O acabamento das fachadas de uma casa particular: uma visão geral de materiais modernos e tecnologias inovadoras

O acabamento das fachadas de uma casa particular: uma visão geral de materiais modernos e tecnologias inovadoras
  1. Recursos e dispositivo
  2. Requisitos
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Variedades
  5. Marcas
  6. Aconselhamento profissional
  7. Belos exemplos

Assim como uma pessoa é saudada por suas roupas, uma casa é saudada pela fachada. O acabamento da fachada de uma casa privada constitui a primeira ideia do sentido de gosto e riqueza dos proprietários. No entanto, isso não significa de forma alguma que deva ser caro e pretensioso.

O acabamento pode ser feito a partir de materiais de diferentes preços e estética, só é importante escolher o mais adequado para cada caso. Uma revisão de materiais modernos e tecnologias de fabricação inovadoras prova que a beleza e a qualidade podem ser apreciadas.

Recursos e dispositivo

O revestimento exterior de um edifício, seja uma pequena casa de campo ou uma casa de campo impressionante, exige uma abordagem razoável na escolha dos materiais de construção. A decoração da fachada pode ser necessária em vários casos.

  • Decoração do edifício. Quando um edifício é erguido com materiais práticos, mas de aparência desagradável, eles tentam disfarçá-los com "truques" esteticamente atraentes. Por exemplo, uma casa e um balneário feitos de blocos de concreto de madeira (bem como blocos de silicato de gás, blocos de espuma, blocos de concreto e blocos de cerâmica) são baratos, mas as paredes ásperas cinza-escuras dificilmente podem ser chamadas de bonitas. Eles são revestidos com revestimento ou tábua, e o design feio torna-se imediatamente elegante "como um brinquedo".

Esta tendência moderna está fortemente arraigada na construção, porque desta forma o custo total dos materiais de construção e revestimento é muito menor do que construir uma casa de tijolo ou madeira, e leva menos tempo. Casas de painéis, banheiros de estrutura, todos os edifícios de bloco também são frequentemente mascarados.

  • Protegendo sua casa do impacto negativo do meio ambiente. Às vezes, as condições climáticas podem encurtar a vida útil de um edifício. Os materiais ficam molhados, apodrecem, queimam, congelam, superaquecem e esta não é uma lista completa de problemas. Não são característicos de todos, mas de muitos materiais de construção, especialmente os tradicionais.

As casas de madeira nunca perderão o seu valor e relevância, pois é um material bonito e amigo do ambiente. Mas uma árvore resistente à umidade é muito cara e uma alternativa econômica depois de várias décadas começa a escurecer, mancha e perde sua aparência atraente. Não é mais possível devolver tal fachada à sua pureza original, mas é fácil decorá-la com materiais modernos que ficarão lindos e protegerão a árvore de maiores danos. E você pode fazer isso sozinho.

  • Isolamento do espaço interno do edifício. Não é apenas a madeira que precisa de proteção. Todas as estruturas de blocos e porosas são fachadas problemáticas. O fato é que a umidade penetra nos poros e então congela, e a casa fica fria. Para evitar isso, a fachada em bloco requer um acabamento decorativo hermético.

O acabamento é indispensável quando a casa é construída com materiais deliberadamente frios. Trata-se de qualquer edifício pré-fabricado, em painel, com estrutura (incluindo casas europeias em enxaimel), tijolos porosos, vigas e estruturas de concreto armado. Na estação fria, grandes perdas de calor ocorrem nas paredes e no piso desses edifícios. Faz frio dentro do prédio e os custos com aquecimento aumentam.

Para evitar o problema, é necessário embainhar as paredes do prédio com materiais isolantes de calor.Não se recomenda fazê-lo por dentro, uma vez que "consomem" o espaço da sala e nem sempre são feitos de matérias-primas seguras. Mas é possível decorar as paredes desde o exterior de forma eficiente e sem prejuízo da área útil no interior da casa.

Neste caso, o acabamento decorativo da fachada desempenha o papel de camuflagem e proteção. Os métodos de revestimento são diferentes, mas o objetivo é o mesmo - cobre o revestimento feio com placas de isolamento térmico e fornece proteção contra umidade e poeira.

Uma conclusão lógica se apresenta: o acabamento da fachada cumpre não só a função decorativa, mas também prática. Nesse sentido, muitos requisitos são impostos aos materiais: resultados bonitos e rápidos, custo aceitável, facilidade de instalação, durabilidade.

Requisitos

Para além dos requisitos que o proprietário de uma casa privada pode apresentar, com base na lógica e na intuição, existem também normas técnicas. Todos eles se relacionam a duas áreas: conformidade com GOST e conformidade com SNiP.

  • GOSTs para cada tipo de revestimento são diferentes. O cumprimento delas na produção do material é importante, pois a norma define a qualidade mínima aceitável do material. Regula a composição da substância, a quantidade admissível de resinas e produtos químicos nocivos à saúde, a resistência do material e métodos de verificação, resistência às intempéries e esforços mecânicos, regras de armazenamento e meios de transporte.
  • O SNiP, por sua vez, controla a segurança do uso dos materiais. O principal critério de seleção é a classe de resistência ao fogo. Os materiais que suportam a combustão, mas não são inflamáveis, são aceitáveis ​​e as opções não combustíveis são as melhores. Isso se aplica tanto ao revestimento quanto às camadas intermediárias de isolamento térmico - lã mineral, espuma de poliuretano, acabamento com poliestireno expandido e outros aquecedores.

Além disso, os códigos de construção descrevem a carga de peso permissível na estrutura de um edifício para que permaneça seguro para a vida e a saúde. Será diferente, por exemplo, para casas de tijolos de um andar e edifícios de estrutura de dois andares. É importante considerar os requisitos de um tipo específico de construção.

O uso competente de materiais também está na área de códigos de construção. Não basta decorar a fachada de uma casa fria com lã mineral e embainhá-la com tapume no topo. Deve-se ter em mente que na instalação de isolamento térmico também são necessários impermeabilização, barreira de vapor e uma camada de ventilação. Se você não seguir essas regras, o efeito de acabamento será negativo.

Os requisitos para o projeto de materiais de acabamento devem ser colocados em uma categoria separada. Ao contrário de GOSTs e SNiPs, eles não são oficialmente fixados no papel e são de natureza consultiva, mas também são importantes.

A decoração da fachada da casa afeta o projeto paisagístico e a aparência de outras construções no local, por isso os materiais devem ser escolhidos de forma que tenham uma aparência harmoniosa contra o fundo dos objetos ao redor. Uma casa em estilo escandinavo no meio de um jardim de pedras japonês é uma combinação infeliz, mas terminar com materiais naturais para uma casa em estilo chalé rodeada por um jardim campestre é uma combinação vencedora. A ênfase na naturalidade e simplicidade o torna correto.

Vantagens e desvantagens

A decoração de fachadas como forma de reparação e construção tem as suas vantagens.

  • Alguns dos materiais modernos são projetados para o usuário inexperiente. Na embalagem de tintas e vernizes existem recomendações detalhadas sobre a escolha das ferramentas de aplicação, o conjunto de painéis laterais é complementado com instruções de montagem passo a passo, as lamelas de madeira e plástico possuem um sistema de travamento simples que é montado como um designer .
  • Com a ajuda de materiais de acabamento, qualquer fachada adquire uma aparência decorativa cuidada. Pode ser uma nova casa de bloco ou uma estrutura de madeira do século passado. O revestimento com novo material vai lhe dar um visual moderno, elegante e bonito.
  • Os materiais de isolamento e isolamento podem ser escondidos sob o revestimento decorativo
  • Uma variedade de formas, cores e texturas de materiais de acabamento torna possível decorar a fachada em um determinado estilo.
  • A imitação de materiais caros de matérias-primas mais práticas economiza o orçamento dos proprietários de casas.
  • O acabamento decorativo pode ser alterado à medida que se desgasta e, com isso, a aparência da casa vai mudar. Assim, estará sempre em linha com as tendências da moda.
  • A ciência e a manufatura continuam a evoluir. A qualidade dos materiais está melhorando naturalmente. Se duas décadas atrás, serragem inflamável e espuma de borracha úmida eram usadas para revestimento de paredes ásperas, hoje elas foram substituídas por placas OSB seguras e espuma de poliuretano pulverizada.

Agora vamos falar sobre os contras.

  • O trabalho de acabamento exige sempre a preparação da base. Se pretende pintar as paredes, deve primeiro ser aplicado primário e nivelado, se for o revestimento, é necessária a instalação do torneamento. Essas atividades requerem mais tempo, dinheiro e, às vezes, habilidades. Nem todo dono de casa é capaz de manusear um pincel e um nível de construção igualmente bem.
  • Os fabricantes de materiais de construção costumam ser astutos, dizendo que seu material é tão simples que uma pessoa despreparada pode trabalhar com ele. Isso leva ao fato de que os proprietários estão superficialmente familiarizados com a tecnologia de instalação e cometem muitos erros. Esses erros anulam todos os esforços: o invólucro vaza, não se aquece e se danifica facilmente. É especialmente difícil trabalhar com locais de difícil acesso e partes salientes da estrutura: aberturas de janelas, sótãos, varandas, fundações.
  • Muitos materiais não podem ser reutilizados. Se um erro grave foi cometido durante a instalação, o fragmento de revestimento deverá ser substituído por um novo.
  • Nem todo revestimento pode ser reparado. Por exemplo, o gesso e a tinta podem ser facilmente reparados se estiverem lascados, riscados ou sujos, e os painéis de plástico ou madeira terão que ser totalmente desmontados se um elemento da estrutura for danificado.
  • Nem todos os materiais são orçamentários. Vários aglomerados, tintas, gesso, revestimentos estão disponíveis para qualquer orçamento, mas o acabamento com pedra ou madeira preciosa é um prazer caro.

