Como construir uma casa de blocos de concreto?
Muitos daqueles que desejam construir uma casa durável e confiável escolhem blocos de concreto como o material da parede principal. Essas matérias-primas são famosas por suas características de resistência e flexibilidade no trabalho. Hoje conheceremos as características, vantagens e desvantagens das casas construídas com blocos de concreto.
Peculiaridades
Não é segredo que a atual gama de materiais de construção está repleta de diversidade. Para a construção de um edifício residencial, é possível usar não só madeira ou tijolo, mas também elementos de bloco práticos. Eles são fabricados com tecnologias diferentes e têm características de desempenho diferentes. De vários desses produtos, os blocos de concreto devem ser distinguidos.
Este material é uma pedra de construção especial.
Sua fabricação é realizada em formas especiais. O aglutinante de blocos de concreto é concreto. Para o enchimento, são usados vários componentes - pode ser argila expandida, escória, tijolos e outros elementos semelhantes que não agridem o meio ambiente.
As casas feitas de blocos de concreto caracterizam-se por uma longa vida útil. Esses edifícios permanecerão facilmente em pé por muitos anos. Ao mesmo tempo, essa habitação não necessita de uma manutenção regular, como, por exemplo, no caso de edifícios de madeira natural.
As casas de blocos de concreto costumam ser construídas pelos próprios proprietários, sem o envolvimento de artesãos experientes. Os especialistas dizem que mesmo um usuário inexperiente que não encontrou esses processos pode lidar com esse tipo de trabalho. Claro, se uma pessoa duvida de suas habilidades ou tem medo de cometer erros graves, é melhor que chame profissionais.
Algumas pessoas fazem blocos de concreto em casa. Para isso, geralmente são utilizadas matérias-primas baratas e acessíveis. Para obter materiais resistentes e de alta qualidade como resultado da fabricação, é muito importante respeitar todas as proporções exigidas. Observe que você não pode construir uma casa com blocos frágeis e de baixa qualidade, pois isso afetará a durabilidade e a qualidade de todo o edifício.
Este material é versátil. Muitas vezes recorrem a ele para a fabricação de vários componentes do local, como um mirante, uma pequena extensão, um canteiro de flores ou uma cerca. Além disso, várias dependências para uso doméstico são feitas de blocos de concreto. Essas estruturas são feitas de forma fácil e rápida, por isso não será difícil lidar com esse tipo de trabalho.
Vantagens e desvantagens
Casas de blocos de concreto são encontradas com uma freqüência invejável. É difícil confundi-los com quaisquer outros edifícios, visto que se distinguem pela sua aparência sólida, o que fala de sua durabilidade e confiabilidade. No entanto, se você decidir construir uma casa com blocos de concreto, precisa se familiarizar com suas vantagens e desvantagens.
Hoje em dia, muitos usuários optam pelos blocos de escória, por serem reconhecidos como à prova de fogo, o que é muito importante para qualquer residência particular. Os blocos de concreto não só não provocam o aparecimento de chama, como também não suportam a combustão já iniciada.
Os edifícios de blocos de concreto possuem uma longa vida útil. Eles não sofrem com fortes cargas de vento ou furacões. É claro que essas características úteis devem ser apoiadas por um reforço de materiais de alta qualidade.
Normalmente, neste caso, recorrem a barras de aço, o que pode tornar a estrutura mais resistente ao desgaste.
As casas de blocos de concreto são facilmente reparadas, como evidenciado pelas avaliações dos proprietários de tais estruturas. Por exemplo, você pode facilmente consertar rachaduras inesperadas. Para realizar esse trabalho, você não precisa gastar muito esforço, tempo e dinheiro.
As casas de blocos de concreto são construídas muito rapidamente. Isso se deve ao fato de que tais materiais de construção são impressionantes em tamanho. Conforme mencionado acima, mesmo um mestre inexperiente que não tenha uma educação especial pode construir uma casa com esses blocos. O principal é seguir as instruções e não descurar nenhuma das etapas do trabalho.
Não pense que será possível erguer apenas o mesmo tipo e estruturas de modelo a partir do bloco de concreto, que não têm casca. Na verdade, você pode construir uma estrutura muito original com uma configuração fora do padrão. Para isso, basta ter um pouco de imaginação e recorrer a pessoas com experiência neste assunto.
A execução de obras com blocos de concreto não custará caro aos proprietários. Este fato é notado por muitos consumidores que economizaram significativamente ao escolher este material como base. Poucas pessoas sabem que os blocos de concreto não são feitos apenas com o uso de escórias. Hoje, existem produtos que contêm componentes diferentes. Graças a isso, será possível selecionar a matéria-prima certa para qualquer condição.
Masters afirmam que durante a construção de uma casa de alvenaria, muito pouco cimento é utilizado, o que também barateia o processo.
Apesar de seu tamanho, o bloco de concreto, via de regra, tem muito pouco peso. Isso se deve ao fato de que, em termos de densidade, esse material é inferior ao tijolo. Graças a esta propriedade, os blocos podem ser usados se você estiver construindo uma casa em uma fundação leve.
O bloco de escória é um produto que não atrai roedores ou insetos. Tais estruturas não precisam ser tratadas com soluções protetoras e anti-sépticas, uma vez que não são suscetíveis à formação de mofo ou bolor. Esses edifícios residenciais não têm medo de valores de temperatura baixos, o que indica a resistência à geada dos blocos de concreto.
É possível transportar blocos não apenas usando paletes. É permitido simplesmente armazenar esses materiais em um caminhão / trailer.
As casas deles podem se orgulhar de boas características de isolamento acústico. Eles geralmente não ouvem sons irritantes da rua.
Os blocos de escória são materiais que consomem calor.
Infelizmente, os edifícios de blocos de concreto têm algumas desvantagens. Por exemplo, alguns tipos de blocos de concreto são pesados. Opções pesadas também são vendidas hoje, que são difíceis de manusear. Em muitos casos, esses materiais são manuseados com técnicas especiais.
Antes de começar a construir uma casa, é importante lembrar que prédios de blocos inacabados não parecem muito atraentes. Se você não comprou um material decorativo especial, você terá que decorar a casa para torná-la mais esteticamente agradável.
Se você escolheu um bloco de concreto para construir uma casa, então precisa estar preparado para o fato de que a instalação de tubos e cabos não será das mais fáceis. Por esta razão, os artesãos muitas vezes precisam usar dispositivos especiais durante a construção para facilitar essa tarefa.
Se durante a construção você usar um bloco de concreto oco, então mais tarde você terá que preenchê-lo com escóriapara garantir um alto desempenho de isolamento térmico. Realizar esse trabalho é considerado difícil. Além disso, com o tempo, esse aterro pode se acomodar e os vazios aparecem novamente nos materiais.
Não será possível construir uma habitação de vários andares com este material. Isso se deve ao fato de que estruturas excessivamente pesadas podem reduzir a densidade e a resistência dos materiais.
Não é necessário decorar paredes de blocos de concreto com gesso simples.A adoção de tal projeto pode levar ao fato de que o material simplesmente perde a densidade da camada superior e cai.
Como o bloco de espuma, os blocos de concreto não têm a geometria mais correta. Por isso, durante a construção, eles devem ser lixados e lixados para formar superfícies lisas.
Ainda há menos desvantagens para casas de blocos de concreto do que vantagens. Muitos problemas podem ser evitados aderindo à tecnologia apropriada e usando materiais / ferramentas de qualidade (e adequados).
Tipos de material
Conforme mencionado anteriormente, um material como um bloco de concreto tem várias variedades, cada uma com suas próprias características e regras de aplicação. Vamos examinar mais de perto esses produtos.
Oco e encorpado
Ambas as opções de bloco estão em grande demanda. Por exemplo, variedades comuns de corpo inteiro são mais frequentemente usadas na construção de estruturas de fundação, colunas de várias modificações e fundações de suporte de carga. Além do mais, os blocos ocos são ótimos para construir porões.
Esses materiais são caracterizados por características de resistência notáveis e podem suportar cargas mais severas do que as versões ocas.
Já os blocos vazados são normalmente adquiridos para a construção de divisórias e paredes. Eles têm um peso modesto, de modo que não pesam em absoluto a base geral da residência.
Decorativo
Esses materiais de revestimento ocuparam seu nicho de mercado recentemente. Eles são complementados por um revestimento decorativo especial, que pode ser colocado em um ou em ambos os lados do bloco. Esta camada adicional pode repetir todos os tipos de texturas (por exemplo, pedra ou gesso). Além disso, desta forma, será possível proteger os próprios blocos de fatores negativos como umidade e umidade. Se escolheu materiais decorativos para construção, pode recusar a decoração exterior do edifício.
Partição
Se você mudou para a construção de estruturas de partição em uma casa de bloco, então você precisa usar os tipos de materiais indicados. Esses espécimes diferem porque podem ser usados para construir paredes planas e limpas, enquanto economizam na argamassa. Deve-se notar também que os blocos de concreto particionados são leves e sua instalação é rápida e fácil.
Fundamental
Os blocos de fundação também são chamados de pedras de construção. Esses materiais possuem alta resistência e durabilidade. Com o tempo, esses blocos não encolhem muito e também não desmoronam, o que indica sua maior confiabilidade. Se estiver colocando blocos de concreto em uma base suficientemente forte e estável, lembre-se da necessidade de usar fita de concreto armado. Sua camada deve ter no mínimo 1,5 cm.
Os especialistas aconselham prestar atenção ao fato de que as paredes das estruturas de fundação de blocos de concreto devem ser isoladas com calor e vapor com materiais especiais.
Lascado e rasgado
Não faz muito tempo, o mercado de materiais de construção foi reabastecido com blocos de escória originais com uma superfície decorativa com uma imitação de tijolos rasgados / lascados. Essas opções são usadas com mais frequência ao decorar vários edifícios e cercas.
Cor
Também existe no mercado uma versão colorida de concreto armado. Cercas, frontões ou pilares são freqüentemente construídos com esse material. A tonalidade necessária deste material é alcançada na fase de sua fabricação.
Normalmente, pedaços de tijolo vermelho ou giz de cores diferentes são misturados para esse propósito.
Os blocos de escória diferem uns dos outros e seus componentes principais.
À base de escória
As propriedades e características de tais blocos dependem principalmente das propriedades da matéria-prima. Isso se refere principalmente à segurança ambiental dos materiais (ou seja, a presença de substâncias tóxicas em sua composição).O parâmetro especificado deve ser levado em consideração na escolha dos blocos de escória.
Esses materiais são caracterizados por altas qualidades de isolamento térmico. Quanto à vida útil, é igual à de um tijolo. Mas aqui você precisa começar com que tipo de enchimento está presente no material. Os blocos à base de escória duram muito tempo e não causam problemas se forem colocados e acabados corretamente.
Arbolitovye
Blocos baseados em concreto de madeira estão em grande demanda hoje. Esses materiais são muito procurados, pois apresentam excelentes características de isolamento térmico. No entanto, esses produtos têm uma desvantagem séria - eles não podem se orgulhar de uma vida útil suficientemente longa. É claro que, no processo de fabricação, os blocos de concreto de madeira podem ser mais duráveis, mas isso geralmente afeta seu respeito ao meio ambiente. Essas mudanças negativas são devidas ao fato de que substâncias especiais são adicionadas à composição usual que não pode se orgulhar de uma origem natural.
Argila expandida
Os blocos à base de argila expandida são legitimamente reconhecidos como os mais seguros e ecologicamente corretos. Esses produtos são famosos por suas excelentes propriedades de isolamento térmico e durabilidade.
Deve-se ter em mente que a popularidade de tais blocos não se explica apenas por sua base ecologicamente correta. Essas variedades são leves e possuem vários vazios em sua estrutura. A maioria dos especialistas recomenda usar apenas esses tipos de blocos de concreto para construir uma casa. Atualmente, mais de 50% das casas na Europa são feitas de elementos semelhantes.
Projeto
Não é segredo para ninguém que a competente elaboração de um projeto habitacional é uma etapa muito importante, que não pode ser excluída. Para isso, recomenda-se entrar em contato com um especialista. Se você estiver com orçamento limitado, pode tentar fazer esse trabalho sozinho.
O projeto deve necessariamente refletir:
- parâmetros dimensionais da futura casa;
- número e dimensões das janelas / portas e outros componentes semelhantes.
Infelizmente, a presença de tal projeto não permitirá que você faça alterações no layout, que muitas vezes são referidas pelos proprietários da futura casa.
Mas será mais fácil e conveniente calcular o volume e os tipos específicos de materiais, bem como calcular o tempo que levará para construir uma casa de blocos de concreto.
Pagamento
É impossível proceder à construção de uma casa sem calcular a quantidade necessária de materiais.
Para determinar de quantos deles você precisa, você precisa seguir o seguinte algoritmo:
- você precisa pegar os parâmetros dimensionais da altura e comprimento da parede e multiplicá-los;
- subtraia a área de aberturas de janelas e portas do valor resultante;
- cálculos idênticos são executados para as paredes restantes da casa de blocos de concreto.
Em seguida, você precisa determinar corretamente a espessura das paredes. Este valor será determinado pela forma específica de assentamento dos blocos e pelo clima da região onde a obra será executada. Em áreas onde os invernos são bastante severos, a espessura das paredes não deve ser inferior a 60 cm. E nas regiões onde prevalecem as temperaturas moderadas, é permitido construir paredes menos grossas.
Depois disso, você precisa continuar a calcular a área do bloco de concreto usado (ou seja, a borda externa dos elementos).
O material de construção produzido na fábrica possui as seguintes dimensões (padrão):
- largura - 190 mm;
- comprimento - 390 mm;
- altura - 188 mm.
Se você for colocar blocos de concreto com uma metade mais larga para fora, a área dos elementos individuais será de 0,0741 sq. m (você precisa multiplicar 190 por 390). Se os materiais forem planejados para serem colocados com o lado estreito, o valor necessário deve ser calculado de forma diferente - multiplicamos 190 por 188. O resultado será a área necessária da pedra de construção - 0,03572 sq. m.
Em seguida, você deve determinar quantos blocos serão necessários para instalar 1 m2 de uma parede. Para fazer isso, você precisa dividir a área do local pela área do bloco previamente calculada.O resultado será o valor de que precisamos. Os cálculos finais serão fáceis, pois você saberá absolutamente todos os valores da estrutura e a quantidade de blocos de concreto para a construção de paredes.
Construção
Você pode construir uma casa de blocos de concreto com suas próprias mãos. Você não precisa ser um artesão experiente para fazer isso. O principal é seguir as instruções passo a passo. Vamos considerar passo a passo como construir essa habitação.
Antes de prosseguir para o trabalho de construção, você precisará estocar uma série de ferramentas necessárias:
- espátula;
- nível;
- encanamento;
- uma banheira;
- pá;
- picareta;
- balde;
- macas especiais;
- equipamentos de proteção (respirador, luvas, etc.).
Se você comprou todos os dispositivos necessários, pode prosseguir com segurança com a construção de uma casa de blocos de concreto.
Etapas principais:
- O primeiro será terraplenagem. Você precisará nivelar a área onde a casa está planejada para ser construída.
- Você precisará fazer uma base. Na maioria dos casos, as pessoas constroem uma versão em fita, uma vez que é fácil de fabricar, mas acaba sendo forte e confiável.
- Depois de despejar, você precisa deixar o concreto se firmar. Isso geralmente leva cerca de 4 semanas. Após este período, você pode continuar as obras.
- Quando a fundação atinge o nível de resistência exigido, você pode colocar blocos de concreto sobre ela. A colocação deve começar pelos cantos - esta é a única maneira de as paredes ficarem lisas.
- Coloque os blocos nos cantos e nivele-os com um fio de prumo e nivele.
- Em seguida, puxe o barbante entre os cantos, que deve estar localizado no canto externo dos blocos.
- Ao colocar peças novas, deve-se atentar para o fato de que elas não movimentam o barbante, caso contrário as paredes não funcionarão uniformemente.
- Para manter os blocos de escória individuais juntos, é necessário usar uma pasta de cimento. Sua espessura na hora do assentamento deve ser de 1,5 a 2 cm .Se colocar camadas mais grossas, as paredes ficarão frias, já que nelas se formam "pontes" frias.
- Ao empilhar blocos, use um martelo ou um martelo de borracha. Com a ajuda de tais dispositivos, você poderá cortar facilmente e sem problemas os elementos já colocados.
- Ao chegar às aberturas de janela e porta, você precisará usar vergas especiais de concreto armado. Eles se distinguem pela alta resistência e também funcionam bem para dobra, portanto, as paredes com eles são bastante fortes.
- Depois de concluir a construção das estruturas das paredes, é necessário cobri-las com um repelente de água especial para protegê-las da umidade e umidade. Depois disso, você pode prosseguir com o projeto do telhado.
Recomendações
Para blocos de concreto, geralmente são usados os mesmos fechos que para o concreto de espuma. No entanto, a maioria dos artesãos experientes recomenda o uso de uma âncora química especial. É mais caro do que um tarugo normal, mas fornecerá uma fixação de materiais mais confiável.
Ao instalar blocos de concreto, é importante garantir que as juntas entre eles não sejam muito largas, pois através deles o calor sairá posteriormente da casa para fora.
As superfícies externas das paredes de blocos de concreto devem ser cobertas com materiais à prova de umidade e isolantes de calor.
Não negligencie essas obras.
Lembre-se que os blocos de concreto artesanais, embora sejam mais baratos, podem posteriormente "se comportar" de forma completamente imprevisível, por isso é melhor adquirir materiais feitos na fábrica.
Ao colocar blocos de concreto, atenção especial deve ser dada à primeira linha. A qualidade e a uniformidade das linhas subsequentes dependerão dele.
Muitos usuários estão interessados em quais materiais podem ser usados para decorar as paredes externas das casas de blocos de concreto. É permitido montar painéis de revestimento, tijolo, pedra decorativa ou madeira em tal base.
Exemplos de sucesso
A partir de um bloco de concreto, você pode construir uma casa de campo chique de dois ou três andares com um telhado alto e angular com várias inclinações.É permitido decorar tal estrutura com uma combinação de tijolos vermelhos e brancos e usar telhas cinza escuro como telhado.
Esses blocos formarão uma casa espetacular em forma de L de um andar com painéis de madeira ou tijolos. Um telhado macio contrastante pode ser colocado no telhado, e a parte inferior da casa pode ser enfeitada com painéis brancos.
Uma casa de blocos de concreto inacabada com dois andares parecerá elegante se você cobri-la com um telhado alto em forma de cone em uma sombra escura, instalar grandes janelas com molduras pretas e acender lâmpadas de rua em estilo gótico no gramado em frente ao construção.
Para informações sobre como fazer um bloco de concreto em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.