Caixas de adega: variedades e tecnologia de instalação
Proprietários de casas de campo e residentes de verão têm uma grande oportunidade a cada outono - de colher os frutos de seu trabalho na forma de uma rica colheita. Mas além do orgulho pelo sucesso, além de fornecer picles e vitaminas frescas à família, acrescenta-se o principal problema de todos os jardineiros, sem exceção. Eles se perguntam onde armazenar seus suprimentos de vegetais e frutas. Para isso, é necessário um determinado clima - temperatura constante, falta de umidade, proteção contra roedores e insetos, mofo e bolor.
Até recentemente, esse local de armazenamento era o porão sob a casa ou o porão. No entanto, este método, comprovado ao longo dos séculos, nem sempre se justifica, principalmente se o lençol freático for elevado. Nos fóruns dos jardineiros, quase todas as estações, é levantada a questão das inundações, congelamentos ou, pelo contrário, aumento da temperatura e da humidade, sobre meios de combate a fungos e roedores, ventilação adicional, isolamento, escoamento de água. As pessoas são forçadas a resolver esses problemas urgentes quando veem como suas safras cultivadas com amor começam a mofar, apodrecer ou ser destruídas por pragas.
Peculiaridades
Uma saída para a situação foi encontrada inesperadamente no campo da construção naval. Para evitar que a água penetre na adega e para nela manter uma temperatura constante, esta deve ser totalmente vedada. Ou seja, o caixão do porão é uma cápsula hermeticamente fechada que pode ser completamente submersa na água. Essa adega pode ser feita de anéis de concreto, desde que as juntas sejam completamente vedadas. Mas os fabricantes modernos oferecem uma opção alternativa e mais lucrativa - caixotes de plástico ou metal para a adega.
Na verdade, um caixão é um contêiner absolutamente selado com uma escotilha de entrada localizada no topo da estrutura. O volume do contêiner pode variar dependendo das necessidades e desejos do proprietário. Em forma, os caixotes padrão são em forma de quadrado, paralelepípedo ou círculo. O tamanho mínimo é considerado para produtos de 1,5 x 2 metros quadrados. m.
As caixas fabricadas, via de regra, já vêm equipadas com todos os elementos necessários.: uma escotilha, uma escada e alguns modelos são fornecidos com prateleiras e caixas para guardar vegetais.
As paredes do caixão atingem 16 mm, valor considerado ótimo para suportar a carga da camada externa de solo.
As caixas são equipadas com ventilação de alimentação e exaustão, o que garante a circulação do ar, cria um clima na cápsula e protege contra condensação, mofo e bolor.
Visualizações
As caixas oferecidas pelos fabricantes diferem no tipo de material, enquanto o enchimento interno costuma ser padrão. O caixão pode ser feito independentemente de concreto armado.
A construção de um caixão de concreto armado envolve a utilização de anéis de concreto, conforme a tecnologia de construção de um poço ou fossa séptica. Essa opção tem uma série de vantagens significativas:
- seu peso é tão pesado que elimina o risco de espremer o contêiner para fora sob a influência da água subterrânea e do solo levantado;
- anéis de concreto armado são capazes de suportar as cargas laterais e de fundo do solo.
Quanto ao resto, para equipar adequadamente uma instalação de armazenamento de concreto armado, você terá que enfrentar algumas desvantagens, despender muito esforço e financiamento:
- Estruturas de concreto requerem impermeabilização de alta qualidade, todas as juntas entre os anéis devem estar perfeitamente alinhadas e vedadas. No entanto, mesmo isso não garante que o material de ligação não será destruído com o tempo pela água ou roedores. O isolamento hidráulico e térmico também será necessário fora da estrutura.
- Para instalar uma instalação de armazenamento de concreto, o equipamento de elevação será necessário, uma vez que mesmo algumas pessoas não serão capazes de levantar e abaixar os anéis de concreto no poço.
- Uma base sólida deve ser colocada sob os anéis de concreto para que a estrutura pesada não ceda.
Os caixões de metal são mais populares devido ao seu peso relativamente leve., e o mais importante, a estanqueidade total do produto. As instalações de armazenamento de metal oferecidas pelos fabricantes estão totalmente prontas para instalação. Os modelos são feitos de chapas maciças de aço com largura mínima de 20 mm, o que melhora significativamente a qualidade do produto e evita o risco de deformações no subsolo. As folhas são soldadas em um cubo selado, equipado com uma escada e uma escotilha.
Podemos dizer que um caixão de metal é uma versão pequena de um submarino que não tem medo de água subterrânea. O metal é necessariamente tratado com compostos anticorrosivos especiais, e também é equipado com uma válvula de derivação no caso de a água entrar no compartimento selado.
Com habilidades suficientes em metalurgia, você mesmo pode soldar chapas de metal. É importante não esquecer o tratamento anticorrosivo do material.
As estruturas em plástico apresentam todas as vantagens dos materiais poliméricos e representam a forma mais moderna de arrumação de adega do mercado. O plástico não se adapta à umidade, não precisa de tratamento anticorrosivo. Os produtos acabados são moldados a partir de chapas maciças, não havendo necessidade de impermeabilização. Os modelos de polímero são excepcionalmente leves em comparação com os análogos, sua instalação não requer o envolvimento de equipamento de elevação. Os caixotões de plástico modernos são equipados com todos os elementos necessários à adega, e a vida útil chega a meio século.
De todas as opções apresentadas, os produtos plásticos são os mais populares. Leveza, preço econômico e estanqueidade absoluta fazem deste tipo de caixote um dos mais vendidos. Os caixotões de metal não estão ficando para trás em popularidade e têm avaliações positivas dos compradores.
Modelos de metal são populares entre os residentes de verão que ainda não estão prontos para confiar o armazenamento de suas safras a estruturas plásticas modernas e desejam equipar um local para uma adega de forma completa e confiável. O concreto armado nessa corrida perde peso e um preço bastante alto, porém, tais estruturas também têm seus aderentes.
Como instalar?
A maioria dos produtos está pronta para uso imediatamente após a compra. A única exceção é um caixão feito de anéis de concreto. Como regra, uma fábrica ou um distribuidor oferece uma instalação chave na mão de seus produtos. O comprador só tem que escolher o local de instalação, tudo o resto será feito com eficiência e rapidez por artesãos qualificados. Mas se você não planeja gastar fundos adicionais e tem certas habilidades e experiência, a instalação do caixão pode ser feita de forma independente.
A instalação de um produto acabado de plástico, metal ou concreto é realizada em várias etapas e possui nuances próprias.
A etapa mais importante que determina todas as ações subsequentes é a determinação do local para o caixão.
Seleção de assento
Obviamente, o local mais conveniente para uma loja de vegetais será o porão embaixo da casa ou a garagem da casa. Isso permitirá que você desça para buscar suprimentos sem sair de casa, o que é especialmente importante no inverno. Além disso, a disposição do caixão sob a casa facilitará a instalação do sistema de ventilação.
Só é possível instalar o caixão por baixo da casa na fase de construção da edificação, ou seja, imediatamente após o assentamento.
A melhor opção seria incluir um caixão no projeto de construção de forma a prever todas as sutilezas com antecedência e eliminar erros, perda de tempo e despesas adicionais. Se você está planejando apenas construir uma casa, é hora de pensar em como armazenar a colheita futura.
Mas, na maioria dos casos, os veranistas experientes já estão pensando em armazenar suprimentos, quando a casa foi construída há muito tempo e a colheita é ótima, graças à experiência e ao atendimento de qualidade. Não funcionará construir um caixão monolítico de metal ou plástico em uma adega existente, para isso você teria que desmontar parte da casa. O mesmo se aplica à instalação de anéis de concreto.
Portanto, para instalar o caixão, é escolhido qualquer local conveniente no local que seja adequado ao tamanho da futura estrutura. Neste local, será posteriormente possível erguer um anexo, que lhe permitirá estar sob o telhado ao descer para a adega, e ao mesmo tempo será adicionado um local para guardar ferramentas agrícolas.
Preparação da cava
A maneira mais fácil de cavar um poço é com uma escavadeira, mas um buraco que não ultrapasse 3 metros de profundidade também pode ser cavado com pás. Para isso, os limites da futura cova são marcados com uma corda e pinos. A largura da cava é calculada com base no tamanho do contêiner e adicionando mais 0,5 metros a ele ao longo de todo o perímetro. O espaço adicional permitirá a instalação e também servirá como local para a colocação de isolantes térmicos.
Se a água subterrânea passar muito perto da superfície, então no processo de trabalho, a inundação gradual do poço não pode ser evitada. Em tais casos, no centro do poço, um coletor de água é colocado - um pequeno orifício do tamanho de uma baioneta de uma pá, onde a água se acumulará. O buraco é aprofundado à medida que a fossa é cavada.
Quando a fossa está pronta, uma "almofada" para impermeabilização é forrada no fundo - uma mistura de argila grossa que retém a água. De cima, o piso é salpicado de areia e bem compactado. Areia e argila também servirão como isolamento térmico do fundo.
Para fortalecer a estrutura e evitar que seja empurrada para solos pesados, uma placa de ancoragem é freqüentemente usada. Essa plataforma pode ser vazada de concreto diretamente na cava usando argamassa e reforço. Nesse caso, levará várias semanas para que o concreto ganhe resistência. É mais fácil e rápido usar lajes de concreto pré-moldado de fábrica. O caixão é preso à laje com suportes ou cabos de aço.
Via de regra, os talões de fixação já se encontram nos produtos acabados e, ao realizar o próprio vazamento das placas, eles precisam ser embutidos no concreto.
Montagem
Antes de começar a imergir o dispositivo na fossa, deve-se cuidar dos orifícios de ventilação e dos locais por onde saem. Não se esqueça de que, ao fazer seus próprios orifícios de ventilação, é necessário selar hermeticamente todas as juntas e costuras.
Para instalar o produto, você precisará de vários assistentes, um par de toras redondas e um guincho. As toras são baixadas verticalmente ao longo das bordas da cava; elas servirão como guias e limitadores.
Com a ajuda de um guincho e toras, o produto é baixado até o fundo da cava. É nivelado e ajustado em nível girando a estrutura. O próximo passo é preencher a fossa com a estrutura instalada com argila oleosa e areia de todos os lados. Eles servirão como excelentes materiais de aquecimento e impermeabilização. Cada camada é compactada cuidadosamente, até a tampa do poço.
A fase final de instalação é o trabalho interior mais agradável. Uma escada é instalada, a ventilação é regulada, racks e paletes são montados para armazenar colheitas e espaços em branco.
Dicas para arranjo e operação
Para tornar a cave em caixotões o mais conveniente possível para armazenar alimentos, está equipada com vários dispositivos. A quantidade de prateleiras e gavetas, bem como sua localização, pode ser determinada pelo fabricante e acompanha o produto. Se o caixão for feito de forma independente ou não incluir equipamento adicional, os elementos necessários deverão ser feitos à mão.
- Melhor dA madeira é adequada para a fabricação de estantes - madeira e placas lixadas comuns. Caixas de madeira cheias de palha ou serragem também são um ótimo lugar para guardar alguns vegetais.
- A escada é geralmente feita da mesma madeira ou metal. A principal condição para a instalação de uma escada é a sua confiabilidade e segurança. Quanto mais fundo o caixão, mais atenção deve ser dada à resistência do material para a escada e à estabilidade do mesmo ao descer, pois uma queda no porão pode resultar em ferimentos graves. Isso é especialmente perigoso se o caixão estiver fora da casa e não será possível obter ajuda imediatamente.
- Outro ponto importante na disposição do caixão é iluminação... Como regra, os caixões padrão não fornecem fiação, então você pode usar lâmpadas portáteis ou uma lanterna. Mas a melhor opção seria instalar lâmpadas alimentadas por bateria. Uma rara aparição no caixão afetará insignificantemente o funcionamento das baterias e não as desativará tão cedo.
- Se o porão do caixão estiver fora da casa, em seguida, após cada fechamento da escotilha, ela deve ser coberta com material isolante de calor. Pode ser argila expandida, musgo, serragem ou turfa. Mas para não complicar o processo com materiais naturais, pode-se usar qualquer tecido sintético ou um isolante.
- Porão-caixão, como qualquer sala fechada, precisa de ventilação periódica... A arejada é melhor realizada no verão, preparando o armazém para a próxima temporada de colheita. O ar quente seca a sala e remove as partículas acumuladas de gases tóxicos. Paralelamente, é efectuada uma inspecção à cave, são identificadas e eliminadas fissuras e defeitos, se o caixão for de betão. O funcionamento da ventilação é verificado e toda a divisão é limpa.
Para informações sobre como instalar um caixão de plástico, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.