Projetos de casas modernas com cobertura plana: características da escolha e disposição da cobertura
No entendimento de um russo comum sem formação em construção e arquitetura, um telhado plano de um edifício é algo muito impraticável e acarreta problemas potenciais. Este conceito tem suas raízes no passado soviético, quando, devido ao uso de materiais de baixa qualidade e violação da tecnologia de construção, tais estruturas começaram a fluir dois anos após sua construção.
Abordagens modernas para a construção de casas e novos materiais para a construção de telhados planos tornam possível implementar com sucesso projetos espetaculares e incomuns, incluindo casas particulares em vários estilos.
O que é isso?
Projetos de casas com telhado plano "originalmente" do sul da Europa Ocidental. Existem muitos exemplos de vilas e casas de campo de topo plano.
Ao contrário de um telhado inclinado, um telhado reto tem uma estrutura mais complexa, incluindo um ralo, embora tal telhado ainda tenha uma ligeira inclinação - de dois a quinze graus.
Casas especialmente projetadas são freqüentemente feitas em estilos modernos., como hi-tech, modern e outros.
Você pode construir uma casa de um, dois andares com um topo incomum, bem como um edifício de vários andares, que receberá características da moda, se não mesmo futuristas.
Recursos e requisitos
Projetos de casas e edifícios de vários andares requerem um estudo cuidadoso. Isso se deve em grande parte ao complexo arranjo no topo dessas estruturas.
Ao projetar, o nível mínimo de inclinação de um telhado plano é determinado. Se for explorado, uma chamada deflexão é feita em sua superfície. Se você olhar atentamente para o telhado, poderá ver um "relevo" imperceptível ali. Graças a isso, assim como em um inclinado, o derretimento e a água da chuva não se acumulam neste.
O telhado fora do padrão é um exemplo de construção moderna de alta tecnologia. É composto por diversas camadas que garantem sua qualidade e confiabilidade.
Vantagens e desvantagens
Além do projeto inusitado de edificações com cobertura plana, o que chama a atenção para tais edificações, os proprietários desta casa podem apreciar outras vantagens de tais estruturas.
- Em um telhado plano condicionalmente plano, você pode criar uma vida ativa: faça um campo de esportes aqui, monte um jardim de flores ou uma horta e até mesmo coloque uma piscina. Se o tamanho do terreno não for particularmente grande, a presença de tal área adicional irá compensar visivelmente esta desvantagem.
- O custo de um projeto de edifício de topo plano é menos caro do que um projeto de telhado inclinado.
- Uma vez que mais neve se acumula em uma superfície plana no inverno, uma almofada isolante de calor natural é criada, o que permite que você economize no aquecimento da casa.
- Apesar do complexo projeto de engenharia de um edifício de topo plano, é mais fácil manter, limpar sistematicamente a calha e monitorar o estado das chaminés, bem como a ventilação aqui do que em um edifício com telhado inclinado tradicional.
- Como a área dos telhados planos é menor do que os telhados inclinados, você pode economizar material de construção.
- A instalação de um telhado plano leva menos tempo do que um telhado inclinado, porque é muito mais conveniente trabalhar em uma superfície sem uma inclinação perceptível.
- Os proprietários de casas com este tipo de telhado não precisam se preocupar em serem arrastados por um furacão.
- Em tal telhado, é fácil instalar e operar geradores eólicos, painéis solares, antenas, sistemas de coleta de água e assim por diante.
As casas com tais telhados também apresentam várias desvantagens.
- O dispositivo de impermeabilização, neste caso, exige uma atitude especial. Se forem cometidos erros neste trabalho, então para os donos da casa eles acabarão com os reparos associados à eliminação de vazamentos devido ao acúmulo de água na superfície do telhado por chuva ou neve derretida.
- Se o telhado estiver em uso, no inverno é necessário remover a neve periodicamente. Você só precisa fazer isso manualmente.
- A neve derretida de ano para ano testará a resistência da camada de impermeabilização no topo.
Visualizações
Se à distância, os telhados planos das casas parecem iguais, então, de fato, eles podem ser diferentes. Existem três tipos de telhados.
Operado
Eles permitem que pessoas que não estão envolvidas na manutenção do próprio telhado fiquem sobre eles, bem como instalem coisas pesadas aqui, incluindo móveis. Tal telhado deve ter uma fundação confiável, que é usada principalmente como concreto armado.
Deve haver isolamento térmico confiável, resistente a cargas graves, tanto dinâmicas quanto estáticas.
Inexplorado
Em tal base de concreto resistente não é necessária. Durante a construção, é utilizado um torneamento de madeira. Para facilitar a operação, escadas especiais são instaladas aqui, devido às quais a pressão sobre o telhado é reduzida e a carga é distribuída uniformemente por toda a sua superfície.
Inversão
Este tipo de telhado é frequentemente usado como um telhado explorado. A torta multicamadas dos sistemas tecnológicos necessários durante sua construção inclui um nível de impermeabilização. Aqui, ao contrário de um telhado convencional, a impermeabilização não é externa, mas sob uma camada de isolante térmico. Isso permite proteger o carpete impermeabilizante dos efeitos destrutivos das temperaturas extremas, do sol e do estresse mecânico. Como resultado, a vida útil do telhado é significativamente prolongada.
As tecnologias de construção do século 21, combinadas com abordagens tradicionais para a construção de casas, tornam possível criar habitações confiáveis, fáceis de usar e externamente espetaculares.
Materiais (editar)
Casas com um telhado incomum podem ser construídas com uma variedade de materiais, por exemplo, madeira, concreto aerado, painéis SIP, blocos de espuma.
Em qualquer caso, é importante escolher o material certo para o telhado mais plano. Ninguém, por exemplo, vai proibir o uso do papelão ondulado usual. Mas é preciso calcular com cuidado como será feita a retirada da neve e a drenagem da água, pois sob a influência da precipitação, o revestimento metálico da cobertura será corroído pela ferrugem, e não cumprirá o prazo devido.
Portanto, a resistência à umidade é um fator muito importante na escolha de um material de cobertura. Você pode usar o mesmo papelão ondulado, mas com um revestimento de polímero. Em alguns casos, policarbonato ou ardósia são adequados para construção.
Você pode pegar um mástique de construção especial - uma substância líquida especial. Ela cobriu a superfície do telhado com uma escova. Quando curado, o mástique é um revestimento duro semelhante aos materiais em rolo. Não derrete a +70 graus, mas pode rachar a -25 Celsius, por isso é melhor não usá-lo em climas adversos.
O policarbonato é mais confiável do que a mástique, mas mais caro. A vantagem deste material é que dá ao telhado da casa um aspecto bastante invulgar. Do lado de fora, pode parecer que é vidro. Isso consegue um efeito de design especial e a casa em si parece muito cara.
O uso da ardósia tradicional proporcionará o serviço de cobertura por meio século, desde que não haja equívocos no projeto e na construção da casa. A própria lousa tem um peso considerável. É necessário garantir a fiabilidade da fundação e estrutura do edifício para que não se estabilize com o tempo.
Para um telhado plano, vigas de madeira também podem ser usadas. Não é durável com tal estrutura de telhado, mas aqui o material de telhado ou todos os mesmos mástique podem vir em socorro, o que pode estender a vida útil do material principal.
Regras gerais de design
Projetar uma casa com telhado plano não é muito diferente de criar um projeto para qualquer outra casa.
Inicialmente é feito um esboço geral da edificação e determinados os materiais a partir dos quais será realizada a construção. O cálculo das cargas de neve e vento dependerá da forma da estrutura. O material determina os resultados do cálculo em relação à carga na futura fundação.
Além disso, as estruturas de suporte são calculadas, um diagrama de planta é criado, no qual, além das próprias paredes, elementos estruturais adicionais são indicados.
Uma casa com telhado plano pode ser concebida por um arquitecto em qualquer estilo, mas acima de tudo corresponde ao estilo de alta tecnologia. Essas construções às vezes parecem cubos.
Os telhados quadrados de tais edifícios costumam ser planejados para a colocação de terraços.
Para construir com sucesso uma casa com telhado plano, é necessário também desenvolver um projeto de trabalho que ligue a casa a um local e a um determinado volume de construção. Graças a isso, você pode calcular quanto custará a construção.
De grande importância é o desenvolvimento do projeto da cobertura mais plana, dependendo da tecnologia escolhida para sua construção.
O bolo de cobertura do telhado plano tem vários níveis. Essa é a base, que é a parte mais difícil. Acima dessa camada, é colocada uma barreira de vapor, que separa o isolamento da umidade que sobe do edifício.
Por sua vez, a camada de isolamento térmico é um componente importante de tal telhado, cuja condição determina em grande parte a vida útil do telhado.
A impermeabilização não permite que a umidade entre na casa pelo lado de fora. Para criar essa camada, são frequentemente usados polímeros líquidos, que criam um revestimento sem costura confiável e bem protegido da água.
Como resultado, sua segurança e confiabilidade dependem de um projeto de telhado bem projetado. Se os cálculos estiverem errados, o telhado terá que ser reconstruído.
Opções de organização e recursos operacionais
Por dentro, um edifício residencial de telhado plano não difere de nenhum outro. Pode corresponder ao estilo do minimalismo, ter características simples de um estojo de lápis, ou incorporar projetos arquitetônicos fantasiosos muito maiores. Entre os edifícios com cobertura plana, encontram-se casas de classe alta e média.
É a cobertura do edifício que requer disposição especial, caso esteja em uso. E seria tolice recusar a colocação em uma área livre, por exemplo, 50 m2, espaço de lazer ou uso mais prático.
Em qualquer caso, a cobertura, que é regularmente visitada por pessoas, deve ter uma boa iluminação e ser equipada com meio-fio.
Uma história
Existem alguns projetos de casas térreas com telhado plano hoje. Pode ser uma moradia completa ou uma modesta casa de campo.
Em uma pequena casa de veraneio, graças ao piso "verão", é possível ampliar a área da própria casa, bem como não perder os metros quadrados que passaram por sua colocação.
Uma opção comum para arranjar um telhado é colocar um terraço sobre ele. Para fazer isso, o telhado é coberto com uma placa de terraço, móveis resistentes à umidade são colocados aqui. Com uma área suficiente em tal local, você pode quebrar canteiros de flores, plantar arbustos que ajudarão a proteger o telhado do sol no calor. A imagem será complementada por um churrasco ou churrasqueira.
Uma cobertura plana pode ser um lugar muito aconchegante e convidativo para relaxar, principalmente se oferecer uma bela vista da paisagem.
Pessoas práticas que valorizam cada centímetro quadrado de terra podem colocar estufas e canteiros aqui.
Existe a opção de criar um telhado "verde" completo. Você pode semear grama comum nele ou criar um jardim real com um canteiro de flores. Caminhos são colocados nele e móveis de jardim são instalados.Deve-se ter em mente que a massa de tal jardim pode ser muito impressionante. É claro que a casa, que abrigará uma vegetação luxuriante, deve ser de concreto.
Duas histórias
É possível realizar o arranjo de tal casa, por exemplo, contando com projetos arquitetônicos prontos. Além disso, depende muito da capacidade financeira dos proprietários. O telhado de uma casa premium pode servir de heliporto, mas, como no caso de uma casa térrea, é possível colocar aqui um jardim ou terraço.
Nesse telhado, você pode equipar uma praia de verdade com uma piscina. É necessário que a casa aguente esse peso e que as comunicações necessárias estejam corretamente conectadas ao telhado.
Se você colocar espreguiçadeiras, toldos para criar sombra e, por exemplo, banheiras com plantas neste local, poderá desfrutar de um descanso tranquilo e confortável durante toda a estação quente.
Outro uso para tal telhado é acomodar uma área de esportes. Esta opção está se tornando cada vez mais popular nos casos de arranjos de moradias particulares. Aqui você pode instalar aparelhos de ginástica, fazer uma quadra de tênis ou esteiras.
Para qualquer uma dessas opções, é necessário preparar um revestimento especial elástico, resistente ao desgaste e levemente rugoso para evitar quedas durante a prática de esportes. Você pode usar tampas de borracha ou rolos de grama artificial. No entanto, relva natural está bem.
Quanto à casa como um todo, deve-se tomar cuidado para criar uma base sólida em tal edifício. Se o telhado for inicialmente planejado para ser usado, a carga sobre ele será muito alta.
Wireframe
As casas de madeira em nosso país estão se tornando cada vez mais populares. Isso se deve em grande parte à simplicidade de sua montagem e ao custo relativamente baixo de criação de tal habitação.
A base da estrutura é uma moldura de madeira ou metal. Painéis sanduíche também são usados para construção. Uma camada de isolamento é instalada na casa. É revestido com compensado ou placas de partículas de cimento. No exterior, o edifício acabado é acabado com estuque de fachada.
Uma casa de madeira com telhado plano é uma estrutura leve. Casas de um andar deste tipo são mais comuns, casas de dois andares são menos comuns. Se uma base sólida for preparada, o telhado do edifício também pode ser usado. Colocar um terraço e até mesmo plantar plantas é permitido aqui. Mas, neste caso, não há possibilidade de instalar uma piscina ou outros objetos pesados.
Belos exemplos
Uma cobertura plana diversifica o exterior de um edifício residencial, apesar de sua simplicidade externa. Além disso, isso se aplica a uma variedade de estilos - não apenas de alta tecnologia, que primeiro vem à mente quando mencionamos tal topo da estrutura, mas também outros, comprovados por décadas e até séculos.
Assim, acredita-se que o minimalismo hoje é uma direção que está se desenvolvendo mais rápido que as outras. Os telhados planos das casas tornaram-se uma espécie de atributo desse estilo. Casas decoradas com minimalismo se destacam pela compactação e aproveitamento racional de cada metro quadrado de área disponível.
Em tal edifício, além da parte residencial, podem ser localizados uma garagem, uma estufa e um amplo terraço na cobertura.
Telhado plano em "moderno" - um fenômeno não há muito tempo. No entanto, existem muitos edifícios residenciais com um topo tão original. Eles são construídos em concreto armado. Cerâmica e vidro podem ser usados como revestimento.
A combinação de vidro e materiais feitos de madeira ou madeira parece original. A presença de um grande número de elementos de vidro pode enfatizar a aderência às tendências modernas da construção. Na árvore, existe uma conexão com a natureza. Na paisagem, essa casa parece muito orgânica.
A cobertura plana nem mesmo contradiz o estilo clássico com sua sugestão de ninhos nobres. Janelas retangulares, colunas, uma fachada com a sua simetria estrita, típica das casas de estilo clássico, são perfeitamente complementadas por um tampo plano que realça a monumentalidade do edifício.
As características do estilo high-tech são o uso de metal, plástico e vidro. A própria casa pode ser construída, por exemplo, com concreto aerado.
O telhado plano combina perfeitamente com a observância enfatizada das formas retas e das linhas das casas construídas nessas tradições. É curioso que, apesar de todo o "afastamento" externo demonstrativo de edifícios neste estilo, eles parecem bastante apropriados por natureza.
Mesmo uma casa térrea chama a atenção, principalmente à noite, quando é iluminada por luz elétrica de seu interior.
Para os benefícios de uma casa moderna com telhado plano, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.