Painéis térmicos de fachada: características de escolha
Nos últimos anos, o revestimento com painéis térmicos para isolamento térmico de fachada tem se tornado cada vez mais comum em nosso país devido às crescentes exigências técnicas destinadas a proporcionar o necessário conforto interno. Isolar qualquer edifício é o primeiro passo para economizar calor e reduzir a quantidade de calor consumido no interior.
Descrição
Quando se trata de custo, desempenho e estética - sem falar na manutenção e durabilidade - avaliar os materiais de revestimento e os sistemas de fachada é mais desafiador do que nunca. Como com qualquer produto, você precisa pesar os prós e os contras para alcançar o resultado desejado. A grande variedade de ofertas facilita o processo de seleção, mas as qualidades individuais implicam em restrições ao uso de alguns tipos de acabamentos.
Não há muito tempo, o isolamento e a decoração das fachadas eram feitos apenas separadamente. Para os processos de acabamento, alguns materiais foram necessários, para criar uma barreira contra o frio de outros. Hoje, esse método também é amplamente usado e, muitas vezes, a aparência ideal é obtida às custas do isolamento térmico interno. Recentemente, existe uma boa alternativa combinando dois em um, é uma solução econômica.
Os painéis térmicos de fachada não precisam de processamento adicional após a instalação. No interior existe uma camada de material isolante térmico feito à base de espuma de poliuretano. Hoje é considerado o melhor em uma longa lista de materiais semelhantes com propriedades e características semelhantes.
A espuma de poliuretano é significativamente superior ao poliestireno e outros materiais. Os painéis da fachada possuem uma camada externa protetora de material composto.
Os construtores e o consumidor puderam apreciar o produto pela variedade de cores, confiabilidade e apelo estético.
Prédios de escritórios e casas particulares aconchegantes decoradas com tais fachadas parecem modernas e luxuosas.
O poliuretano é um polímero sintético que é um tipo de plástico. É obtido pela reação de dois componentes líquidos - poliol e isocianato. Quando misturados, os elementos reagem, espumam e se expandem. Ao interagir, a massa se solidifica, formando uma estrutura de granulação fina, que é superior a 80% e consiste em minúsculas bolhas de gás. Uma característica distintiva é a condutividade térmica mínima do ar.
Graças à sua estrutura única, a espuma de poliuretano é incomparável a qualquer outro material de isolamento conhecido. Coeficiente de condutividade térmica em diferentes condições 0,02 - 0,03 W / (m • K).
Os valores mínimos permitem que o painel seja mais fino, economizando um espaço valioso. Se compararmos a alvenaria e este material, a espessura no primeiro caso é de 50 centímetros, enquanto no segundo é de apenas 2 cm. A espuma de poliuretano suporta perfeitamente cargas significativas. Com alto grau de elasticidade, esse isolamento é capaz de suportar pressões mecânicas em faixa média.
A espuma leve permite realizar trabalhos de instalação sem muito esforço físico, não afeta a estrutura geral e não requer reforço adicional. Além disso, não carrega a frente e a fundação da estrutura. Com uma estrutura fechada, é um excelente impermeabilizante.Os produtos de espuma de poliuretano não têm medo de serem expostos à água.
O isolamento térmico protege contra umidade, corrosão, mofo, não forma condensação nas paredes e não é suscetível à ação de microrganismos ou pequenos roedores.
A vida útil do produto varia de 15 a 50 anos e depende apenas da exposição à radiação ultravioleta. O único ponto fraco é a luz solar. Sob sua influência, o revestimento torna-se amarelo e perde suas propriedades. Na ausência de irradiação UV, o período é de pelo menos 50 anos.
O material também possui alguns outros recursos. Por design, é um painel aberto e inerte difuso. O ponto de orvalho não excede o valor permitido, portanto não há problemas de estanqueidade e ventilação (não são necessários vãos na parte traseira da fachada).
A conexão confiável e precisa de superfícies exclui o aparecimento de "pontes frias", condensação e microorganismos prejudiciais. Os painéis têm ranhuras e saliências para ajudar a evitar que o excesso de umidade se acumule em tempo chuvoso. Com isso, o edifício adquire não só as melhores características estéticas, mas também um excelente isolamento, que o mantém aquecido no inverno e fresco no verão. Hoje você pode comprar material a preços acessíveis.
O sistema de revestimento térmico envolve a colocação de uma placa de cerâmica de 6 mm de espessura sobre uma camada isolante, cuja espessura é determinada por cálculo.