Variedades

As opções de acabamento da fachada de uma cidade ou casa de campo são variadas. Alguns materiais são adequados para reparos do tipo "faça você mesmo", outros requerem intervenção profissional. Em ambos os grupos, podem ser distinguidos tipos especializados, que se destinam especificamente à decoração de fachadas e materiais emprestados. Eles geralmente são combinados. Assim, juntamente com o uso de gesso, pode haver um revestimento dos elementos da fachada com uma folha perfilada, e a ardósia lisa é combinada com uma pedra.

Uma revisão de materiais populares o ajudará a fazer a escolha certa.

Quadro

Há cerca de 20-30 anos, pintar as paredes de uma casa era a maneira mais fácil e rápida de decorar e pertencia à categoria de “barato e alegre”. A tinta moderna para uso externo é orçamentária apenas em comparação com materiais mais complexos: telhas, tijolos, madeira. O acabamento da pintura em si ficou mais complexo, mas o resultado também é mais durável.

Vamos considerar as vantagens da pintura para decorar a fachada.

  • Adequado para todos os tipos de superfícies. Ele se encaixa igualmente bem em madeira, tijolo, gesso, materiais novos e antigos.
  • No processamento de madeira e tijolos, muitos tipos de tintas ajudam a mostrar sua textura. Isso é importante para um design de estilo loft e ecológico.
  • Existem muitas opções de aplicação: rolos, pistola, pincéis. Você pode trabalhar sem preparação.
  • O processamento da fachada levará apenas um dia.
  • A tinta é um material conveniente para criar um efeito decorativo. Ela pode aplicar um desenho, destacar elementos individuais da fachada, combinar cores para alterar visualmente a aparência arquitetônica da casa.
  • As tintas exteriores modernas protegem a fachada da degradação, umidade, poeira e ferrugem em elementos de metal.
  • A fachada pintada pode ser lavada.
  • A tinta não desbota por muito tempo. A vida útil é em média 10 anos, então a cor precisa ser atualizada.
  • Em cima de uma demão de tinta, 5 a 10 mais podem ser aplicadas.

O Paint também tem suas desvantagens.

  • A tinta é líquida, portanto, é facilmente absorvida por superfícies porosas e madeira. Isso leva a um grande desperdício de material.
  • Para a coloração, é necessária uma superfície preparada. A fachada deve ser limpa de tinta velha, se houver, poeira, desengraxada, imprimada em duas camadas e às vezes até com gesso. Este é um processo longo, algumas de suas etapas requerem habilidades de pintura.
  • Uma lata de tinta é barata, mas a frente da casa é grande e a tinta é aplicada em duas camadas. Como resultado, o custo do orçamento é um bônus relativo.
  • Para a fachada, as tintas geralmente não são à base de água, mas sua característica distintiva é o cheiro pungente de química. Nem todos podem trabalhar com ele.
  • Alguns tipos de tinta não podem ser lavados. Eles ficam sujos e perdem o brilho em 2-3 temporadas. Ao escolher, você precisa ter cuidado.

As opções de composições de coloração são variadas. Eles podem ser divididos em três grupos.

  • Tintas de dispersão aquosa. São formulações atóxicas e de secagem rápida, que podem ser diluídas em água. Alguns deles são universais e são diluídos com aguarrás e outros solventes orgânicos.

As tintas à base de água incluem formulações baratas baseadas em vinil, acrílico e revestimentos à base de silicone. As composições à base de silicone são consideradas as mais adequadas para trabalhos de fachada. Eles têm todas as propriedades necessárias: desde boa adesão à superfície da parede até resistência à água. O revestimento não tem medo de umidade ou fogo. Ele se estabelece em qualquer superfície em uma camada ainda densa.

  • Tintas minerais. Este grupo inclui substâncias à base de minerais naturais: cal, potássio, cimento.

