O que é um kit caseiro e como escolhê-lo?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral da espécie
  3. Fabricantes populares
  4. As nuances de escolha
  5. Como montar?

Para o homem moderno, a lista clássica de tarefas masculinas (plantar uma árvore, criar um filho e construir uma casa) já de alguma forma não é suficiente, o que significa que não há como perder muito tempo com tarefas obrigatórias. Em tal situação, é necessário acelerar cada processo, e as tecnologias modernas deixam a todos essa oportunidade. Por exemplo, construir sua própria casa a partir de um kit de casa é uma excelente oportunidade para adquirir uma casa de forma relativamente rápida e econômica... Embora isso ainda seja uma raridade em nosso país, em alguns países estrangeiros a tecnologia já se enraizou há muito tempo e se tornou a norma - talvez seja hora de prestarmos atenção a ela.

Vantagens e desvantagens

Primeiro, vamos descobrir o que é um kit doméstico.

Na verdade, este é um conjunto de painéis de parede, na maioria das vezes representando LSTK - estruturas de paredes finas de aço leve feitas de painéis de concreto armado (concreto armado), concreto aerado e concreto térmico, lajes de concreto de madeira e toras arredondadas, bem como muitos semelhantes materiais.

Como alternativa, existem "designers" de fábrica. Sua produção é organizada em fábricas especiais de acordo com os requisitos de projetos padrão - por analogia com um designer.

Na Europa e na América do Norte, esses designs se tornaram um verdadeiro sucesso, e isso não é surpreendente, dadas as muitas vantagens.

  • Economias de custos substanciais. Primeiro, o projeto é típico - o consumidor não paga o custo total. Em segundo lugar, o kit de estrutura de fábrica geralmente não pesa tanto, portanto, não requer a construção de uma base completa. Em terceiro lugar, você mesmo pode montá-lo, e o envolvimento dos profissionais permitirá que você não tire tanto do seu precioso tempo, o que significa que os custos aqui também são reduzidos. Em quarto lugar, o equipamento de construção sério não está envolvido na montagem.
  • Velocidade de construção impressionante... Você pode montar uma casa pronta a partir de painéis que já estão no depósito em apenas alguns meses - de uma área limpa e nivelada à inauguração de uma casa. Nenhuma alternativa em termos de velocidade de implementação está nem perto! Entre outras coisas, tais casas não possuem encolhimento, o que significa que não há tempo que terá que esperar para concluir este processo.
  • Resistência sísmica... A maioria dos edifícios tradicionais feitos de tijolos ou blocos de concreto tem uma estrutura rígida e um peso enorme, o que significa que qualquer terremoto ou mesmo apenas movimentos de solo representam grande perigo para eles. Uma construção feita de painéis de parede não tem juntas rígidas, e as estruturas de madeira sem moldura são até mesmo capazes de se dobrar, para que a casa resista a qualquer desastre.
  • Propriedades de alta economia de calor... A maioria dos modelos pressupõe uma montagem de blocos de calor, e um feixe térmico é usado como material de acabamento e decoração. Uma casa assim retém perfeitamente o calor no inverno e, no verão, permanece um cantinho de frescor.
  • Cuidando do meio ambiente. Os kits domésticos modernos estão focados no uso de materiais puramente naturais - o mesmo plástico está praticamente ausente neles. Mesmo no final de sua vida útil, o prédio não se transformará em lixo ambientalmente perigoso.
  • Conveniência de manutenção e substituição de redes de engenharia. Todos os tipos de painéis possuem compartimentos embutidos para comunicações. Essa parede não precisa ser goivada para remover ou ocultar fios e tubos.Tudo isso já está escondido com segurança no projeto, mas se houver necessidade, não é difícil ter acesso a comunicações para substituí-los.
  • Vida útil esperada... Na nossa sociedade, por algum motivo, ainda é comum a opinião de que uma casa feita de painéis de parede só serve para o papel de casa de jardim ou casa de mudança, sendo temporária. Enquanto isso, as amostras da mais alta qualidade são projetadas para uma vida útil de 50-100 anos, o que é suficiente para a vida de duas ou três gerações. Hoje, as tecnologias estão se substituindo tão rapidamente que, quando o período operacional terminar, a questão da mudança de habitação ainda surgirá.
  • Variedade de opções. É geralmente aceito que, ao escolher uma casa de madeira, o cliente esteja fortemente limitado por um pequeno número de projetos típicos, mas hoje não é mais o caso. Mesmo na Rússia, as empresas que se dedicam à produção de kits domésticos existem há mais de 10 anos e, durante este tempo, criaram uma gama impressionante de projetos. Ao mesmo tempo, também existe concorrência entre fabricantes no mercado, o que amplia ainda mais a escolha. Ao mesmo tempo, a estrutura do quadro permite o redesenvolvimento após a montagem, para que você não fique limitado à configuração do projeto original.

Encontrar falhas em kits caseiros é mais difícil, mas uma pessoa exigente irá, é claro, lidar com essa tarefa. O que quer que se diga, em termos de solidez, esse edifício é realmente inferior aos bons e velhos clássicos, porque as casas de alvenaria existem há vários séculos.

Além disso, com toda a variedade de projetos, sua casa, montada a partir de um kit de casa, ainda não afirma ser única - em algum lugar certamente haverá uma cópia exata dela.

Finalmente, casas de painéis geralmente são escolhidas por pessoas que querem economizar dinheiro, e sua escolha freqüentemente recai sobre os projetos mais baratos, para a implementação dos quais não são usados ​​os materiais mais confiáveis ​​e duráveis.

Visão geral da espécie

Embora a variedade de projetos possa parecer estonteante para um consumidor despreparado, na realidade eles podem ser convenientemente classificados em vários grupos, cada um com suas próprias características principais. Compreendendo-os, será muito mais fácil descartar aquelas opções que definitivamente não são adequadas para você, portanto, consideraremos as classes mais pronunciadas de kits domésticos.

canadense

Os edifícios de painéis nas melhores tradições do Canadá são feitos de OSB (placa de fibra orientada), ou melhor - colando dois desses painéis juntos para maior rigidez. Esta última característica é importante do ponto de vista de que estruturas rígidas permitem prescindir de moldura, exceto por um frigobar interno formal, o que aumenta a mesma rigidez.

O isolamento é fornecido por uma espessa camada de espuma de poliestireno.

A produção das peças para montagem é feita na fábrica, o corte e a moldagem são efetuados por computador.... Para extrema velocidade e facilidade de montagem, um bloqueio de ranhura e espiga é feito em todos os detalhes, para que você possa montar o edifício quase com as mãos nuas. Todos os detalhes da casa são feitos de painéis, que no Canadá são chamados de SIPs, enquanto a carga axial em tal detalhe é permitida ao nível de 3-4 toneladas por metro quadrado.

A madeira conífera permite complementar o quadro geral, mas também está incluída no kit não apenas como material, mas como peças prontas, ajustadas ao tamanho do projeto. Todo o conjunto é necessariamente tratado com impregnações de molde, além de retardadores de fogo, que reduzem o risco de incêndio de uma casa de madeira. Quase a única peça de plástico em tal edifício podem ser janelas de PVC, mas o cliente realiza a instalação separadamente a seu próprio pedido, então você também pode escolher caixilhos de madeira.

finlandês

Ao contrário do Canadá, que foi colonizado há relativamente pouco tempo e principalmente por aquelas pessoas que não sabiam onde estarão amanhã, a Finlândia está estabelecida há muito tempo.Os moradores locais também buscaram despender um mínimo de esforço na construção de moradias, mas também entenderam que definitivamente não iriam explorar novos territórios nas próximas décadas - o que significa que é necessário aproveitar ao máximo os materiais envolvidos e certamente não economiza na qualidade. Além do mais, Também é costume prestar um pouco mais de atenção ao lado estético da questão, já que em um prédio erguido a partir de um kit de casa, a princípio viverão felizes para sempre... Por esta razão, mesmo os projetos de design a la fachwerk não estão excluídos aqui.

Ao mesmo tempo, o mesmo OSB é utilizado para a construção, porém, o isolamento é de basalto, que se distingue por sua origem natural, durabilidade, incombustibilidade e propriedades de isolamento acústico. No interior do painel, também existe uma membrana de barreira de vapor e painéis internos de gesso e serragem. A imagem é complementada por racks de estrutura de prancha e revestimento externo com uma viga final.

O kit da casa finlandesa oferece uma diferença mais acentuada entre as várias partes de uma casa pré-fabricada - por exemplo, para divisórias internas, a camada de isolamento térmico e acústico é mais fina, mas as externas são revestidas com lâmina de espuma de poliestireno e podem até assumir cobertura com fachada de gesso.

Como no caso dos “irmãos” canadenses, os projetos do tipo finlandês exigem a impregnação de todas as partes com compostos anti-sépticos e anti-incêndio. A diferença fundamental entre "Canadá" e "Finlândia" é que nos projetos finlandeses nenhuma cola é usada para conectar nada - em vez disso, são usados ​​grampos ou pregos.

Para automontagem

Uma classe separada de kits domésticos é considerada aquela marcada como destinada à automontagem pelos esforços do cliente. Você pode montar uma casa com suas próprias mãos a partir de qualquer kit de casa, nem mesmo designado como uma que é montada com suas próprias mãos, mas desde que não haja painéis muito grandes e pesados ​​na estrutura.

Além disso, a marcação especial significa que a execução deste projeto específico com as próprias mãos é uma realidade cotidiana, não uma proeza, enquanto os kits que não são marcados de forma especial podem ser muito mais difíceis de montar.

Como no caso da montagem de um prédio pelo próprio fabricante, um kit de automontagem pressupõe o fornecimento de um conjunto completo de peças, mas agora com instruções detalhadas sobre o que e como conectar. Ao mesmo tempo, o cliente pode solicitar peças adicionais para modificar o projeto a seu próprio pedido.... Mas os acabamentos interno e externo, assim como o telhado, não fazem mais parte do kit de automontagem - deverão ser selecionados e adquiridos separadamente, a seu critério.

Para alguns, é uma vantagem, pois permite-lhe encontrar os materiais de que necessita mais baratos ou tornar a sua casa mais original, mas esteja preparado para que isso complique a tarefa. Se falarmos das vantagens dessa escolha, a automontagem permite que você economize ainda mais - trabalhando sozinho, você não paga mais o salário das construtoras. Porém, não há dúvida de que será mais difícil para uma pessoa, mesmo sem experiência, montar uma casa inteira, e todo o processo se estenderá um pouco.

Fabricantes populares

Recentemente, existem tantos fabricantes de kits domésticos, mesmo nacionais, que não é possível fazer uma avaliação adequada dos mesmos. Esta afirmação é ainda mais relevante porque na maioria dos casos é razoável escolher o fornecedor mais próximo - isso permite que você economize significativamente na entrega de peças no local.

Se, no entanto, para destacar empresas que podem merecer o elogio dos consumidores, então há uma boa notícia - essas empresas estão espalhadas por todo o país.

Por exemplo, em Yaroslavl, OOO Les Company está envolvida na produção de kits de madeira para casa e em Ufa, a empresa Derevyanniy Dom. Em Krasnodar - Kuban Stroy Dom LLC.Em São Petersburgo, o líder do setor é a empresa StroyGarant, e em Moscou e na região de Moscou os serviços são prestados pela construtora Individual House e pela fábrica Tamak.

Nuances de escolha

A escolha de um projeto de construção não é uma tarefa cuja solução valha a pena focar apenas no lado estético da questão.... Mesmo que você escolha uma mudança de casa para residência de verão, provavelmente deseja que ela dure muito tempo e justifique plenamente o investimento.

Nesse caso, você precisa garantir que o projeto atenda a vários critérios.

  • Características do clima... Em regiões muito frias, o isolamento térmico é previsivelmente necessário em grandes quantidades, enquanto no sul é razoável não pagar a mais pelo que é necessário apenas relativamente.
  • A probabilidade de terremotos na região. Depende diretamente disso se você precisa de uma estrutura mais rígida ou não. A resposta à última pergunta depende muito de quais são as características do solo na área construída e que tipo de fundação será usada.
  • Qual a profundidade da água subterrânea?... Se estiverem próximos da superfície, isso limitará muito as possibilidades. Caso contrário, você pode economizar em impermeabilização, sabendo que definitivamente não será inundado, ou você pode pagar por um porão.
  • Conformidade com os desejos estéticos do cliente. O proprietário não deve ter vergonha de sua casa, então ninguém cancelou os requisitos de beleza.
  • Habilidades de construção próprias. Se o proprietário não for completamente estranho para o trabalho manual, ele pode economizar com os trabalhadores contratados prestando atenção aos kits de automontagem. Se não houver habilidades necessárias, tempo ou mesmo desejo elementar para isso, é razoável excluir imediatamente tais projetos da lista de projetos considerados.
  • Oportunidades financeiras. A Domokomplekt é freqüentemente vista como uma oportunidade de adquirir sua própria casa por relativamente pouco dinheiro. Na verdade, os projetos têm níveis de custo completamente diferentes, e o consumidor deve determinar com antecedência que valor aproximado ele espera para filtrar projetos inadequados.

De acordo com este último critério, há uma classificação separada mostrando como o custo do projeto afeta a embalagem do kit de montagem. Existem quatro classes de kits domésticos.

  • Baixo orçamento - até 4 mil rublos por "quadrado". O kit contém as peças necessárias para a montagem da moldura nua, mas o isolamento e o acabamento não estão incluídos aqui.
  • Economia - 4-7 mil rublos por m2. Com esse dinheiro, você pode montar uma moldura já com isolamento, mas ainda sem revestimento.
  • Padrão - 7-12 mil rublos por metro quadrado. À sua disposição tudo o que você precisa para montar o quadro, assim como os materiais de revestimento.
  • Suíte - mais de 13 mil rublos por metro quadrado. A maior qualidade de todos os materiais é garantida, até mesmo as comunicações de engenharia estão incluídas no kit.

O kit da casa pode ser encomendado e em um projeto individual, mas custará cerca de um quarto a mais.

O custo muitas vezes não inclui o pagamento dos serviços da equipe de montagem, e este é outro terço do valor total.

Separadamente, você pode solicitar uma visita ao local de um consultor de montagem - seus serviços custarão 5% do custo do projeto.

Como montar?

A primeira etapa é determinar a base ideal para seu site e projeto. Em todos os casos, é escolhido leve - fita com uma pequena depressão, pilha ou colunar... É melhor confiar a escolha exata do tipo certo de base a um especialista ou pelo menos perguntar o que seus vizinhos escolheram. Em alguns projetos, o tipo de fundação necessária pode ser indicado, incluindo requisitos claros para ela - é imperativo seguir essas instruções. A impermeabilização, mantendo as paredes horizontais e paralelas, são atribuições óbvias da montadora.

Ao receber um kit doméstico, é importante armazená-lo corretamente - para que haja livre acesso às peças necessárias... Os fragmentos são dispostos em local plano, é possível um em cima do outro, mas sempre por meio de juntas.As vigas são armazenadas apenas na posição vertical. A instalação propriamente dita começa com a colocação do piso. Os painéis são conectados com juntas de encaixe e espigão com espuma e, se não houver ranhuras, com parafusos auto-roscantes. Após verificar a precisão da marcação, a cinta inferior é montada, fixada com âncoras, e os painéis de parede são instalados a partir dos cantos - primeiro os externos, e somente após a montagem das paredes externas passam para as divisórias internas.

No caso de existir um segundo piso, as lajes de forro são montadas nas vigas correspondentes, após o que o piso seguinte é montado e procede-se à montagem da estrutura do telhado. As janelas e portas são instaladas após a conclusão da montagem da estrutura, o telhado é recrutado ainda mais tarde. A última etapa é a decoração externa e interna, após a qual você pode se mudar para o prédio sem esperar que ela encolha - ela simplesmente está ausente nos kits domésticos.

Para uma visão geral do kit doméstico, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário