Casa de dois andares com sótão: belos projetos
Um sótão é um sótão adaptado para alojamentos. Anteriormente, o sótão era usado para guardar coisas desnecessárias, mas agora eles estão tentando usar qualquer espaço com mais cuidado. Pela primeira vez, o arquiteto francês François Mansart propôs a reconstrução do sótão em um sótão. Hoje, com a ajuda do sótão, você pode implementar soluções de design arrojadas e interessantes.
Peculiaridades
Casas de dois andares com sótão são uma opção de layout muito popular para uma casa particular. A casa com sótão tem um aspecto apresentável e luxuoso. Além disso, o sótão aumenta o espaço habitacional e aproveita o sótão. E se você também projetar um andar de cave com sótão, então o espaço não só vai se expandir, mas a casa será considerada quase três andares. Uma das vantagens disso é que a um custo, tal estrutura não chegará a um prédio de três andares.
Uma casa standard de 2 pisos com sótão assume a seguinte configuração: no primeiro andar encontram-se as divisões comuns (cozinha, sala de jantar, sala de estar, corredor) e no segundo quartos, quartos de crianças e casas de banho.
O sótão pode ser utilizado como área de lazer ou local de trabalho, como normalmente acontece com pessoas criativas.
Para a construção do sótão é muito importante o uso de materiais leves para não sobrecarregar muito a fundação da casa. Sobrecarregar a base pode causar rachaduras. Para a construção de paredes, são frequentemente utilizados painéis de estrutura-painel para a construção de paredes, concreto espumoso ou concreto aerado, cerâmica porosa. Esses materiais não apenas não carregam a fundação, mas também reduzem o tempo e os custos de construção.
É possível usar vários tipos de materiais ao mesmo tempo, por exemplo, espuma de concreto e tijolo. As partições internas são geralmente feitas de gesso cartonado.
As principais vantagens de construir um sótão são as seguintes:
- aumenta significativamente o espaço livre;
- não requer grandes despesas;
- aumenta o isolamento térmico dos pisos inferiores da casa;
- parece apresentável e se encaixa em qualquer estilo.
Infelizmente, também existem desvantagens:
- as janelas do sótão são mais caras do que as janelas comuns e requerem instalação especial;
- é necessário aderir a certas tecnologias de construção e selecionar cuidadosamente os materiais.
Projetos
Para que a casa construída seja confiável e conveniente, é necessário levar em consideração todas as características do edifício na fase de projeto:
- Se o sótão está a ser completado com uma casa existente, então primeiro é necessário reforçar as paredes - isso evitará a destruição da base.
- A altura do sótão do chão ao teto deve ser de pelo menos 2,5 m.
- A quantidade de espaço liberado depende do tipo de telhado. Um telhado inclinado adicionará cerca de 90% de espaço, um telhado de duas águas, 67%. Para atingir um aumento de 100% na área, o telhado deve ser elevado em pelo menos 1,5 m.
- É necessário pensar sobre a localização de janelas, móveis, escadas, divisórias.
- Não se esqueça das peculiaridades do clima e do solo.
Projetos de uma casa ligada a uma garagem são muito populares. A vantagem desta opção é que, neste caso, na ausência de aquecimento na garagem, ainda fica muito mais quente nela do que se estivesse em separado. Além do mais. você pode ir para a garagem diretamente da casa.
Se a área da casa permitir, pode construir um terraço com saída pelo sótão. Uma vista magnífica se abrirá a partir dele, nos dias quentes, o terraço servirá como um lugar para relaxar.
Se não houver espaço suficiente, você pode se limitar a uma varanda ou terraço.
Hoje em dia, a espuma de concreto é cada vez mais usada para a construção de sótãos. É mais leve e mais barato, embora não seja inferior em desempenho a materiais clássicos como o tijolo. A espuma de concreto tem certas vantagens:
- resistência ao fogo;
- força;
- resistência a condições climáticas adversas;
- alto grau de isolamento térmico;
- redução de tempo e esforço durante a construção devido aos blocos de grande porte e sua leveza.
Dentre as deficiências, vale destacar:
- a necessidade de uma boa impermeabilização;
- a alvenaria é executada com uma tecnologia especial;
- a necessidade de uma base sólida;
- a necessidade de isolamento térmico adicional.
Projetos padrão prontos são populares. Tal edifício é geralmente caracterizado pelas seguintes dimensões:
- 6x6 m;
- 9x9 m;
- 10x10 m;
- 8x10 m.
Para áreas tão pequenas como 4x8 ou 2x6 m, é melhor encomendar um projeto para que os especialistas disponham adequadamente do espaço livre, que já é tão pequeno. Em tal território, será possível fazer não mais do que 2 quartos.
O layout de uma casa 9x9 é considerado clássico nos círculos profissionais. Com este layout, você pode aproveitar ao máximo o espaço livre. Basicamente, no primeiro andar existe uma cozinha, uma sala de estar, uma casa de banho e um quarto e no segundo andar existem dois quartos ou um quarto, uma casa de banho e um escritório.
Ao adquirir um projeto, é muito importante atentar para a presença de um layout de comunicação, que deve incluir:
- fonte de alimentação - todos os soquetes e fios devem ser distribuídos em seus lugares;
- sistema de aquecimento - quais baterias serão utilizadas e onde estão localizadas, como será o aquecimento da casa;
- sistema de abastecimento de água;
- sistema de drenagem de esgoto.
Além do mais, o projeto também deve incluir informações sobre o telhado, sua forma, inclinações. Isso é muito importante, uma vez que o telhado do sótão é construído de forma diferente de uma casa comum. O isolamento térmico desempenha um papel importante, é necessário escolher o material certo e a espessura do isolamento.
O sistema de treliça deve ser adequadamente projetado, que deve suportar cargas pesadas, bem como as condições climáticas adversas.
Dicas de design de fachada
Existem várias opções de design de fachada interessantes e comuns:
- Fachada de vidro - ideal para casas de campo com belas paisagens. A fachada transparente resolve o problema de pouca luz na sala.
- Conclusão de um terraço ou varanda - esses desenhos sempre parecem vantajosos, especialmente se forem complementados com flores em vasos. Durante os meses mais quentes, eles podem ser usados para recreação. O mais importante em tal projeto é a observância da proporcionalidade.
- Combinação de materiais de acabamento - combinações de vários materiais resolvem problemas de projeto. É necessário levar em consideração que os materiais maciços e escuros são adequados para os andares inferiores, e os mais leves e mais leves para os superiores.
As combinações de materiais mais comuns são:
- pedra decorativa e gesso;
- pedra (tijolo) e painéis de madeira;
- tijolo e madeira natural;
- pedra natural e troncos arredondados.
Para revestir a fachada com madeira, muito provavelmente, você terá que usar um equipamento especial. As juntas do telhado e da parede exigem vedação de alta qualidade.
Para o sótão, você pode escolher janelas de formato personalizado para que se destaquem melhor e combinem com o design geral. Plantas e flores são freqüentemente usadas para decoração. Entre as trepadeiras comuns, a hera é especialmente popular, mas deve-se ter em mente que é difícil de cuidar.
É um pouco mais fácil com flores - para eles você pode escolher recipientes ou vasos que combinem com o design. Também é necessário levar em consideração a iluminação das áreas da casa, pois algumas flores precisam de muita luz solar, enquanto outras precisam de menos.
Belos exemplos
Este desenho é um exemplo de estilo contido e lacônico feito "debaixo de uma árvore". Do sótão há uma saída para um terraço amplo e ensolarado, sob o qual há uma varanda.
Aqui vale a pena prestar atenção à localização da garagem. Este tipo de construção é cómoda e prática, porque se chega à garagem directamente da casa e ao mesmo tempo não faz frio. O sótão está equipado com uma pequena varanda e janelas fora do padrão, na entrada da casa existe uma varanda.
Neste exemplo, há também uma varanda e um terraço com sótão, mas com uma diferença - a fachada é acabada "como uma pedra"
Graças às amplas e altas janelas, os cômodos da casa recebem bastante luz. Possui uma pequena varanda, e a falta de terraço é compensada pela forma atípica da cobertura.
E este é um exemplo de uma combinação maravilhosa de um piso térreo de pedra com um sótão de madeira, feito em tons claros. A garagem está totalmente ligada à casa.
A peculiaridade desse projeto é que o sótão tem uma cobertura comum com os demais andares. Isso pode ser visto na janela alta à esquerda. O terraço é arqueado, a garagem está ligada à casa.
Para informações sobre como isolar um sótão com lã mineral, veja o próximo vídeo.
Um artigo muito útil, muitas informações interessantes, muito obrigado ao autor!
O comentário foi enviado com sucesso.