Calhas: características técnicas e regras de instalação

Contente
  1. Dispositivo e propósito
  2. Variedade de materiais
  3. Cálculo de dimensões
  4. Etapas de instalação

A precipitação e o derretimento da neve passarão sem consequências apenas se um sistema de drenagem confiável e compatível for preparado. Não só deve ser criado a partir de elementos confiáveis, como a qualidade da instalação dos blocos individuais e sua conexão entre si são de grande importância. Cada proprietário e desenvolvedor é obrigado a levar em consideração todas essas sutilezas ao construir, projetar, reformar.

Dispositivo e propósito

A calha faz mais do que apenas despejar o fluxo de água (isso pode ser resolvido com uma simples inclinação do telhado). Sua tarefa é direcionar a água ao longo de um determinado canal. Quando o sistema de drenagem não está configurado ou está perturbado, o fluxo é caótico, como resultado, aparecem paredes molhadas e as fundações da casa também úmidas. As estruturas principais não podem cumprir totalmente seu propósito, elas falham rapidamente. Os canais de drenagem de água são divididos em diferentes tipos, e a classificação pode ser feita tanto pelo material estrutural quanto pelo tipo de sistema utilizado.

Dentre os materiais que são utilizados no arranjo das calhas, as posições de liderança absoluta são assumidas por:

  • plástico (PVC);
  • aço em forma de estanho;
  • Liga de aço.

São esses materiais que há muito tempo comprovam sua praticidade e alta eficiência. Estruturas feitas de madeira durável, concreto ou pedra natural usadas no passado revelaram-se irrelevantes em relação ao seu pano de fundo. Canais de metal para drenagem da chuva e água derretida do telhado são agora mais solicitados do que seus equivalentes de polímero. A razão é óbvia - são eles que permitem alcançar a maior proteção dos edifícios contra o alagamento das fundações e a entrada de umidade nas paredes.

Além disso, as vantagens do metal sobre o plástico em termos de rigidez e resistência são muito importantes para as condições externas.

As características técnicas das calhas de aço permitem-lhes:

  • servir a partir dos 30 anos (com instalação e atendimento de alta qualidade);
  • resistir com sucesso a várias influências mecânicas;
  • fácil de tolerar a ação de substâncias agressivas e cáusticas.

Mas com todas as suas vantagens, o metal é pesado, o que não permite seu uso em edificações com alicerces leves. As estruturas de cobre são melhores do que o aço em termos de resistência à corrosão, mas a carga criada será ainda maior. De acordo com a GOST, o material galvanizado na forma de chapas finas, chapas de aço laminadas a quente e a frio, tiras laminadas a frio de baixo carbono e tiras de aço podem ser usados ​​para obter canos de esgoto de aço.

A configuração geométrica do sistema de drenagem também é importante. Então, uma calha retangular:

  • é capaz de melhorar a aparência da casa, desempenhando regularmente sua função;
  • permite a passagem de muito mais água do que as formas alternativas;
  • requer uma quantidade relativamente pequena de materiais;
  • supera outras formas em resistência ao estouro do gelo.

O único problema é o aumento da taxa de instalação, que não é muito significativo tendo como pano de fundo tais vantagens.

Uma calha quadrada pode lidar com muita chuva um pouco pior do que uma equivalente retangular. Basicamente, para a fabricação dessas peças, utiliza-se aço com camada protetora de polímero. Ao mesmo tempo, o custo total não é muito superior ao dos tubos redondos tradicionais. As calhas radiais devem ser instaladas principalmente em torres e outras estruturas com telhado redondo.Em todos os outros casos, eles não são necessários.

Variedade de materiais

A severidade das estruturas em calha de cobre obriga, apesar de suas vantagens técnicas, a escolher o tipo de metal galvanizado na maioria dos casos. Falando sobre a versão em plástico (PVC), é importante destacar que é imune à corrosão (como o cobre), além disso, é muito mais leve. Mas a ampla distribuição desses produtos é dificultada pela ocorrência de forte ruído quando as gotas atingem o plástico. Além disso, se a água no dreno de plástico endurecer, ela simplesmente estourará o tubo. Para aumentar a resistência à água ácida, muitas empresas aplicam um revestimento de polímero.

Estruturas de madeira ainda são usadas em alguns lugares, porque essa estrutura parece muito atraente. Mas chamar de prático provavelmente não funcionará, porque calhas de madeira:

  • destruída em 5-7 anos no máximo;
  • rapidamente fica coberto de fungos;
  • são caros;
  • diferem em serviço complicado.

Em edifícios de vários andares, podem ser encontradas calhas de concreto, mas esses elementos não são adequados para a construção de moradias privadas. Além de uma massa significativa, o bloco de cimento colapsa rapidamente com a água (não corrói, mas não há muita diferença em termos práticos).

Entre as opções disponíveis, não o último lugar é ocupado pela fabricação de modelos de garrafas... Uma durabilidade particular e alto desempenho não podem ser alcançados desta forma. Mas, pelo menos, esse sistema de drenagem cumpre com sucesso sua tarefa em edifícios secundários.

Cálculo de dimensões

A seção transversal (diâmetro do tubo) determina a eficácia do uso da calha em uma situação particular. Assim, uma grande estrutura retangular é economicamente ineficaz quando a quantidade de drenos é pequena. As dimensões exatas são determinadas dependendo das áreas efetivas das estruturas inclinadas. Para determiná-los, você deve primeiro multiplicar a lacuna entre os beirais e a cumeeira pela metade da altura total do telhado. O resultado é então multiplicado pelo comprimento da linha central da inclinação do telhado.

Quando a área total for 57 sq. m e menos, você pode se restringir a uma calha de 10 cm, ao longo da qual irá passar um tubo com um diâmetro de 7 cm. Em casos onde a inclinação varia de 57 a 97 sq. m, a largura das calhas é aumentada para 125 mm. Com um novo aumento do telhado (mas não mais de 170 m2), você pode limitar-se a um ralo de 15 cm. Ambas as últimas opções estão equipadas com tubos com uma seção de 10 cm. Diâmetro 200 mm ou mais é praticado principalmente em telhados muito grandes de edifícios de apartamentos.

De acordo com as normas do SNiP, o ângulo de inclinação do sistema de drenagem pode ser obtido da literatura de referência padrão. O valor médio, adequado para quase todos os casos, é de 2 mm por 1 hora da tarde. Mas pode haver situações em que tal indicador seja insuficiente. É necessário esclarecer isso na hora de escolher um tipo específico de cobertura e o método de sua organização.

O comprimento máximo é sempre considerado igual ao comprimento dos beirais, o número de sarjetas é calculado para todas as encostas separadamente.

Etapas de instalação

O trabalho de instalação pode ser executado tanto com a ajuda de profissionais como com as suas próprias mãos. Independentemente disso, as instruções do fabricante devem ser estritamente seguidas.

  • Se o dreno for feito sob encomenda, é aconselhável preparar desenhos para facilitar o trabalho de instalação.
  • A fixação geralmente é feita com ganchos. O sucesso final depende do tamanho dos colchetes escolhidos. Os suportes devem ser ligeiramente maiores em diâmetro do que a circunferência da calha, mas ao mesmo tempo o movimento livre do tubo deve ser excluído.
  • A instalação dos conjuntos de juntas de parede é realizada em intervalos máximos de 900 mm.... Esse requisito é baseado no padrão estadual e não pode ser evitado, independentemente do sistema instalado. Terminada a instalação dos fechos, é a vez dos funis. Sua disposição é determinada pela versão externa ou embutida do dreno.A inclinação da cobertura e sua área total também são levadas em consideração.
  • Conforme segue dos padrões, em uma área de telhado de até 10 sq. m. deve haver um único funil de canto. Se este indicador for ultrapassado, pelo menos duas peças são colocadas. Quando as bandejas são montadas no centro do sistema, a parte de plástico ou aço é cortada, o orifício é usado para instalar a vazante. É obrigatório para qualquer sistema de tubulação anexar bujões que correspondam ao formato do dreno. As calhas fixadas na parede são conectadas principalmente por meio de travas de tubo, os pontos de conexão são tratados com vedantes.
  • É necessário fixar o dreno em planos verticais com grampos. Para sua informação: primeiro a braçadeira é fixada na parede e só depois é criada uma seção da tubulação, e não vice-versa. Em alguns casos, você terá que instalar peças giratórias; fazê-los é importante porque economiza a área do fluxo de água e aumenta a eficiência de todo o sistema como um todo. A etapa final é anexar os joelhos de acabamento. Se for decidido coletar as chuvas que caem do telhado, as calhas são complementadas com recipientes especiais.
  • A fixação das calhas à chapa perfilada é realizada com elementos de cobre, aço revestido de zinco ou plástico. Estruturas de aço são recomendadas para telhados grandes. Quando o edifício é pequeno, é permitido o uso de plástico, que não é suscetível à ferrugem e é relativamente barato. As ranhuras semicirculares são feitas com ferramenta de laminação, pois todos os outros métodos não permitem a obtenção de uma superfície plana.

A fixação dos suportes de retenção da calha é realizada de maneiras como:

  • anexo à caixa;
  • retenção do lóbulo inferior do piso;
  • pressionando contra as vigas;
  • instalação em placa frontal do teto (simultaneamente com o restante do teto);
  • instalação em pinos de aço cravados na parede (quando não houver placa frontal); implica o uso de pregos.

O método é escolhido com base na situação específica e nas condições de instalação.

As próprias calhas são fixadas com braçadeiras, tendo em conta que a camada isolante da parede posterior deve ultrapassar 50 mm, e os fechos devem ser inseridos na parede 50-60 mm. Recuos menores são impraticáveis ​​e não confiáveis. Em qualquer caso, é necessário deixar um espaço entre o tubo e a parede. Quando um dreno de PVC é feito, a braçadeira não deve ficar muito próxima - assim que a temperatura mudar, rachaduras e mudanças nas dimensões começarão a aparecer.

O primeiro passo durante a obra é medir o perímetro da cobertura ao longo das cornijas. As calhas são colocadas, considerando cuidadosamente o ângulo de inclinação. As partes orientadas verticalmente do dreno são fixadas de baixo para cima. A marca deve ser fixada nas pinças inferiores. Cada peça, com mais de 200 cm, deve ser instalada em sua própria pinça especial.

Acontece que o telhado já está colocado e não há painel frontal. Isso não significa que será necessário desmontar toda a cobertura e refazer a obra. A placa deverá ser colocada bem baixa, fixando os suportes exclusivamente na caixa. O problema com essa solução pode ser devido à destruição da estrutura sob cargas de neve e gelo. Só na própria placa é necessário fixar o ralo ao terminar uma casa inacabada e ao usar uma película impermeabilizante com efeito anticondensação.

Se a reforma ou construção ainda estiver em andamento, basta colocar as placas sob o revestimento a ser instalado.

Eles ajudarão, sem esmagar o material, a remover os fechos com um alicate. Essa técnica garante a posterior instalação da calha mesmo muito tempo após o término da obra. Em outra versão, a placa frontal é projetada como parte do conjunto da cobertura, e os ganchos já estão fixados nela. Em superfícies de metal, ganchos relativamente curtos são retirados, mas de um material idêntico.

Calhas de plástico combinam bem com estruturas frontais de madeira. Na ausência total dessas estruturas, o equipamento de "muletas" de metal ou madeira vem em seu socorro. Já nessas peças, a calha é fixada por meio de vigas ou pinos. Em pequenas estruturas auxiliares, os ganchos são simplesmente aparafusados ​​na folha perfilada. Outra solução são os suportes que seguram a calha não por cima, mas por baixo e, portanto, são invisíveis.

Se o telhado for feito de metal, aproximadamente as mesmas abordagens são usadas para fixar tubos de queda.

A quantidade de eufemismo é selecionada individualmente, levando em consideração quais são as propriedades visuais da estrutura resultante. O espaçamento máximo dos suportes é de 90 cm, mas recomenda-se limitá-lo a 75 cm, as bordas das calhas devem ficar 20-25 mm abaixo da borda do telhado. A inclinação mínima para 1 metro linear neste caso flutua de 3 a 5 mm; a suavidade do declive é garantida colocando os suportes estritamente a uma determinada altura.

Como instalar o dreno por conta própria, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário