Qual é a aparência de uma casa de adobe e como construí-la?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Requisitos de material
  3. Variedades de alvenaria de parede
  4. Tecnologia de construção em fases

Uma casa de adobe é uma tecnologia esquecida na Rússia: o último pico de popularidade dessas moradias veio no início do século 20, porém, com o deslocamento dos tijolos e do cimento, a abordagem do “barro” começou a perder sua relevância.

Mas isso não significa que essa casa tenha vida curta: alguns prédios antigos, feitos sem tecnologia de ponta, existem há mais de um século.

O que é isso?

A argila ainda é usada como matéria-prima de construção. A sua taxa de envolvimento no volume de negócios da construção diminuiu, mas não perdeu relevância. A moda de edifícios ecológicos novamente nos fez lembrar sobre os materiais de construção mais baratos que estão literalmente sob nossos pés. É o suficiente para ir a um metro de profundidade no solo, e o solo preto termina, e embaixo dele haverá argila, consistindo de argila em 80-90%. Vá mais fundo - de 4 a 25 m - você encontrará uma camada de areia, onde a argila dá lugar à areia: ali está o primeiro aquífero.

Esta propriedade das rochas sedimentares é usada em pedreiras onde a areia é extraída. Mas não há necessidade de procurar uma pedreira de areia - você pode desenterrar essa argila ao lado de sua casa. Usado corretamente, com a adição de uma pequena quantidade de areia e compactado até o limite entre a cofragem externa e interna, ele serve como um bom material de construção que irá protegê-lo do gelo no inverno e evitar o superaquecimento da casa com o calor do verão . A condutividade térmica da argila é muito inferior à do tijolo, pedra, concreto endurecido (ou cimento) e aço.

Uma casa de adobe pode ser facilmente convertida em híbrida: pode ser revestida de tijolos, “madeira dupla” (por dentro e por fora). As casas de adobe, nas quais a camada principal é sustentada por alvenaria “meio-tijolo” das duas faces, possuem paredes em que a espessura do barro com palha é 1,5-2 vezes maior que a espessura total da alvenaria.

Requisitos de material

Os principais requisitos são as seguintes regras.

  1. Secagem completa. O primeiro congelamento da argila sem acabamento fará com que uma grande camada possa cair da parede, o que será extremamente difícil de colocar no lugar. Em alguns casos, o próprio edifício cairá sobre sua cabeça.
  2. Compactação completa. O barro é compactado até que, ao bater, a camada de barro dê o som de um calço de madeira. A argila compactada de forma desigual pode causar rachaduras nas paredes. Já reparou que a 1 m de profundidade - ao furar uma vala com portão numa broca de percussão ou numa broca motorizada - a dureza da argila atinge quase a resistência do concreto. É difícil dividir. Estando levemente umedecido - em profundidade há sempre uma quantidade significativa de umidade - é tão forte que só é possível raspar da cinta com uma faca, peça por peça. Para um maior grau de compactação, a argila é derramada com água e, em seguida, deixada secar. Os produtos de argila são prensados ​​com uma prensa potente que espreme 200 kg / cm2 - sem uma única gota de água, mas é impossível criar tal pressão “a seco” com as mãos e os pés.
  3. Erecção de muros sobre um alicerce alto, sobre uma colina, no ponto mais alto do local. A menor inundação fará com que as paredes inchem e desabem.
  4. Proteção contra precipitação. A projeção do telhado (telhado) pode atingir 1m. A opção ideal é construir um terraço à volta da casa, por todos os lados. Neste caso, a área da fundação é igual à soma das áreas da parte principal da casa e da área do terraço.

Uma característica distintiva dessa casa é que as paredes são muito baratas: a areia é o material de construção a granel mais barato, a argila é praticamente gratuita, a madeira é o material sólido mais barato.

Tudo isso você terá que pagar com enorme labor: escavação e seleção de argila e fabricação de tijolos.

A própria argila tem excelentes propriedades de ligação e proteção. Combina-se com todo o tipo de enchimentos e aditivos, formando depois de endurecido uma camada forte. Ele retém o calor dentro de edifícios e estruturas - ao contrário de tijolos de cal e concreto armado.

A argila é usada como componente para gesso e como material de suporte compactado. Este material de construção é testado pelo tempo - as casas foram construídas a partir dele quase em tempos pré-históricos, os últimos 10.000 anos justificaram seu uso.

A construção não requer nenhum equipamento especial e ferramentas caras. É fácil construir uma casa de acordo com o seu próprio projeto. Quaisquer deficiências são corrigidas com sucesso ao longo do caminho. A argila não queima em contato direto com o fogo; ele absorve e libera uma pequena quantidade de umidade, mas isso não significa que você precise diluir o catarro e a umidade - com um excesso de água, as paredes vão inchar e começar a desabar.

Mas a argila também tem desvantagens.

  • A construção da casa é realizada apenas na primavera e no verão, quando chove o mínimo, mas mesmo o material de construção encharcado tem a capacidade de secar rapidamente no calor do dia seguinte.
  • Você pode obter argila apenas no verão, e nem todas funcionam - excessivamente oleosas acabam sendo muito fluidas. Se você usar argila insuficiente ou excessiva, e sem gordura média, a casa, mesmo que as demais regras tecnológicas sejam seguidas, não resistirá por muito tempo. A argila seca não adere, a argila oleosa começa a se mover com o seu próprio peso.
  • Para a conclusão rápida da construção, peça o apoio de assistentes - é difícil lidar sozinho, mesmo se você for fisicamente forte.
  • Eles prestam a máxima atenção à decoração das paredes - mesmo quando o telhado pende um metro, uma chuva oblíqua (em um furacão) ainda molhará a parte inferior das paredes, e elas começarão a desmoronar.
  • Para proteger a casa de roedores, você precisará de uma tela de metal com tamanho de célula de no máximo 5 mm - para que os filhotes de camundongo não penetrem na espessura da parede, e também não comam o isolamento interno.

Variedades de alvenaria de parede

Para a construção de uma casa cujo material de suporte seja o barro, utiliza-se a cofragem, o método de blocos e a construção de paredes com o auxílio de sacos.

Cofragem

O esquema de ações é o seguinte.

  1. Prepare uma mistura de argila e areia, palha. As palhetas são adequadas para o reforço da alvenaria.
  2. Monte a cofragem da primeira fila com uma altura não superior a 20 cm e pressione esta mistura para dentro.
  3. Depois de esperar que ele se assente, forme uma superfície nervurada na borda superior da primeira fileira. Isso fortalecerá a aderência de cada linha subsequente com a anterior.
  4. Espere que a argila endureça, mas não deixe que se forme uma crosta na superfície da fileira, caso contrário, a adesão à fileira seguinte será fraca.

Continue a colocar novas camadas subsequentes - espere até que a camada anterior seque.

Blocky

Após amassar a argamassa de argila, use os moldes para formar os tijolos. Espere até que estejam completamente secos. Então, a partir desses tijolos, forme uma alvenaria como um tijolo, usando argamassa de argila e areia como costuras. Não deixe a solução sem uso - ela se solidificará e endurecerá rapidamente.

Das malas

Prepare a quantidade necessária de sacos de polipropileno e peças de reforço afiado, bem como arame de tricô galvanizado. O processo de construção levará muito menos tempo do que na utilização de cofragem e alvenaria de tijolo (bloco).

Faça o seguinte.

  1. Encha os sacos com uma mistura de areia e argila (com adição de palha e junco). Compacte o conteúdo dos sacos e feche-os.
  2. Dobre a parede para fora dos sacos e compacte-a. Os pescoços dos sacos não devem abrir espontaneamente.Ao colocar as fileiras da parede, posicione os sacos como se fosse colocar os tijolos no assentamento clássico. Coloque e prenda o arame farpado em cada linha - antes de colocar cada linha. Para as juntas, use uma mistura de areia e cal, você pode adicionar uma pequena quantidade de cimento.
  3. Dê mais resistência e confiabilidade à parede erguida usando reforço afiado, conduzindo os pinos verticalmente através dos sacos. Este é um tipo de tecnologia de moldura primitiva que enrijece a estrutura.
  4. Após esperar que a parede seque e ganhe resistência completa, equipe o piso e a cobertura, faça uma argamassa de cimento no piso.

Embora a casa não tenha telhado completo, cubra a parte superior das paredes com polietileno ou material de cobertura - é extremamente importante protegê-las da chuva.

Tecnologia de construção em fases

A tecnologia de construção consiste nas seguintes etapas:

  • preparação de sites;
  • produção de tijolos de argila;
  • colocar paredes;
  • construção de teto de sótão e cobertura;
  • acabamento externo e interno.

Antes do início da construção das paredes, é preparada uma base monolítica em faixa com um aprofundamento abaixo da marca de congelamento. A casa deve ser localizada em um local bem iluminado pelo sol, longe de árvores.

Para a preparação e secagem dos tijolos, são preparados 3 locais.

  1. 6,25 m2, aprofundamento - meio metro. O fundo é coberto com feltro ou polietileno. Este local é necessário para a preparação de argamassa e fabricação de tijolos. É melhor colocar o molde de tijolos sobre a mesa.
  2. Inclinada - localizada em um local ensolarado. Os tijolos passarão por secagem primária aqui.
  3. Shadow - com paletes. Os tijolos serão secos aqui. O local é bem ventilado.

O arranjo da fundação é o seguinte:

  • marcação do terreno com estacas e cordas;
  • cavar vala para a “fita” da fundação (perímetro) e reentrâncias (sob a laje entre as seções da “fita”);
  • compactação do solo no fundo da trincheira e poço raso;
  • colocação de almofadas de areia e cascalho;
  • colocação de material de cobertura;
  • soldagem (ou tricô) da gaiola de reforço em todo o perímetro (sob a "fita");
  • preparação do concreto (não inferior à marca M400) e concretagem da fundação.

A partir do momento da pega - endurece completamente nas próximas 6 horas - devem passar pelo menos 30 dias. A base precisa ser regada todos esses dias - água adicional ajudará a ganhar força máxima. Se desconsiderarmos essa etapa, é possível a fissuração parcial de sua camada superficial, rompendo-se até o local de ocorrência da armadura, o que, por sua vez, acarretará sua deterioração prematura (enferrujando até rompimento no local da fissura). Congelando nas fendas, a água (da precipitação) vai expandi-las ainda mais.

Depois de concluída a construção da fundação, colocar a impermeabilização no topo do seu perímetro e dobrar as paredes de acordo com uma das tecnologias anteriores. Após erguer as paredes, monte um cinto blindado de concreto armado como a última linha.

O telhado da casa é montado da seguinte forma.

  1. Monte o teto do sótão. É construído a partir de uma barra (não inferior a 100 * 100 mm) ou placas (espessura de até 40 mm), que do interior - do lado do teto - são revestidas com impermeabilização e uma placa mais fina (não mais de 20 mm de espessura). Coloque isolamento - lã mineral - entre as vigas do teto. Você pode isolar o teto com espuma ou espuma de poliestireno. Cubra a parte superior com outra camada de impermeabilizante e bainhe o piso do sótão com uma tábua de espessura não superior a 25 mm.
  2. Instale o Mauerlat (da mesma madeira), coloque as pernas (suportes para a parte do cume). Monte os suportes verticais, instale as vigas do caibro, conectando-as com as vigas horizontais e diagonais. Em seguida, coloque as ripas, coloque a impermeabilização e monte a cobertura. Para drenar a água da chuva, é recomendável instalar calhas em todo o perímetro e afastar os tubos de queda das paredes.

Em seguida, execute uma betonilha no local, feche com impermeabilização, instale as vigas do piso e coloque o isolamento subjacente em todo o perímetro da casa pelo lado de dentro. Cubra este piso com um piso limpo de tábuas de 30 mm (de espessura).

Ao final da obra com os pisos, instale janelas e portas e faça as comunicações de engenharia na casa, complete a decoração externa e interna. O edifício está totalmente pronto a habitar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário