Métodos modernos de decoração exterior de uma casa de campo
O teatro começa no cabideiro e a casa começa na fachada. É pela aparência do edifício que os hóspedes têm a primeira e, por vezes, a mais forte impressão dos proprietários. Essa é a cara da casa, enfatizando o estilo individual de seus proprietários. Ao mesmo tempo, o papel do exterior não se limita de forma alguma à decoração - protege a casa, ajuda a prolongar a durabilidade das estruturas principais e a preservar o calor.
Requisitos de fachada
Os exteriores estão sujeitos a uma ampla variedade de critérios de avaliação de qualidade. Vamos considerar o mais importante deles.
Projeto
Qualquer fachada deve ser uma estrutura arquitetônica elegante e bem reconhecida, que evocará emoções positivas daqueles ao seu redor com sua estética e harmonia. A decoração de uma casa localizada dentro dos limites da cidade deve necessariamente obedecer ao conceito de urbanismo geral e ser combinada com a aparência do ambiente.
Mesmo que uma casa esteja instalada no centro histórico de uma metrópole, ela ainda deve ser moderna.
Se um edifício privado está sendo construído no território de uma comunidade de chalés fechados, então, em alguns casos, os proprietários são obrigados a cumprir o conceito geral de projeto do assentamento. Este ponto deve ser esclarecido antes do início das obras.
Funcionalidade
Qualquer fachada deve ser protegida de forma confiável contra as condições climáticas adversas, incluindo chuva, neve, vento e queda de raios, e também servir como pára-raios. O projeto deve permitir a ventilação da casa e a livre circulação do ar, contribuindo para a formação de um microclima favorável nos alojamentos.
A fachada deve participar na remoção do excesso de umidade e condensação, que apareceu como resultado da atividade humana, para o exterior. A decoração externa deve absorver os sons estranhos e evitar que todo o barulho da rua entre na casa.
Vidraças
As janelas da fachada do edifício devem contribuir para a maior insolação do interior. O projeto deve ser calculado com um pouco de sombreamento, pois só neste caso é possível retirar o excesso de calor e proporcionar um nível de iluminação de alta qualidade na casa.
Características de desempenho
A fachada deve ter um design que não seja sujeito a contaminação e também possa ser autolimpante. É permitida a utilização de materiais que possam ser fácil e rapidamente limpos com água e detergentes convencionais.
Em caso de deformação de alguns elementos do exterior, o revestimento deve proporcionar a possibilidade de reparação imediata e pontual, sem substituir todo o revestimento como um todo. A fachada precisa ser organizada de forma que a qualquer momento seja possível fazer alterações no seu desenho. Isso será útil, por exemplo, se um espaço não residencial for convertido em um espaço para hóspedes.
Os acabamentos externos devem ser projetados da forma mais durável possível, de modo que não exijam reparos frequentes, como pinturas anuais. A fachada deve estar efetivamente integrada com os sistemas de comunicação da engenharia dos edifícios, em particular, com ventilação.
Critérios de construção
Quaisquer elementos da fachada são revestidos tecnologicamente de forma fácil e rápida.O sistema deve ser distinguido pela alta resistência - resistência a quaisquer mudanças na estrutura básica. Por exemplo, ao encolhimento natural das paredes.
Segurança
O exterior deve proteger eficazmente a casa de fatores naturais adversos e todos os tipos de radiação, por exemplo, radiação ultravioleta. Deve ser resistente a danos mecânicos. A proteção contra a queda de crianças e adultos, bem como de itens internos, é muito importante. Por isso, no planejamento de obras de fachada, atenção especial deve ser dada ao cálculo da altura do guarda-corpo das janelas, do nível de envidraçamento, dos parâmetros dos corrimãos e demais elementos.
A fachada e seus elementos individuais não devem desmoronar. É ideal se estiver equipado com um sistema de saída de emergência, por exemplo, uma escada de incêndio. Os materiais de que são feitas as fachadas devem ser resistentes à combustão. A propósito, atenção especial deve ser dada aos requisitos de segurança contra incêndio.
Para aumentar a resistência ao fogo na estrutura de qualquer fachada, são fornecidos sistemas de difusão do fogo, que evitam a rápida propagação das chamas ao longo das paredes e tectos.
Idealmente, os materiais que decoram a parte externa da casa devem suportar temperaturas em torno de 1000 graus.
Escolha do método de acabamento
A indústria da construção oferece uma ampla seleção de todos os tipos de materiais. Junto com isso, as tecnologias também estão se desenvolvendo. A opção de revestimento a dar pode depender de um grande número de fatores. Uma variedade de métodos de acabamento é permitida. Eles são convencionalmente divididos em "úmidos" e "secos".
No primeiro caso, utilizam-se misturas adesivas e gessos impermeáveis. Com este método de disposição do exterior, são usados aquecedores com alta higroscopicidade, na maioria das vezes à base de espuma de poliestireno.
A fachada pode ser equipada sem isolamento térmico. No entanto, essa abordagem é praticamente uma coisa do passado. O isolamento térmico colado (SST) é considerado a opção de isolamento mais comum atualmente. Esta tecnologia assume um acabamento "úmido". Ao mesmo tempo, todas as camadas funcionam em um único complexo umas com as outras, e a própria fachada pode ser chamada de um verdadeiro composto de isolamento térmico.
Na estrutura geral do CCT, existem 7 camadas de base e nenhuma delas pode ser desprezada. Caso contrário, o revestimento sob o "casaco de pele" rachará rapidamente ou simplesmente não esquentará. Normalmente, a composição dos componentes em uma fachada "molhada" é assim:
- Cola;
- material de isolamento térmico;
- revestimento impermeável áspero;
- malha de reforço;
- camada impermeabilizante;
- mistura de primer;
- gesso decorativo.
Cada camada é um elo importante que garante o funcionamento eficaz de todo o sistema. Claro, qualquer um de seus elementos pode ser adquirido e montado separadamente. No entanto, muitos fabricantes de fachadas "úmidas" oferecem soluções prontas que incluem todos os componentes necessários da "torta".
As vantagens de uma fachada molhada são óbvias:
- o preço relativamente baixo de tal acabamento;
- facilidade de instalação;
- boa manutenção do revestimento;
- a capacidade de usar para fachadas com uma abundância de elementos arquitetônicos complexos;
- Também existem desvantagens;
- a tecnologia não pode ser usada para casas de madeira e estruturas de moldura;
- o trabalho de instalação é realizado somente em temperaturas acima de 5 graus;
- a superfície da parede deve ser preparada e nivelada na fase de preparação para o revestimento;
- a camada externa tem baixa resistência ao impacto;
- uma fachada rebocada requer ajustes regulares.
Uma fachada "seca" é mais simples, mas também tem suas próprias nuances. Esta tecnologia consiste em revestir o edifício a partir do exterior com torneamento, entre as ripas das quais é montada uma camada de isolamento. O material de isolamento térmico é coberto com uma película à prova de vapor e, em seguida, as paredes são costuradas com matéria-prima de acabamento.
Via de regra, para isso, as paredes são revestidas com revestimento de PVC, painéis SIP, clínquer. Na disposição dessas fachadas, fica um pequeno vão entre a espuma e o revestimento principal, que forma um vão de ar e contribui para uma melhor ventilação da residência.
Graças à moldura, o revestimento de acabamento esconde de forma confiável pequenos defeitos nas paredes, além de permitir evitar a limpeza preliminar e o nivelamento da superfície. Uma grande vantagem da tecnologia é a possibilidade de realizar trabalhos em qualquer época do ano e em qualquer temperatura, e além disso, todos os trabalhos podem ser feitos manualmente, mesmo sem muita experiência em construção e decoração.
As fachadas "secas" são divididas em leves e pesadas. A primeira opção envolve o revestimento com materiais leves. Na maioria das vezes, são placas ou pequenos painéis de plástico. Esses materiais são fixados firmemente na estrutura com ferragens ou simplesmente pregados.
Uma técnica difícil envolve o revestimento com revestimentos de grande porte - são placas de pedra ou grés porcelânico. Ao mesmo tempo, requisitos bastante elevados são impostos à resistência geral e durabilidade da estrutura, uma vez que os pisos terão que suportar um peso novo e bastante tangível.
A vantagem da tecnologia leve é sua disponibilidade e a capacidade de usar materiais baratos. Mas as pesadas possibilitam a implementação de soluções arquitetônicas complexas e elegantes. As avaliações dos usuários indicam claramente que essas fachadas se distinguem por sua durabilidade e resistência ao desgaste. No entanto, o custo de tais exteriores também é alto.
Tipos de materiais e recursos de aplicação
Na escolha dos materiais adequados para o revestimento, deve-se partir de considerações de praticidade, confiabilidade, estética da fachada e custo dos materiais. Muitas pessoas preferem opções de baixo orçamento - essa mudança é fundamentalmente errada.
Qualquer economia na qualidade dos materiais ao criar uma fachada em alguns anos resultará em uma nova rodada de custos para seu reparo e manutenção da funcionalidade.
Além disso, uma fachada de alta qualidade permite aumentar significativamente o isolamento térmico de um edifício, e todos os custos do seu equipamento começarão a ser compensados já no primeiro inverno, reduzindo os custos de aquecimento.
Os materiais utilizados para a disposição dos exteriores devem atender aos seguintes critérios:
- inflamabilidade, falta de capacidade de autoignição;
- a força do revestimento, sua resistência ao desgaste;
- resistência ao desbotamento e outras mudanças na cor sob a influência de raios ultravioleta brilhantes;
- resistência às flutuações de temperatura;
- simplicidade e boa velocidade de instalação;
- conjunto completo com os componentes necessários;
- o custo total dos materiais e das obras de instalação da fachada.
Vamos considerar as principais vantagens e desvantagens dos materiais de acabamento mais populares.
Gesso
A maneira mais popular e simples de decorar rapidamente uma casa e mudá-la quase irreconhecível. O mercado moderno oferece uma ampla seleção de gessos que desempenham não só uma função decorativa, mas também protetora, até o isolamento e a resistência ao fogo. Você pode escolher a composição ideal para paredes feitas de qualquer material - madeira, tijolo, blocos de espuma e blocos de silicato de gás ou concreto de madeira.
A lista de vantagens é bastante impressionante:
- aparência atraente - a escolha de tonalidades de gesso é muito ampla, portanto não é difícil escolher exatamente a cor que mais reflete o conceito arquitetônico e de design do edifício;
- higroscopicidade - a fachada contém elementos de barreira hídrica e de vapor, que são montados antes da aplicação de uma massa fina, portanto não permite a passagem de água e mantém o interior seco;
- o gesso é resistente às oscilações de temperatura, mantém sua funcionalidade tanto nas geadas de inverno quanto no calor do verão;
- o revestimento não desbota sob exposição constante à radiação UV;
- absorve perfeitamente os sons, formando um bom isolamento acústico;
- facilidade de instalação - qualquer artesão doméstico vai lidar com o reboco com as próprias mãos, isso não requer muita experiência de trabalho ou equipamento profissional;
- acessibilidade - as composições de gesso mais simples distinguem-se por um preço baixo, também existem opções mais caras proporcionais aos tipos de acabamentos mais caros.
Também existem desvantagens:
- a probabilidade de rachaduras e lascas ao longo do tempo;
- descamação frequente da camada de revestimento;
- o aparecimento de manchas na superfície como resultado da influência de fatores humanos naturais.
Para fins de justiça, deve-se observar que cada uma das deficiências listadas é o resultado de uma instalação incorreta. Se o reboco for executado de acordo com todas as normas, o revestimento servirá fielmente por muitos anos.
Pedra natural e artificial
Em termos dos seus parâmetros decorativos externos, bem como do grau de durabilidade e resistência, a pedra compara-se favoravelmente com quaisquer outros materiais utilizados no revestimento de fachadas. A pedra natural é cara, então a maioria dos proprietários equipam apenas parte do exterior com ela - eles fazem o revestimento de cantos e porões, combinando com outros tipos de revestimento, ou usam um substituto artificial - é mais barata e pesa muito menos.
As vantagens da pedra natural são inegáveis:
- durabilidade - uma vez gasto na compra e assentamento da pedra, você pode esquecer com segurança a fachada por muitas décadas;
- design elegante - graças à combinação de diferentes tipos de pedra, é perfeitamente possível incorporar quase qualquer conceito de design e a casa sempre terá um aspecto extremamente elegante e caro;
- a pedra é um material ecológico;
- higroscopicidade e resistência a todos os tipos de intempéries;
- boa resistência ao desgaste e resistência a danos mecânicos de pequena e média força.
As desvantagens estão associadas ao alto custo do material e seu alto peso, esse revestimento pode ser usado para novos edifícios com paredes fortes que podem suportar tensões adicionais. Mesmo a pedra artificial, que é muito mais leve do que a pedra natural, cria pressão, o que muitas vezes leva à deformação do piso.
Tijolo
O tijolo se tornou um dos materiais mais comumente usados para decoração de fachadas para implementar as idéias do design clássico e inglês no exterior. E aqui não estamos falando de um simples tijolo de construção, mas de sua variedade - o material de revestimento. Dependendo da tecnologia de produção, existem diversas variedades.
Clinker
É feito de tipos de argila com maior plasticidade por queima e prensagem de longa duração. Para dar a tonalidade necessária, pigmentos especiais são adicionados ao material. As vantagens de tal revestimento são longa vida útil e alta resistência. Esse material apresenta resistência ao gelo, suportando temperaturas de até -50 graus e ao mesmo tempo mantém suas propriedades operacionais após 300 ciclos de congelamento e descongelamento.
O tijolo é resistente à radiação ultravioleta, tem boa higroscopicidade, não requer manutenção especial. Além disso, esse revestimento é amigo do ambiente, uma vez que é feito de materiais naturais, não contém substâncias nocivas e tóxicas. As desvantagens incluem peso, capacidade de fabricação da instalação e um custo bastante elevado.
Cerâmica
Este é um tijolo simples, que também é feito de argila com a tecnologia de queima. A decoração utiliza a modificação do revestimento, que se distingue pela durabilidade, isolamento térmico, elevada absorção de ruído, resistência aos raios UV e ao vento. É um material seguro e ecologicamente correto que tem um preço relativamente baixo.
As desvantagens incluem a geometria muitas vezes irregular e inclusões visualmente perceptíveis de calcário claro, que, à medida que a umidade é absorvida, adquirem um tom escuro e se destacam por sua heterogeneidade. Do ponto de vista da operação, as desvantagens incluem a possibilidade de derramamento e até mesmo destruição, caso ocorram erros na escolha de uma solução de fixação ou na instalação de um revestimento e o trabalho não tenha sido executado corretamente. O tijolo cerâmico absorve até 10% de umidade, o que reduz significativamente sua resistência a baixas temperaturas.
Hiperprimido
Esse produto é produzido pressionando cimento, rocha de concha e componentes adicionais especiais. Este tipo de tijolo está em muitos aspectos à frente da cerâmica em seus parâmetros técnicos, a saber:
- é caracterizado pela resistência e durabilidade;
- tem linhas e formas claras;
- resistente à geada e umidade;
- caracterizado pela facilidade de instalação.
A desvantagem óbvia de tal material é sua capacidade de mudar sua cor original com o tempo, bem como seu grande peso, o que cria certos obstáculos durante o transporte e transporte de produtos.
Azulejos e lajes
Os materiais para ladrilhos utilizados na decoração de exteriores estão disponíveis no mercado em várias versões. Vamos considerar cada um deles.
Grés porcelânico
Este material é obtido a partir da argila natural com adição de quartzo, verga e água pela tecnologia de prensagem a seco. Este revestimento difere de todos os outros em sua excepcional resistência e praticidade, e em seus parâmetros personalizados, não é de forma alguma inferior à pedra natural.
Vantagens:
- resistência a choques mecânicos e abrasão;
- durabilidade;
- 100% de resistência à umidade, o material não absorve água;
- resistência às flutuações de temperatura e suas manifestações extremas;
- invariabilidade de aparência durante todo o período de uso;
- Uma vasta selecção de tonalidades e texturas, nas lojas encontra acabamentos que imitam vigas redondas de madeira, pedra natural ou alvenaria, são comuns os revestimentos foscos, polidos e vidrados.
As desvantagens são óbvias - são alto peso e alto custo, bem como a complexidade de instalação de tal revestimento.
Aglomerado de cimento
O componente básico do CBPB é o cimento Portland, cuja participação chega a 65%. A estrutura inclui ainda cavacos de madeira com uma participação de 24% e aditivos químicos, graças aos quais o material torna-se durável e resistente a danos mecânicos.
Os componentes da placa são obtidos por prensagem prolongada, podendo a superfície obtida a partir desse processamento ser pintada e rebocada imediatamente após a instalação, sem preparação prévia do revestimento.
Os principais parâmetros operacionais do DSP são altos:
- o material é seguro para pessoas e animais de estimação;
- não absorve água;
- libera vapor para o exterior, evitando a formação de condensado;
- absorve bem o ruído e sons estranhos;
- mesmo em condições de alta umidade, não apodrece e não altera suas características;
- resistente a mudanças de temperatura e condições climáticas adversas.
Os fabricantes garantem que os painéis de partículas aglomeradas com cimento são resistentes à combustão. Mas muitos consumidores questionam esse fato, acreditando que um material contendo madeira não pode ser resistente ao fogo.
Cerâmica
Este material ganhou grande popularidade devido às suas propriedades decorativas e operacionais extremamente altas. Os ladrilhos de fachada diferem dos destinados a trabalhos de interior pela menor porosidade, pelo que a absorção de água torna-se praticamente mínima.
É um revestimento resistente e durável com boas propriedades de resistência ao fogo e às intempéries. Além disso, o material é leve, podendo ser montado nas paredes de todos os tipos de casas.
Concreto
É feito de cimento, areia de quartzo e cargas especiais.Esse material é caracterizado pela resistência ao desgaste, resistência e resistência. Ele não absorve umidade nem deforma sob a influência da luz solar escaldante, e seus preços são acessíveis para o russo médio.
A desvantagem está associada a um alto percentual de defeitos na produção - casos em que produtos com geometria imprecisa são vendidos em lojas ocorrem em todos os lugares. Essas telhas são usadas apenas para fachadas secas.
Madeira
Hoje em dia, poucas pessoas usam diretamente os blanks de uma casa de toras, toras, tábuas. Há muito que foram substituídos por forro, eurolining e revestimento de madeira, criados a partir de uma barra por secagem e processamento com impregnações especiais. A principal vantagem é um design elegante e um alto nível de compatibilidade ambiental de tal revestimento. Diante do eurolining resiste às oscilações de temperatura, não colapsa sob a influência da precipitação e mantém seu aspecto estético durante todo o período de utilização.
No entanto, isso é possível apenas se tal revestimento for regularmente mantido e tratado com impregnações especiais que protegem o material de mofo, bolor, insetos e decomposição, e também conferem qualidades de resistência ao fogo.
Painéis e cassetes
O tapume é muito popular para arranjar fachadas. É um material moderno relativamente barato e ao mesmo tempo fácil de usar. Distingue-se pela boa decoratividade e uma grande variedade de tonalidades, incluindo imitações de madeira e texturas de pedra natural. A vida útil do revestimento é de 30 anos, é ideal para o acabamento de qualquer superfície e para o refinamento de um edifício antigo. O material está disponível em várias subespécies.
Vinil
É produzido com base em cloreto de polivinila. Tem um longo prazo de utilização, apresenta resistência às oscilações de temperatura, bem como ao fogo, corrosão de metais e raios ultravioleta. Difere em leveza, o que facilita muito o transporte e a instalação dos painéis.
Entre as desvantagens, um aumento do coeficiente de expansão linear é observado. Isso é importante para a instalação de quaisquer estruturas e mau isolamento térmico. Além disso, em caso de defeitos no revestimento, parece problemático substituir um elemento separado da fachada.
Metal
Disponível em aço inoxidável ou alumínio. Neste caso, o metal é coberto com uma camada durável de revestimento de polímero. O alumínio raramente é usado na decoração - isso se deve ao seu alto preço. Mas as placas de aço são bastante populares na disposição de exteriores; para isso, é melhor usar placas galvanizadas ou revestidas de metal.
Vantagens do revestimento de metal:
- maior força e resistência a danos mecânicos;
- durabilidade - a vida útil dos painéis chega a 50 anos;
- resistência às flutuações de temperatura;
- inflamabilidade fraca;
- resistência a condições climáticas adversas;
- aparência atraente;
- facilidade de instalação.
O revestimento de metal é coberto com uma camada de polímeros. Portanto, se uma parte do revestimento se romper, não ocorre corrosão, e os proprietários dessas fachadas não devem ter medo da ferrugem.
Cimento
Estes painéis são produzidos a partir da mistura e posterior prensagem a quente das fibras de celulose com argamassa de fibrocimento, podendo, em termos de parâmetros decorativos, competir com a pedra natural. Vantagens do revestimento - resistência a quaisquer danos mecânicos, resistência ao fogo e fatores atmosféricos.
As desvantagens incluem o peso considerável, que limita significativamente as possibilidades de enfrentamento com este tipo de revestimento e uma pequena seleção de tonalidades e texturas. Além disso, o revestimento de cimento tem um custo bastante alto, portanto, nem todos os consumidores podem usar este material.
Painéis sanduíche
Este é um material multicamadas especial. Sua estrutura inclui duas camadas de metal e uma camada de isolamento entre elas.Todo este bolo é conectado com a ajuda de uma prensagem longa, enquanto a superfície pode permanecer lisa, e um relevo e uma textura interessante podem ser criados.
As vantagens são inegáveis:
- longa vida útil;
- design estético;
- facilidade;
- Resistência à umidade;
- resistência ao calor;
- boa absorção de ruído;
- disponibilidade de reparo;
- alta velocidade de instalação.
Há apenas uma desvantagem de tais painéis - o preço alto. Além dos materiais difundidos, existem outros mais modernos e até inovadores. O mais interessante deles:
- cassetes de fachada - placas quadradas ou retangulares de metal e cobertas por uma fina camada de polímeros;
- painéis térmicos de clínquer - um material de acabamento atraente e moderno, que também é um bom material de isolamento, é obtido pela fusão de uma camada de poliestireno expandido sobre o ladrilho de clínquer;
- painéis de vidro - decoração, muito utilizada em shoppings, mas para edifícios residenciais e chalés, é adequada apenas nos casos em que os proprietários não tenham medo de tomar as decisões mais ousadas.
Opções atemporais
Nem todos os novos produtos do mercado atenderam às expectativas dos consumidores. Por exemplo, folhas de vidro-magnésio. É um composto de acabamento em que a perlita expandida é utilizada como material de base, reforçada nas duas faces com malha de fibra de vidro. Trazendo a novidade para o mercado, os fabricantes garantiram que este é o material de revestimento da mais alta classe. Os parâmetros técnicos de tal composição comprovam sua força, densidade, resistência às influências mecânicas.
Além disso, distingue-se pela excepcional resistência ao fogo e baixa condutividade térmica. Mas, como a prática tem mostrado, o material é bom para o isolamento, como camada isolante térmica, e não é de forma alguma adequado para o revestimento de acabamento de fachadas.
Há também aqueles que, à moda antiga, preferem cobrir a fachada com chapa ondulada e papelão ondulado. Anteriormente, era amplamente comprado para a instalação de cercas e telhados, agora muitos residentes de verão o usam para cobrir e proteger as paredes de suas casas.
A popularidade duradoura do material está associada à sua acessibilidade e facilidade de instalação - trabalhar com este tipo de revestimento não requer habilidades especiais e equipamento profissional. O papelão ondulado, assim como a folha ondulada, protegem de forma confiável as paredes de danos mecânicos.
Para a disposição das fachadas de edifícios residenciais, esses revestimentos agora são usados muito raramente e a razão para isso é a capacidade de conduzir calor; em dias quentes, a superfície do metal é aquecida ao sol e qualquer contato com ela pode resultar em um queimar.
Uma variante ainda mais rara do revestimento da fachada é a ardósia plana. Esta é uma composição de cimento-amianto, uma variedade em forma de onda que é amplamente utilizada para telhados.
O tempo deste material em sua forma anterior já passou. Ele é substituído por formulações mais modernas e tecnologicamente avançadas. No entanto, os adeptos da ardósia não desapareceram - muitos ainda distinguem este revestimento devido ao seu baixo preço. O material tem boa resistência à umidade, absorve ruídos desnecessários e não é um condutor de corrente. Nesse tipo de revestimento, fungos e bolores não se multiplicam, não queimam nem enferrujam.
As desvantagens estão associadas à fragilidade da ardósia, que quebra facilmente ao ser movida e instalada. Mas o principal é o perigo para o meio ambiente: em altas doses, o amianto é prejudicial, por isso é indesejável o uso de tal revestimento onde as pessoas vivem o ano todo.
Como se encaixar em um design: regras gerais
Ao decidir criar um exterior elegante, você não deve confiar apenas em seus próprios desejos. É necessário ter em conta as particularidades da zona natural e climática, as especificidades da configuração paisagística do território onde se encontra a casa e o aspecto das cabanas vizinhas. Existem vários estilos que são usados com mais freqüência ao decorar fachadas.
inglês
Rigidez e impecabilidade - esses conceitos estão invariavelmente associados à Inglaterra.É por isso que se tornaram o principal fio condutor da criação do exterior inglês, das linhas retangulares clássicas, da utilização de materiais caros, tijolo ou alvenaria, bem como da cobertura invariável de telhas de tonalidades restritas. Na maioria das vezes, as casas de dois andares com sótão são decoradas nesse estilo. Neste caso, o alpendre é feito de pequenas dimensões e decorado com meias colunas.
Chalé
Esta tendência no arranjo de chalés baixos origina-se das cabanas dos pastores nas montanhas. Hoje em dia, vem ganhando cada vez mais adeptos devido à sua originalidade e conforto. Essas casas são construídas apenas de madeira. A decoração de um prédio de toras de um andar está repleta de arcos e portas, bem como varandas, cujo número é bastante grande. O telhado nessas casas é projetado na forma de um sótão, de modo que o teto costuma ter uma aparência ligeiramente inclinada.
Outra característica notável do chalé é um grande telhado de duas águas com uma ampla saliência que se estende muito além do edifício principal - é este elemento que chama a atenção, não deixando nem hóspedes nem vizinhos indiferentes.
Provença
É um estilo folclórico com motivos da província francesa. Muito aconchegante, quente, mas ao mesmo tempo extremamente requintado. Abundância de alvenaria branca que imita revestimentos antigos, arcos semicirculares e grandes janelas retangulares - estas são as principais características do estilo arquitetônico provençal. Vale ressaltar que aqui não se observa absolutamente simetria entre as janelas - mesmo na mesma parede podem haver aberturas de tamanhos diferentes, localizadas em alturas diferentes. Este estilo é favoravelmente realçado por canteiros de flores e cumes. Eles criam uma atmosfera única da verdadeira França.
escandinavo
Este estilo tem sido muito popular nos últimos anos, a maioria dos apartamentos modernos são projetados usando esta técnica, mas recentemente o exterior dos edifícios foi decorado de acordo com as tradições dos assentamentos noruegueses.
Aqui a madeira é amplamente utilizada, que não é pintada, mas simplesmente envernizada. Apenas os elementos selecionados são decorados em tons de vermelho e marrom para criar toques elegantes.
Fachwerk
Essa tendência teve origem na Alemanha, onde as casas são projetadas de acordo com o modelo de um designer. A tonalidade principal é bege claro, creme ou marfim, o revestimento é atravessado por vigas de madeira escura, que podem estar localizadas nas direções horizontal, vertical e diagonal. O telhado em tais casas é coberto com telhas do mesmo tom com vigas. Via de regra, é equipado com azulejos e decorado no mesmo esquema de cores das vigas.
Barroco
Este estilo não é adequado para todas as casas. Talvez apenas imóveis de luxo - grandes mansões e até residências podem parecer harmoniosamente neste projeto pomposo e pretensioso. Os edifícios aqui parecem palácios reais, as varandas são decoradas com colunas maciças, molduras de estuque e cúpulas de vários níveis. O desenho é dominado por tons de ouro e prata, muitas vezes decorado com pinturas artísticas do frontão.
Ideias originais
As características nacionais costumam se refletir no design elegante das residências. O cosmopolitismo arquitetônico levou ao fato de que hoje o uso de elementos de qualquer estilo nacional não se limita às fronteiras do estado. É por isso que hoje na Rússia você pode encontrar fachadas decoradas em versões alemã, escandinava ou grega.
O estilo campestre é bastante popular para uma casa de campo ou casa de campo, que se baseia na utilização de pedra natural, bem como de materiais de madeira. A indústria em todos os lugares produz análogos artificiais que são quase indistinguíveis dos naturais.
Este estilo baseia-se na utilização de cores quentes discretas. É ideal para edifícios erguidos junto a florestas e colinas.
A Provença é considerada uma espécie de país, pois segue as tradições nacionais da França.Ele difere de seu protótipo clássico porque costuma usar as cores branco e marfim.
A decoração em estilo provençal parece simples, mas na prática não é. Essa fachada requer pedra natural, o que é bastante caro.
Portanto, os designers modernos estão cada vez mais usando painéis sanduíche ou revestimento no design de tal exterior, e apenas o porão é alocado para a pedra.
A arquitetura moderna muitas vezes não permite que você determine imediatamente a qual direção estilística esta ou aquela decoração pertence.
Normalmente, a questão do desenho da fachada surge já na fase de construção do objeto, por isso a ideia estilística aqui costuma ser combinada.
Nos países ocidentais, o estilo de chalé é muito popular. Apareceu como uma opção de moradia confortável para os pastores que viviam no sopé das montanhas dos Alpes. Este é um estilo para edifícios baixos sem um segundo andar completo. Hoje, esse design passou por mudanças significativas e se tornou uma opção de design para uma casa verdadeiramente elegante e luxuosa.
Quanto aos domicílios particulares em construção, a principal tendência nos últimos anos tem sido a industrialização das fachadas. O minimalismo com elementos de alta tecnologia está no auge da popularidade entre os proprietários de casas particulares.
Para finalmente decidir a escolha, vale a pena assistir a uma resenha em vídeo dos materiais de acabamento atuais das fachadas das casas de campo.
Não é à toa que todas as construtoras experientes usam tapume no revestimento. A chuva cai sobre ele, também protege bem do vento.
O comentário foi enviado com sucesso.