Projetos de casinhas com sótão: os segredos da ampliação do espaço
Um sótão é uma ótima ideia para construir uma casa em uma área pequena. E neste caso, e quando a estrutura do edifício muda após algum tempo após o seu funcionamento, é necessário respeitar estritamente os princípios do projeto. Esta é a única forma de conseguir o uso mais racional do espaço.
O tamanho pequeno da casa costuma ser um problema para os decoradores. Portanto, muitas maneiras foram desenvolvidas para superar essas dificuldades e transformar circunstâncias difíceis em vantagens.
Como vencer um espaço limitado?
Comprar uma casa própria é um sonho para muitas pessoas, seja ela a casa principal ou apenas um local de curto lazer. As circunstâncias materiais obrigam muitos a dar preferência a casas pequenas. Neste caso, recomenda-se não ter pressa, mas sim escolher cuidadosamente um projeto, considerando opções de diferentes organizações de design, comparando propostas entre si.
O erro mais comum é escolher projetos que incluam a localização de quartos ou quartos das crianças no topo do prédio.
É difícil para crianças pequenas, idosos, pessoas doentes ou simplesmente cansadas chegar ao sótão. Mais uma vez, descer também não é muito conveniente. Neste caso, você só precisa trocar de quartos diferentes.
Saídas de varanda podem ser muito atraentes, mas o custo dessa solução de design é bastante alto. Às vezes é mais aconselhável limitar-se a uma área não muito grande em vez de uma varanda completa, mantendo a estética.
Ao construir uma pequena casa com sótão, deve-se encontrar um equilíbrio razoável entre a qualidade da fundação (sua capacidade de carga) e o custo total da obra. Se o porão for significativamente elevado acima do solo, você terá que equipar uma escada de entrada e grades nela. Para as pessoas que buscam o máximo conforto, esta circunstância não será muito agradável.
Para utilizar com competência o território dos pequenos edifícios, recomenda-se procurar ajuda apenas de designers e arquitectos formados.
Escolha de materiais
A indústria de materiais de construção desenvolveu um grande número de opções que podem ser utilizadas na construção e decoração do sótão.
As soluções tradicionais são:
- tijolo;
- Madeira;
- argila (adobe);
- rocha de concha.
Na maioria das vezes, os materiais mais pesados são usados no andar térreo, e os relativamente leves são usados para criar sótãos. Entre eles também está o concreto aerado. A partir dele são formados blocos com uma espessura de 300 - 400 mm, superiores a muitos outros materiais em termos de isolamento térmico. A construção em concreto aerado é barata e prática.
A madeira é um material mais natural, mas a sua utilização exige o cumprimento rigoroso dos padrões da tecnologia de construção e o processamento do material de acordo com as normas.
As paredes de tijolos têm suas vantagens. Um deles é a longa vida útil do edifício, que pode ser superior a 100 anos. O tijolo mantém facilmente a sua forma, não desmorona sob a influência das mudanças de temperatura e umidade. Os tijolos fragmentados são mais modernos e baratos, mas seus parâmetros em nada são inferiores aos da versão clássica.
Os edifícios de estrutura com um sótão têm vários pontos fortes:
- redução múltipla nas perdas de calor em comparação com sótãos frios;
- a decoração do cômodo superior pode ser lisa (os residentes podem estar com segurança no primeiro nível);
- existem muitas maneiras de usar o último andar.
No entanto, a solução de estrutura implica a implementação mais estrita de códigos e regulamentos de construção.
Se você se desviar deles, poderá enfrentar congelamento constante, perda de calor e acúmulo de umidade condensada. Também é necessário tomar medidas para que a neve não interfira na iluminação natural do sótão.
Nós decoramos o exterior
A parede externa do sótão é constituída pela parte vertical formada pelo material estrutural principal da casa. Eles usam vigas, telhado e revestimento para o interior da sala. A relação entre eles em cada caso específico é estabelecida com base nas características do projeto.
No exterior, são utilizadas principalmente telhas de metal ou telhados macios. Existem muitas opções de acabamento de fachada de casas com sótão. Isso também é experimento com a configuração do telhado, que é feito de quadril ou meio quadril com um número diferente de inclinações. São viseiras complementares de formato redondo e ainda mais extravagante (o chamado telhado de galpão).
Freqüentemente, os designers experimentam diferentes tipos de janelas, dando-lhes uma aparência complexa e extraordinária (redonda, trapezoidal e assim por diante). Outros decoradores preferem janelas, embora menos chamativas, mas sólidas e estáveis.
Blocos de janela podem ser instalados:
- em uma única versão;
- na forma de uma corrente;
- dividido em blocos separados;
- monolítico.
Uma das soluções de design mais recentes é uma varanda "dobrável", que pode ser facilmente enrolada e aberta conforme necessário.
Ideias de interiores
- Segundo os especialistas, o melhor é abandonar por completo o esmagamento do sótão ou dar preferência às divisórias de drywall. É um material bastante leve que minimiza a carga na base do edifício. Ao mesmo tempo, esses blocos de delimitação desempenham sua tarefa de forma estável.
- É indesejável fazer um teto que ocupe menos da metade da área de toda a sala. Isso pode criar desconforto visual.
- As janelas com um design atípico são uma forma não só de expressar o seu conceito estético, mas também de adicionar o máximo de luz à divisão.
Dicas e truques úteis de designers
O sótão começou a ser usado para residência permanente no século 17, mas hoje as pessoas têm muito mais oportunidades para seu design e conteúdo funcional. Por dentro, você pode colocar os dois quartos com janelas panorâmicas e opções mais econômicas (por exemplo, academias). Uma sala bastante espaçosa e iluminada pode facilmente se transformar em um escritório e um berçário. Alguns designers propõem ocupar todo o sótão com casa de banho de forma a poupar espaço útil no primeiro andar da casa.
Para tornar um espaço compacto mais agradável, você precisa pensar em uma opção de telhado adequada.
Por exemplo, as coberturas de duas águas, por todo o seu apelo visual, permitem utilizar apenas 2/3 da área disponível. Configurações quebradas permitem que você aumente esse número em até 90%. Ao elevar o telhado em 150 cm, você pode adicionar 100% à área total da habitação. Também ajudará a livrar-se da sensação de falta de espaço interior.
Se no sótão for criado apenas uma área estreita, é recomendável colocar um quarto nele. Nos segmentos mais baixos do sótão, é aconselhável colocar sistemas de armazenamento, pois as pessoas ainda não poderão lá se deslocar.
Os projetistas aconselham desde o início uma reflexão sobre como será feita a entrada e saída do sótão, quais escadas serão instaladas. Outro ponto importante é o uso de revestimentos de piso duráveis para evitar acidentes desagradáveis. Claro, as vigas e os detalhes do piso também devem ser fortes. Em áreas onde o verão é quente, é racional usar um ar condicionado.
Exemplos espetaculares de inspiração
Lindos sótãos podem ter uma cor que combine com a parede da fachada. Enquadrar o telhado inclinado com uma seção separada permite tornar o elemento de decoração mais atraente. Tendo feito um sótão dentro de uma casa de campo, você não deve ter vergonha de sua forma triangular pronunciada. Ao contrário, é fácil transformá-lo em dignidade e "vencê-lo" com vantagem. A alternância de ricas vigas negras com madeira de cor nobre, localizadas perpendicularmente a elas, parece muito impressionante e incomum.
Quanto ao desenho externo das casas de campo com sótão, a cor branca da fachada com um pequeno pilar de tijolo separando as duas partes da janela revela-se quase a melhor solução. A janela em si pode ter uma altura não uniforme. Graças à sua forma atípica, o interior da sala parecerá mais claro.
Para uma visão geral de uma pequena casa com um sótão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.