Tudo sobre calafetagem
A moldura de madeira tem sido usada na construção há muitos séculos. Mesmo agora, apesar da grande competição, muitas pessoas preferem construir casas, banhos e anexos com este material. Mas para que um edifício assim permaneça por muito tempo, você precisa saber como e com o que processar a madeira após a construção.
O que é isso?
A calafetagem é o processo de processamento de cabines de toras. É muito importante para uma casa de madeira, porque no processo as ranhuras entre as toras são compactadas. O procedimento é necessário não apenas para proteger a sala do frio e do vento. Existem vários motivos principais para calafetar sua casa.
-
Assim, você pode dar à moldura uma forma mais regular. Isso se aplica à calafetagem, que não é executada imediatamente, mas depois de um tempo em que ocorre o encolhimento. Em alguns casos, uma parte do edifício neste caso desce mais e a casa parece ligeiramente inclinada.
A calafetagem ajudará a alinhar as paredes, o que é feito um ou dois anos após a construção.
- O processamento adicional pode proteger a madeira. Não importa se o edifício é construído com madeira perfilada ou arredondada, a proteção adicional não fará mal.
- A sala será isolada de forma confiável. Para preservar o calor da casa, é necessário calafetá-la não só imediatamente após a construção, mas também após alguns anos, quando se formam rachaduras na árvore.
- Esta é uma das formas comprovadas de decorar a sua casa. Hoje em dia, os edifícios de estilo antigo são populares. Portanto, o edifício lacrado com cordas decorativas especiais se tornará não apenas um aconchegante ninho de família, mas também uma excelente decoração do local.
Resumindo, podemos dizer que a calafetagem da estrutura da madeira serrada é muito importante. Portanto, vale a pena entender o que é esse processo com mais detalhes.
Revisão de materiais
Ao escolher os materiais para calafetagem, deve-se ter em mente que todos eles devem ser:
-
imune às mudanças de temperatura;
-
hermético;
-
resistente aos ventos;
-
durável;
-
capaz de proteger contra pequenas pragas;
-
seguro para a saúde de todos os habitantes da casa.
Vários materiais atendem a todos esses requisitos ao mesmo tempo. Entre eles há comprovados ao longo dos séculos e modernos.
Musgo
É musgo usado para isolar uma casa cortada de um bar por muito tempo. Tem muitas vantagens:
-
o material é natural, o que significa que é totalmente seguro e amigo do ambiente;
-
se você prepará-lo com antecedência, não terá que gastar um centavo na calafetagem;
-
musgo protege perfeitamente contra o aparecimento de fungos e pragas;
-
ele não tem medo de quedas de temperatura e umidade elevada;
-
é um isolamento durável que não se deteriora com o tempo.
O musgo é melhor colhido no final do outono. Neste momento, é mais limpo e fácil de encontrar. Mas, mesmo neste caso, ainda requer um processamento cuidadoso. Deve ser completamente limpo de sujeira e pequenos detritos e, em seguida, seco.
Vale lembrar que não é necessário secar muito o musgo, caso contrário ele ficará seco e quebradiço. Esse material não vai durar nem um ano.
Calafetar a construção com musgo deve ser feito com muito cuidado. Caso contrário, este isolamento natural pode ser levado pelos pássaros.
Rebocar
Você também precisa ter muito cuidado com este material pelo mesmo motivo - o reboque é facilmente puxado por pássaros se for usado incorretamente. Este isolamento natural é feito de fibras de linho residuais. Em alguns casos, a juta é usada em conjunto com a estopa como proteção adicional e para decoração do edifício.
Existem dois tipos de reboque: fita e fardo. O segundo praticamente não é usado para isolar casas, pois é composto de fibras curtas e não se encaixa bem em ranhuras. É muito mais fácil calafetar um prédio com fita adesiva, mas também tem sua desvantagem. Ele desaparece com o tempo e o processo deve ser repetido novamente.
Juta
Esse material, que calafeta cantos e paredes, é produzido no Egito e em países asiáticos. Plantas da família malvácea são usadas para criá-lo. As aves locais não estão absolutamente interessadas neste material, então não há necessidade de temer que ele seja levado embora.
As vantagens da juta incluem o fato de ser durável, forte e confiável. Cordas de alta temperatura agora são produzidas na forma de cordas, cordas e fitas. É o último que é mais conveniente para calafetar.
Linho
Como o nome indica, este material é feito de linho natural. É produzido na forma de telas, que podem ser utilizadas imediatamente para isolar edifícios. Tem muitas vantagens, porque o material não só retém o calor na divisão, como ainda não apodrece e não absorve água.
A única desvantagem é que o material atrai insetos. Para se livrar deles, você precisa usar equipamento de proteção adicional.
Selantes
Para processar as costuras do corte de uma árvore, você pode usar não apenas os métodos antiquados. Existe um grande número de materiais modernos que fazem um excelente trabalho nesta tarefa.
É mais conveniente usar selantes modernos. Eles congelam por vários dias. Mas, por outro lado, depois que o selante congelou, a casa não tem mais medo de chuvas, nevascas ou pragas. A superfície tratada com este material precisa apenas de uma limpeza posterior. Se desejar, também é decorado.
Aquecedores artificiais
Além dos selantes, outros materiais de isolamento também são usados. O tipo mais popular é a lã mineral. Este grupo inclui lã de vidro e lã mineral. Esses materiais são ecologicamente corretos, mas ao mesmo tempo podem causar reações alérgicas nos moradores da casa. A vantagem é que os roedores não começam em salas isoladas dessa forma.
Muitos também usam um material como espuma de polietileno para isolar suas casas. Isola bem a divisão e não deixa passar o frio. Mas, ao mesmo tempo, ele tem desvantagens significativas. A principal delas é que esse material não deixa passar o ar. O uso de polietileno às vezes causa até mesmo o apodrecimento da madeira.
E também para isolar o espaço entre as vigas, são utilizados materiais isolantes com poros abertos. Um dos mais populares é a borracha esponjosa. Mas esta não é a maneira mais confiável de proteger uma construção de madeira.
Em geral, é melhor usar bons materiais naturais ou selantes de qualidade para calafetar em casa.
Neste caso, a obra não terá de ser refeita e a casa ficará protegida do frio de forma fiável.
Descrição das espécies
Existem dois tipos principais de calafetagem. No primeiro caso, tudo é feito para isolar o edifício e protegê-lo dos efeitos negativos do ambiente externo. Na segunda opção, todos os esforços são feitos para decorar a casa.
Calafetar a casa é necessário em três etapas.
-
Primeiro, depois que a casa foi concluída. O edifício é imediatamente isolado para sobreviver ao inverno. Depois disso, o prédio pode ser operado por cerca de um ano.
-
Após um ano, deve-se verificar se há rachaduras ou irregularidades. O material de isolamento é adicionado onde caiu. Também é usado para resolver o problema de encolhimento. A calafetagem pode uniformizar as paredes e tornar a aparência da sua casa mais atraente.
-
Após vários anos de funcionamento do local, ele também é verificado e, se necessário, isolado. Isso permite que você viva em uma casa assim por muito mais tempo do que em uma onde esses detalhes não são prestados atenção.
A calafetagem decorativa é usada para decorar costuras já isoladas. Neste caso, são utilizados linho, cordas decorativas ou cordas de juta. Para a fixação de material decorativo, pregos galvanizados sem cabeça são os mais usados. Eles estão obstruídos na mesma distância. Acontece que o material está bem fixado, mas ao mesmo tempo os pontos de fixação são completamente invisíveis.
Quais ferramentas são necessárias?
Agora, várias ferramentas podem ser usadas para isolar uma casa. Anteriormente, eram usados meios improvisados. Os proprietários de casas de madeira usavam machados de cinzel ou pedaços simples de madeira para preencher as rachaduras com isolamento.
Mas agora a construção de uma casa de madeira não é barata e ninguém quer estragar sua aparência com uma calafetagem feita descuidadamente. Além disso, erros na fase de isolamento também reduzem sua vida útil.
Portanto, as ferramentas, assim como os materiais, devem ser de alta qualidade.
Couve-flor
Esta ferramenta é geralmente feita de aço. É perfeito para calafetagem primária e secundária. É fácil para eles processar as paredes e os cantos da sala. Uma versão mais moderna dessa ferramenta consagrada pelo tempo é a máquina de escrever, também conhecida como máquina elétrica. É necessário trabalhar com muito cuidado, mas o processo de isolamento de edifícios é muito mais rápido.
Cogumelo de malho
Este material é adequado para isolamento de edifícios com juta ou linho. O cogumelo entope suavemente o material nas rachaduras e não destrói a base de madeira da casa.
Perfurador
Uma ferramenta de calafetagem mais moderna é a broca de martelo. Para realizar essa tarefa, você precisa de uma ferramenta com três modos de operação. Para o isolamento com perfurador, também é necessário um bico especial em forma de espátula.
O material necessário é inicialmente preparado e posicionado de forma que as fitas ou cordas sejam fixadas nas fissuras. Em seguida, o martelo perfurador é iniciado no modo de martelo. Após 15 minutos no modo de impacto, ele pode ser alternado para o modo de perfuração. E então deixe-o inativo por um ou dois minutos. O processo é repetido até que todas as paredes sejam isoladas.
Tecnologia
Para calafetar uma casa adequadamente com suas próprias mãos, você precisa conhecer as características do processo e os requisitos de segurança.
Existem dois métodos principais de calafetagem.
Alongamento
Para isolar qualitativamente o ambiente desta forma, o material deve ser cuidadosamente esticado ao longo da tora e uma de suas bordas deve ser fixada. Isso é feito usando qualquer uma das ferramentas disponíveis. O resto do material é usado para preencher as ranhuras da casa de toras. Este método funciona bem para pequenas fendas e fendas.
No set
Se as lacunas forem grandes o suficiente, mais material isolante deve ser usado. Para calafetar um conjunto, geralmente se usa juta, corda de cânhamo ou estopa comum. No processo, uma pequena quantidade do material usado é desenrolada e dobrada em laços organizados. Eles se encaixam nas costuras, preenchendo-os completamente. As alças são marteladas a partir do topo da costura. Tudo é nivelado pelo construtor de estradas. É na calafetagem em um conjunto que um perfurador operando em baixa velocidade é usado com mais frequência.
Em qualquer caso, atenção especial deve ser dada aos cantos. Eles precisam ser calafetados de forma especialmente qualitativa, porque é através deles que as correntes de ar entram na sala com mais frequência. Depois de terminar a obra, tudo deve ser verificado para se certificar de que o edifício está protegido do frio de forma confiável.
Depois de concluída a calafetagem da casa, a moldura interna deve ser cuidadosamente lixada. Para isso, é utilizada uma escova especial de náilon. Lá fora, a madeira pode ser deixada sozinha.
Resumindo, podemos dizer que A calafetagem é um procedimento muito importante que permite proteger uma construção de toras do frio e torná-la mais estável. Ela é capaz de salvar uma casa de madeira mesmo depois de ela ter encolhido de um lado. Portanto, você não deve negligenciar esse processo, por considerá-lo muito antiquado.
Como calafetar uma casa de toras corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.