Tudo sobre casas de coluna
A decoração de colunas de edifícios é encontrada em quase todo o mundo. Arquitetos de diferentes países e épocas frequentemente usaram esse elemento de construção no projeto de suas estruturas. Os palácios são decorados com pilares desde os tempos antigos no Egito, Grécia e China. Hoje em dia, esses edifícios também não são incomuns. As mansões remanescentes do século 19, os edifícios administrativos do século 20 na América, Europa e Rússia são uma vívida confirmação disso. O século XXI não foi exceção. Cada vez mais, os proprietários de casas particulares estão se voltando para a ideia de erguer colunas para decorar suas casas.
Descrição
Na construção de edifícios residenciais privados baixos, são utilizadas colunas de diferentes tipos: redondas, retangulares, pilastras (meias colunas combinadas com uma parede), feitas de diferentes materiais: tijolo, concreto, pedra, metal e até madeira. Em que não só desempenham uma função decorativa, mas também servem de suporte para as paredes, ou seja, desempenham o papel de estrutura de suporte.
Suportes decorativos podem ser colocados em todo o perímetro da fachada, apoiar varandas e galerias ao redor do edifício, decorar a entrada frontal e apoiar a cobertura da varanda.
Além do desenho das fachadas, os pilares verticais são freqüentemente encontrados no interior das casas. Nesse caso, eles podem ter 2 opções de localização:
- ao longo das paredes ou nos cantos da sala - remova parte da carga da parede;
- numa zona livre ou no centro de uma divisão - suportam o tecto, muitas vezes utilizado nas variantes de casas com sótão.
Ideias de projetos
As colunas se encaixam em uma ampla variedade de conjuntos arquitetônicos, e ficam ótimas em combinação com edifícios de um andar, mesmo em um estilo rústico e moderno.
Mansão clássica
Talvez seja difícil imaginar uma mansão clássica que não seja decorada com colunas. Esses elementos arquitetônicos conferem ao edifício um aspecto solene e aristocrático, criando uma sensação de luxo e respeitabilidade. As mansões no estilo clássico, via de regra, são projetadas com colunas monolíticas, formas geométricas claras (na maioria das vezes redondas). Os suportes decorativos são feitos de concreto armado, servem como um suporte vertical confiável e removem uma parte significativa da carga das paredes.
Freqüentemente, há opções em que as colunas suportam uma varanda maciça de concreto no segundo andar.
Casa de estilo country
A variedade de estilos rústicos é incrível, seja uma construção de um rancho americano, uma cabana russa ou um chalé alpino. E em cada um desses estilos há um lugar para decorar uma habitação com colunas. Os apoios verticais que sustentam parte da cobertura na entrada da casa são a personificação da confiabilidade e da boa qualidade. Eles são executados no mesmo estilo da própria estrutura:
- madeira - entalhada, em forma de cabanas de toras;
- pedra - de pedras naturais, colocadas verticalmente, ou de tijolos, revestidos, por exemplo, com pedras do Daguestão;
- concreto armado - decorado com gesso decorativo de fachada.
Construções modernas
Além dos estilos tradicionais, as colunas encontraram sua aplicação em variantes urbanísticas modernas de casas. Pode ser alta tecnologia, loft, minimalismo. Nestes casos, os pilares de sustentação adquirem uma orientação estilística pronunciada.
- Alta tecnologia - suportes de visual futurista, podem ser em zigue-zague, vidro ou acrílico com iluminação neon. Freqüentemente, eles desempenham o papel de uma estrutura de suporte para uma grande plataforma de varanda, projetando-se muito além da fachada.
- Loft - o estilo urbanístico dita suas próprias regras, portanto, as colunas feitas de tijolos não revestidos estão mais frequentemente presentes aqui.
- Minimalismo - uma vez que o estilo implica simplicidade e graça, as colunas não devem ser maciças. Nesse estilo, na maioria das vezes desempenham uma função precisamente prática: podem servir de suporte para o teto em uma habitação espaçosa sem paredes internas.
Do que você pode construir?
O material para a criação de colunas é selecionado de acordo com vários fatores:
- estilo geral do edifício;
- o material do qual a própria estrutura foi erguida;
- a carga esperada (se os suportes suportarão a varanda, as paredes de suporte ou a cobertura do alpendre).
Vamos considerar as opções mais comuns.
Concreto reforçado
As colunas desse tipo também são chamadas de monolíticas. Eles são uma estrutura feita de gaiola de reforço e concreto, são erguidos muito rapidamente, não requerem custos financeiros especiais e podem suportar cargas aumentadas perfeitamente. Outra vantagem significativa é que são esses pilares decorativos que ficam melhor na decoração de edifícios maciços de estilo clássico. Devido à maior rigidez vertical, muitas vezes servem como suporte principal em edifícios de dois andares com amplas varandas.
Porém, durante a construção, vale a pena considerar a relação entre o comprimento do pilar e o diâmetro, uma vez que será diferente nas estruturas de suporte e decorativas.
Das desvantagens, pode-se notar que os suportes de concreto armado precisam de decoração adicional - revestimento.
Metálico
Esses elementos são tubos redondos, retangulares ou quadrados inteiros. A instalação de colunas de aço não leva muito tempo, mas o material em si é financeiramente mais caro do que outras opções. Além disso, será necessário equipamento de elevação para transportar e posicionar esses suportes.
Suportes metálicos são usados para edifícios com no máximo 2 pavimentos, uma vez que as estruturas de aço não possuem resistência suficiente para suportar estruturas maciças. Além disso, as colunas de metal requerem tratamento obrigatório com compostos anticorrosivos. Na maioria das vezes, os suportes de aço são encontrados em estilos de loft urbano moderno ou de alta tecnologia.
Tijolo
Estruturas de tijolos são uma opção bastante comum na construção moderna de prédios baixos privados. O tijolo pode suportar cargas aumentadas, é um material bastante durável. Para fortalecer a estrutura, as colunas de tijolo são frequentemente equipadas com um tubo de aço, em torno do qual é feita a alvenaria.
Para a construção das colunas, utilizam-se tijolos maciços e semi-tijolos, porém, eles devem estar isentos de defeitos visíveis: lascas ou rachaduras.
De madeira
Ideal para casas de madeira. Para a fabricação de suportes de madeira, via de regra, utilizam-se toros redondos ou uma barra de seção retangular. O material de madeira é amigo do ambiente, fácil de processar. As colunas de madeira podem ser decoradas com entalhes intrincados e ornamentos coloridos. Essa solução se encaixa perfeitamente no estilo russo rústico, com sua ajuda você pode criar uma torre de conto de fadas extraordinária.
Suportes sem decoração também ficarão bem. A textura amadeirada em si é muito bonita e se encaixa facilmente em um estilo rústico brutal ou etno e ecológico voltado para a natureza. Para um estilo minimalista, as colunas de madeira podem ser pintadas em uma cor sólida, por exemplo, preto ou vermelho.
Esta cor também é adequada para elementos em estilos orientais: japonês ou chinês.
Exemplos de belas fachadas
Existem muitos exemplos bonitos.
- Mansão em estilo clássico. Colunas redondas brancas permitem que a ampla varanda flutue no ar.
- Estilo de país russo. Uma verdadeira torre mercantil, como de um conto de fadas.
- Sotão urbano. As colunas de aço dentro da sala servem como elemento decorativo e suporte para o teto falso.
- Colunas de tijolos - uma excelente solução para o projeto de uma casa de campo.
- Casa com colunas no estilo chinês cria uma atmosfera misteriosa do Oriente.
Para casas com colunas, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.