As tinturas de limão estão gradualmente se tornando uma coisa do passado. São inferiores a outras espécies na estabilidade do revestimento e sua única vantagem é o baixo preço. Pelo mesmo motivo, as tintas alquídicas tornaram-se obsoletas. As tintas à base de vidro líquido (produto de processamento de potássio) funcionam bem em operação, mas é difícil trabalhar com elas. Eles requerem uma preparação cuidadosa do substrato e destreza. As tintas de cimento são fáceis de trabalhar, ficam bonitas na fachada, variam na cor, mas começam a descascar mais rápido do que as outras.

  • Tintas de borracha. O látex em sua composição fornece um revestimento denso, uniforme e resistente à umidade. Possuem alta aderência à superfície. A tinta seca tem superfície lavável e mantém a cor por muito tempo. Esta é a opção mais cara, mas a mais eficaz para a fachada.

Gesso

O reboco das paredes da fachada ocupa posição de destaque entre os tipos de acabamentos. Há uma explicação para isso: o revestimento é barato e o resultado é excelente.

O método tem várias vantagens.

  • O gesso não tem medo de umidade. Contém substâncias plastificantes que o tornam durável e repelente de água.
  • O pigmento fica “embutido” na mistura, então só começa a desbotar após alguns anos e desbota gradualmente. Não haverá pontos óbvios de queimaduras e brilhantes na superfície das paredes.
  • O revestimento não se deteriora quando a temperatura ambiente muda.
  • O gesso respira.
  • O material é maleável no trabalho.
  • A mistura é vendida pronta a um preço acessível.
  • Fecha microfissuras e irregularidades nas paredes, é uma base e uma camada decorativa.
  • As misturas de gesso têm um grande potencial para decoração de fachadas. Você pode escolher uma mistura com aditivos decorativos (pigmentos de coloração, glitter, lascas de mármore), uma composição para acabamento texturizado ou estrutural.

O gesso decorativo permite imitar materiais caros: mármore, pedra.

O gesso estrutural é uma mistura para a criação de uma superfície não uniforme.Os relevos populares são o "besouro da casca", que imita as ranhuras no interior da madeira, comido pelo besouro da casca, e o "casaco de pele". Um casaco de pele é a superfície granular do gesso, que na aparência lembra um pouco a pilha úmida colada de um rolo de pintura.

O gesso texturizado é projetado para criar decoração volumétrica, por exemplo, imitação de moldagem de estuque:

  • o relevo pode ser realizado com meios improvisados: rolos, estênceis, utilizando filme plástico amassado e papel alumínio, espátula, pincéis;
  • uma espessa camada de gesso (pode atingir 10 cm) melhora o isolamento térmico e acústico da casa.

Considere as desvantagens do material.

  • É necessária uma preparação cuidadosa da superfície da parede.
  • Em caso de preparação inadequada, diluição da mistura com água, aplicação com camada muito espessa, ausência de composição de primer, o revestimento pode inchar, rachar ou descascar.
  • O gesso endurece rapidamente no recipiente, mas seca por muito tempo na superfície das paredes. O acabamento em uma camada precisa ser concluído em algumas horas, é difícil sem habilidades. Mas, para uma secagem completa, pode demorar de 7 a 30 dias.
  • A espessura máxima de uma camada é de 5 cm. Se a camada for maior, o revestimento irá rachar devido à secagem irregular. A segunda demão só pode ser aplicada sobre o primer e o primer após 4 semanas.
  • O trabalho com gesso requer condições climáticas adequadas: de 5 a 20 graus, sem chuva ou calor.

Existem vários tipos de gesso: mineral, acrílico e silicato. O primeiro e o segundo tipos são universais e a mistura de silicato se destina a superfícies porosas. Em paredes de tijolos e blocos, ele cria uma densa película protetora sem interferir na permeabilidade ao vapor dos materiais.

Tapume

O tapume é uma opção alternativa de orçamento para pintura e gesso.

O revestimento tem uma série de vantagens sobre outros materiais.

  • Baixo peso. Os painéis pré-fabricados leves são adequados para o acabamento de estruturas sólidas de madeira, bloco, tijolo, lajes de concreto armado e para casas cuja estrutura não esteja sujeita a cargas pesadas: caixilho, pré-fabricado.
  • Duas pessoas são suficientes para a instalação.
  • Preço baixo em comparação com materiais naturais.
  • Os painéis podem ser convenientemente montados sobre isolamento térmico. Também melhora o desempenho do isolamento acústico.
  • Melhora o isolamento acústico da casa.
  • A camada superior dos painéis é hidrorrepelente, podendo ser lavada com água com adição de produtos químicos.
  • Ampla faixa de temperatura: de -50 a + 50 ° C. Adequado para diferentes regiões do país.
  • Os painéis mantêm sua cor por décadas. As peças de revestimento são moldadas a partir de uma substância chamada composto. Inclui vários componentes, plastificantes e pigmentos coloridos. Devido a isso, o corante é “embutido” na estrutura do material e não é lavado.
  • Uma vasta gama de cores e texturas. O relevo e a cor podem imitar madeira, tijolo, pedra e outros materiais.
  • Fácil de desmontar para mudar os acabamentos.
  • A decoração da fachada é elegante e elegante.

