O que é melhor: uma casa de toras ou uma casa de madeira?

Contente
  1. O que é mais forte e durável?
  2. Qual casa será mais quente?
  3. Qual é a diferença entre uma madeira e uma moldura?
  4. Qual é a melhor escolha?

Nos últimos anos, a construção de moradias de madeira no setor privado voltou à sua antiga popularidade, após várias décadas de domínio do tijolo e do concreto espumoso. Ao mesmo tempo, tecnologias antigas com o uso de madeira e casas de madeira modernas são igualmente procuradas hoje. Apesar de em ambos os casos a madeira ser o principal material de construção, os materiais apresentam diferenças significativas - o nosso artigo é dedicado à sua análise.

O que é mais forte e durável?

O critério mais importante para a qualidade e durabilidade de um edifício é a sua resistência. Considerando edifícios de uma barra e estruturas de pórtico de acordo com este parâmetro, é impossível dar uma resposta inequívoca sobre a superioridade de uma tecnologia sobre outra. Se o edifício for erguido segundo um esquema simples com poucas aberturas, será muito mais fácil garantir a sua robustez ao erguer a partir de um tronco, uma vez que a montagem da moldura exige a máxima precisão e excepcional habilidade no trabalho.

Se um edifício está sendo erguido com um layout complicado, um número significativo de aberturas de janelas e passagens em arco - as vantagens da madeira são bastante reduzidas. O fato é que, com o aumento da complexidade, o volume de elementos que não terminam com acabamento ou canto aumenta dramaticamente. Como resultado, aparecem extremidades livres - elas enfraquecem as paredes, mesmo apesar do uso de amarras verticais entre coroas localizadas separadamente.

As estruturas de pórticos podem ter qualquer nível de complexidade sem perder a rigidez horizontal e reter sua capacidade de carga. A única vantagem de uma casa de toras neste caso se resume ao seu peso - uma estrutura maciça é mais resistente às cargas do vento, portanto, em regiões com ventos fortes, a madeira deve ser preferida.

De acordo com os critérios de durabilidade, as estruturas cortadas e de moldura são aproximadamente iguais. Existem exemplos de casas de ambos os tipos que duraram vários séculos, embora não haja uma unidade definida nos SNiPs atuais nessa pontuação. De acordo com os códigos de construção aceitos, qualquer estrutura de madeira deve ter pelo menos 30 anos antes da revisão. No entanto, em STO 00044807-001-2006, o período operacional estabelecido para paredes de madeira antes da revisão é de 50 anos, e para casas baseadas em uma estrutura - apenas 20 anos.

No mesmo documento, é determinado o tempo estimado para a utilização de paredes de madeira - 50 anos.

Tais discrepâncias não permitem dar uma resposta exata à questão de quais estruturas são mais fortes. Porém, se fizermos a média dos números obtidos e levarmos em consideração as avaliações sobre os diferentes tipos de edificações, a vantagem desse parâmetro será dada às edificações feitas de madeira, pois são mais resistentes e têm menor probabilidade de exigir grandes reparos.

Qual casa será mais quente?

É muito fácil avaliar o calor na casa, pois qualquer material tem seus próprios indicadores de condutividade térmica. Ao montar casas com estrutura, os vazios são preenchidos com uma camada de material isolante de calor - geralmente poliestireno expandido, espuma ou lã mineral. Com uma espessura de 200 mm, a lã mineral apresenta uma resistência térmica de 4,4 m2 · C / W. A madeira de pinho da mesma espessura tem apenas 1,6 m2 C / W. A diferença é óbvia.

Uma parede de moldura com acabamento em uma camada de lã mineral protegerá as famílias da geada muito melhor do que uma parede construída apenas de madeira. Uma casa de madeira será muito mais quente do que uma construída a partir de uma barra.

A resistência à transferência de calor das estruturas de madeira não atende aos padrões atuais de eficiência térmica, bem como aos padrões sanitários estabelecidos para edifícios residenciais... Os blocos de moldura, pela sua própria natureza, proporcionam um isolamento bem executado e não o limitam de forma alguma. Portanto, a questão de qual estrutura é mais confortável para uso durante todo o ano - moldura ou construída a partir de um tronco, tem uma resposta inequívoca.

Qual é a diferença entre uma madeira e uma moldura?

Simplicidade e velocidade de construção

É mais fácil construir uma estrutura a partir de uma tora do que montar uma moldura de alta qualidade. Para fazer isso, você não precisa ter qualificações especiais e ferramentas complexas. Claro, Hoje em dia, quando se constrói uma casa, ninguém trabalha apenas com um machado, mas, em tese, quando se constrói uma casa a partir de um bar, isso é possível. Normalmente, as paredes cortadas não são recobertas com nenhum revestimento, pois a própria madeira forma tanto o interior da casa como a sua fachada - este também é considerado um dos principais fatores que reduzem o tempo de construção e reduzem a sua intensidade de mão-de-obra.

A estrutura do pórtico é mais complexa, requer cálculos cuidadosos na elaboração de um projeto e o máximo cuidado na montagem. Todos os elementos devem corresponder exatamente uns aos outros, e as unidades de fixação devem garantir a fixação mais durável. Além do "esqueleto" em si, o revestimento estrutural e decorativo é montado em casas de madeira, o isolamento é colocado e uma barreira de vapor é instalada. Tudo isso requer materiais, ferramentas, tempo e esforço especiais.

Escolhendo entre uma barra e uma moldura para facilidade de construção, a escolha deve ser feita em favor de uma barra de madeira. Essa casa é construída de forma mais rápida e fácil, não requer nenhum acabamento adicional - a madeira é apenas lixada e coberta com tinta ou verniz protetor.

Custos operacionais

O custo de operação de um edifício é influenciado pela facilidade de reparo e pela regularidade da manutenção necessária, bem como pelo número total de trabalhos realizados durante a manutenção do edifício. Um dos principais fatores que afetam a frequência dos trabalhos de reparo é a proteção das paredes contra danos causados ​​por fungos, mofo e outros organismos biológicos.

Estruturas de madeira na maioria dos casos não possuem revestimento externo, estão sujeitas a fatores externos negativos, portanto o risco de deterioração da madeira é bastante elevado. A moldura é protegida de forma confiável contra a umidade, e com a instalação correta da "torta" cria uma proteção eficaz contra a condensação vinda de dentro das instalações. Assim, a aparência de umidade é excluída e isso minimiza a probabilidade de danos aos elementos estruturais de madeira.

Em termos de proteção contra roedores e pragas de insetos, é difícil fazer uma comparação inequívoca. No entanto, dado que as juntas entre filas da madeira podem ser o único abrigo disponível e o revestimento da moldura cria uma espécie de obstáculo, a estrutura da moldura pode ser considerada mais eficaz.

Por outro lado, as casas de madeira são revestidas com revestimento em ambos os lados, o que dificulta a realização de uma inspeção técnica. Tanto para o acabamento externo quanto interno das estruturas de pórticos, são utilizados os materiais mais modernos, portanto, tais estruturas são protegidas de quaisquer influências adversas melhor do que a madeira. Os custos de manutenção de uma estrutura de pórtico não diferem muito dos custos de manutenção de estruturas feitas de tijolos ou blocos de concreto.

Uma casa de madeira é mais despretensiosa na manutenção do que uma estrutura de madeira. De acordo com esse critério, a vantagem continua com as tecnologias modernas.

Segurança contra incêndios

A segurança contra incêndio de casas é um parâmetro complexo que leva em consideração muitos fatores externos:

  • inflamabilidade de materiais usados ​​na construção;
  • impregnação de paredes com retardador de fogo;
  • opção de revestimento de superfície.

Ambos os edifícios de estrutura e madeira são erguidos de madeira. É um material combustível, portanto, as casas são potencialmente inflamáveis. Mas a vantagem de uma casa de madeira é que são introduzidos materiais em sua estrutura que impedem a propagação do fogo - drywall e lã mineral. O drywall protege a madeira do fogo e a lã mineral retarda sua transição para superfícies horizontais e verticais. As paredes de um bar não possuem tal proteção, portanto qualquer contato com uma chama aberta é perigoso para elas.

Amizade ambiental

É geralmente aceito que, de acordo com o critério de segurança ambiental, a estrutura do pórtico é significativamente inferior à estrutura de madeira. A questão é que em as estruturas da moldura usam formaldeído - também está presente na lã mineral, que isola as paredes. No entanto, com materiais de acabamento modernos, os efeitos do formaldeído são mínimos e podem ser ainda mais reduzidos por um revestimento desintoxicante.

As estruturas de madeira são erguidas em madeira natural, por isso são mais amigas do ambiente, apenas madeira laminada colada pode causar dúvidas individuais. No entanto, não se pode excluir que materiais que contenham formaldeído também sejam usados ​​nessas casas, por exemplo, na instalação de um contrapiso de lajes de OSB, isolando um telhado combinado ou um equipamento para um piso de sótão. Certamente, em cada casa haverá um laminado no chão ou haverá móveis de aglomerado.

Acontece que a madeira está na liderança em termos de compatibilidade ambiental da própria construção. Mas o pano de fundo ambiental geral da sala dependerá de um grande número de fatores diferentes.

Arquitetura

A tecnologia de construir a partir de uma barra permite erguer edifícios com arquitetura inusitada, até torres reais. As casas de toras parecem elegantes e atraentes - é por causa da aparência que muitos proprietários estão dispostos a enfrentar certas desvantagens da tecnologia.

Uma casa de madeira parece bastante comum, mas o acabamento abre grandes oportunidades para a implementação de diferentes tendências arquitetônicas. O "Karkasnik" pode parecer um edifício moderno ou uma casa de enxaimel. E se sua fachada for revestida com uma casa de bloco, é difícil distingui-la de uma casa de toras.

Preço

Na hora de construir qualquer casa, a questão do orçamento é um fator chave, é o preço que muitas vezes tem uma influência dominante na escolha da tecnologia de construção principal.

Ao construir uma casa de toras, são usados ​​3 tipos de materiais:

  • madeira em quantidade igual à área das paredes;
  • selante mezhventsovy;
  • verniz ou tinta.

Para estruturas de quadro, são necessários muito mais materiais:

  • barras para a moldura - seu volume é de 15-20% do volume das paredes;
  • isolamento;
  • revestimento estrutural externo - como regra, placas OSB;
  • massa ou tinta para acabamento de fachadas;
  • fachada com dobradiças ou gesso reforçado;
  • material de barreira de vapor;
  • forro ou drywall para trabalhos de interior;
  • tinta, papel de parede, ladrilho ou massa para revestimento decorativo.

Obviamente, ao erguer uma estrutura de moldura, menos madeira é usada, mas muito mais materiais de acompanhamento são necessários, e uma parte significativa deles é mais cara do que uma barra do mesmo volume.

Além do mais, a partir da lista de materiais, você pode ter uma ideia do número total de operações necessárias para a preparação final da casa.

Assim, devido ao uso de materiais caros e uma quantidade impressionante de trabalho executado, a construção de uma casa de madeira custará muito mais do que uma casa de toras.

Qual é a melhor escolha?

Portanto, tentaremos resumir todas as informações recebidas e considerar os principais prós e contras da estrutura e das casas de madeira.

Entre as vantagens da construção de carcaça com estrutura estão:

  • uma casa de madeira é muito mais quente do que as construídas em um bar;
  • edifícios de tecnologia de estrutura são sustentáveis;
  • você pode viver em uma estrutura de moldura imediatamente após a construção, sem esperar por seu encolhimento;
  • desde os primeiros dias pode ser aquecido;
  • se desejar, você pode alterar o design do revestimento da fachada a qualquer momento, sem fazer medições complexas.

Estruturas de quadro também têm desvantagens.

  • "Estruturas" são mais caras para construção e reparo.
  • Quaisquer novos furos nas paredes devem ser feitos com a maior exatidão. Por exemplo, se em uma estrutura de madeira é sempre fácil serrar uma passagem para um tubo coaxial, então é melhor prever essa oportunidade na estrutura com antecedência, caso contrário, o isolamento pode se tornar inutilizável.
  • A estrutura da moldura não é respirável, uma vez que suas paredes internas são costuradas com barreira de vapor para que a condensação do interior não penetre no material de isolamento térmico. No entanto, este problema pode ser facilmente resolvido com a instalação de ventilação de alimentação.
  • Estruturas de moldura requerem muito mais atenção para a montagem de unidades do que madeira quadrada.

A casa do bar também tem suas vantagens.

  • Uma casa de madeira é amiga do ambiente. A madeira não emite substâncias voláteis tóxicas, é hipoalergênica, por isso é seguro para crianças e adultos morarem em tal casa.
  • As paredes deste material "respiram", criando um clima interior favorável.
  • Ao construir casas de toras, nenhum acabamento adicional de fachadas e decoração de paredes é necessário, o material parece espetacular e elegante em si mesmo.
  • A construção de um edifício de madeira é mais barata do que a de caixilharia.

Não sem suas desvantagens.

  • A madeira perfilada, como qualquer material de madeira, pode rachar e estourar. É claro que a montagem correta e a presença do número necessário de pinos minimizam o risco de tais consequências, mas não podem excluí-los completamente.
  • Estruturas de madeira perfiladas requerem encolhimento de longo prazo. Dependendo das condições naturais e climáticas, leva de 3 meses a seis meses, período em que não é recomendável fazer a decoração de interiores das instalações.
  • Com o encolhimento desigual dos edifícios em relação a uma barra, o número de juntas nas paredes externas aumenta - elas se tornam pontes frias. Esta é uma das desvantagens mais graves de qualquer casa de madeira, em contraste com as estruturas de caixilharia, cuja superfície é quase monolítica.
  • Casas de madeira requerem manutenção e reparo às vezes com mais freqüência do que casas de madeira.

Assim, se considerarmos a residência permanente durante todo o ano, então é melhor dar preferência a estruturas de moldura. As casas feitas de vigas perfiladas são mais categorizadas como chalés de verão ou sazonais. Em última análise, no entanto, a escolha depende apenas do proprietário do edifício.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário