As sutilezas do projeto e construção da adega
Armazenar vários itens e coisas em porões é considerado muito prático e conveniente. Mas para que tal desejo seja realizado em realidade, você precisa projetar cuidadosamente a estrutura e concluir todo o trabalho como deveria. E para começar, entenda bem o que é a adega e qual a sua especificidade.
Peculiaridades
A grande maioria das pessoas pensa que um porão é um local subterrâneo onde algo é armazenado. E a diferença do porão está apenas no nome e em alguns detalhes do design. Na verdade, existe uma diferença, e não pequena. Então, nas adegas, eles costumam armazenar:
- produtos enlatados caseiros;
- legumes;
- frutas;
- vinhos caseiros;
- tudo o mais que deve ser armazenado a uma temperatura de 10 a 14 graus.
Existe outro tipo de adega - com uma temperatura de 8 a 10 graus. Não se destina ao armazenamento a longo prazo de uma colheita de vegetais, mas é ideal como armazém de batata. O que é importante, se o porão está sempre localizado sob alguma construção térrea, então a adega também pode ser uma estrutura localizada autonomamente. Além disso, nem sempre está totalmente enterrado, existem até versões superficiais. Portanto, a proteção contra o acúmulo de água subterrânea está totalmente assegurada.
A adega pertence exclusivamente ao número de câmaras frigoríficas, mas as caves são bastante quentes.
A altura máxima das paredes das caves é limitada a 190 cm, nos porões, essa altura é apenas o início de sua lista de tamanhos e só é aceitável para lojas de verduras. Ao organizar um piso técnico, o edifício deve atingir pelo menos 220 cm. E um subsolo residencial completo geralmente exige que a distância entre o piso e o teto seja de pelo menos 2,5 m.
É necessário definir finalmente o objetivo da construção antes mesmo do início das obras, só então será possível concluir tudo como deve ser. Dependendo da finalidade das instalações, é determinada uma lista de medidas de impermeabilização e isolamento necessárias. Além disso, tendo determinado o tamanho do espaço, é fácil saber o que exatamente será localizado na estrutura subterrânea. A adega difere da cave também na função das paredes, pois a sua principal função é a vedação. Graças a essas paredes, o fosso da fundação não se desintegra e a umidade prejudicial não penetra em seu interior.
Compromisso
Uma variedade de produtos pode ser armazenada em adegas e, portanto, a abordagem de sua organização não pode ser universal. Na maioria das vezes, nas condições russas, essas unidades são usadas para armazenar vegetais e preparações para o inverno. Mesmo os maiores refrigeradores domésticos não podem fornecer a mesma capacidade. Além disso, a reserva subterrânea por natureza é mantida em bom estado, não consome energia elétrica e quase não precisa de manutenção.
De acordo com especialistas, a adega, isolada de casas e outras construções, faz melhor seu trabalho.
Em uma estrutura autônoma, é mais fácil conseguir espaço suficiente e formar uma ventilação de alta qualidade. Não pouca importância no desenvolvimento de um novo local é o facto de uma adega autónoma poder ser utilizada como decoração do espaço envolvente. O bloco subterrâneo é geralmente dividido em setores, em cada um dos quais certos vegetais são dispostos. Prateleiras de parede também estão equipadas. A chamada adega (a parte do edifício situada acima do solo) inclui uma porta, uma escotilha que desce, um telhado, paredes e um compartimento de vestíbulo.
Alimentos enlatados caseiros e bebidas alcoólicas também podem ser armazenados junto com vegetais. O microclima de uma adega bem construída permite que você faça isso. Ainda assim, na maioria das vezes, a adega se destaca especialmente por ter suas especificidades. Basicamente, essas estruturas são feitas em casas, às vezes até em apartamentos na cidade. Isso é perfeitamente compreensível: poucas pessoas querem caminhar ou mesmo viajar muito para uma ou duas taças de vinho.
Tendo em vista a finalidade de tal adega, ela é feita principalmente com a ajuda de designers profissionais. O design harmonioso e confortável permite uma ótima atmosfera interna. Ao mesmo tempo, os especialistas podem dar recomendações sobre os regimes de armazenamento de bebidas nobres. Eles tentam dividir as adegas domésticas em setores de acordo com sua finalidade funcional:
- área de armazenamento;
- bloco de degustação;
- lugar para descansar.
Móveis de madeira maciça tornam-se a solução de design ideal. A decoração é geralmente dominada por cores escuras sofisticadas. Procuram dar aos guarda-roupas e prateleiras uma forma externa incomum para criar a sensação de um espaço original e cuidadosamente pensado.
A iluminação neon é freqüentemente usada para acentuar certos lugares. O estilo campestre generalizado parece comover os proprietários da adega há vários séculos. A decoração Art Nouveau também é bastante comum, onde predominam as superfícies de vidro e metal.
Voltando ao armazenamento mais familiar de vegetais, vale ressaltar que a escolha de uma opção de superfície ou subterrânea depende principalmente da altura do lençol freático.
As rochas argilosas são consideradas o melhor tipo de solo, são muito densas e permitem a passagem de um mínimo de umidade. Solos arenosos devem ser compactados, idealmente sobrepostos com uma camada de concreto. Quando existem certos recursos materiais, seria mais correto construir uma adega para vegetais de tijolo ou pedra natural. É mais durável e melhor para produtos de acordo com o microclima criado.
Você pode reduzir o fluxo de ar quente no verão equipando uma entrada da parede norte. O isolamento de paredes e telhados é estritamente necessário. O volume da sala é calculado com antecedência, levando em consideração três considerações ao mesmo tempo:
- colocar tudo o que precisa ser armazenado;
- arranjo gratuito de vegetais e outros alimentos;
- reserva de espaço livre para passagem e obras diversas.
Como a adega com os vegetais nela armazenados torna-se extremamente atrativa para os roedores, na hora de escolher métodos de isolamento térmico e impermeabilização, é preciso escolher soluções resistentes aos ataques desses animais. O tratamento é necessário para proteger contra fungos microscópicos. Se, com a ajuda do isolamento da parede e do telhado, não for possível atingir a temperatura ideal no interior, recomenda-se isolar também o piso. Você pode tornar o armazenamento de vegetais e raízes mais conveniente com a ajuda de caixas. Não é necessário comprá-los prontos, exatamente os mesmos produtos são facilmente feitos à mão.
Organize os recipientes e outros recipientes com alguma lacuna uns dos outros. Isso aumentará a circulação de ar e evitará que os alimentos apodreçam.
Importante: a prateleira mais baixa é projetada de forma que você possa colocar as coisas em ordem sem mover as caixas.
As divisões para legumes e frutas, se possível, são equipadas separadamente umas das outras. Mas na maioria das vezes não existe essa chance e, portanto, eles são simplesmente removidos tanto quanto possível dentro de um porão.
Visualizações
A forma da adega desempenha um papel importante, pois afeta diretamente as suas características práticas. Os entusiastas costumam usar um tipo de sala redonda, começando com:
- áreas e volumes necessários;
- resistência estrutural;
- condições de temperatura e umidade;
- vida de serviço.
A maioria dos construtores tradicionalmente dá preferência a um retângulo ou sua variedade - um quadrado.A segunda opção é pelo menos 5% mais econômica do que o design retangular em termos de consumo de material. Mas em uma adega, desenhada como um retângulo, é mais fácil montar estantes, colocar estantes e recipientes sedentários. As opções de rodadas não são menos tradicionais. Eles foram construídos por séculos no passado, porque existem várias vantagens ao mesmo tempo:
- a capacidade de resistir a pressões mais fortes das massas de solo;
- reduzindo a necessidade de materiais em 10-12% em comparação com até mesmo um quadrado;
- a eliminação de cantos facilita a manutenção da temperatura e umidade exigidas;
- um design simplificado é mais fácil e rápido de construir.
Após a escolha de uma forma geométrica, o esquema deve caracterizar o diâmetro interno, a feição de saída e a altura da edificação. As estruturas de entrada lateral são preferidas porque permitem uma colocação mais conveniente de quantidades significativas de estoque.
Uma escada embutida com um ângulo de inclinação cuidadosamente selecionado permite que você use a adega todos os dias sem problemas desnecessários. A qualidade ideal e a longa vida útil justificam totalmente os custos elevados de construção de um depósito de entrada lateral. Essa estrutura pode ficar sob a casa e diretamente ao lado da habitação, sob a cobertura de um dossel.
O projeto com uma entrada lateral pode ser colocado em uma área totalmente aberta, podendo ser facilmente convertido em um dos objetos de projeto paisagístico.
Recomenda-se equipar qualquer adega no verão para evitar o conflito com as águas subterrâneas durante a construção.
Ao escolher qualquer forma, deve-se prestar atenção à funcionalidade da decoração de interiores. A entrada superior é escolhida em grande parte pela tradição para entrar na adega diretamente da casa. No entanto, ninguém pode proibir equipar o armazenamento com dois tipos de passagens ao mesmo tempo.
Materiais (editar)
Uma adega de concreto é usada com freqüência. E esta solução deve ser preferida com segurança a quaisquer covas de vegetais artesanais. Importante: o armazenamento da colheita é melhor organizado em uma sala separada. O tipo de construção monolítica melhora drasticamente a impermeabilização. Se isso não for possível, é melhor tentar escolher uma solução com um número mínimo de costuras. O armazenamento do concreto é mais lucrativo do que outras opções, mesmo quando se pede a entrega de argamassa pronta.
Em áreas da parede saturadas com água ou sujeitas a levantamento ativo, um mínimo de 250 mm de concreto deve ser formado. Se o solo estiver seco e o GWL for relativamente baixo, é permitida uma redução deste indicador em 30-40%. Não é recomendável fazer ainda menos, porque isso já vai diminuir a capacidade de carga. Na maioria dos casos, o piso do tanque de concreto é colocado 3 m abaixo da superfície do solo.
Ao trabalhar, você pode usar blocos (FBS, estruturas caseiras) ou verter argamassa em uma cofragem pré-assentada.
No primeiro caso, é utilizada armadura do tipo compósito, no segundo - aço. Esta solução é ideal para solos com levantamento significativo e alta concentração de massa argilosa. Os pisos estão equipados com proteção contra água e meios de drenagem. O enchimento do fundo é executado a 200-250 mm. É aconselhável formar o piso em laje armada, o que aumenta significativamente a resistência da estrutura como um todo.
A versão pré-fabricada é invariavelmente mais cara do que a versão monolítica, além disso, a retenção de umidade se deteriora. A alvenaria pode rachar devido à pressão desigual sobre o solo. É muito importante verificar que tipo de comunicações (água, gás, cabos, esgoto) existem, onde estão localizadas. Uma escavação suficientemente profunda, especialmente em solo pedregoso, é muito difícil de cavar sem o envolvimento de equipamentos.
É necessário pensar bem sobre os contornos do terreno dominado e marcá-los corretamente no terreno. A verificação envolve a perfuração do poço em toda a profundidade planejada. Esta estrutura permite que você descubra se há lençóis freáticos e a profundidade.
Se houver poços, poços ou caves nas proximidades, ainda vale a pena usar uma verificação instrumental.Então, será possível excluir quaisquer surpresas. O último terço da cova não é cavado por uma escavadeira, mas à mão - isso evitará muitos erros.
O caixão de metal acabou sendo uma escolha bastante tecnológica. Ele protege de forma mais confiável tudo o que é armazenado dentro da penetração da água do solo. Este projeto será muito útil para instalação em terras baixas. É garantido que o aparecimento de ninhos de fungos microscópicos é excluído, respeitando os requisitos regulamentares. Você pode colocar o caixão em qualquer lugar arbitrário. A confiabilidade da estrutura, suas características antivandalismo e resistência ao roubo também são bem-vindas. O caixão de metal também tem pontos fracos - é pesado e tem tendência à corrosão. Apenas paredes de 1-1,6 cm de espessura serão capazes de suportar a pressão exercida pelo solo e solos.
O tratamento anticorrosivo da unidade instalada é obrigatório.
Logs que atuam como restrições ajudam a aumentar a precisão da instalação. Na maioria das vezes, o rebaixamento do caixão para dentro do poço é feito por meio de um guindaste; apenas em casos isolados, as capacidades do guincho são suficientes.
Para que folhas de aço relativamente finas sejam fortes o suficiente, elas são reforçadas com reforços. A altura típica de uma estrutura metálica é de 2 m (um pouco mais ou um pouco menos), o que permite que qualquer adulto use livremente a adega. Nas grandes caves, são montados dois corredores, um dos quais destinado ao carregamento de produtos.
Ao comprar um caixão pronto, é aconselhável controlar cuidadosamente a qualidade das soldas. Todas as irregularidades e rebarbas que podem criar muitos problemas são cuidadosamente limpas. É necessário pintar uma estrutura metálica em várias camadas, sendo a primeira delas mastique à base de betume.
Para evitar a ocorrência de condensação, é necessária a proteção térmica do fundo e das paredes da estrutura. O isolamento externo é o melhor e é garantido para evitar o congelamento das paredes. Mas, para o metal, o material de isolamento deve ser isolado por dentro. A seleção e instalação do material de isolamento térmico é feita de forma a reduzir o risco de apodrecimento.
As caves de tijolo são bastante difundidas. A variedade cerâmica deste material se destaca favoravelmente:
- resistência ao calor e ao frio;
- fortaleza;
- longo serviço;
- excelente proteção acústica;
- neutralidade ambiental;
- facilidade de instalação.
Como parte do porão, as caves são feitas de tijolos da marca M-150, e as estruturas separadas são feitas de material da categoria M-100. O alto custo do tijolo vermelho às vezes o obriga a optar por sua variedade de silicatos. A resistência mecânica e a resistência à geada são ótimas, mas o solo seco é obrigatório. A umidade excessiva leva à destruição rápida. No cálculo da necessidade de tijolos, vale a pena deixar um estoque de 2 metros cúbicos. m, pelo menos.
O fundo do poço para uma estrutura de tijolo deve ser cuidadosamente nivelado, livre de detritos e solo irregular. De qualquer forma, 0,2 m de grande brita são dispostos, que se tornam a base da drenagem. Em seguida, uma mistura de argila gordurosa e água é formada, o piso é derramado com concreto. Em grandes caves, vale a pena considerar a localização das colunas de tijolos que sustentam os pisos. A secagem da base de concreto leva 14 dias, idealmente 28 dias a partir da data de instalação.
Após a mistura do cimento com areia, a massa seca deve ser peneirada para obtenção de um material homogêneo.
Vale a pena derramar a água com cuidado, em porções, para não atrapalhar as proporções. Como na construção de casas, as fileiras de alvenaria saem dos cantos ou das portas. O método de assentamento é o mais simples - é escalonado com forte pressão. A mudança é realizada de acordo com o esquema "todo - meio - todo" até o final.
A parede externa, voltada para a encosta de terra do poço, é revestida com argila oleosa. Se a lacuna for grande, uma quebra de tijolo é adicionada à argamassa de argila.Todas as linhas devem ser verificadas com os níveis do edifício. Os menores erros e desvios são categoricamente intoleráveis. Somente com a alvenaria seca e endurecida, pode-se passar para as próximas etapas de trabalho.
As adegas modernas às vezes são feitas de materiais poliméricos. São compatíveis com qualquer tipo de solo e dificilmente sofrem com a água do solo. Os construtores são dispensados da necessidade de coordenar escrupulosamente o nível do lençol freático e a profundidade do congelamento. A obra pode até ser feita em casas já construídas, galpões ou garagens. Por defeito, a construção em plástico dispensa acabamentos adicionais, as suas propriedades decorativas já são elevadas.
As flutuações de umidade e temperatura praticamente não prejudicam os alimentos armazenados. A facilidade com que eles podem ser armazenados depende muito de quão bem a ventilação é realizada. É extremamente difícil para roedores e insetos ultrapassar a camada de plástico.
Não há nada a dizer sobre a desinfecção, paredes de tijolo e concreto são muito mais difíceis de limpar. A absorção de odores pelas paredes é excluída, ao contrário de materiais porosos. Deve ser lembrado que as adegas de plástico são 50% ou mais caras do que o simples armazenamento. Além disso, este preço não inclui transporte e instalação da caixa. As dimensões padronizadas limitam a escolha e aumentam os requisitos de precisão do projeto e construção da escavação.
Essas desvantagens são de natureza privada e são totalmente justificadas pelas características ideais de design. É preciso lembrar que é praticamente impossível realizar o trabalho sem máquinas especiais.
Onde colocar?
É quase impossível imaginar chalés de verão e até mesmo chalés sem adega. Mas a disposição do armazenamento no local é de grande importância. Considere a paisagem, o conforto e o estilo. Dependendo das preferências pessoais, as adegas são colocadas escondidas (externamente invisíveis) ou enfatizadas e expressivas na aparência. Para construir um objeto no espírito do “hobbiton”, ou seja, uma cova, é necessário utilizar morros e outras formas de relevo, ocupam muito espaço.
Essa adega permite que você resista a temperaturas de 3 a 8 graus o ano todo. Mas o armazenamento subterrâneo não pode ser criado se houver água subterrânea no local ou se a área for pantanosa. Recomenda-se conduzir a entrada para o norte a fim de reduzir radicalmente o aquecimento do volume interno pelos raios solares.
Para camuflar o reservatório, o seguinte pode ser usado:
- Rolos do rolo tcheco;
- slides alpinos;
- jardins de cascalho;
- gabiões;
- canteiros de flores.
As adegas estão localizadas principalmente em edifícios residenciais. Isso não só torna o aquecimento mais fácil, mas também economiza espaço e permite um acesso mais fácil. Quando a casa já estiver construída, é aconselhável utilizar a adega em local separado. A adega da casa deve estar perfeitamente seca e moderadamente quente. As desvantagens de usá-lo são devidas a erros de projeto e construção, e não a fraquezas objetivas.
A construção de caves adjacentes às fundações é inaceitável. Isso pode levar a picos de temperatura e piorar a segurança das reservas criadas. Sempre que possível, vale a pena colocar o armazenamento sob uma parte da casa não aquecida. Isso vai melhorar o microclima formado.
A ocorrência significativa de profundidade leva a um gasto excessivo de dinheiro e esforço. É muito mais preciso calcular a profundidade racional e usar proteção térmica confiável. Se for necessário armazenar volumes muito pequenos de produtos, você pode usar objetos elementares - uma geleira, uma pilha. Os depósitos de vegetais moídos são apropriados para o acúmulo de tubérculos e outros vegetais com peso superior a 3 toneladas. O subsolo sob as casas está enterrado pelo menos 150 cm (em habitações de madeira).
Uma adega com uma profundidade mais rasa aquece rapidamente até 8 graus, a qualidade do armazenamento de alimentos é reduzida. Ao calcular os parâmetros térmicos, eles são guiados por um corredor de 0-5 graus.Para além da construção de caves, na casa ou na zona envolvente, muitas pessoas as constroem na garagem. Esta disposição permite um uso mais eficiente do espaço ocupado. As caves típicas de garagem têm 170-190 cm de profundidade e 200-250 cm de largura.
Mesmo nos casos em que há espaço suficiente, é indesejável aumentar a largura da adega além dos limites razoáveis. Uma etapa obrigatória do trabalho é a formação de um desenho e um cálculo cuidadoso da necessidade de materiais.
Para facilitar a montagem da proteção hidráulica lateral, fazem um recuo nas paredes de pelo menos 50 cm. O piso da adega interna é elevado 30 cm acima da fundação em tiras. Essa técnica é aceitável apenas se a fundação estiver estável depois que todo o trabalho for concluído.
Um fosso parcialmente rebaixado é geralmente construído da mesma forma que um fosso de observação. Mas os proprietários individuais da "casa do carro" obtêm um bom resultado usando um tanque enterrado no solo. O aprofundamento incompleto se justifica mesmo em áreas úmidas, pois o fundo está situado a uma profundidade de 70-100 cm.
Para o acabamento das paredes, utiliza-se concreto simples ou concreto armado. Uma alternativa para eles é um tijolo; como proteção hidráulica, tanto as travas quanto a colagem, as estruturas de revestimento estão em demanda.
A maioria dos proprietários de garagem prefere opções 100% detalhadas. Quase sempre eles são ligados a 150-300 cm: valores mais baixos são impraticáveis e valores grandes adicionam muito trabalho. Em qualquer caso, não se esqueça da distância obrigatória ao aquífero de pelo menos 500 mm. Antes de iniciar a construção, além da exploração do lençol freático, eles sempre se familiarizam com os documentos e cavam um buraco de 2 a 3 m, o que definitivamente evitará problemas com os sistemas de engenharia pública.
Em garagens prontas, dificilmente vale a pena equipar caves enterradas. Se não houver alternativa, é necessário fortalecer a prevenção da destruição por líquido subterrâneo. Deve ser lembrado que não há como bloquear completamente o alagamento do subsolo após a conclusão da construção. Portanto, na fase preliminar, uma drenagem circular é construída. A escolha do material para uma adega de garagem é determinada principalmente pelo custo dos produtos.
A velocidade de construção com laje de concreto armado é muito alta, mas as taxas também são bastante expressivas. É muito mais lucrativo usar concreto monolítico ou pedras "selvagens". Nem todos os tijolos cerâmicos são adequados para esta finalidade, é necessário escolher blocos queimados de alta qualidade. Blocos de concreto e tijolos de silicato são inaceitáveis. Na hora de montar a fôrma, vale a pena levar um painel maciço. Você pode reduzir o custo da impermeabilização usando uma resina fundida ou outro revestimento de rolo.
O fundo da cava é coberto com 30 mm de brita ou entulho de tijolo. De cima, 40-50 mm de argamassa de concreto são despejados. A pedra totalmente endurecida permite iniciar a impermeabilização. Ao longo do perímetro, rolos de proteção são dispostos 100-150 mm além do contorno da parede. Terminada a impermeabilização, a cofragem é montada e preenchida com argamassa.
Quando a adega por baixo da garagem é de tijolos, o assentamento é feito com a tecnologia mais simples. Certifique-se de que as paredes sejam totalmente verticais. Qualquer costura deve ser esfregada completamente nos contornos externos e internos. É aconselhável cobrir as paredes internas com cal. Na utilização de lajes de concreto armado, os pisos devem ser isolados com lã de vidro ou uma mistura de cimento e serragem.
A impermeabilização de uma cave de garagem é mais frequentemente feita com lubrificantes de betume. É benéfico em termos de material e produção. O lubrificante é recomendado para ser disposto em duas camadas, separadas por um intervalo de material de cobertura. Acima, areia grossa é borrifada.
É preferível tratar as paredes internas com composições de impermeabilização que penetrem no material. Essa proteção não pode ser destruída, pelo menos enquanto a própria parede estiver intacta.Umedeça o substrato completamente antes de usar para garantir os melhores resultados. A espessura da camada chega a 0,2 cm. A impermeabilização penetrante pode penetrar nos capilares da parede até 90 cm. No interior aparecerão cristais insolúveis em água.
O piso do porão da garagem é geralmente feito de lajes de concreto armado. O autotransmissão deve ser feito com uma malha de reforço em hastes especiais. O isolamento preferido é o poliestireno expandido, fácil de instalar mesmo no exterior. Na maioria dos casos, as paredes das caves são isoladas com PSB-S-25 com espessura total de 0,05 m. Recomenda-se cobrir a parede interna e externamente; limitando-se ao processamento interno, a condensação pode ser provocada.
Uma varanda no subsolo está instalada nos andares térreos dos prédios de apartamentos. Claro, não há como cavar um buraco na própria varanda. No entanto, não é difícil fazer isso na terra. É necessário apenas que a base do terreno que se estende além da linha frontal da casa esteja localizada a uma altura baixa acima da área cega. Na maioria das vezes, esses requisitos são atendidos por edifícios de apartamentos com 9 andares, construídos na década de 1970-80.
Mesmo em tal casa é impossível organizar uma adega sob a loggia, uma vez que a base deste elemento está intimamente ligada à fundação. Uma vez que haverá uma remodelação dos alojamentos, todos os trabalhos e suas características devem ser previamente coordenados com as autoridades oficiais e registrados da forma prescrita.
Não podemos esquecer que ao aumentar a área total do apartamento, terá que pagar mais pela manutenção da moradia. A escavação de um fosso é realizada a uma profundidade onde você possa ficar parado em silêncio, sem se curvar.
É útil estudar com antecedência todas as normas de segurança, estrutura do solo e comunicações estabelecidas. Se notar o risco de desabamento das paredes, deve reforçá-las imediatamente com qualquer material duradouro. Essa solução é temporária, até que a causa real seja eliminada. Recomenda-se que a base do solo seja colocada com material de cobertura. Para que a areia colocada em cima seja forte o suficiente, é necessário bater antes de enchê-la de entulho.
A seção final do pavimento é feita de asfalto ou cimento. A diferença de resistência entre eles é muito pequena, mas é muito difícil obter massa de asfalto e betume em um estado quente e colocá-los para fora rapidamente. Mas o asfalto está totalmente operacional imediatamente após o resfriamento. Uma betonilha de cimento é feita em cima de pedra britada e almofadas de areia. Para tornar a camada de aperto uniforme, são usados pisos autonivelantes autonivelantes.
Como em outras caves, na versão varanda vale a pena cuidar de uma ventilação confiável. Isso é feito puxando-se tubos, a área cega destruída ao redor dos locais de sua introdução deverá ser restaurada. As melhores coifas são consideradas tubulações de metal ou fibrocimento com seção transversal de 10 cm e saída dotada de guarda-chuva de aço galvanizado. Impede a penetração de água, sujeira e poeira diversas.
Uma adega em uma casa particular na rua também pode ser equipada. A coisa mais difícil de fazer esse tipo de trabalho em uma área plana, se você não comprar estruturas montadas prontas. Você pode reconhecer a localização elevada da água subterrânea pelo crescimento de plantas que gostam de umidade no verão. Ao mesmo tempo, não há reservatório por perto, ninguém os rega, mas mesmo com uma seca prolongada, eles murcham mais tarde do que em outros lugares. Importante: a remoção da camada de grama e a abertura de um buraco para a adega no talhão pessoal devem ser feitas sem equipamento.
As paredes da adega não devem ser formadas por materiais que emitem substâncias tóxicas. Quando um poço é cavado em um local solto, seu topo é marcado 300-500 mm a mais ao longo de todo o perímetro do que o fundo. A ventilação da adega privada é fornecida através do canto oposto à porta de entrada. Lá, um nicho é cortado no solo de cima para baixo, onde é montado um tubo com arestas de canto. Para a impermeabilização, um filme plástico é colocado na camada do piso.
Como fazer isso sozinho?
De acordo com os requisitos modernos, considera-se correto fazer a ventilação com dois tubos. Por 1 sq. m de espaço subterrâneo deve ter 26 cm2 de canal de ar. Mas a purificação natural nem sempre é suficiente. A conduta de fornecimento de ar está sempre localizada de forma a evitar o enchimento com neve e gelo. O fragmento aberto é colocado 400-600 mm acima do chão. A extremidade oposta, quando o tubo passa por todos os tetos, sobe 0,8 m acima do teto da adega.
O uso de válvulas (comportas) permite proteger o capô do congelamento e do movimento de correntes de ar. Na maioria das vezes, os ventiladores são montados em um duto de exaustão, que fornece um vácuo artificial. Se a adega tiver uma forma muito complexa, recomenda-se equipar também a conduta de entrada com uma ventoinha. Quando apenas o influxo é usado e a exaustão é fornecida através da escotilha, o diâmetro da entrada é aumentado adicionalmente. Para que o trabalho passo a passo dê um bom resultado, não se deve colocar a entrada e a saída de ar uma ao lado da outra, isso simplesmente não permitirá uma boa ventilação.
Arranjo
Mas mesmo uma adega bem ventilada, projetada como deveria, precisa ser equipada adicionalmente. Ao organizar estantes e outras estruturas, recomenda-se destacar três áreas principais:
- fruta;
- batata;
- vegetal.
Ao escolher a altura da prateleira a ser usada, você precisa se concentrar nas dimensões exigidas das latas ou outros recipientes. Quando a cave tem pelo menos 200 cm de largura, as estantes podem ser colocadas de um lado e do outro. Neste caso, deve ser deixada uma passagem de pelo menos 90 cm. Para evitar a deflexão das prateleiras sob carga, cada uma delas não é superior a 70 cm. As prateleiras têm na maioria das vezes 190 cm de altura, mas em qualquer caso eles são guiados pela altura da estrutura.
O rack, que é colocado em uma parede longa, geralmente é feito de maneira não separável. Mas se a sala estiver satisfeita com a umidade, é melhor colocar estruturas desmontadas. Suas peças são muito mais fáceis de ventilar e secar. Recomenda-se fazer prateleiras de folhas de concreto ou plástico. Ambos são resistentes à umidade e o plástico também é relativamente barato.
Se tiver a certeza de que a cave estará sempre seca, pode usar com segurança uma barra de madeira para as prateleiras. Seção transversal típica - 10x10 cm As linhas de comunicação horizontal em racks são feitas de placas de 30-40 mm de espessura. As amarrações longitudinais são feitas de barras com uma largura de 80-100 mm, seu comprimento é igual ao comprimento total da cremalheira ou ao comprimento de uma única seção. Como em outros locais úmidos, as peças de madeira devem ser tratadas cuidadosamente com preparações anti-sépticas.
O canto de aço é obtido com uma largura de prateleira de 50 mm. Você pode trabalhar com ele e amarrá-lo apenas por soldagem. Os racks são freqüentemente aconselhados a subir até o teto. Se você precisa reduzir custos, pode limitar-se a conectá-los à prateleira superior. É permitida a fixação de caixilhos de aço com barras de 80x20 mm.
Às vezes, a barreira de vapor da adega não é realizada, em vez disso, um dispositivo de secagem de ar é montado. Cozinhar caixas para vegetais também envolve o uso de uma barra e uma tábua. Não faça recipientes muito grandes para frutas, no máximo - 600x400x300 mm. As superfícies de madeira e concreto não devem estar em contato uma com a outra. Uma característica essencial de uma boa adega é a iluminação de alta qualidade. A tensão máxima na rede de alimentação é permitida de 42 V. É permitida a instalação de fiação em versão aberta sem roletes e isoladores. Para instalação camuflada, é impraticável usar tubos de aço com espessura inferior a 0,2 cm.
Cada dispositivo de iluminação e outros equipamentos elétricos são montados estritamente em uma versão selada. É proibido deixar um interruptor, mesmo sobressalente, diretamente na adega.
Adendo
Para que a adega acabada não decepcione os donos, é preciso saber exatamente qual deve ser a temperatura e como mantê-la dentro de uma determinada faixa.Quaisquer que sejam as condições de temperatura "na rua" e em salas aquecidas, a temperatura do ar de +2 a +4 deve ser mantida no armazenamento durante todo o ano. Uma exceção a esta regra é permitida apenas nos momentos mais quentes, mas mesmo assim o aumento da temperatura não deve ser superior a +5 - +7. Recomenda-se considerar muitos fatores:
- o nível de condutividade térmica do solo;
- instrumentação da adega;
- nível de umidade;
- qualidade da ventilação;
- profundidade de colocação;
- material e espessura da parede.
A conveniência de usar a adega depende muito das escadas. Uma estrutura estacionária é muito mais conveniente do que uma anexada, e somente com o uso periódico da instalação de armazenamento podem ser instaladas estruturas de madeira caseiras. Uma largura de 0,5-0,6 m é muito mais prática do que 0,3-0,4 m; subida e descida são mais fáceis. Quando for necessário abaixar e elevar coisas grandes, cargas pesadas, as escadas não devem ser inferiores a 800 mm. A altura do degrau recomendada é 150-200 mm e a largura é 250-300 mm.
O reboco das paredes de tijolo pelo exterior é efectuado com argamassas de cimento. Em seguida, o revestimento é espalhado com mastique à base de betume e colado com material de cobertura. Só então o solo pode ser preenchido. Em caso de ventilação insuficiente, vale a pena prever a disposição de caixas que absorvam a umidade do ar. Especialistas alertam que é inaceitável acumular nas caves combustíveis e lubrificantes, tintas e outras substâncias com odores pungentes.
Antes de colocar os alimentos na adega nos meses de verão, eles são sempre secos e ventilados. Só então o odor desagradável de mofo pode ser evitado. Se for necessário romper "janelas" de concreto para organizar um depósito e reforçar os pisos com canais maciços, é melhor consultar especialistas. Uma alteração de alta qualidade implica na formação de estruturas com fator de segurança dobrado. Retirando as tábuas do piso antes de preparar a adega, as demais toras devem ser reforçadas com uma viga transversal, pois não permitirá que a estrutura se desmorone.
As entradas são geralmente feitas em forma de quadrado ou retângulo, o tamanho da lateral é de 60 ou 70 cm. Ao cavar o solo, você deve monitorar cuidadosamente se há perigo de danificar algo. O reforço da parte inferior da estrutura e o aumento da resistência à água são proporcionados por um forro têxtil geológico. Na maioria dos casos, os tetos e paredes das caves são feitos de materiais homogêneos.
Para informações sobre como construir uma adega com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.