Desvantagens:

  • os painéis de cores saturadas são menos protegidos dos raios ultravioleta e tendem a desbotamento;
  • tapume está sujeito a expansão térmica;
  • baixa resistência ao impacto, os painéis podem quebrar com um forte impacto e também permanecem arranhados;
  • o material suporta a combustão (exceto para revestimento de metal);
  • é difícil terminar a fachada em relevo;
  • a instalação do torneamento é necessária.

Os tipos de tapume são variados. Existem cerca de uma dúzia de painéis feitos de vários materiais e ligas.

  • Tapume do vinil. O mais popular e difundido devido à sua versatilidade. Possui diversas variedades: clássico (horizontal e vertical), porão e navio. A cave é necessária para decorar a parte inferior do edifício, e a do navio é diferente por se parecer com a bordo de um navio.
  • Acrílico. Ele se distingue de outros tipos por suas características aprimoradas em todos os aspectos.Resiste aos climas mais frios e quentes, não queima, além disso está protegido da radiação ultravioleta, o período de garantia e o preço são mais elevados.
  • Metal. Este nome reúne tipos de painéis em cobre, alumínio e chapa de aço. O revestimento de metal é menos flexível, mas mais durável. Pode ser pintado, está protegido da corrosão, não é inflamável, pode ter um revestimento decorativo tipo madeira ou pedra.
  • Woody. Raramente utilizado para decoração. Tolera piores umidade, queima, tem vida útil mais curta, mas é caro devido à sua aparência apresentável.
  • Cimento ou concreto. Para sua fabricação, as matérias-primas são diversas misturas à base de cimento de alta qualidade com adição de minerais, plastificantes, corantes. Uma camada protetora é aplicada na parte superior. Uma mistura é usada para criar uma imitação de pedra natural.

Os produtos ficam lindos e são mais baratos do que a pedra. Eles não têm medo de umidade e luz solar, mas a camada superior é quebradiça e facilmente descascável. O peso do revestimento de cimento é grande. Você precisa de um torneamento com expectativa de uma carga adicional.

Lajes

Os materiais de acabamento baratos incluem todos os tipos de placas à base de aparas de madeira e fibras.

Para o revestimento de casas, são usados ​​principalmente painéis cimentados, orientados e estruturalmente isolantes.

  • Para CBPB, pequenos cavacos de madeira, cimento Portland e aditivos químicos são usados. Essas placas são duráveis, resistentes ao fogo e à água, não apodrecem, isolam bem o espaço interior da casa e “respiram”. Um acabamento completo não é considerado. Sua superfície deve ser pintada ou rebocada.
  • Placas DSP - pesadas, a partir de 10 kg. Isso dificulta a instalação da parte superior da fachada e sobrecarrega as ripas.
  • Os painéis OSB são feitos de grandes fragmentos de madeira, colados com resinas e ceras sintéticas. Eles são baratos, confiáveis ​​e externamente semelhantes à textura de pranchas de madeira maciça. Com todas as suas propriedades, os DSPs são mais leves.
  • Os painéis SIP são uma espécie de "torta" de duas placas OSB com uma camada intermediária de poliestireno. O material combina as vantagens das placas OSB e do poliestireno expandido como isolante e isolante de som. Pesa um pouco mais e custa mais. Serve como uma boa base para pinturas decorativas ou gesso no futuro.

Painéis sanduíche

Em termos de características operacionais, esses painéis são semelhantes a fios isolados autoportantes, mas diferem por ser um pouco mais fácil e rápido embainhar a fachada com eles. Os painéis sanduíche são uma estrutura de três camadas: base, camada de isolamento térmico e painel frontal. Poliestireno expandido ou algodão (mineral, fibra de vidro, basalto) é usado como camada de isolamento.

A superfície externa é feita de materiais diferentes. Pode ser poliéster, universal em suas propriedades, uma camada de PVC ou espuma de poliuretano, drywall, aço galvanizado ou aluzinco. Dos revestimentos plásticos, o poliéster é o mais adequado para o clima instável da Rússia. Bom em uso e drywall. Possui todos os parâmetros técnicos para decoração exterior e transforma a fachada da casa.

Vantagens dos painéis sanduíche:

  • Material 3 em 1: isolamento térmico, isolamento acústico e um belo acabamento externo, nenhuma etapa adicional de aplicação de vapor e impermeabilização é necessária, a ventilação é fornecida dentro do painel;
  • os painéis são leves, são convenientes para o acabamento tanto da parte superior como da parte inferior da fachada, você pode trabalhar sozinho;
  • uma aparência bonita e elegante da fachada é fornecida;
  • os painéis são bio-resistentes, não tem medo de umidade;
  • a instalação é realizada em todas as condições meteorológicas;
  • ampla gama de cores.

Desvantagens:

  • design monótono;
  • os painéis são difíceis de cortar e encaixar em locais de difícil acesso;
  • você precisa processar as juntas;
  • o painel frontal do aço enferruja;
  • o material é inflamável;
  • os painéis podem ser danificados durante a instalação.

Estruturas suspensas

O acabamento em fachadas ventiladas com dobradiças tem muito em comum com os painéis sanduíche, mas estes são mais baratos.Estruturas suspensas sem falha incluem uma moldura feita de perfis metálicos. O espaço vazio é preenchido com materiais de isolamento, barreira de vapor e impermeabilizantes. Existe um vão de ventilação entre a parede e o caixilho, bem como entre a impermeabilização e o interior dos painéis das cortinas. É necessário que os materiais cumpram as suas funções, condensação, fungos, geada não aparecem nas paredes da fachada.

Estruturas suspensas não são um nome específico para um material de acabamento, mas uma característica coletiva de seu grupo. Podem ser de madeira, metal, vinil, pedra natural e artificial, matérias-primas raras (tijolos de clínquer, telhas, vidro, fibrocimento). Os painéis de madeira são feitos por prensagem de fibra de madeira com contração especial. Os componentes adicionais aumentam a resistência da madeira à alta umidade e influências ambientais. O resultado é um revestimento resistente à umidade, durável, ecologicamente correto e fácil de montar.

Fachadas ventiladas de madeira requerem tratamento com equipamentos de proteção, são classificadas como materiais combustíveis e são mais caras do que análogos feitos de outras matérias-primas. Mas a aparência do acabamento final é o argumento mais poderoso a favor. As fachadas de vinil são semelhantes em suas características ao revestimento de vinil. Por um preço relativamente baixo, você pode comprar uma opção em uma grande variedade de cores e texturas que imitam vários materiais. É fácil de cuidar, resistente a mudanças nas condições climáticas e irá encantar os olhos por décadas.

Painéis de metal e imitação de materiais naturais também têm características semelhantes aos painéis de revestimento.

Mas as estruturas de vidro não têm análogos. São painéis fabricados segundo o princípio das janelas de vidro duplo.

Suas vantagens:

  • vista original da fachada;
  • isolamento térmico e acústico de alto nível, proporcionado por um arranjo especial de janelas de vidros duplos;
  • o vidro fumê protege a parede da casa do superaquecimento;
  • a espessura das janelas com vidros duplos permite decorar a casa de caixilharia com vidros sem utilização de materiais adicionais, ou seja, do interior terá paredes transparentes, e do exterior - tingido ou espelhado;
  • força;
  • resistência absoluta à umidade;
  • não se desvanece;
  • servir por cerca de 50 anos.

Desvantagens:

  • habilidades profissionais são necessárias para trabalhar com janelas de vidro duplo;
  • medidas adicionais são necessárias para criar a estanqueidade do acabamento;
  • peso pesado da estrutura;
  • Preço Alto;
  • a fachada deverá ser lavada regularmente.

Casa de bloco

Um tipo de parede de cortina ventilada. Os painéis são feitos em forma de toras na parte frontal. Quando a fachada é totalmente forrada com painéis semicirculares e decoração combinando, a casa parece uma cabana de madeira limpa e fresca. Uma alternativa para uma casa de bloco é uma viga elevada. São painéis com imitação de revestimento de tábuas naturais. Não tem alívio pronunciado.

Madeira

A última variedade de acabamentos de madeira são os painéis de madeira maciça. Não são muito populares, pois o peso das peças inteiras é maior do que a imitação de aparas e plastificantes, bem como o preço, e as características de desempenho são inferiores aos dos materiais mais modernos. A madeira natural para revestimento de fachadas deve ser escolhida de acordo com características como bioestabilidade e resistência à água, caso contrário o material perderá rapidamente sua aparência e começará a se deteriorar. A opção mais prática é decorar a fachada com lamelas de lariço, teca ou carvalho. A madeira de vidoeiro deve ser evitada. É um móvel e não é adequado para uso ao ar livre.

Pedra

O acabamento de pedras decorativas é mais difícil e mais caro do que outros métodos. A instalação requer precisão, paciência e habilidades de acabamento. As placas de revestimento com relevo ou superfície lisa no corte são feitas de diversas matérias-primas naturais. O mais caro é o mármore decorativo ou o granito. É também o mais difícil em termos de instalação e design.Existe o risco de escolher a cor errada do mármore ou o tamanho dos fragmentos de pedra, e a fachada da casa ficará sombria e pesada, ao invés de elegante.

Calcário, rochas rústicas, gabro-sienito, quartzito, dolomita e pórfiro são freqüentemente usados ​​para acabamento. As fachadas são decoradas com arenito, ardósia e travertino. O material de acabamento é apresentado em vários formatos: euro tiles, matrizes, casacos de pele, lajes, pedra selvagem. A peça Euro tem o mesmo tamanho e superfície lisa. As matrizes diferem em tamanho dos ladrilhos, são feitas de restos e são 2 vezes menores em área. A espessura é a mesma - 20 mm. "Casacos de pele de Moscou" são placas com um relevo pronunciado na parte frontal. Formato mais caro.

As lajes são esculpidas em um único bloco, e a pedra selvagem está o mais próximo possível de sua forma natural. Suas bordas são ligeiramente arredondadas e a espessura é cortada em no máximo 2 cm.

Vantagens da pedra:

  • a fachada de pedra fala do prestígio dos donos da casa, nem todos podem pagar um custo tão alto;
  • material ecológico;
  • a paleta de cores consiste em tons naturais naturais;
  • tem todas as características necessárias para a fachada: não tem medo da umidade, do sol, da poeira, não se desintegra;
  • melhora o isolamento térmico e acústico;
  • revestimento durável por décadas.

Desvantagens:

  • processo de acabamento trabalhoso;
  • grande peso e carga na fachada;
  • alto custo de acabamento de um metro quadrado de superfície.

Tijolo

Este material de construção e revestimento ao mesmo tempo, feito em blocos separados, e não em painéis falsos, é capaz de reavivar o aspecto da fachada, mesmo nos casos mais negligenciados.

O tijolo tem excelente desempenho como acabamento:

  • a fachada adquire um aspecto fresco e bem cuidado;
  • o isolamento térmico e o isolamento acústico na sala são melhorados;
  • o material é à prova de choque, resistente a danos, não tem medo de umidade, não queima;
  • longa vida útil.

Existem muitas desvantagens na decoração de tijolos:

  • certas condições climáticas são necessárias, a alvenaria acabará sendo de má qualidade em temperaturas abaixo de zero;
  • você precisa de experiência com tecnologia de argamassa e assentamento de tijolos;
  • terminar a fachada inteira é um prazer caro;
  • o peso total da camada de revestimento é uma carga adicional colossal na fundação.

Os tijolos variam em tamanho, cor e textura. Os mais populares são os pequenos tijolos vermelhos com uma estrutura porosa, bem como os produtos cerâmicos lisos nas cores vermelho, bege, marrom e grafite.

Telhas de clínquer

Ladrilhos de clínquer são na verdade um sinônimo para a palavra "cerâmica", mas são mais duráveis. Os clínqueres são feitos de argila plástica.

No processo de prensagem e queima em temperaturas acima de 1000 graus, adquire suas qualidades positivas:

  • o nível mínimo de absorção de água não é superior a 5%;
  • resistência ao desgaste;
  • resistência à geada, umidade, fogo;
  • um tom uniforme em toda a espessura do clínquer, o que torna invisíveis os microdanos, arranhões e lascas da superfície;
  • variedade de texturas e cores, são ladrilhos processados, esmaltados, crus, texturizados, estampados, combinados, a gama de cores é a mais diversa possível.

O ladrilho é mais barato do que a pedra e o resultado é bastante semelhante. A instalação requer habilidades de acabamento.

Marcas

O conceito de "material de qualidade" significa, por padrão, um fabricante genuíno. Existem muitas empresas no mercado interno que já conquistaram nome e a confiança do consumidor, mas também existem muitas marcas com produtos de baixa qualidade. Segmentar marcas populares que recebem regularmente avaliações positivas de profissionais e amadores ajudará a simplificar as pesquisas.

  • Tintas de fachada de boa qualidade são produzidas por empresas Belinka, Alpina, Tikkurila, Senezh, Yaroslavl Paints... Mantêm a cor por muito tempo e protegem as paredes da fachada.
  • O líder indiscutível na produção de gesso - Marca Knauf... Um gesso externo que atende a todos os requisitos técnicos está disponível na linha Rotband. Os produtos Ceresit não são menos populares. Ceresit é um produto Henkel.
  • As placas baseadas em aparas de madeira podem ser adquiridas com segurança de um fabricante nacional. Muitos países compram matérias-primas na Rússia e depois multiplicam o preço pelas exportações, importações, marcas e tarifas alfandegárias. Uma qualidade semelhante a um preço baixo está presente em pequenas indústrias: Hillman, Kalevala, Tamak, Svir.
  • Painéis SIP de alta qualidade e materiais para aquecimento e impermeabilização são produzidos por TechnoNICOL.
  • Painéis compostos de excelente qualidade - da empresa Alucobond.
  • O tijolo também pode ser comprado em excelente qualidade em muitos fabricantes russos: Tellura, Stone, fábrica de tijolos Gzhel etc.
  • Entre os fabricantes de tapume, eles falam positivamente sobre as empresas europeias. Vinyl-On, Mitten, subsidiárias russas das empresas Döcke, empresa Nordside de São Petersburgo.
  • Recomenda-se que as telhas de clínquer sejam adquiridas de empresas alemãs. ABC, FerdhausKlinker, Roben.
  • Líderes na produção de pedra de revestimento: Camelot, Forester, WhiteHills, Terracotta, Brixtone.

Todos estes fabricantes são especializados na produção de materiais para construção e reparação, podendo também adquirir-se junto deles elementos e ferramentas complementares (solventes, cimento, escovas, ferramentas de pintura, etc.) relacionados com o acabamento. Em alguns casos, isso é de fundamental importância. Por exemplo, muitos fabricantes de revestimento reduzem ou anulam completamente o período de garantia se componentes forem usados ​​durante a montagem de outro fabricante.

Aconselhamento profissional

Vários fatores influenciam a escolha dos materiais para o acabamento da fachada. O estado operacional da superfície de trabalho, o estilo arquitetônico da casa, o espaço circundante e o clima da região são importantes aqui.

Para revestir uma fachada com um material adequado, ela deve ser selecionada levando em consideração as recomendações de profissionais da área de construção e reforma.

  • Os materiais modernos são uma prioridade. As novas tecnologias abrem mais oportunidades para a produção de materiais de construção. Por que não deixar de escolher a madeira maciça, tão valorizada há apenas algumas décadas, e substituí-la pela casa de bloco que hoje é relevante?
  • Preparar sua superfície de trabalho é tão importante quanto o acabamento em si. Uma base ruim prejudicará a pintura e o acabamento do reboco. Os materiais irão simplesmente descascar ou rachar à medida que secam.
  • A composição e as propriedades do material são indicadas na documentação anexa por um motivo. Eles precisam ser estudados. Caso contrário, você pode terminar as paredes com concreto de fibra de vidro e, depois de uma temporada, você começa a se surpreender com a fragilidade do material.
  • As estruturas suspensas são sempre montadas no torneamento.
  • O acabamento mais caro nem sempre é o melhor, o mais barato nem sempre é o pior. É necessário levar em consideração as condições climáticas.
  • Ao trabalhar com qualquer tipo de painel de fachada, é importante lembrar que os materiais estão sujeitos à dilatação térmica. Portanto, não conduza e aparafuse os elementos de fixação no próprio painel. Primeiro você precisa fazer um furo.
  • Ao escolher um projeto, você precisa se orientar pela ideia de como a casa deve ficar após a reforma. Jovem, profissional, austero, moderno ou propositalmente envelhecido?
  • É fundamental levar em consideração a cor, o material e a forma do telhado. Visualmente, é um todo único com a fachada.
  • A casa não pode ser vista isoladamente da paisagem e dos objetos circundantes. Você precisa se esforçar para uma combinação harmoniosa.
  • De vez em quando, é preciso cuidar do acabamento: tirar a poeira, renovar a cor, lavar, proteger com meios especiais.

Belos exemplos

Ao escolher um projeto de fachada, você pode contar com uma cor brilhante, textura em relevo, realces em detalhes individuais ou combinações ousadas de materiais.

Uma paleta exuberante e vibrante disponível com revestimento de tinta, gesso e vinil. Essa casa parecerá moderna e fresca.

O acabamento texturizado ficará mais calmo e nobre. A imitação mais realista de madeira, tijolo e pedra, revestimento com pedra natural e azulejos são bem-vindos aqui.

É conveniente destacar aberturas e portas de janelas, varandas e elementos decorativos como acentos. Podem ser confeccionados em cores contrastantes com as paredes da casa, para realçar não só as janelas, mas também a zona envolvente com um tom diferente.

As combinações ousadas são: gesso e pedra, vidro e metal, tijolo e aço inoxidável, clínquer e forja francesa, estuque e mármore.

Uma visão geral da decoração da fachada de uma casa privada com as próprias mãos está esperando por você no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário