Fachadas ventiladas de casas: dispositivo e instalação

Contente
  1. Características e propósito
  2. Design: prós e contras
  3. Elementos básicos: tipos e propriedades
  4. Abertura de ar
  5. Variedades de sistemas
  6. Fabricantes e inovações
  7. Regras para calcular materiais
  8. Métodos de instalação
  9. Belos exemplos

A decoração exterior de uma casa ou edifício passa a um nível de qualidade mais recente e superior a cada ano. Hoje, os proprietários de casas e prédios particulares estão usando cada vez mais fachadas ventiladas para revestir suas casas. Esta é uma forma bonita e prática de decorar a sua casa que quase qualquer pessoa aguenta.

Características e propósito

Se nos voltarmos para a definição de uma fachada ventilada, então, é caracterizado como um sistema completo constituído por vários componentes.

  • Carcaça de metal. Ele é fixado diretamente nas paredes de suporte de forma que uma bolsa de ar permaneça entre as placas de revestimento e a camada de isolamento. Por esse motivo, esse tipo de construção é denominado ventilado.
  • Camada de isolamento... Via de regra, usa-se lã mineral. Os mestres aconselham a não utilização de poliestireno ou poliestireno expandido como isolantes, pois apresentam baixo nível de absorção de ruído e barreira de vapor.
  • Placas de revestimento ou blocos... Eles podem ser feitos de grés porcelânico, fibrocimento e outros materiais.

Fachadas ventiladas são amplamente utilizadas na Rússia devido a uma série de propriedades distintas e únicas. Essa tecnologia foi emprestada de colegas ocidentais e é amplamente utilizada em nosso país com sucesso. Eles são instalados tanto em casas particulares comuns quanto como revestimento externo de edifícios, por exemplo, supermercados, shopping centers. Seus méritos são difíceis de ignorar.

Suas propriedades protetoras devem ser destacadas. Via de regra, a fachada ventilada é feita de materiais hidrofóbicos duráveis ​​que protegem perfeitamente as paredes e o próprio edifício da umidade e das mudanças de temperatura. Se alguma parte do vapor d'água vazar entre as fendas, ela será absorvida por uma espessa camada de drenagem. O revestimento suspenso tem pelo menos 25-30 anos. A vida útil depende do material selecionado. Se for utilizado grés porcelânico, a vida útil garantida é de pelo menos 50 anos.

Este sistema apresenta uma série de características distintivas em termos de qualidades de isolamento térmico. Essa fachada não permite que as paredes aqueçam e, como resultado, o interior não sobreaquece. O quarto é sempre confortável: moderadamente quente e não quente. Devido à sua facilidade de instalação, os reparos cosméticos externos podem ser feitos muito rapidamente. E uma grande variedade de materiais oferece um número ilimitado de opções para a criação de um projeto de construção exclusivo.

É impossível não mencionar suas propriedades de isolamento acústico. Devido ao entreferro, tal fachada é capaz de conter um nível de ruído bastante alto. Em combinação com vidros triplos ou duplos, essas paredes proporcionam um nível ideal de silêncio em uma cidade barulhenta. Os materiais que integram o sistema de fachadas ventiladas com dobradiças são resistentes ao fogo e não permitem a propagação do fogo.

Design: prós e contras

Nos últimos anos, o número de projetos de edifícios residenciais, organizações públicas, instituições de ensino com a instalação de uma fachada ventilada aumentou dez vezes. Como outras estruturas de revestimento, a fachada ventilada apresenta uma série de vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração durante sua instalação e posterior operação.

Existem algumas desvantagens nessa estrutura de fachada, mas elas existem.Em primeiro lugar, os especialistas observam que o sistema de montagens de estrutura metálica para fixação pode degradar a uniformidade da barreira térmica de ar. O metal não retém calor, por isso é necessário colocar uma camada mais espessa de isolamento. Isso é especialmente importante para as regiões do norte do país.

Com um cálculo analfabeto do coeficiente térmico dos materiais, o isolamento térmico será pobre. Por este motivo, podem surgir vários problemas que requeiram outra injeção de dinheiro. Se falamos de isolamento, também há uma série de nuances. Ao longo do uso de longo prazo, ele passa por uma série de mudanças: encolhimento e afinamento.

Para que esta estrutura cumpra bem as suas funções, os mestres aconselham a colocação do material isolante como um "bolo". A primeira camada consiste em um isolamento mais macio e solto, e a próxima é mais rígida e densa.

O desenho da fachada ventilada implica a presença de um pequeno entreferro e ranhuras estreitas. Durante a chuva ou um degelo ativo da primavera, a umidade entra facilmente nas bolsas de ar. Isso leva ao inchaço e espessamento da lã mineral, bem como ao aparecimento de mofo na casa ou apartamento. Para evitar tais consequências, é necessário colocar uma película impermeabilizante especial para barreira de vapor. O lado financeiro da questão também é importante. A instalação de uma fachada ventilada é um pouco mais cara do que a fixação de painéis laterais convencionais. Este preço é obtido devido à grande quantidade de cálculos e ao material utilizado.

Se falamos de prós, vale a pena começar pela versatilidade das fachadas ventiladas. Devido à sua facilidade de instalação, pode ser utilizado em edifícios e estruturas de qualquer tipo. Esta estrutura é instalada muito mais rapidamente do que o revestimento convencional, pois não requer o preparo inicial das paredes para a instalação.

Se qualquer placa de revestimento estiver deformada (lascada ou quebrada), é fácil e simples de trocar. Não é necessário remover todos os painéis da linha.

Ventfacade é uma excelente proteção contra intempéries para uma construção. Devido ao sistema de ventilação exclusivo, os fluxos de ar não permitem que o vapor de água se acumule, "expulse" o excesso de calor em um dia quente e também retêm o calor interno do edifício devido à bolsa de ar. Esta fachada pode render em 10-15 anos de uso, sujeita a uma instalação de alta qualidade de acordo com todas as normas e regulamentos. O proprietário do prédio gastará muito menos dinheiro para mantê-lo aquecido.

Em uma casa particular com aquecimento próprio, muito menos gás ou outro combustível será necessário para manter uma temperatura confortável nos quartos. Não são necessários fundos adicionais para manter o verniz. Se compararmos o número de aspectos positivos e negativos da fachada de ventilação, então podemos dizer com segurança que é excelente para as condições climáticas da Rússia e atenderá adequadamente toda a sua vida operacional garantida.

Elementos básicos: tipos e propriedades

A fachada ventilada apresenta uma estrutura clara composta por vários elementos. É muito importante que o instalador esteja apto a trabalhar com todos os tipos de materiais e conheça suas propriedades físicas. Caso contrário, um funcionário inexperiente pode cometer um grande número de erros graves que podem afetar significativamente o resultado final. O primeiro e mais básico elemento é o muro de arrimo. Seus parâmetros técnicos determinam a escolha do projeto, que será instalado no futuro.

  • Desvio de paredes vertical e horizontalmente de um eixo reto... Muitas vezes, você tem que trabalhar com um edifício onde a fundação está inclinada ou as paredes têm uma estrutura irregular. Nesse sentido, é necessário selecionar um sistema de fixação especial que não aumente a carga sobre a estrutura.
  • Material usado para a construção da instalação... Hoje, as casas e edifícios são construídos com vários materiais de construção: tijolo, madeira, blocos de espuma e outros.Têm uma composição diferenciada e determinados parâmetros técnicos que devem ser tidos em consideração na instalação de uma fachada ventilada.
  • Grau de desgaste paredes e estruturas de suporte de carga.

Se você deseja melhorar a fachada de um edifício construído com tijolos antigos e em ruínas, é necessário usar materiais leves e, ao mesmo tempo, duráveis. Eles vão "segurar" as paredes e evitar que desmoronem ainda mais.

O segundo elemento da fachada de ventilação é uma subestrutura ou subsistema. Isso inclui os seguintes elementos:

  • colchetes;
  • perfil de rolamento;
  • materiais auxiliares (ângulos de fixação, âncoras, buchas, parafusos e outros).

Com a ajuda desses elementos, é criada uma treliça forte, na qual o isolamento e o material de revestimento são posteriormente fixados. Graças a ele, é criado o espaço de ar ou bolsas de ventilação muito necessárias. E também nenhuma solução de cola é necessária para fixar as placas da fachada, o que representa uma economia de custos significativa. Hoje existe uma produção de pranchas de madeira e metal. A escolha do material depende da construção, do isolamento e das lajes de revestimento.

A próxima camada é isolante de calor. Inclui uma camada de isolamento que executa as seguintes funções:

  • protege as paredes do congelamento, a formação de uma crosta de gelo, geada;
  • não permite que a umidade destrua a estrutura da casa por dentro;
  • mantém o calor dentro do prédio;
  • fornece isolamento acústico adicional na sala.

É melhor usar lã mineral como aquecedor - é um material incombustível. Não absorve umidade, é fácil de usar e faz seu trabalho perfeitamente. Em regiões mais frias, uma gaxeta de paronita é freqüentemente colocada na frente de uma camada de material isolante, que desempenha uma função de ruptura térmica. O isolamento adicional ajuda a evitar o aparecimento das chamadas pontes frias.

O quarto elemento no sistema de fachada ventilada é a membrana à prova de vento. É necessário para conter a umidade e evitar que penetre em outras camadas.

No mercado você pode encontrar um isolamento que já tenha uma camada desse filme, mas é melhor comprar separadamente (as lacunas entre as placas também devem ser "cobertas").

O próximo link neste projeto é o entreferro. Aqui ele desempenha um papel fundamental, pois graças a ele cria-se um efeito de tração. Os fluxos de ar circulam uniformemente sob o material de revestimento e evitam que a umidade se acumule na superfície do isolamento e na película protetora. E também participa da troca de calor entre o ambiente e o próprio edifício. Graças à folga, a perda de calor no inverno é significativamente menor.

O elemento final do sistema são as placas de revestimento. Podem ser fabricados em diversos materiais: grés, grés porcelânico, mármore e outros. Os painéis de fachada são selecionados de acordo com o tipo de edifício, a condição de suas paredes (grau de dilapidação) e outras preferências estéticas (cor, forma, estrutura). O revestimento tem as seguintes funções:

  • protege o edifício das influências externas: quedas de temperatura, chuva, neve e outros;
  • oculta o isolamento e outras comunicações, se houver;
  • melhora o aspecto do edifício, além de lhe conferir um aspecto moderno e bonito.

Abertura de ar

Um dos aspectos importantes de uma fachada ventilada é o entreferro. Em primeiro lugar, você precisa entender suas principais funções, como:

  • ajuda a equalizar a pressão exercida na fachada do edifício durante fortes furacões ou fortes rajadas de vento;
  • uma bolsa de ar ajuda a conter o calor dentro do edifício;
  • a abertura de ventilação não permite que as gotas de chuva penetrem no interior. As paredes do edifício estão sempre secas;
  • graças ao seu sistema "capilar", a fachada é destruída. A este respeito, o vapor de água não permanece no interior, o que reduz o risco de formação de mofo e bolor;
  • o entreferro ajuda a ocultar toda a aspereza e irregularidade da superfície das paredes. Essa fachada é especialmente relevante para edifícios antigos.

Existem vários documentos normativos que indicam o valor mínimo do gap de ventilação. A folga de ar entre o isolamento e os painéis de revestimento deve ser de pelo menos 2–2,5 cm. A distância pode diminuir ou aumentar dependendo da regularidade da parede ou das características climáticas da região. O principal é que seja suficiente para o funcionamento normal da camada de drenagem. Existem também distâncias muito longas - 10-13 cm.

Os mestres aconselham que a folga não ultrapasse 15 cm, uma vez que não cumprirá a sua função principal - o isolamento térmico.

O cálculo é feito com base em parâmetros como:

  • a área de uma folha ou laje do revestimento da fachada;
  • sua espessura.

Se houver costuras abertas em cada lado do painel, a folga deve ser de - 5 cm, desde que o material de revestimento tenha 0,2–1 cm de largura e a área de superfície de uma laje individual tenha 0,3–0,4 metros quadrados. m, e com uma área menor - 3 cm. No caso de apenas juntas abertas horizontais ou verticais, a distância do entreferro deve ser de 4 cm, quando a largura também é 0,2-1 cm e a área de superfície de um painel é 0,3–0,4 sq. m.Com uma área menor, a folga de ventilação deve ser de 2 cm.

Um ponto importante no cálculo da distância entre o revestimento e o isolamento é a segurança contra incêndio. No curso de física da escola, todos se lembram que o fogo só queima onde há oxigênio. Uma vez que existe um fluxo de ar entre as lajes da fachada, o que pode criar um efeito de tração como em um fogão russo, pode criar uma situação que contribui para a propagação do fogo por todo o edifício. Portanto, quanto maior a largura da bolsa de ar, maior o risco para a estrutura durante um incêndio. A este respeito, é necessário instalar uma barreira especial que irá restringir os fluxos de ar e evitar a propagação de chamas. Se a lacuna for pequena (2-3 cm), não é necessário.

Variedades de sistemas

Hoje o mercado está transbordando com uma variedade de materiais para a instalação de uma fachada ventilada. Eles variam em preço e qualidade. A este respeito, três grupos são convencionalmente distinguidos, os quais diferem na política de preços. Esta é apenas uma lista básica de sistemas usados ​​em fachadas ventiladas. A cada ano surgem placas ou painéis de revestimento cada vez mais perfeitos e versáteis, que podem agradar com sua estética, excelentes propriedades físicas e um preço agradável.

  • Uma opção de orçamento. Ele usa materiais baratos. A estrutura de metal é feita de perfis de alumínio ou zinco. Lã de vidro ou lã de escória é usada como um aquecedor. O revestimento também é simples. Isso pode ser ladrilhos de pedra falsa, painéis de madeira, vinil ou revestimento de alumínio.
  • Opção de preço médio. Via de regra, aqui são selecionados produtos com preço médio, ou alguns materiais são mais caros e outros são mais baratos. Por exemplo, a moldura pode ser em aço galvanizado, o isolamento é escolhido a um preço médio, e como revestimento - folha perfilada ou perfil metálico. Ou, pelo contrário, poupam numa moldura com isolamento e adquirem um azulejo de fachada de maior qualidade em materiais compósitos.
  • Uma opção cara. Aqui, materiais de alta qualidade são selecionados para maximizar a vida útil da fachada de ventilação. Se, por exemplo, esta é uma casa particular e o proprietário deseja fazer redecoração externa o mínimo possível, a preferência será dada a uma estrutura de aço com pulverização anticorrosiva, isolamento de alta qualidade - lã mineral, penoplex e compósito ladrilhos (são especialmente resistentes a ambientes externos agressivos).

Vale a pena entender o fato de que a escolha dos componentes deve ser baseada no material com o qual as paredes são construídas. Se for concreto aerado, todos os materiais selecionados devem ser leves. Para uma casa monolítica ou de tijolos, quase qualquer projeto é adequado.

Os artesãos classificam as fachadas ventiladas de acordo com o tipo de laje utilizada.

  • Revestimento de fibrocimento. Este é um dos tipos de revestimento mais comumente usados. É composto de cimento, fibra de vidro, celulose e plástico. As placas têm uma longa vida útil e são um excelente isolante térmico adicional devido à sua estrutura densa. Eles têm uma bela textura, bem como uma grande paleta de cores. São produtos ecologicamente corretos, não emitem substâncias tóxicas para a atmosfera quando aquecidos. Outra característica positiva desse revestimento é o peso ajustável. Os fabricantes podem fazer lajes mais leves e mais finas para edifícios dilapidados para reduzir a tensão nas paredes e fundações de suporte de carga. Existem poucas desvantagens significativas - a capacidade de absorver umidade e, como consequência, aumentar o peso em 4–6% da massa total.
  • Enfrentando imitação de pedra natural ou tijolo... Essa opção é prática e sempre na moda. Este material de fachada vai durar muito tempo. É feito de uma mistura de cimento, gesso e aparas de pedra. Não absorve umidade, é leve e vem em uma variedade de cores.
  • Painéis Compostos de Alumínio... Deve-se notar desde já que se trata de um revestimento multicamadas, que consiste em várias camadas de alumínio, celulose ou plástico. As qualidades negativas incluem o preço alto e a capacidade de arranhar a camada de tinta. As vantagens de tais lajes de fachada são muitas, a saber:
    • têm excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico;
    • não corroa;
    • não suscetível aos raios ultravioleta, ácidos alimentares e soluções alcalinas;
    • excelente relação peso e resistência, as placas são muito fortes e rígidas na estrutura;
    • não absorva umidade;
    • não queime.
  • Lajes de Algomerato. É um dos materiais de revestimento mais duráveis. Ele contém apenas ingredientes naturais: granito e lascas de mármore. Pela sua estrutura, é um material muito durável e confiável, pois a telha não se presta aos efeitos dos fenômenos atmosféricos na forma de chuva, granizo, neve, vento forte. Se falamos sobre a textura, então ela pode ser áspera e lisa. A paleta de cores é muito diversificada e irá deliciar o comprador com uma grande seleção.

Este revestimento tem muito peso, por isso os artesãos recomendam a fixação dessas placas apenas em uma estrutura de aço.

  • Painéis frontais de vidro. Esse tipo é mais freqüentemente encontrado em grandes centros comerciais ou shoppings. Eles adicionam um charme e beleza especiais, tornando o edifício ultramoderno, moderno e arejado. Este tipo de revestimento possui lados positivos e negativos. As vantagens incluem a fachada espetacular, confiabilidade e resistência e baixo peso. As desvantagens dos painéis de fachada de vidro incluem, tais como:
    • forma-se condensação durante o período frio;
    • a necessidade de limpeza mensal, caso contrário haverá manchas na superfície por gotas de chuva ou outras precipitações;
    • se as lajes estiverem mal fixadas ou o prédio desabar, elas podem quebrar e formar lascas de vidro, que são muito traumáticas
  • Painéis de madeira natural... O revestimento de madeira está no mercado há muito tempo e é apreciado pelas suas qualidades únicas. Em primeiro lugar, é um material amigo do ambiente que não faz mal ao homem. Esses painéis "respiram" e têm excelentes propriedades de isolamento térmico. Os painéis de madeira tornam o edifício ou a casa mais confortável e agradável à vista.

A única desvantagem de tal fachada é que muitas vezes deve ser tratada contra pragas de insetos, coberta com uma solução protetora contra mofo e bolor.

Fabricantes e inovações

A fachada ventilada é uma tecnologia de revestimento de edifícios adotada recentemente. Ela já conseguiu se estabelecer no mercado e receber feedback positivo dos consumidores.Hoje, existem mais de 150 empresas na Rússia que se dedicam à produção dos materiais componentes necessários (fixadores, telhas de revestimento, isolamento e outros), seu cálculo para edifícios com posterior instalação.

Se falamos de empresas individuais, uma das mais famosas é White Hills. Esta empresa está envolvida na produção de painéis de revestimento de pedra usando tecnologia de fundição por vibração. Eles se estabeleceram como fornecedores e fabricantes de produtos de qualidade que ajudarão a implementar qualquer ideia de design. E também possuem um sistema único de fixação de lajes de fachada. Graças a ele, a umidade não é retida nas bolsas de ar, e o ar está em constante circulação.

White Hills garante que seus produtos durarão pelo menos 40 anos. As fachadas ventiladas de White Hills também são apreciadas no exterior.

Alucobond, uma empresa da Suíça, não é inferior em qualidade. Seu produto são painéis sanduíche de metal multicomponentes, também chamados de alucobond. É um material de construção durável que pode durar pelo menos 40-50 anos sem reparo ou qualquer outra intervenção. Devido às suas propriedades de plástico, esses painéis são fáceis de cortar e "encaixar" na forma da parede. São muito duráveis, não corroem, não reagem a ácidos alimentares e soluções alcalinas.

O design deste material de revestimento tem muitas opções. Os painéis apresentam uma vasta gama de cores, podendo também imitar várias superfícies (mármore, madeira, cromo e outros). Os consumidores observam que eles são fixados de forma fácil e rápida e não criam tensão adicional na fundação e nas paredes de suporte. As desvantagens do Alucobond incluem o seguinte:

  • o material emite substâncias tóxicas durante a queima;
  • em caso de substituição, é necessário remover vários painéis adicionais.

Os produtos da empresa Nord Fox são muito apreciados. Produz todos os componentes necessários para a instalação de uma fachada ventilada, bem como painéis de revestimento de alta qualidade. Eles estão instalados em edifícios privados e em centros comerciais de vários andares. Os produtos da fachada stroy distinguem-se pela beleza e estética dos azulejos da fachada. Ela é apreciada por uma grande seleção de texturas e texturas do material, além de um preço acessível.

Estou satisfeito com os produtos da Scanroc. Oferece uma ampla gama de materiais a um preço atraente. O Japão é um dos países mais avançados tecnicamente. As empresas japonesas também se destacaram na produção de painéis de fachada. As telhas japonesas são painéis solares que armazenam energia solar e a convertem em eletricidade.

Este tipo de fachada é muito caro, mas compensa em cerca de 5 a 6 anos de uso.

Regras para calcular materiais

De acordo com as regras e normas das obras de construção e acabamento, todos os cálculos dos materiais componentes são realizados mesmo na fase de projeto de um edifício ou casa privada. Mas, na prática, é um pouco diferente. Acontece que o proprietário quer melhorar o estado externo e interno do edifício instalando uma fachada ventilada, onde também é necessário um cálculo preliminar dos elementos necessários.

Você pode fazer um cálculo independente e entrar em contato com especialistas se tiver pouca experiência neste assunto. A segunda opção é mais simples e melhor, pois uma pessoa receberá dados precisos: o número de estruturas de fixação, a espessura e a densidade do isolamento (tudo depende da umidade da região e dos parâmetros técnicos térmicos da edificação), como bem como a quantidade de material de revestimento. No caso de você querer economizar dinheiro, quase qualquer pessoa pode fazer frente a esta tarefa.

Primeiro, você precisa fazer um diagrama de construção, onde serão indicados parâmetros como altura, largura e comprimento. Para não medir com as próprias mãos, pode utilizar o mapa técnico do edifício, onde estão indicados todos os valores. Além disso, por operações matemáticas simples, a área das paredes é encontrada.Como as janelas e portas não são cobertas por uma fachada ventilada, seu quadrado é subtraído da área total da superfície das paredes.

Se a estrutura tiver uma forma incomum ou complexa, para simplificar os cálculos ela é dividida em figuras simples (quadrado, retângulo).

Tendo aprendido os parâmetros necessários, você pode começar a calcular o material. Vale a pena começar com uma barreira de vapor. Sua quantidade é igual à área da superfície das paredes. Além disso, você precisa adicionar 20-30 cm de cada borda à sobreposição nos cantos para obter um revestimento uniforme. A quantidade de isolamento corresponde exatamente à área. Não há necessidade de deixar mesadas.

O principal parâmetro em sua escolha será o coeficiente de densidade e a espessura de uma placa. Cada região da Rússia tem suas próprias características climáticas, então esses valores são muito importantes. Onde predomina um clima continental úmido, os artesãos aconselham o uso de uma camada mais densa e mais espessa, mas a abertura de ventilação deve ser pequena para que menos umidade entre. Isto se deve ao fato de que a lã mineral absorve umidade e aumenta seu peso, e consequentemente aumenta a pressão em 1m² da superfície da parede.

Não se esqueça de construir fungos para fixar o isolamento. Seu número é medido a uma taxa de 5 a 6 peças por 1 folha.

O material de revestimento é igual à área das paredes, mas vale a pena acrescentar algumas lajes em caso de refugo ou recorte. Quanto maior o edifício, maior o estoque deve ser (aproximadamente 5-7% do total). O cálculo da estrutura metálica será um pouco difícil. Isso se deve ao fato de que a frequência dos cruzamentos depende do tipo e do peso das lajes ou painéis da fachada.

Os mestres recomendam usar uma moldura com uma margem: quanto mais forte for o material, mais tempo durará.

Métodos de instalação

A tecnologia de instalação da fachada de ventilação é bastante complicada. Para fazer tudo certo com as próprias mãos, você precisa fazer todo o trabalho passo a passo e sem pressa. Como dizem os mestres, somente dentro de um ano após a instalação todas as falhas e imprecisões serão reveladas: o ladrilho da fachada pode cair, um pedaço de isolamento pode cair se estiver mal fixado. Todo o trabalho é dividido em várias etapas.

  • Trabalho preparatório. A primeira coisa a fazer é cercar a área com placas de advertência para a segurança de outras pessoas. Esta regra se aplica principalmente a grandes edifícios localizados em áreas movimentadas da cidade. Em seguida, é feita uma inspeção nas paredes. Todas as falhas e o estado das estruturas de suporte são revelados. É necessário desmontar todos os acessórios que irão atrapalhar o trabalho futuro. O lixo é removido, o gesso velho é raspado. A superfície está preparada para a instalação da subestrutura (estrutura metálica ou madeira).
  • Governando as paredes. Nesta fase, você precisará de uma fita métrica, laser e barbante. Eles ajudarão a fazer as regras sem curvaturas e desvios. Em primeiro lugar, é indicada a linha horizontal inferior, que servirá de guia para definir o nível mais baixo do material de revestimento. Além disso, com a ajuda de uma corda, os eixos verticais e horizontais são feitos em ângulos retos com a mesma distância um do outro.

Nos locais onde se cruzam, são fixadas as chamadas balizas - são os futuros locais de fixação de travas de vigas, cavilhas e suportes de madeira.

  • Instalando suportes que irão segurar a estrutura de metal... Para isso, os furos são feitos nos pontos designados por meio de uma perfuradora. Deve-se notar que o martelo perfurador não é adequado para todas as paredes. Se eles são feitos de blocos de concreto aerado ou tijolos porosos, então você precisa usar uma furadeira com uma furadeira especial. Em seguida, um pino é inserido.
  • Instalação de uma estrutura metálica. É fixada com parafusos auto-roscantes. Aqui é feita a chamada malha, na qual a lã mineral será colocada como um quebra-cabeça. Na mesma fase, são montados corta-fogos, necessários para bloquear a livre circulação dos fluxos de ar.Eles evitam que o fogo se espalhe ao longo do perímetro externo do edifício. Deve-se notar que o comprimento do furo deve ser alguns milímetros mais longo. Em seguida, com o auxílio de âncoras, os suportes são fixados.
  • Colocação de isolamento... Antes de isolar as paredes, elas devem ser pré-tratadas com uma solução especial que evita o aparecimento de mofo e bolor. As folhas de isolamento são colocadas na "grade" acabada da moldura da parede. São fixados por meio de buchas com tampa específica na extremidade para que o material não escorregue ou caia. Uma película impermeabilizante é colocada no topo.

É muito importante que suas bordas se sobreponham em pelo menos 15 cm, caso contrário o efeito desejado não será alcançado. Os mestres aconselham começar a colocar folhas de isolamento de baixo para cima em uma direção horizontal. Portanto, haverá menos lacunas e inconsistências entre o material.

  • Instalação de lajes de revestimento. Primeiro, os trilhos de suporte são instalados. Em cima deles, são fixados perfis nos quais serão penduradas lajes ou painéis de fachada. O perfil deve ser adequado ao tipo de material da fachada, pois cada um deles possui seus próprios parâmetros especiais: peso, espessura, entre outros. O material de revestimento é fixado com rebites especiais ou parafusos auto-roscantes. É necessário manter a mesma distância entre as juntas das placas. Para a resistência da estrutura, o quadrado de ladrilhos no interior é fixado com uma fechadura de metal adicional.
  • Instalação de pistas. Depois de instalar a fachada, você pode prosseguir para as inclinações da janela e inclinações na loggia ou varanda.

Belos exemplos

Existem muitas opções de design possíveis para uma fachada ventilada. O principal é que a beleza se alia à funcionalidade sem comprometer a construção. Esta imagem mostra uma combinação de cores vibrantes que atualiza o edifício e o torna mais atraente.

Uma casa particular também pode ser incomum e moderna. Aqui existe uma combinação de dois tipos de placas de revestimento: grés porcelânico e metal. Nas regiões do norte do país, a fachada ventilada costuma ser feita com isolamento de duas camadas, o que impede o surgimento de "pontes frias".

A presença de duas camadas não afeta a aparência do edifício de forma alguma.

As lajes da fachada podem ter formas e texturas completamente diferentes. Este exemplo mostra uma boa combinação de uma forma hexagonal e uma superfície de vidro. A estrutura parece muito impressionante e incomum. Atenção especial deve ser dada ao design não padronizado do telhado. Os ladrilhos não foram colocados de forma clara ao longo do contorno da casa, mas um pouco mais altos. Por conta disso, todo o prédio parece mais arejado e claro.

Tal edifício será lembrado para sempre pelos residentes desta cidade. Aqui é mostrada uma combinação bem-sucedida de formas, cores e texturas. Janelas redondas e ornamentação arredondada na fachada ventilada criam um visual futurista que você sempre desejará ver.

Para as características de instalação e marcação de fachadas ventiladas, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário