Casa com telhado plano: características de design, prós e contras
Existem muitas opções de design de telhado para uma casa particular. Hoje, junto com as estruturas de telhado de quatro águas, tecnologias e materiais modernos tornam possível criar versões planas. Vale a pena considerar com mais detalhes o que é uma casa com telhado plano, suas características de design, prós e contras.
Descrição
Tradicionalmente, nas latitudes temperadas e norte, foi erguido um telhado de quatro águas com declives inclinados, o que evitou o acúmulo de cobertura de neve na superfície e permitiu que chuvas abundantes escoassem para o sistema de drenagem de chuva. Casas com telhados planos eram comuns nas regiões do sul, onde não havia chuva forte e nem neve no inverno. Mas o desenvolvimento das tecnologias construtivas e o surgimento de materiais modernos, principalmente a impermeabilização, possibilitaram a realização de uma cobertura horizontal sem problemas em nenhuma região, mesmo no Extremo Norte.
Um telhado plano é um andar localizado horizontalmente acima dos andares residenciais de uma casa particular. Várias camadas de materiais isolantes que protegem contra umidade, frio e vapor, bem como um sistema de drenagem, permitem que você crie uma proteção superior confiável em uma casa particular de um, dois ou três andares.
Não tenha medo de que apareçam vazamentos no teto do último andar, pois com uma abordagem competente e materiais de alta qualidade, eles estão totalmente excluídos. O principal é operar adequadamente tal telhado e trocar o revestimento em tempo hábil de acordo com o período de garantia.
Para edifícios com telhados retos, a funcionalidade é aumentada, pois a superfície do telhado pode ser usada. Em muitos aspectos, a instalação de tais edifícios é simplificada em comparação com as opções de telhado de quatro águas, onde é imperativo erigir um sistema de vigas. Eles também têm muitas outras vantagens.
Princípio e tipos de construção
Para começar, é importante notar que um telhado plano em uma casa particular não é estritamente horizontal, de modo que a água não se acumula e sua drenagem é realizada, uma inclinação da superfície de cerca de 5-7 ° é fornecida. O princípio aqui é o mesmo que para os açudes do telhado inclinado - eles estão localizados em uma ligeira inclinação, que é invisível do solo, mas permite que toda a umidade acumulada seja drenada para o tubo de descida. Também em uma cobertura plana: a água se acumula em um determinado local devido ao desnível da superfície, mas o local parece horizontal, você pode quebrar um gramado com segurança nele ou equipar uma área de lazer.
O sistema de drenagem em um telhado semelhante contém funis especiais, em que a água da chuva flui por ação da gravidade e depois, com o auxílio de um sistema de mangueiras, vai para o esgoto ou para o subsolo. Esses dispositivos são feitos de plástico que não são expostos à umidade e decomposição, são montados em camadas de isolamento no telhado e são equipados com uma tela de proteção na parte superior para que o gargalo e os sistemas de drenagem não entupam. Um desses funis é projetado para aproximadamente 100-150 sq. m de área do telhado, a partir daqui você pode calcular o seu número total. Normalmente, 1-2 peças são suficientes para uma pequena casa de campo.
Um telhado plano pode ser explorado e inexplorado. Se praticamente não for utilizado, ou seja, é escalado várias vezes ao ano para verificar sua integridade e manutenção, o revestimento contém as seguintes camadas de baixo para cima: isolamento térmico, barreira ao vapor e impermeabilização.A tecnologia de piso aqui é praticamente a mesma que em edifícios residenciais com vários apartamentos e industriais.
Existem os seguintes tipos comuns de telhados planos inexplorados: ondulados e monolíticos.
- A primeira opção é wireframe. Primeiro, uma caixa feita de perfis de metal ou vigas de madeira é montada em uma base de concreto, materiais isolantes são colocados nela. Em seguida, as folhas de metal do perfil são fixadas ao quadro. Esta é uma opção relativamente barata, fácil de instalar e a estrutura é leve. Mas é praticamente impossível andar em tal telhado, porque os perfis se dobram e se deformam.
- Revestimento monolítico pois um telhado plano contém várias camadas. Um filme de barreira de vapor de betume quente é colocado diretamente sobre a laje de concreto, seguido por lã mineral e impermeabilizante, e uma argamassa à base de cimento reforçada com uma malha reforçada é colocada no topo. Esse telhado inexplorado terá muito peso, mas protegerá a casa com segurança da chuva e do frio.
Outra opção, se o telhado está constantemente envolvido, as pessoas andam sobre ele, existem alguns objetos. Em seguida, a camada de isolamento muda em ordem: primeiro vem a impermeabilização, sobre a qual é instalado o isolamento térmico. Portanto, esse telhado é chamado de inversão.
O procedimento para a colocação de materiais é o seguinte: primeiro, uma membrana de polímero de betume é colocada na laje de piso, em seguida, uma camada de isolamento térmico feita de espuma, espuma ou poliestireno expandido é colocada. Se você deseja criar um gramado verde no telhado de sua casa, uma camada separadora e filtrante de geotêxtil é colocada em cima desses isoladores e, em seguida, uma camada fértil sobre a qual crescerá a grama natural.
Tal telhado com camada fértil pode ser operado livremente durante todo o período quente, com sistema de drenagem devidamente instalado, não tem medo de chuvas. Na cobertura pode colocar um parque infantil ou um campo desportivo, colocar espreguiçadeiras ou bancos, fazer canteiros de flores e até fazer um piquenique. Telhados verdes operados agora são comuns não apenas em casas de campo, mas também em casas de cidade.
O arranjo de um telhado plano não termina com o revestimento e o vazamento de camadas isolantes e a instalação de sistemas de drenagem. Para uma operação adequada, é necessário criar ventilação. A umidade e seus vapores podem se acumular entre as camadas de isolamento, posteriormente, durante a geada, a torta de isolamento pode rachar, aparecer bolhas sobre ela e ocorrer delaminação. Para evitar isso, são utilizados arejadores - tubos de plástico ou metal com tampas em forma de guarda-chuva, que são montados no interior da cobertura. O ar que entra por eles, devido à diferença de pressão, corrói o vapor de água das camadas de isolamento, eles permanecem completamente secos.
Outro ponto importante após a cobertura plana é a construção de proteção contra raios. Não se deve descuidar, pois, apesar da baixa probabilidade de ocorrência, uma tempestade pode levar às consequências mais catastróficas em uma casa de campo. A tela de proteção contra raios é instalada no interior das camadas de isolamento, se não forem combustíveis, ou se forem combustíveis, sobre elas em suportes especiais a uma altura de 10-12 cm da superfície. Todos os nós dessa malha são conectados em um pára-raios feito de fio condutor grosso, que vai para o solo.
Vantagens e desvantagens
Os prédios baixos com cobertura plana, construídos de acordo com diversos projetos, estão em operação em nosso país há mais de um ano. O feedback dos proprietários que moraram nessas casas por vários anos ajudará a destacar todas as vantagens e desvantagens de tais estruturas.
Eles têm as seguintes vantagens:
- economia de materiais - não há necessidade de construir um sistema complexo de vigas e o trabalho de cobertura é simplificado;
- velocidade de construção em comparação com empena e ainda mais telhados de quadril;
- facilidade de reparo e substituição de coberturas;
- o dispositivo de um telhado plano permite fazer sobre ele uma plataforma para várias necessidades: um gramado, uma área de lazer com gazebo, uma academia, um cantinho para crianças etc .;
- existe a oportunidade de montar janelas no teto, este é um design de interior muito original mais uma fonte adicional de luz natural no teto;
- o trabalho de telhado será muito mais seguro do que no caso de um telhado de quatro águas;
- com fortes rajadas de vento, não há risco de ruptura de maciças estruturas de caibro e revestimento.
De acordo com as opiniões dos proprietários dessas casas, também se pode apontar as desvantagens de uma cobertura plana:
- ao contrário das estruturas de tendas, a neve se acumula em grandes volumes nesses telhados no inverno, que deve ser removida regularmente à mão;
- é necessária a instalação de um sistema de drenagem;
- você precisará monitorar constantemente a integridade do telhado, a ausência de vazamentos;
- apesar da aparente facilidade de instalação, as coberturas planas apresentam muitas nuances, as camadas de isolantes e calhas devem ser feitas da forma mais correta possível, caso contrário, os vazamentos não podem ser evitados.
Muitos projetos de casas particulares com telhados horizontais vieram da Europa, onde o clima é mais ameno. Portanto, tais decisões devem ser ajustadas de acordo com nossas condições climáticas mais severas.
O que fazer?
Um telhado plano pode ser feito de vários materiais, a sua escolha depende da estrutura do próprio edifício.
- Se a casa for de tijolo, feita de silicato de gás ou blocos de concreto, uma laje de concreto armado pode ser usada como cobertura do telhado. Neste caso, o telhado será o mais forte possível, objetos volumosos e pesados podem ser colocados sobre ele. Tal piso não possui proteção contra umidade, portanto, em qualquer caso, será necessário fazer uma camada impermeabilizante de betume laminado ou uma régua com membrana inferior de betume-polímero.
- As lajes de telhado de madeira de design semelhante custarão menos do que as de concreto; elas podem ser feitas em uma área suburbana. Uma moldura com vigas é instalada nas paredes, pode-se levar vigas planas de 10x4 cm ou outras como elas, o principal é que sejam capazes de suportar o peso do futuro isolamento e outros objetos localizados na cobertura. A madeira é tratada com uma solução anti-séptica e outra refratária. O telhado da barra pode ser coberto com painéis de madeira, tábuas ou chapas de metal.
- O betume é tradicionalmente usado como impermeabilizante para casas com telhado plano. É um material orgânico à base de hidrocarbonetos produzido pela destilação do petróleo. Possui excelentes propriedades de impermeabilização, não é suscetível à umidade, deterioração e não tem medo de geadas. A principal desvantagem do betume é considerada não ecologicamente correta - contém componentes nocivos, quando aquecido emite um odor pungente. No entanto, o isolamento betuminoso continua a ser procurado, inclusive na construção de casas com telhado plano.
O betume pode ser laminado e líquido. Normalmente, uma combinação dos dois é usada para máxima eficiência. Primeiro, uma solução quente é derramada sobre uma superfície limpa preparada e, em seguida, rolos de betume sólido são rolados para cima. Essa combinação permite que você feche quaisquer rachaduras e rachaduras microscópicas e protege o telhado de forma confiável contra a entrada de umidade.
- Existem outros materiais impermeabilizantes modernos que são mais limpos e mais inofensivos do que o betume. Estes incluem, por exemplo, eurorruberoides. Também é feito à base de betume, mas, graças aos tecidos sintéticos e polímeros da composição, emite menos substâncias nocivas e odores. O eurorruberoide é produzido em rolos, para maior resistência é polvilhado com aparas minerais especiais.
- Existe uma impermeabilização do telhado pulverizável na forma de pós e aerossóis. É aplicado na superfície com equipamentos especiais. Misturas semelhantes estão disponíveis em plastificantes, cimento, resinas sintéticas e endurecedores. Suas vantagens são que não só protegem da umidade, mas também refletem os raios solares, não deixam passar vapor.
- Para proteger contra a precipitação, o revestimento impermeabilizante é amplamente utilizado. Tal como o material líquido para telhados, é aplicado à superfície do telhado com um rolo ou pincel. Entre esses materiais, emulsão, borracha, mastiques de polímero e primer são especialmente comuns.
- Existem opções para impermeabilização em massa na forma de grânulos que absorvem bem a umidade e evitam que ela se infiltre no ambiente residencial. Os exemplos incluem argila expandida e pedra triturada. Sua vantagem é que nenhuma instalação complicada é necessária - os grânulos simplesmente sobem até o nível do telhado, desintegram-se e se alisam uniformemente sobre a superfície.
- Como uma camada de barreira de vapor, uma película de polietileno com uma espessura de 0,1-0,5 mm é normalmente usada, que é colocada sobre toda a largura do telhado sob a camada de isolamento térmico. Para proteção contra o frio, muitos materiais eficazes são usados: lã mineral, poliestireno, espuma de poliestireno, poliestireno expandido e outros.
- Os telhados de vidro sólido são muito impressionantes e impressionantes na aparência. O teto transparente da casa amplia visualmente o espaço, cria uma atmosfera única e arejada, os quartos são sempre o mais luminosos possível. Não é muito difícil montar tais pisos, basta criar uma moldura com perfis metálicos ou molduras de madeira e envidraçá-la. Mas o funcionamento do telhado de vidro torna-se mais complicado, no inverno é necessário limpá-lo constantemente da cobertura de neve. Portanto, é melhor fazer um piso contínuo com pequenas claraboias.
Opções de design
Um telhado plano pode ser instalado tanto em uma casa de dois andares com uma pequena área, quanto em uma casa de campo espaçosa. Em um grande edifício, você pode combinar um telhado de quatro águas inclinado com um horizontal, por exemplo, usando-o para um anexo ou varanda. Os telhados também podem ter formatos diferentes: quadrados, retangulares e mais complexos. O principal em um projeto fora do padrão é calcular corretamente as inclinações e o sistema de barragem para que a umidade não se acumule na superfície.
Um telhado plano invertido pode ser usado para ar condicionado, sistemas de ventilação, antenas de televisão, caixas de comunicação e outros equipamentos. Se o telhado for usado como plataforma de recreação ou outro passatempo ativo, é necessário montar uma cerca ao longo de suas bordas.
Além disso, ao instalar tal telhado, você deve cuidar imediatamente de uma elevação conveniente para cima com um corrimão. Existem muitos projetos de telhados de inversão usados com plantas para guiá-lo ao construir sua casa.
Instruções de instalação
Antes da construção e arranjo de uma cobertura plana, vale a pena detalhar o plano de todas as obras passo a passo.
- Começa com a escolha da forma, tipo e materiais para a sobreposição. Deve-se ter em mente que a carga em tal estrutura é sempre mais intensa do que nas opções de barracas. Com base nisso, é necessário fazer um desenho do sistema de moldura com vigas e tetos. O esboço indica as formas geométricas, tamanhos, cores, materiais, comunicações necessárias. É melhor ter imediatamente uma ideia visual de como será o futuro telhado da sua casa.
- Em seguida, você precisa escolher o futuro revestimento de isolamento. Nesse caso, vale a pena se orientar pelo clima existente, pelas peculiaridades da sobreposição do andar superior, pela finalidade da cobertura - se será operado ou não. Deve-se dar preferência a materiais poliméricos modernos, rolo ou spray. Devem ter características de alto isolamento, ao mesmo tempo que são inofensivos.
- Se for necessário fazer um telhado de moldura, então a instalação do torneamento começa com a preparação dos trilhos, sua serração. Todos os trabalhos preparatórios: polimento, revestimento com vernizes de proteção, marcação e corte devem ser realizados no solo, em área especialmente equipada. Para levantar os fragmentos da moldura e montar no telhado, é imprescindível o uso de andaimes fortes e fixos com plataformas largas. O trabalho deve ser feito em tempo claro e seco.
- Em seguida, uma sobreposição é instalada na estrutura e uma torta isolante é montada. Antes de cobrir com camadas isolantes, é necessário instalar um sistema de drenagem com funis e mangueiras de drenagem, fornecer orifícios de ventilação e arejadores, sistema de pára-raios. Para alcançar a máxima proteção do telhado contra a umidade, é necessário garantir a estanqueidade de todas as juntas e pilares. Devem ser tratados adicionalmente com mastique, selante ou fita isolante.
Depois que todas as camadas de proteção forem instaladas, o telhado pode ser equipado de acordo com seu projeto: faça cercas e grades, adicione uma camada fértil e plante espaços verdes, coloque móveis e outros itens.
É perfeitamente possível instalar um telhado plano com as próprias mãos, tendo andaimes, os materiais necessários e um conjunto de ferramentas disponíveis: uma serra, um martelo, uma furadeira, uma fita métrica, um nível e uma faca de montagem.
Exemplos de design eficaz
Um telhado plano em uma casa particular pode ser apresentado de várias maneiras. Alguns exemplos, criados com suas próprias mãos em uma área suburbana, valem a pena considerar com mais detalhes.
Um telhado plano inexplorado em um anexo de um andar de uma casa particular. Os materiais isolantes eficazes permitem um design simples e elegante com uma forma irregular. A superfície brilhante reflete bem os raios do sol e a umidade não se acumula no telhado durante a chuva.
O telhado de alta tecnologia do edifício é muito espaçoso e tem uma forma incomum. O local não é utilizado para área de lazer, apenas painéis solares são colocados nele. Se necessário, você pode colocar outros dispositivos e comunicações nele.
Terraço plano sobre a garagem. O projeto é interessante na medida em que você pode entrar na plataforma superior diretamente da sala de estar no segundo andar de uma casa de campo.
As tecnologias modernas permitem até mesmo criar uma piscina na cobertura de uma casa de campo de um ou dois andares. Não é tão difícil quanto parece: basta escolher materiais impermeabilizantes eficazes, instalar um forro que suporte o peso de uma tigela de água e instalar um sistema de drenagem. Mas esse projeto será realmente impressionante.
Uma casa de campo com telhado plano ficará muito mais confortável se você quebrar um gramado completo. Os materiais isolantes e uma camada fértil não são muito caros, e o resultado é uma área de lazer maravilhosa.
Para informações sobre como montar um telhado plano, veja o próximo vídeo.
Muito informativo. Ele enfatizou muito para si mesmo. É estranho que meu primeiro comentário ...
Obrigado pelo artigo.
Bom artigo, obrigado.
O comentário foi enviado com sucesso.