Como fazer cabras de construção com as próprias mãos?

Contente
  1. Vantagens
  2. Preparação
  3. Manufatura

Cabras de construção - desenho que permite a um ou mais trabalhadores realizar atividades laborais em altura que ultrapassa a de uma pessoa. Eles são equipados com uma plataforma horizontal fixa, podem ser complementados com cercas de proteção e outras ajudas. As cabras são fixas e móveis.

A moldura da estrutura auxiliar é montada em madeira ou metal. No mercado da construção civil existem modelos de cabras prontas de tipo modular. Eles são uma estrutura de transformador dobrável. Este último é equipado com rodas giratórias, braçadeiras de freio e fixadores.

Este tipo de andaime é um dispositivo temporário. Após a conclusão dos trabalhos necessários, eles são desmontados. O material do qual o corpo foi feito, se houver integridade suficiente, pode ser usado para outros fins técnicos.

Para realizar trabalhos de construção e acabamento, pode-se fazer cabras caseiras.

Vantagens

Andaimes DIY vs. Equivalentes de loja tem uma série de vantagens:

  • baixo custo;
  • funções de adaptação para um objeto de construção específico;
  • a presença de variações de modificação aleatória para atender às suas necessidades;
  • a possibilidade de mais uso indevido.

Para fazer a sua própria cabra, pode usar o material que tem à mão - tábuas, tubo perfilado, plástico e outros. Este fato reduz significativamente o custo do objeto de montagem.

    Andaimes caseiros podem ser remodelados e modernizados para melhor se adequar ao ambiente de um edifício. Isso é especialmente verdadeiro ao trabalhar em espaços apertados. Eles podem ser ajustados em altura, largura e comprimento. Retrofit com degraus, corrimãos e até bloco para levantamento de material.

    Preparação

    A montagem de um cavalete adequado começa com a fase de projeto. É necessário fazer um desenho detalhado, que conterá indicações de dimensões gerais e peças individuais.

    A formação dos diagramas de desenho é influenciada pelo tipo de floresta que será. Eles podem ser de duas peças - dobráveis ​​ou de uma só peça. No primeiro caso, são montados dois suportes de pórtico, sobre os quais são colocadas as tábuas. Isso permite que você ajuste o comprimento do andaime, dependendo da necessidade. Sua largura é determinada pela largura dos elementos de suporte. No segundo caso, uma estrutura de uma peça é feita com parâmetros fixos de altura, comprimento e largura.

    As opções mais simples de andaimes caseiros são aqueles feitos de materiais de madeira. Para a montagem, você precisará de um conjunto de ferramentas básicas e consumíveis:

    • martelo;
    • serra (quebra-cabeças);
    • Chave de fenda;
    • instrumentos de medição (fita métrica, régua).
    • parafusos auto-roscantes;
    • furar;
    • fixação de produtos de metal.

    Manufatura

    Vamos considerar passo a passo como você mesmo pode fazer cabras.

    Dois elementos

    É necessário preparar os detalhes da construção. As peças de trabalho são cortadas de uma barra ou placa com parâmetros dimensionais adequados - pernas, barras transversais superiores, jumpers de reforço.

    O comprimento da peça de trabalho, que servirá como barra transversal superior, é determinado pela largura da cabra necessária em uma determinada situação. Seu tamanho ideal é de 35-50 cm.

    A altura das barras utilizadas como pernas é determinada pelas necessidades da pessoa em cada caso. Este valor pode variar de 0,5 a 1 m.Ultrapassar a altura de um metro não é recomendado devido à diminuição do fator de estabilidade da estrutura final.

    Conforme mostrado no desenho, as extremidades das pernas devem ser cortadas em um ângulo que permita que elas se separem. Este ângulo é verificado da seguinte forma:

    • coloque os espaços em branco para as pernas em um piso plano de modo que sua localização se assemelhe aos lados do trapézio;
    • colocar a barra transversal superior na parte estreita do trapézio, criando seu topo improvisado;
    • nas futuras pernas, faça marcas ao longo da barra transversal, como ao longo de uma régua;
    • corte a peça de trabalho de acordo com as marcas verificadas.

    Após essas manipulações, a barra superior e as pernas se conectarão no ângulo desejado. A sua fixação é efectuada por meio de parafusos auto-roscantes de comprimento suficiente, que são aparafusados ​​na parte superior das futuras cabras. Para evitar rachaduras na madeira, covas de plantio são feitas para cada parafuso auto-roscante. O diâmetro dos orifícios não deve exceder o diâmetro da rosca dos parafusos.

    As bordas das extremidades da teia de reforço são cortadas em ângulo. Este último é determinado pelo mesmo método que é usado ao fazer um corte angular nas pernas. A peça em branco para o lintel é colocada nas pernas já fixadas na barra superior. As marcações são feitas na parte interna das pernas no lintel, ao longo do qual é executado o revestimento.

    Importante: a barra de conexão está localizada a uma distância de 10-15 cm da borda inferior das pernas. O jumper é conectado com parafusos autoatarraxantes.

    A resistência do produto às cargas de deformação é aumentada com o uso de fixadores de metal. Cantos de metal são aparafusados ​​nos cantos internos usando parafusos auto-roscantes mais curtos. Se o lado do jumper de conexão estiver nivelado com as pernas, você pode fortalecer seu abutment usando placas de metal perfuradas aparafusadas com parafusos auto-roscantes. Os cantos e placas são fixados com pelo menos 4 parafusos auto-roscantes - 2 para cada peça individual.

    O segundo par de "pernas" é feito de acordo com o mesmo princípio. Nos casos em que a deflexão da plataforma é criada devido ao comprimento excessivo da cabra, é necessário montar um terceiro par de “patas”, que é instalado no meio.

      A estabilidade do cavalete obtida é garantida ajustando as suas "solas" à superfície do pavimento. As "solas" devem ter um ângulo ideal que lhes permita aderir ao piso cobrindo todo o plano. Este fator garante a segurança funcional dos trabalhos em altura. Pranchas de espessura suficiente são usadas para criar uma plataforma de trabalho. Eles são colocados sobre os cavaletes de forma que suas bordas se projetem 15-20 cm além das “pernas”, sem criar deflexão excessiva no meio. As placas podem ser fixadas nas pernas com parafusos auto-roscantes - 2 peças para cada ponto de contato.

      Uma característica distintiva deste tipo de cavalete de construção é a possibilidade de seu armazenamento dobrável. Basta desmontar o piso das tábuas, e as "pernas" podem ser colocadas de forma compacta no local onde serão armazenadas. E também cavaletes de duas peças podem ser usados ​​como mesa de trabalho dobrável de marceneiro.

      Todo

      Os cavaletes inteiros são feitos de acordo com o princípio de duas peças. Neste caso, as “patas” da cabra são interligadas por placas que representam a plataforma de trabalho e jumpers especiais.

      Os jumpers servem como reforço estrutural e evitam que as cabras se soltem nos planos transversal e longitudinal. É muito importante montar corretamente esta armadura para que cumpra da melhor forma possível a sua finalidade.

      As barras de conexão estão localizadas diagonalmente em todos os lados do cavalete maciço. O primeiro ponto de fixação do lintel deve ser localizado o mais próximo possível do ângulo que se forma entre a plataforma e o par de pés. O segundo ponto de conexão deve estar localizado na menor distância da "sola" da "perna".

      Importante: a diagonal é fixada na “perna”.

        Se neste lado da cabra a ponte diagonal foi aparafusada em um ângulo da esquerda para a direita, no lado oposto a direção do ângulo será da direita para a esquerda.

        Ambos os pares de pernas de cabra e a plataforma devem formar um ângulo ligeiramente inclinado. Isso garantirá a redução da oscilação longitudinal da estrutura durante a operação. Um dos pares de pernas, do lado do qual o cavalete será levantado, pode ser posicionado em um ângulo mais obtuso. Para facilitar o levantamento, vale a pena equipá-lo com degraus horizontais - degraus.

        Muitas vezes, as cabras da construção são necessárias para resolver os problemas do dia-a-dia. As instruções no vídeo abaixo permitirão que muitos homens os façam com suas próprias mãos.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário