Construímos uma casa com blocos de concreto de argila expandida

Construímos uma casa com blocos de concreto de argila expandida
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Projetos
  4. Escolhendo uma fundação
  5. Construção
  6. Recomendações

Na hora de construir uma casa, é importante escolher um material de alta qualidade que tenha não só resistência, mas também desempenho impecável. Hoje, os blocos de concreto de argila expandida são muito populares entre os desenvolvedores. Permitem construir edifícios rapidamente, são acessíveis e proporcionam às instalações um excelente isolamento térmico.

Peculiaridades

Os blocos de concreto de argila expandida são um material de construção versátil feito de areia, cimento e argila expandida triturada. A resistência dos blocos depende da fração de argila expandida que faz parte deles. Quanto maior for, menor será a qualidade do produto obtido, pois perde as propriedades de condutividade térmica e resistência a influências externas.

Os blocos de argila expandida são produzidos de acordo com os padrões GOST 613399 e são divididos nos seguintes grupos:

  • para a construção de estruturas de suporte de carga com as dimensões de 188 × 190 × 390 mm;
  • para a construção de divisórias, cujas dimensões são 188 × 90 × 390 mm.

Além disso, o material pode estar com a presença de vazios, corpulento, frontal e ordinário. Os blocos frontais, via de regra, são usados ​​para estruturas que não requerem revestimento adicional, e os comuns precisam ser decorados com guarnições. Os produtos ocos são escolhidos quando é necessário reduzir o peso da estrutura.

Ao contrário dos corpulentos, os ocos possuem orifícios especiais que aumentam as propriedades de isolamento térmico do material, mas a segunda opção tem baixa resistência e não suporta bem as cargas. A principal característica de tais blocos é que muitas vezes têm dimensões imprecisas, mas tais desvios são permitidos na construção, se o valor diferir de 10 a 20 mm em comprimento, altura e largura.

Antes de construir uma casa com blocos de concreto de argila expandida, é importante escolher a densidade correta do material, porque não só dependerá a confiabilidade de toda a estrutura, mas também os indicadores acústicos de economia de calor. Normalmente, a densidade dos blocos é de 500 a 1800 kg / m3, e seu peso, respectivamente, pode variar de 10 a 23 kg.

A execução de trabalhos de construção com este produto não é praticamente diferente de construir uma casa de alvenaria. Para se obter uma estrutura quente e estável, as paredes têm 0,65 m de espessura e deve ser aplicada uma camada impermeabilizante.

Em alguns casos, o reforço também é colocado em todo o perímetro da casa, o que aumenta a resistência da estrutura. Para edifícios de um andar, são usados ​​blocos mais leves com isolamento, e para edifícios de vários andares, produtos com uma densidade de até 1200 kg / m3 são preferidos. Um ponto igualmente importante para as casas feitas com blocos de argila expandida é a escolha de uma fundação confiável, que é aprofundada em 1,2 metros para proteger contra assentamentos irregulares de solo e o aparecimento de rachaduras nas paredes.

Vantagens e desvantagens

A argila expandida, que faz parte dos blocos, é um material leve que é produzido a partir de matérias-primas ecológicas sem agregar componentes nocivos, por isso é muito utilizado para a construção de casas.

As principais vantagens do produto também podem ser atribuídas.

  • Baixa higroscopicidade. Apesar de o cimento ser considerado o principal componente do concreto de argila expandida, os blocos apresentam alta resistência à umidade.
  • Resistência ao gelo. Este indicador pode ser diferente. Dependendo do tipo de unidade, o número de ciclos de congelamento e degelo varia de 15 a 200.
  • Alta resistência e densidade. As edificações em concreto de argila expandida, via de regra, operam por até 65 anos.
  • Segurança contra incêndios.
  • Resistente a processos de decomposição, roedores e insetos.
  • Baixa condutividade térmica. As casas desses quarteirões são quentes.
  • Boa permeabilidade ao vapor. O material "respira", portanto, fornece à estrutura um microclima ideal.
  • Facilidade de construção. Todo o trabalho de construção da estrutura pode ser feito de forma independente, sem o auxílio de especialistas.
  • Baixo peso do produto. Como resultado, o encolhimento não é observado.
  • Preço acessível e economia de solução. Para colocar blocos, metade da mistura de concreto é necessária do que para a construção de edifícios de tijolos.

Quanto às deficiências, são poucas.

  • A construção das estruturas é realizada sobre uma base sólida. Para que a base seja confiável, você não pode economizar nela.
  • Podem formar-se pontes frias (costuras) durante a colocação dos blocos. Eles devem ser reparados e as paredes isoladas adicionalmente.

Projetos

A construção de uma casa começa com a elaboração de um projeto, para isso é necessário primeiro pensar no layout das instalações e preparar a documentação adequada. Em primeiro lugar, prestam atenção à parte arquitetónica e determinam o número de pisos do edifício, desenham desenhos e croquis para a disposição da fachada. Em seguida, são traçados os diagramas de fundação, pisos e alvenaria de blocos. Nesta fase, também é necessário incluir nos desenhos a condução de comunicações como esgoto, abastecimento de água, fiação elétrica e abastecimento de gás. O projeto se completa com o cálculo de um orçamento, que leva em consideração o custo de todos os materiais de construção.

As casas térreas são consideradas as mais econômicas, por isso seus projetos são muito populares. Graças ao planejamento competente de blocos de concreto de argila expandida, você pode criar uma casa confortável, aconchegante e econômica. A construção de tal edifício não requer equipamento de construção especial e os custos de material serão pequenos.

Em regra, os edifícios térreos têm uma área total até 81,5 m2, o que é suficiente para planear racionalmente uma área habitacional de 60 m2. Normalmente, esses projetos incluem uma cozinha tipo estúdio, uma espaçosa sala de estar e três quartos. Essa opção versátil é adequada para uma estadia confortável para uma família numerosa.

As casas de um andar também podem ser equipadas adicionalmente com uma pequena terma e um terraço. Recomenda-se a utilização de madeira ou gesso cartonado para a decoração das paredes interiores, enquanto o gesso é a melhor escolha para o revestimento exterior. Parece atraente e não custa muito. Se as possibilidades financeiras permitirem, você pode optar por um projeto de casa de campo de dois andares. Graças à grande área, será possível equipar o espaço de forma única com opções de estilo moderno. A disposição, neste caso, pode ser composta por vários quartos, uma espaçosa sala de estar, uma cozinha, uma casa de banho e um quarto de bebé. Além disso, em tal casa é fácil alocar espaço para biblioteca, sala de estudos e sala de bilhar. Uma luxuosa piscina também se tornará um "destaque" da habitação.

As vigas de madeira podem ser utilizadas como material para pisos, mas é preferível dar preferência aos pisos de concreto armado, pois são muito mais resistentes. Quanto à base, para um edifício de vários andares, uma fundação de faixa rasa é considerada a escolha ideal, pois é econômica e confiável na operação.

A decoração interior das instalações pode ser efectuada a todos os gostos, podendo o exterior da casa ser bem revestido com gesso ou forrado com tapume.

Escolhendo uma fundação

Recentemente, a maioria dos incorporadores construiu casas com blocos de concreto de argila expandida, pois são caracterizados por baixo custo e confiabilidade. Para melhorar as características operacionais de tais edifícios, é importante escolher o alicerce correto e assentar qualitativamente, pois o menor erro pode levar a um assentamento da casa, resultando em deformações e rachaduras nas paredes.

A base de edifícios de concreto agregado leve deve atender aos seguintes requisitos:

  • têm alta capacidade de carga;
  • têm resistência à água;
  • fornecer ao edifício uma baixa perda de calor.

Hoje, os seguintes tipos de fundação são usados ​​com mais frequência.

  • Fita. A escolha de uma base monolítica é adequada para projetos de casas com piso de cave. Este tipo de fundação é colocado em áreas planas com solo denso. A base deve ser equipada com aquecimento e impermeabilização. Em alguns casos, uma fundação de faixa pré-fabricada também é feita, sua estrutura é semelhante a uma monolítica e os blocos são colocados diretamente sobre o cimento.
  • Pilha com grelha. Pode ser instalado em áreas com qualquer tipo de solo, desde que sejam utilizadas estacas perfuradas com gradeamento enterrado. Essa base é durável, econômica e confiável. A única coisa é que as fundações por estacas não são recomendadas para a construção de edifícios a partir de blocos leves.
  • Placa. Não tem restrições quanto ao tipo de solo e peso da estrutura. Esta base é confiável, mas cara e não adequada para áreas de construção com terrenos difíceis.
  • Colunar. É uma combinação de postes feitos de tijolo, pedra ou concreto. Geralmente é colocado para estruturas leves colocadas em solos agitados. A base não tem desvantagens, pois combina um preço acessível e alta qualidade.

Construção

Não é difícil construir uma casa com lajes de barro expandido com as próprias mãos, o principal é aderir a certas regras em trabalhos de construção, que incluem as seguintes etapas:

  • construção da fundação;
  • paredes de alvenaria em concreto de argila expandida;
  • arranjo do telhado;
  • isolamento;
  • voltado para.

Para iniciantes, as instruções passo a passo ajudarão nisso. Em primeiro lugar, a fundação é lançada, sua tecnologia depende da composição e estrutura do solo, bem como do nível de colocação da água subterrânea. Após uma análise detalhada do solo, é selecionado um tipo de fundação mais adequado.

Na maioria das vezes, uma base de tira é derramada. Para isso, prepara-se a superfície da plataforma de trabalho, retira-se pouca vegetação e arranca-se arbustos ou árvores. Em seguida, a base é marcada com corda e pinos.

Para que o edifício assente sobre alicerces sólidos, está a ser cavada uma vala, cuja profundidade deve ultrapassar o nível de congelamento do solo. O fundo e as paredes da vala são cuidadosamente nivelados e a cofragem de placas de contraplacado ou de bordo é preparada para a instalação. Em seguida, uma mistura de areia e brita é despejada, sua espessura é uniformemente distribuída e compactada. Também é necessária a montagem de uma moldura de reforço, para isso, as hastes são fixadas entre si por meio de arame de tricô ou solda.

Em seguida, uma mistura de concreto é preparada. O consumo da solução por 1 m3 é determinado em função do volume de trabalho. A composição acabada é vertida na vala para que não apareçam bolhas de ar. A superfície é bem nivelada e coberta com filme plástico para manter a umidade. Terminado o endurecimento, a fôrma é retirada, agora é necessário impermeabilizar e isolar.

O próximo passo é colocar os blocos e formar a caixa em casa. Os especialistas recomendam prender o material a um adesivo especial. Para realizar corretamente o assentamento da primeira fileira, o trabalho inicia-se a partir da zona do canto, monitorando a posição horizontal por dentro por meio de um nível.

A próxima linha é ligeiramente deslocada em 1/2 ou 1/3 da espessura do bloco. Cada 3-4 carreiras devem ser reforçadas com uma malha de reforço.

Quando as paredes estiverem prontas, você pode começar a organizar o telhado. Antes disso, um material adequado é selecionado para cobri-lo. Deve ser forte, resistente a influências externas e durável. Além do material de cobertura, você também precisará de uma viga de madeira com seção de 150 × 150 mm, uma tábua com cantos, um tarugo e ferragens para fixação. Em primeiro lugar, a caixa é preparada, as vigas são pregadas nela, o material é colocado. Em seguida, a casa é isolada.A fim de manter constantemente um microclima confortável nas instalações, o isolamento térmico é colocado no exterior e no interior do edifício. Lã mineral, espuma ou painéis de revestimento são os mais adequados para esses fins. O revestimento externo é realizado em função das preferências pessoais, o principal é que a casa se enquadre harmoniosamente no projeto paisagístico do local.

A maneira mais barata e fácil é cobrir a fachada com blocos de espuma de poliestireno, eles são feitos de até 50 cm de espessura e, portanto, podem isolar bem a construção. Os blocos são colocados sobre uma solução especial e fixados com buchas. Em seguida, é instalada uma malha reforçada e aplicado o cimento polimérico. O acabamento, neste caso, pode ser tanto ladrilhos frontais como gesso decorativo.

As inovadoras fachadas "ventiladas" provaram-se bem. Esse trabalho de instalação é difícil e caro de executar. Em primeiro lugar, uma camada de barreira de vapor em forma de folha de alumínio é aplicada na base das paredes, depois as guias são montadas e a lã mineral é fixada a elas. O revestimento externo geralmente é feito com painéis ou revestimento de alumínio.

Recomendações

Antes de você começar a construir uma casa de concreto de argila expandida por conta própria, é importante não apenas fazer um projeto correto, mas também estudar as avaliações dos proprietários de tais casas. O bloco de argila expandida é um material ecologicamente correto, mas às vezes durante a operação, podem aparecer problemas ocultos nele. Portanto, é melhor adquirir os blocos de fabricantes comprovados que fornecem certificados de qualidade para os produtos. Você receberá a garantia de que o material não é prejudicial à saúde humana.

Durante a construção, vale a pena considerar as seguintes recomendações de especialistas.

  • Depois que a base encolhe, sua superfície pode se tornar curva. Para eliminar isso, você precisa nivelar a solução, controlando a uniformidade com o nível.
  • A impermeabilização de alta qualidade ajudará a aumentar a vida útil da casa. Portanto, após o endurecimento do concreto, várias camadas de material de cobertura são colocadas sobre a fundação e a mástique é colocada entre elas.
  • O bloco de argila expandida (como o bloco de espuma) é primeiro colocado a partir do canto, formando a primeira linha. Em seguida, eles colocam as próximas fileiras, verificando a regularidade das paredes.
  • Se paredes duplas estão sendo erguidas, então duas fileiras de blocos são dispostas simultaneamente, fazendo uma ligação entre elas a partir de uma argamassa de areia-cimento.
  • Ao construir um edifício de dois andares, as paredes do primeiro andar devem ser reforçadas com um cinto de reforço. Devido a isso, as cargas de peso são distribuídas uniformemente para os blocos tanto da lateral das paredes do segundo andar quanto dos próprios andares. Essa correia é feita de blocos de concreto armado ou tijolos. O cinto de reforço deve ser isolado adicionalmente.

No próximo vídeo, você colocará paredes feitas de blocos de concreto de argila expandida.

1 comentário

Duvido que eles façam casas quentes.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário