Base: funções e tipos de estruturas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais (editar)
  5. Dispositivo
  6. Como escolher?
  7. Como fazer isso sozinho?
  8. Adendo
  9. Belos exemplos

Nem todo mundo sabe e, o mais importante, entende por que o porão do prédio é necessário. Do ponto de vista técnico, um pedestal é um elemento estrutural que está localizado entre a fundação e a estrutura do edifício. Ele executa muitas tarefas.

Peculiaridades

Tecnicamente falando, um pedestal é a parte da fundação que está localizada acima do nível do solo. Seu principal objetivo é redistribuir uniformemente a carga nos apoios, a fim de aumentar a estabilidade da estrutura e uma longa vida útil.

O pedestal resolve uma série de tarefas importantes:

  • é a base para a construção da estrutura do edifício;
  • na presença de piso de cave, funciona como parede;
  • Na cave são montadas saídas de ar especiais, que funcionam como orifícios de ventilação, graças a isso a cave é bem ventilada e não apodrece sob a influência da elevada humidade e das baixas temperaturas;
  • a altura do pedestal protege os pisos do frio que vem do solo.

Tudo isto determina a especial importância da base para a resistência e durabilidade de toda a casa, pelo que a sua competente disposição é muito importante.

Se a superfície da cave não for recoberta com materiais de acabamento, logo se suja, o que pode ocasionar sua rápida destruição e deterioração do estado de fundação e pisos de toda a estrutura.

O material de revestimento protege a fundação de danos causados ​​por microorganismos fúngicos e mofo, e também evita o aparecimento de "colônias de insetos" sob a parte principal da casa.

É muito importante prestar especial atenção ao isolamento da cave, uma vez que as caves funcionam como um grande acumulador, sugando todo o calor do edifício, e mesmo um chão quente não pode impedir isso. E, além disso, o embasamento isolado é importante para manter a resistência da estrutura, já que em geadas severas, muitas vezes iniciam-se processos de erosão na fundação.

Um porão cheio de estilo pode se tornar a decoração de um edifício, um destaque que vai enfatizar a solução de design da fachada e o gosto impecável dos proprietários.

Visualizações

A cave desempenha um papel muito importante em todos os edifícios onde exista um piso correspondente ou uma cave ampla.

Em termos de estrutura, os pedestais são:

  • afundando;
  • caixas de som;
  • alinhado com a fachada externa.

A opção ocidental é a mais procurada, pois requer menos materiais para a sua disposição e, além disso, não inunda com a chuva, o que é muito rentável, pois permite abandonar a instalação de calhas. O fundo de afundamento, via de regra, é protegido por uma camada de impermeabilização eficaz, pois tolera melhor a chuva e o derretimento da neve, e dura muito mais tempo.

Puramente visualmente, o pedestal afundado parece que o topo do edifício se projeta acima do fundo, o que contribui para o fato de que uma dupla proteção contra a umidade é formada, de modo que o porão permanece seco.

O porão saliente parece mais esteticamente agradável, mas o arranjo requer a instalação obrigatória de sistemas de vazante adicionais ao longo da borda superior para proteger o porão da entrada de umidade.Nos últimos anos, a construção de moradias modernas praticamente abandonou os rodapés salientes, já que esta opção exige muito mais esforço, tempo e dinheiro para sua disposição e, além disso, tem uma resistência reduzida ao vento e à água do degelo, é propensa à corrosão e, como como resultado, mais rápido se desgasta.

Para ser justo, é importante notar o fato de que o isolamento térmico com tal organização da base é maior do que com outras opções.

E você também precisará fechar a camada de impermeabilização e instalar um mecanismo de drenagem para remover a água da chuva. Esta cave faz sentido se as paredes exteriores da casa de acordo com o desenho técnico forem muito finas. Ao mesmo tempo, parece bastante agradável esteticamente, dando a toda a estrutura uma monumentalidade tangível.

Mas os especialistas desaconselham fortemente a construção de um porão nivelado com a parede externa. Neste caso, os proprietários da casa não poderão protegê-la com uma camada de impermeabilização, o que significa que aumentará o risco de humidade excessiva nas zonas mais vulneráveis ​​e a estética deste projecto é “coxo” - a a fundação alinhada às paredes nunca causará uma impressão tão boa quanto uma de relevo.

Dimensões (editar)

O tamanho da cave é influenciado pelo tipo de fundação, a concepção geral da casa, os parâmetros básicos do solo, bem como a finalidade da cave - existem instruções especiais para isso. Por exemplo, se uma caldeira de aquecimento estiver localizada no porão de uma casa particular, o porão deve necessariamente ter acesso à rua.

Muitos proprietários de imóveis residenciais acreditam que, se não equiparem o porão, não haverá necessidade de o porão, e a fundação pode ser construída nivelada com o solo - e isso é uma grande ilusão. A principal tarefa da cave não é proteger a cave, mas isolar a fachada e os pisos do edifício do contacto com o solo. É para que a água subterrânea não suba por capilaridade através do concreto, entre a parte frontal e a parte de embasamento da parede, uma camada de impermeabilização, via de regra, material de cobertura, é obrigatoriamente colocada.

De acordo com os padrões, em uma casa particular comum, o porão deve elevar-se acima do solo a uma distância de cerca de 30-40 cm. Se a construção for construída de madeira, faz sentido aumentar o porão - 60-70 cm , e se a casa tiver um piso de cave, então a cave deve subir 1,5-2 metros acima do nível do solo - é esta altura que dá o máximo cumprimento às normas existentes. A altura da base não depende de forma alguma do material com o qual está equipada, seja pedra, tijolo ou opções de blocos de concreto - quaisquer revestimentos sofrem com a água igualmente.

É muito importante ter em consideração a zona natural e climática, nomeadamente: a temperatura média na estação fria, bem como a precipitação média. Se você está planejando apenas construir uma casa, a altura aproximada do porão pode ser calculada empiricamente - para isso, ao longo de vários anos, você precisará medir a profundidade da cobertura máxima de neve e, em seguida, encontrar o valor médio e adicione 10 cm a ele.

De acordo com o SNiP atual, a altura mínima da base deve ser de 20 cm, porém, do ponto de vista prático, esse parâmetro deve ser maior.

É claro que a disposição de um subsolo alto vai custar mais caro, pois exige mais custos para a concretagem. No entanto, este é apenas o caso quando a economia deve ficar em segundo plano, priorizando a força da base e o alto desempenho.

Vamos descobrir por que a altura é tão importante e o que o tamanho da base afeta.

O principal é que o grau de proteção de todo o edifício e suas instalações internas de fatores ambientais adversos e danos mecânicos dependerá de suas dimensões. Ao mesmo tempo, você precisa definir a altura com sabedoria, uma vez que cada centímetro extra aumentará significativamente o custo total da construção.Além disso, é importante concentrar-se na proteção da parte inferior da fachada do gelo, colocando uma camada de isolamento térmico de alta qualidade por fora ou por dentro.

Se você tiver alguma dificuldade em calcular a altura ideal do porão, entre em contato com um especialista. A sua ajuda, via de regra, não é gratuita, mas é melhor gastar o dinheiro extra no bom planeamento da casa do que depois dar somas muito maiores para a sua reconstrução.

Materiais (editar)

Para a construção da parte inferior do edifício, via de regra, é utilizado um dos seguintes materiais:

  • pedra - distingue-se pela resistência, mas requer isolamento térmico de alta qualidade;
  • tijolo é o material mais comum para organizar pedestais;
  • concreto - dá boa estabilidade a edifícios de vários andares;
  • blocos de espuma e gás - permitem que você construa uma base o mais rápido possível, higroscópico;
  • Blocos FBS - possuem alta margem de segurança, são utilizados em construções de vários andares.

A escolha de um material adequado é feita com base na documentação do projeto existente. Vamos nos deter nas vantagens e desvantagens de cada um dos materiais listados.

Uma pedra natural

A pedra é um material de acabamento bastante caro. Ao mesmo tempo, é caracterizado por maior resistência e durabilidade. Este tipo de acabamento de rodapé é relevante há várias décadas, e apenas o material de granito e revestimento de mármore ou calcário podem competir com ele.

Naturalmente, é utilizada uma versão não natural da pedra; para a disposição da cave, são produzidas lajes recortadas com uma superfície texturizada, nas quais as saliências decorativas são preservadas para dar um aspecto natural.

Rodapés feitos de pedra natural parecem muito elegantes e originais. Essa fundação é ideal para casas particulares e chalés construídos em estilo clássico ou inglês. Ao mesmo tempo, o processo de instalação de um porão de pedra é bastante trabalhoso e requer muito esforço, tempo e dinheiro e, além disso, requer equipamento profissional, que não está disponível em todas as casas, então hoje esse porão é bastante uma raridade.

Tijolo

A base de alvenaria é considerada a opção mais popular, tem um custo relativamente baixo e a instalação em si não apresenta grandes dificuldades para quem tem pelo menos uma habilidade mínima na construção e acabamento.

Na prática, são utilizadas várias opções para a disposição dessas fundações, que se baseiam na combinação de diversos materiais. Assim, uma superfície de tijolo, via de regra, não é a aparência final, ela pode ser pintada ou rebocada. É importante ter em mente que apenas tintas de silano-siloxano são usadas na decoração da base; elas se diferenciam pela boa higroscopicidade e protegem de forma confiável a base da penetração de água.

Gesso também deve ser usado especialmente projetado para trabalhos de fachada. Para a disposição da cave, utiliza-se tijolo da marca M-50, a alvenaria mínima é de 4 fiadas.

Blocos de concreto

Este material também é popular em trabalhos de construção devido à resistência e estabilidade de tal base.

Os padrões atuais impõem requisitos estritos sobre o peso dos blocos usados: ao fazer alvenaria manual, não deve exceder 100 kg, e ao usar alavancas especiais de metal ou madeira, um peso de bloco de 500 kg é permitido.

Esta opção é talvez a única adequada para a disposição de uma cave - ou seja, nos casos em que a cave não é apenas uma cave, mas sim um espaço de habitação real.

Ao colocar tal material, é necessário levar em consideração:

  • o uso de reforço para aumentar a estabilidade do edifício;
  • derramar a camada inferior com concreto;
  • a necessidade de isolamento térmico da base;
  • o enchimento é feito em etapas em várias etapas, evitando a formação de costuras em qualquer direção.

Base monolítica

Com a utilização de betão, também é equipado um embasamento monolítico, tal obra assenta na construção de uma moldura de fôrma, onde é vazada argamassa de cimento, após a qual se obtém o endurecimento 2 em 1: tanto a fundação como a base ao mesmo Tempo.

Ao mesmo tempo, para projetar tal pedestal, fibra de vidro corrugada, tapetes de borracha e outros materiais são freqüentemente colocados na fôrma, o que dá ao pedestal uma grande variedade de texturas.

Após o endurecimento do concreto, a fôrma é retirada, a superfície é limpa, os vazios são fechados e os defeitos externos são removidos, em seguida, é coberto com uma tela de reforço e aplicado um acabamento.

Bloco de espuma

Um porão de bloco de espuma é outra opção para organizar uma fundação de concreto.

Este material se distingue por uma estrutura porosa, que se deve à peculiaridade do endurecimento do agente espumante, e areia, cimento e água, misturados com tecnologia especial, também fazem parte dos componentes.

Via de regra, esse revestimento se parece com uma barra externamente, mas às vezes é produzido em outras versões: com pontas, ranhuras e semelhantes.

Os blocos de espuma são ideais para a disposição da parte inferior da fachada, pois são muito duráveis ​​e estáveis, mas ao mesmo tempo têm um peso reduzido (14-20 kg), e graças às suas dimensões, todo o trabalho pode ser executado no menor tempo possível.

De notar que a utilização deste tipo de estruturas de betão requer vapor e impermeabilização obrigatórios na fase de preparação.

Madeira

Esta opção raramente é usada e, via de regra, é popular em ecovilas, onde os moradores preferem a madeira como principal material de construção. Com esta opção de arrumação da cave, utilizam-se toros totalmente redondos ou uma barra com secção de 15x15 cm ou mais.

Dispositivo

O dispositivo de cave é um processo que combina várias etapas importantes: equipamento do sistema de ventilação, impermeabilização, construção da própria cave e seu acabamento.

Ventilação

O nível de umidade no porão é sempre alto. Isso se deve ao fato de que a umidade e a evaporação sobem da base do solo, que, sem saída, passam a se depositar na superfície das estruturas portadoras do conhecimento. Isto tem um efeito bastante prejudicial nas propriedades operacionais deste último, provoca corrosão do metal e apodrecimento dos suportes de madeira, o que reduz significativamente a sua vida útil. Infelizmente, esta está longe de ser a única consequência da umidade. O ar em porões e porões é um ambiente ideal para o crescimento de fungos e bolores que ameaçam a vida. Esses microrganismos levam ao desenvolvimento de doenças alérgicas e broncopulmonares, pois durante a inalação entram nos pulmões de uma pessoa, tendo o efeito mais destrutivo sobre eles.

É por isso que a questão da ventilação de quartos do tipo fechado, especialmente porões, é sempre de particular relevância. A ventilação da cave é organizada de duas formas: natural e forçada.

A ventilação natural envolve o arranjo de aberturas especiais, ou seja, orifícios que facilitarão a livre circulação do ar. A ventilação deste tipo é fornecida devido à diferença de temperatura entre o ar dentro e fora do porão. Dependendo do design da base / pedestal, o dispositivo de ventilação pode ser diferente. Por exemplo, se a cave for construída de concreto monolítico, então durante a instalação da fôrma, pequenas seções de tubos de amianto são colocadas antecipadamente, cujas dimensões dependem diretamente do tamanho da sala ventilada.

As aberturas são fechadas com grades especiais que evitam que ratos, camundongos e outros roedores se acomodem no porão de um prédio de apartamentos. Essas grades são geralmente feitas de materiais poliméricos.

Não há normas que regulem a quantidade e o tamanho dos dutos de ar, então os proprietários de uma casa particular devem planejar as aberturas de ventilação por conta própria, com base em dados da rosa dos ventos, flutuações sazonais de temperatura e precipitação. No entanto, qualquer construtor profissional pode escolher o número ideal de dutos de ar e sua localização, com base em sua experiência com sistemas de ventilação em edifícios de diferentes tipos.

A ventilação forçada tem um mecanismo de ação ligeiramente diferente e um escopo de uso diferente. Este método é ideal para grandes porões onde a circulação natural do ar é ineficaz.

Para garantir a ventilação de tais espaços, os tubos de ventilação são colocados na caixa, que sai do telhado. Sua altura não deve exceder o nível da cumeeira. Para salas muito grandes, uma opção é usada em que o tubo de ventilação de entrada é montado no nível do porão, e a saída - acima do nível da cumeeira, enquanto os ventiladores são instalados em ambos os tubos.

A engenharia deu um grande passo em frente atualmente, e é por isso que o mercado oferece uma ampla variedade de sistemas automatizados de ventilação forçada associados a sensores de umidade no porão. Graças ao funcionamento de tais sistemas na cave, é excluído qualquer aumento do nível de humidade acima do estabelecido, o sistema inclui a remoção intensiva do ar nos casos em que o indicador atinge um nível crítico.

Aquecimento

A temperatura do ar em cômodos individuais de todo o edifício, especialmente aqueles cujas paredes estão voltadas para a rua, depende em grande parte da alfabetização da disposição do porão. E, em geral, o microclima em um edifício residencial é formado em grande parte devido ao grau de isolamento do porão. Isso não é surpreendente, pois a base / pedestal está em contato direto com o solo, suportes de sustentação e o solo.

Se não foi dada atenção suficiente ao isolamento térmico durante a disposição das fundações, a sala ficará fria e úmida.

O isolamento de alta qualidade do porão neutraliza o efeito das pontes frias e leva a uma economia de calor significativa, que chega a 15-20%. Esta etapa é tão importante, pois pelo menos 15% do calor dos alojamentos pode passar pelas paredes do porão, como resultado, ocorre o congelamento da fundação e das estruturas de suporte. Como resultado, os materiais começam a se deteriorar e o ar no porão torna-se úmido e "rico" em mofo, bolor e musgo. Além disso, uma característica de muitas regiões da Rússia é a estrutura argilosa do solo, o solo é caracterizado por um alto grau de levantamento e, em condições de baixas temperaturas, ocorre um fenômeno chamado "levantamento de gelo" - o solo aumenta, o que muitas vezes causa deformação e deslocamento da estrutura do edifício. O isolamento térmico será capaz de prevenir este processo e, consequentemente, reduzir os riscos de distorções e afundamento de estruturas.

O porão pode ser isolado tanto por dentro como por fora.

O isolamento executa as seguintes tarefas:

  • contribui para a formação de um microclima favorável;
  • protege a fachada do solo e da umidade sedimentar atmosférica;
  • minimiza o risco de sedimentação de condensado em elementos de apoio de madeira da fundação;
  • estende a vida útil da casa como um todo.

Do ponto de vista prático, o isolamento interno e externo do porão dá o mesmo resultado. A única diferença reside apenas no aspecto de todas as estruturas como um todo - o isolamento do exterior envolve acabamentos, o que torna a cave mais atractiva e estética.

Os materiais de isolamento térmico usados ​​devem necessariamente atender a uma série de requisitos:

  • baixa condutividade térmica - é deste parâmetro que depende principalmente a propriedade de reter o calor na divisão;
  • higroscopicidade - o revestimento não deve absorver água, pois mesmo sua concentração mínima degrada significativamente os parâmetros operacionais do isolamento e encurta a vida útil;
  • alta resistência à compressão - permite que o revestimento tolere bem a pressão exercida pelo solo.

Todos os requisitos acima são mais bem atendidos por materiais de placa. bem como moderno isolamento pulverizado.

Impermeabilização

Existem muitas opções para providenciar uma impermeabilização eficaz; condicionalmente, podem ser divididas em vários tipos. Pode ser:

  • penetrante;
  • colagem;
  • quadro;
  • impermeabilização do revestimento;
  • arranjo de um anel de argila;
  • drenagem.

Um anel de argila é formado na parte da fachada, que fica logo abaixo do nível do solo. Para fazer isso, a composição de argila é misturada e assentada, após o que a base deve ser amarrada ao redor de todo o perímetro do porão a uma profundidade de cerca de 20-30 cm. Além disso, a argila é compactada tanto quanto possível e polvilhada com areia e brita.

A área cega e a drenagem também são métodos eficazes de impermeabilização de um porão. Ao mesmo tempo, para o nível mais baixo do embasamento, é instalado um tubo de drenagem, através do qual as águas subterrâneas serão desviadas.

A área cega difere em sua localização - ela se encaixa exatamente no local onde a camada superior do solo está em contato com o pedestal.

A largura da zona cega é de cerca de 1 metro, por via de regra utiliza-se asfalto ou betão, que são colocados ao longo do perímetro da estrutura do edifício. Ao mesmo tempo, é muito importante equipar uma boa vedação dos locais em que a base está em contato com a área cega. O mastique de uretano é adequado como selante. Esta estrutura deve necessariamente estar localizada com uma ligeira inclinação.

Esses dois métodos são considerados os mais fáceis e rápidos em termos de sua disposição.

A impermeabilização colada baseia-se na utilização de materiais em rolo feitos de betume ou polímeros sintéticos, que são colados em várias camadas, menos frequentemente fundidos. Em alguns casos, membranas multicamadas ou isospan podem ser usados. O número mínimo de camadas é 2, sendo necessário formar uma sobreposição de 15-25 cm.

De acordo com os construtores profissionais, este método requer uma preparação preliminar da superfície e uma aderência estrita ao regime de temperatura durante o trabalho.

As vantagens deste método são óbvias:

  • preço baixo;
  • plástico;
  • segurança ambiental;
  • alta aderência a superfícies de pedra, bem como a concreto e madeira;
  • simplicidade e facilidade de instalação.

Todo o trabalho pode ser realizado de forma independente, sem o uso de equipamento profissional.

Porém, nem tudo é tão perfeito - a impermeabilização da colagem tem suas desvantagens. A superfície deve ser pré-limpa e especialmente preparada: nivelada e seca. Além disso, a resistência à tração dos materiais laminados levanta grandes dúvidas e, sob a influência de fatores externos desfavoráveis, tais revestimentos começam a deformar-se e tornar-se inutilizáveis.

Como o nome sugere, a impermeabilização do revestimento é feita com materiais de revestimento - na maioria das vezes são usados ​​mastiques betuminosos e poliméricos, a borracha líquida é considerada uma opção mais moderna. Esta impermeabilização é ideal para rodapés de tijolo e concreto.

Este revestimento é caracterizado por maciez e estrutura uniforme, ausência de costuras e boa resistência à água. Ao mesmo tempo, tais materiais são caracterizados por um curto período de uso - após 5 a 7 anos estão cobertos por fissuras.

O vidro líquido pode se tornar uma boa alternativa às composições listadas - este é um material inovador que tem tido a maior demanda entre os usuários nos últimos anos. Este isolamento é fácil de aplicar, amigo do ambiente, resistente a temperaturas extremas e soluções ácido-base.

O isolamento interno permite o uso dos mesmos materiais e métodos que o isolamento externo, por exemplo, geotêxteis e materiais em rolo protegerão efetivamente o pedestal da umidade interna. A escolha pode ser interrompida em outros compostos: bicroelast, eurorruberoid ou hydrostekloizol.

No entanto, materiais em folha também podem ser usados. Eles devem ser preferidos em regiões com invernos com neve ou em casas perto de zonas de inundação durante o degelo da primavera. A lâmina impermeabilizante resiste a grandes volumes de água sob alta pressão. Neste caso, é necessário utilizar aço com espessura de pelo menos 4 mm.

Como escolher?

O mais durável e resistente, do ponto de vista técnico, é a cave, equipada com betão armado monolítico, uma vez que apenas são utilizados cimento da mais alta qualidade e areia de rio sem impurezas. A estrutura de tal base é reforçada com reforço.

E aqui o material mais barato é o tijolo. Não menos popular é um pedestal feito de blocos de concreto, que são conectados uns aos outros com argamassas de concreto.

Para as casas térreas, a pedra natural é mais usada, que pode ser serrada ou "selvagem". A alvenaria realiza-se apenas com argamassa de cimento, visto que ao dispor um embasamento deste tipo, torna-se necessário selar hermeticamente todos os furos existentes entre as pedras para que toda a estrutura seja um todo.

Quanto ao desenho da cave, depende diretamente das características da fundação e não vice-versa. O parâmetro prioritário na construção de uma casa é a fundação, e a disposição da cave é, embora importante, mas de importância secundária.

Se, com a ajuda da fundação, a fachada for elevada a uma altura considerável, na qual o contato da parede com a água do degelo é completamente excluído, então podemos supor que o problema do embasamento já foi resolvido. É esta a situação que surge quando se erguem as fundações do tipo estacas e colunares, enquanto a cave serve de vedação para o espaço por baixo da casa e não existem requisitos especiais para a sua resistência e impermeabilização.

É por isso que, na maioria dos casos, a disposição da cave se reduz à compra de material de acabamento - aqui há uma grande escolha: do revestimento ao granito natural. Este tipo de base é dita decorativa e será um grande equívoco utilizá-la como vedação para enchimento no interior da areia, uma vez que a base só pode desempenhar as funções de suporte se a estrutura tiver alicerce próprio e se caracterizar por elevada resistência ao tombando.

Se a parte da cave for colocada sobre uma fundação em faixa, então combina as funções de barreira e de suporte de apoio, neste caso a impermeabilização e o isolamento desta parte da casa são obrigatórios.

Se a casa for construída sobre estacas de parafuso, o revestimento deve ser preferido.

Como fazer isso sozinho?

Para construir um pedestal, são necessárias ferramentas especiais:

  • pá;
  • tanque de diluição de cimento;
  • misturador de concreto ou chave de fenda;
  • espátula;
  • pincel ou rolo;
  • centímetro ou fita métrica.

Via de regra, os artesãos caseiros constroem sozinhos uma base de tijolos. Todas as outras opções requerem uma abordagem mais profissional, por isso nos deteremos em mais detalhes neste tipo de trabalho. Para a alvenaria, é necessário adquirir tijolos, cimento, areia, bem como impermeabilizantes, mástique e primer à base de betume.

O esquema de trabalho aqui é o seguinte:

  • seque a base equipada e trate sua borda superior com um pincel com primer;
  • ao longo da borda do primer, é necessário aplicar uma camada de mástique, em seguida fixar o impermeabilizante e enrolá-lo para um melhor encaixe, e em seguida reaplicar a impermeabilizante;
  • dispor a primeira fila de alvenaria nos cantos, em seguida, utilizando um centímetro ou fita métrica, medir a conformidade do tamanho do embasamento para a exatidão do cumprimento do projeto, enquanto o desvio admissível não deve ultrapassar 3 cm;
  • misture a argamassa de areia-cimento;
  • com a ajuda de uma talocha, assentar a argamassa sobre a alvenaria de canto, a seguir colocar a primeira fiada de alvenaria em todo o perímetro, cobrir com uma camada de argamassa e reforçar a malha de reforço nesta;
  • realizar camadas subsequentes de alvenaria.

Dica: o trabalho será mais rápido e fácil se você puxar a corda ao redor do perímetro - isso permitirá que você construa camadas uniformemente e sem desvios dos parâmetros de alvenaria exigidos. Aliás, para decorar o nó, usa-se uma tira de rodapé.

Adendo

Quando olhamos para casas particulares e chalés, cujas paredes estão localizadas bem acima do nível do solo, às vezes não é tão fácil adivinhar que se trata de um porão. Se for forrado com alta qualidade, pode parecer muito decorativo e esteticamente agradável.

O acabamento do porão pode ser feito de duas maneiras:

  • os revestimentos de acabamento são fixados diretamente na superfície da base;
  • uma caixa de vigas ou um perfil de metal é instalado, ao qual são montados elementos decorativos.

Mais frequentemente usado para revestimento:

  • pedra - é decorativa e resistente a danos mecânicos, tal revestimento requer a utilização dos serviços de profissionais;
  • painéis de plástico - a indústria moderna produz painéis que imitam a cor e a textura dos materiais naturais (madeira, pedra e minerais), a instalação dessas placas é feita sobre uma moldura pré-equipada e pode ser feita por nossa conta;
  • Ladrilhos cerâmicos - oferecidos em uma grande variedade de cores e tonalidades, permitem criar qualquer padrão e enfatizar idealmente o cuidado do exterior;
  • gesso - como regra, são utilizadas variedades decorativas de gesso destinadas ao exterior.

A última opção de acabamento é a mais orçamentária.

Cabe a você decidir que tipo de pedestal será, o principal é que ele protege o edifício de forma confiável, e sua estética é um agradável bônus à resistência e eficiência.

Belos exemplos

O pedestal, como parte importante de qualquer exterior, necessita de acabamento decorativo. Aqui estão alguns exemplos de opções de design elegantes e estéticas.

Não é necessário realçar o pedestal da fachada, os designers permitem a utilização de um material, por exemplo, tijolos de acabamento ou tapume.

O reboco é uma opção da moda. O principal é usar um material resistente à umidade, por exemplo, o terrazita. Sua vantagem é a possibilidade de escolher qualquer tonalidade de acabamento que pode ser atualizada a qualquer momento, entretanto, o reparo de tal revestimento terá que ser feito mais de uma vez.

Outro tipo de acabamento de base / plinto são os painéis, amplamente representados em qualquer loja de ferragens. Esta é uma opção comum que imita perfeitamente as texturas naturais.

O acabamento de tijolos de clínquer é uma solução bastante cara, mas vale a pena.

O grés porcelânico tem um aspecto esteticamente agradável.

      Enfrentar o porão com uma pedra é uma opção ainda mais cara, no entanto, se você quer que sua casa seja realmente luxuosa, deve pagar por essa despesa.

      Dicas para preparar a base - no próximo vídeo

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário