usado. Para fazer isso, o perímetro da casa é calculado, multiplicado pela altura. O resultado é então multiplicado pela espessura do material.O total representa a quantidade a ser adquirida. Só vale a pena considerar que cortar as aberturas de portas e janelas reduzirá significativamente a quantidade de madeira. Portanto, você precisa adicionar 20% ao total. Isso permite que você obtenha o resultado final. Para paredes internas, o método de cálculo será o mesmo.

A primeira coroa é muito mais espessa do que as outras. Os cálculos são executados separadamente.

Tendo recebido dados sobre a quantidade de madeira necessária por 1 metro cúbico, você pode descobrir exatamente quantas peças você precisa comprar. Não há necessidade de calcular o volume do produto na própria loja com fita métrica. A espessura e a altura de cada barra podem ser diferentes, por isso vale a pena decidir com antecedência o tamanho necessário. A espessura pode variar dentro de um determinado intervalo, a saber:

  • 100x100 mm;
  • 100x150 mm;
  • 150x150 mm;
  • 150x200 mm;
  • 200x200 mm.

A altura depende das costuras entre as juntas. Quanto menos houver, mais rápido será o trabalho de construção. Quanto à largura, este indicador é mais importante. Principalmente na construção de uma casa para residência permanente, para a qual uma barra com espessura de 200 mm é adequada. Produtos de diferentes espessuras e larguras diferem uns dos outros, e é extremamente descuidado adquirir barras de tamanhos diferentes. É extremamente importante estudar todas as nuances. Assim, você pode economizar dinheiro e não se tornar vítima de um vendedor desonesto de madeira serrada.

Todos os cálculos devem ser feitos na fase de desenvolvimento do projeto. Estudando os desenhos elaborados, saber-se-á quanto e que material é necessário. Se você se sentir incompetente neste assunto, entre em contato com as construtoras ou leia as informações em sites especializados. Na Internet também é possível encontrar projetos prontos com todos os tamanhos e quantidades dos materiais necessários.

Você aprenderá mais sobre como calcular a quantidade de madeira para construir uma casa no vídeo a seguir.

Adendo

Todo mundo quer fazer algo com as próprias mãos. Esse tipo de trabalho é mais agradável. E construir você mesmo uma casa é uma conquista realmente grande e o resultado de muito trabalho realizado. A madeira é um excelente material de construção. É saudável e absolutamente seguro. A madeira, ao contrário de outros materiais, não contém impurezas prejudiciais e tem um efeito positivo no bem-estar humano. Por exemplo, pode manter a umidade ideal em uma sala.

Para fazer uma barra, eles pegam uma árvore inteira e cortam vigas retangulares.

As coníferas são mais adequadas como o material mais forte e durável. Além disso, a resina é muito boa na prevenção do apodrecimento do produto.

No entanto, mesmo esse material natural e de alta qualidade tem suas desvantagens. Requer impregnação constante para proteger a madeira do processo de decomposição. A próxima desvantagem é o alto custo, especialmente para madeira colada. Se o material não for seco adequadamente, sua qualidade se deteriorará significativamente.

As vantagens e desvantagens permitem abordar com competência a escolha de um material de construção em madeira, calcular todas as nuances e estar totalmente preparado antes de iniciar a construção. Para fazer isso, você pode usar informações da Internet e fazer todos os cálculos em uma calculadora online. Em um site especial para pagamentos online, você precisa inserir todos os números e clicar em alguns botões. A calculadora, com base nos parâmetros inseridos, calculará a quantidade de madeira necessária para construir uma casa.

E também vale a pena seguir algumas dicas para escolher o tamanho certo da barra, como:

  • 100x100 mm geralmente usado para a construção de uma pequena sala, como uma casa de banho ou casa de verão;
  • 150x150 mm mais adequado para um edifício residencial de pleno direito;
  • 200x200 mm adequado para a construção de grandes chalés.

Vários outros pontos podem ser atribuídos às recomendações. Se necessário, você pode solicitar o tamanho de madeira desejado ao vendedor. A madeira colada é mais durável, o que justifica o custo inflacionado. A madeira maciça custa quase metade do preço.Isso ocorre porque todo o processo de fabricação é mais fácil.

      A madeira perfilada retém perfeitamente todas as propriedades úteis e está em primeiro lugar em termos de compatibilidade ambiental entre outros tipos de produtos. Ao construir uma casa de madeira não destinada a residência permanente, um parâmetro como a espessura não importa. Para habitações durante todo o ano, você precisará isolar adicionalmente as paredes. A última recomendação é que você não compre projetos prontos.

      Na Internet, você pode encontrar golpistas que sabem como vender seus produtos perfeitamente. Isso é especialmente verdadeiro para a indústria da construção. Os vigaristas ganham um bom dinheiro com o analfabetismo das pessoas. Você só deve confiar em avaliações ao vivo e sites verificados.

      1 comentário
      O convidado 07.01.2020 09:04
      0

      O que é uma base de tira? Esta é uma vala rasa cavada preenchida com argamassa de concreto e estruturas de reforço nela. Deve correr por baixo de todas as paredes principais da habitação. Tal estrutura assume todo o peso da estrutura, evitando que a estrutura afunde no solo. Esta é a versão mais comum da fundação para a construção de casas, chalés de verão e banhos.

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário