Como fazer um dobrador de armadura faça você mesmo?
A dobra do vergalhão é um tipo de trabalho do qual nenhuma construção pode prescindir. Uma alternativa à dobra é serrar e soldar os vergalhões. Mas este método é muito longo e consome muita energia. Desde a produção do primeiro lote de barras de reforço, máquinas para dobrá-las foram criadas.
O dispositivo e a finalidade da máquina de dobra
No caso mais simples, uma máquina de dobra de vergalhão inclui um invólucro e um mecanismo de trabalho. A primeira serve como base na qual a segunda é fixada e girada. Sem uma base confiável, você não será capaz de dobrar o reforço de forma eficiente - ele deve ser fixado com segurança. O movimento da barra de reforço (exceto para a parte que dobra na direção certa) deve ser completamente excluído.
Existem pelo menos uma dúzia de desenhos diferentes da máquina de dobrar manual mais simples - eles diferem no tamanho das peças de trabalho do dispositivo.
Mas todos esses dobradores de armadura são unidos por um princípio comum: a armadura não deve ser dobrada bruscamente e em um ângulo agudo - não importa quão grossa ou fina seja a própria haste. A regra básica para a armadura de flexão é - o raio da seção dobrada deve ser de pelo menos 10 e não mais do que 15 diâmetros da própria haste. Uma subestimação desse indicador ameaça quebrar a armadura, o que piorará drasticamente os parâmetros operacionais da moldura montada a partir das hastes. Quando exagerada, a estrutura, ao contrário, não terá elasticidade suficiente.
Preparação de materiais e ferramentas
Antes de fazer uma dobradeira, leia os desenhos existentes ou faça o seu próprio. Como dados iniciais, a espessura da barra de reforço e seu número são importantes. A margem de segurança do dispositivo, excedendo os esforços para dobrar as barras de reforço existentes, é escolhida como grande pelo menos três vezes, se o negócio for colocado em operação e você dobrar o reforço para um grande número de clientes, ou uma construção grandiosa é planejado.
Se um desenho for selecionado, as seguintes ferramentas e acessórios são necessários.
- Moedor com conjunto de discos de corte e retificação. Sem ele, é difícil ver um perfil maciço e hastes de reforço.
- Furadeira elétrica e brocas HSS correspondentes.
- Máquina de solda e eletrodos.
- Um martelo, uma marreta, um alicate potente, um cinzel (lima), um punção central e várias outras ferramentas que nenhum chaveiro pode dispensar.
- Torno de bancada. Uma vez que a estrutura é forte, ela deve ser consertada.
Como materiais, você precisará:
- perfil de canto (25 * 25 mm) com 60 cm de comprimento;
- barra de aço (diâmetro 12-25 mm);
- parafusos de 2 * 5 cm, porcas para eles (por 20 mm de diâmetro interno), arruelas para eles (podem ser ranhuradas).
Se a curvatura da haste for feita com base em outro dispositivo, por exemplo, um macaco, esse dispositivo deve estar presente.
O aparelho que você fabrica pesa mais de um quilo. O aumento do peso e da solidez de toda a estrutura fornecerá a resistência necessária para dobrar o reforço.
Instrução de manufatura
Você pode acabar com um dobrador de armadura versátil que também funciona como dobrador de tubos. Tal dispositivo provará ser duplamente útil do que uma máquina simples, na qual nem mesmo um tubo de cobre de meia polegada para a "linha" do ar condicionado pode ser dobrado.
Do macaco
Prepare o macaco. Você precisará de um automóvel simples - ele é capaz de levantar uma carga de até duas toneladas. Faça o seguinte.
- Corte comprimentos iguais de 5 cm do perfil de aço.
- Selecione uma peça de reforço com um diâmetro de pelo menos 12 mm.Corte-o em pedaços do comprimento desejado usando uma trituradora ou tesoura hidráulica.
- Coloque as pontas das barras de reforço dentro da seção de canto e solde-as nela. Conecte as partes do perfil entre si. Neste caso, um perfil de 35 mm de largura pode ser conectado ao longo de todo o seu plano e as partes de 25 mm são conectadas apenas pelas laterais.
- Solde os acessórios resultantes entre si. O resultado é um dispositivo que dobra diretamente a armadura, que desempenha o papel de uma espécie de cunha.
- Fixe a peça de trabalho resultante no macaco, tendo-o previamente definido horizontal e verticalmente. Uma estrutura alinhada de forma incompleta funcionaria de forma ineficaz.
- Faça uma estrutura em T de suporte. Sua altura deve ser de 40 cm, largura - 30.
- Corte pedaços individuais em forma de tubo a partir do canto. Solde-os na estrutura. Use-os para consertar o macaco.
- Dos lados da estrutura de suporte, 4-5 cm do canto de trabalho (dobrado), solde duas peças do perfil de canto. Solde as dobradiças a esses segmentos.
Insira o macaco no local designado, coloque o reforço no flexor e ative o macaco. Como resultado, a armadura, apoiada nas dobradiças, irá dobrar 90 graus, adquirindo o raio de curvatura necessário.
Da esquina
O projeto mais simples de um dobrador de armadura a partir dos cantos é feito da seguinte maneira.
- Corte pedaços de um canto de 20 * 20 ou 30 * 30 de 35 cm de comprimento e até 1 m. A espessura e o tamanho do perfil do ângulo dependem do maior diâmetro das hastes a serem dobradas.
- Solde um pino na cama - uma base feita de um perfil em forma de U de até 1 m de comprimento... Um pedaço de reforço mais espesso é adequado para ele.
- Corte um pedaço de tubo de diâmetro adequado para que deslize livremente sobre o pino soldado. Solde um pedaço maior do canto a ele - certifique-se de que o canto e o tubo estão perpendiculares um ao outro. Faça uma abertura no canto do local onde o tubo é soldado - para o seu diâmetro interno.
- Deslize o canto com o tubo sobre o pino e marque onde o pedaço menor do canto é soldado. Remova o canto com o tubo e solde a segunda peça do mesmo perfil de canto à cama.
- Solde mais uma peça de reforço na extremidade da estrutura móvel, que você assumirá durante o trabalho. Deslize uma alça não metálica sobre ele - por exemplo, um pedaço de tubo de plástico de diâmetro adequado.
- Solde as pernas de reforço grosso na cama.
- Lubrifique as superfícies de atrito - eixo e tubo com graxa, litol ou óleo de máquina - isso aumentará a vida útil do vergalhão. Monte a estrutura.
O dobrador de armadura está pronto para funcionar. Coloque-o sobre, por exemplo, um grande tijolo ou pedra para que não se mova durante o trabalho. Insira a barra de reforço e tente dobrá-la. O dispositivo deve dobrar o reforço com alta qualidade.
De rolamento
Uma curva de armadura de rolamento é feita de rolamentos (você pode escolher os usados) e peças de um perfil de 3 * 2 cm e tubos com um diâmetro interno de 0,5 polegadas. Para montar essa estrutura, faça o seguinte.
- Corte o tubo do perfil 4 * 4 cm - você precisa de um pedaço de 30-35 cm de comprimento.
- No pedaço de perfil levado para a alça da estrutura montada, faça um par de furos com diâmetro de 12 mm. Insira parafusos de 12 mm neles.
- Instale as porcas na parte traseira. Solde-os ao perfil.
- Em uma extremidade do perfil 3 * 2 cm, serre um pequeno entalhe para a luva do rolamento. Solde-o. Deve ser tão plano quanto o cubo de uma roda de bicicleta.
- Em um pedaço de perfil de 4 * 4 cm, recorte os cortes para fixar a manga. Uma haste do amortecedor é usada como peça de fixação.
- Solde a alavanca à estrutura do perfil. Sua base é um cano de 05 polegadas.
- Corte um pedaço de ângulo de 32 * 32 mm - pelo menos 25 cm de comprimento. Solde-o ao perfil quadrado com uma margem de 1,5 cm. Insira um suporte de uma tira de aço.
- Use alguns pedaços de placa e um pedaço de grampo de cabelo para fazer uma rolha móvel.
- Solde o braço à estrutura de suporte. Instale os rolamentos e monte o dispositivo.
O dobrador de armadura agora está pronto para uso.Insira uma haste com diâmetro de até 12 mm e tente dobrá-la. Não insira a haste mais grossa que você tem de imediato.
Do hub
A curva da haste do cubo é semelhante a uma haste de rolamento. Como estrutura acabada, você pode usar o cubo da roda e a base do carro antigo, da qual nada resta, exceto a estrutura de suporte do chassi e da carroceria. Um cubo é usado (com ou sem rolamentos) e de uma motocicleta, scooter, scooter. Para hastes finas com um diâmetro de 3-5 mm (muitas vezes são produzidas sem uma superfície nervurada), até mesmo um cubo de bicicleta é usado.
Qualquer rolamento serve - mesmo com uma gaiola quebrada... As bolas são usadas inteiras. A superfície do cubo deve ser perfeitamente lisa, com uma seção transversal 100% redonda, que seja fácil de verificar com um micrômetro. Bolas apagadas (especialmente gastas em um lado) fazem a estrutura "andar" de um lado para o outro. O papel de um separador primitivo aqui é desempenhado por uma seção curta de tubo com o diâmetro correspondente.
Tanto as esferas como o pedaço de tubo que as contém são calculados para o diâmetro da armadura dobrada: a regra básica “12,5 diâmetros de barra” não foi cancelada. Mas novos rolamentos com gaiola blindada proporcionarão o melhor efeito e durabilidade. Em uma curva de haste de canto, metade do cubo é frequentemente usada como um pino de suporte (radial).
Dicas úteis
Não tente dobrar o reforço com as mãos desprotegidas pisando nele. Mesmo os pinos finos requerem pelo menos um torno de bancada e um martelo. A recusa de dispositivos e de uma máquina de reforço está repleta de alto risco de ferimentos - houve casos em que esses "aventureiros" ficaram gravemente feridos, após os quais foram levados por "ambulância". Não sacuda o reforço.
O processo deve ser tranquilo: o aço, por mais plástico que seja, sofre tensão de fora do ângulo de dobra e compressão de dentro. Idiotas, a dobra muito rápida das hastes viola a tecnologia de dobra a frio. A haste se aquece, recebendo microfissuras adicionais na curva. O empurrão pode afrouxar e até quebrar o material.
Não lixe o reforço na dobra. A quebra é garantida neste caso. A dobra a quente também enfraquece o aço significativamente.
A curva deve ser lisa, e não poligonal e "enrugada", como em canos de aquecimento e água aquecida na curva usando solda a gás ou maçarico. Não tente aquecer a haste dobrável de forma alguma - em um braseiro, um fogo, um queimador de gás, encostar um fogão elétrico em um elemento de aquecimento quente, etc. Mesmo borrifando com água fervente não é permitido - a haste deve estar em a mesma temperatura do ar ao seu redor.
Se você não conseguir dobrar a haste, corte e solde ambas as partes com as pontas, em um ângulo reto ou em outro ângulo. A simples ligação de tais peças em locais de carga de choque-tração constante (fundação, pisos entre pisos, cerca) é inaceitável - a estrutura se estratificará em vários anos, e a estrutura será reconhecida como de emergência, perigosa para as pessoas viverem (ou trabalharem ) iniciar. Não use uma máquina dobradeira de vergalhão que não seja projetada para hastes da espessura necessária. Na melhor das hipóteses, a máquina se dobrará - na pior, a parte móvel de suporte se quebrará e você se machucará ou cairá se aplicar muita força à máquina.
Se a máquina de vergalhão for montada em conexões aparafusadas - certifique-se de que os parafusos, porcas, arruelas são de aço de alta qualidade, assim como os cantos, hastes, perfil. Freqüentemente, lojas de construção e hipermercados vendem fixadores feitos de ligas baratas, em que o aço é diluído com alumínio e outros aditivos que prejudicam suas propriedades. Parafusos, porcas, arruelas e prisioneiros de baixa qualidade são freqüentemente encontrados. Verifique-os cuidadosamente. É melhor pagar um pouco a mais, mas obter bons parafusos feitos de liga de aço ou aço inoxidável, do que usar aqueles feitos de aço "plasticina", que se deforma facilmente com qualquer esforço tangível.
Esse aço de baixa qualidade é usado, por exemplo, na fabricação de chaves sextavadas, chaves de fenda.
Evite fixadores de "bens de consumo" - eles são adequados, por exemplo, para fixar chapas de ferro e plástico para telhados, uma vez aparafusadas às vigas e apoiadas sobre elas. Mas esses parafusos não são adequados onde uma carga de choque constante é necessária.
Não use um perfil de parede fina usado para a instalação de pisos de gesso cartonado e painéis de revestimento para a fabricação de um dobrador de reforço. Eles não podem nem dobrar uma barra de 3 milímetros - o canto em si é deformado, e não o reforço dobrável. Mesmo vários desses cantos, aninhados um dentro do outro, tornarão a estrutura muito problemática, dobrar com um dispositivo tão duvidoso é inaceitável. Use um perfil de espessura normal - o mesmo aço das próprias barras. Idealmente, se houver um pedaço de trilho para a cama do dispositivo. Mas isso é muito raro.
Um dobrador de armadura bem feito se pagará rapidamente. Seu objetivo principal é fazer uma moldura para a fundação de uma casa privada e anexos, uma cerca como cerca. E se você também for um soldador experiente, então começará a dobrar as conexões sob encomenda, bem como a cozinhar portas, grades e seções de entrada a partir delas, esse dispositivo lhe dará algum dinheiro extra.
Como fazer um dobrador de armadura com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.