Requer um suporte mecanicamente resistente projetado através de um sistema de cobertura e empilhamento de painéis de poliestireno expandido ou poliestireno extrudado com alta resistência mecânica à tração e compressão e baixo módulo de elasticidade, capaz de suportar o peso e a tensão gerada pelo material e expansão térmica.
A camada isolante deve ter uma superfície rugosa, um perfil quadrado e não ter saliências maiores que a espessura especificada nos cálculos. Alcançar o resultado desejado em termos de isolamento térmico e durabilidade de revestimentos externos está intimamente relacionado a um projeto cuidadoso e correto em todos os pontos que uma ponte térmica pode criar.
É o principal culpado na transferência de calor através das paredes dos edifícios, aumentando drasticamente os custos de aquecimento e resfriamento. Os painéis oferecem a capacidade de reduzir essas áreas colocando uma barreira externa. Os sistemas de isolamento externo envolvem a instalação do material na parte externa de uma parede com uma fachada texturizada acabada.
Características principais:
- neste caso, os sistemas hidráulico e elétrico não precisam ser movidos, proporcionando uma modernização mais eficiente;
- atende aos padrões ambientais, atuais e futuros;
- aumentar a eficiência térmica e o conforto reduzindo a umidade e melhorando a proteção do edifício;
- atender a uma série de padrões ambientais;
- custos de manutenção reduzidos;
- visualmente atraente: os acabamentos exteriores estão disponíveis em uma variedade de texturas e cores, para que você possa escolher a combinação perfeita para o máximo apelo estético.
O consumidor tem uma longa vida útil. As lajes fornecem uma paleta única de texturas suaves e ásperas, avermelhadas, vibrantes, suaves e outras cores como material de revestimento. Este tipo de acabamento é popular atualmente porque é atraente, esteticamente agradável.
Os painéis térmicos são produzidos despejando componentes de poliuretano líquido em moldes especialmente preparados com ladrilhos de cerâmica. Durante a reação, os componentes espumam e solidificam.
O material permite uma economia significativa na construção e decoração.
A espessura do bloco é selecionada com base nas condições climáticas da região. A maioria dos novos edifícios está equipada com painéis de isolamento térmico, que atendem aos requisitos necessários para sistemas de fachada.É instalado diretamente na parede externa, o que dispensa a aplicação de gesso e tinta.
Vantagens decorativas: variedade de materiais, grande variedade de cores, variedade de texturas, tamanhos, abrindo novas possibilidades para a arquitetura de edifícios em geral e seus fragmentos individuais.
Os painéis de azulejos de cerâmica têm muitas vantagens sobre outros produtos semelhantes, incluindo:
- combinar duas propriedades - isolamento térmico e respeito ao meio ambiente;
- ter uma carga mínima na fundação e nas paredes de suporte;
- fornecer isolamento e proteção adicional contra ruído;
- retêm sua densidade durante chuvas intensas.
Visualizações
Como material de construção e acabamento, este produto de revestimento possui as seguintes variedades:
- sob um tijolo;
- debaixo da árvore;
- sob uma pedra;
- com lascas de mármore;
- painéis de metal.
O aço é adequado para aplicações verticais ou horizontais. O eco-produto é fabricado para fachadas de acordo com o pedido com o padrão desejado e é entregue pronto na loja. Para os cantos, as opções de painel de parede são feitas de espuma em um ângulo de 45 graus. Existem transições para janelas e portas.
A classificação pode ser assim:
- material - espuma de poliestireno, espuma de poliuretano, suas combinações, espuma de poliestireno extrudido;
- método de junção - “espinho-ranhura”, união de elementos retangulares com arestas lisas;
- material de revestimento - granito, concreto, cerâmica, telhas de clínquer e outros.
Visão geral dos fabricantes
Principais fabricantes na Rússia:
- Oficina de Materiais de Fachada;
- FTP-Europa;
- Termosit;
- "Fride";
- Forska.
Dentre os principais fabricantes, vale destacar FTP-Europa - uma empresa que se dedica à venda não só de seus produtos, mas também de outras fábricas. Ela se estabeleceu nas análises como fabricante de materiais de alta qualidade. O revestimento é de grés porcelanato, apenas a camada isolante é de origem doméstica.
Existem bons painéis patenteados de Termosit... O processo de produção é um ciclo completo, a empresa criou um serviço de controle de qualidade, portanto, as características do consumidor são de alto nível.
Materiais naturais são usados na decoração da produção russa de "Fride"... Isso inclui grés porcelânico, cerâmica, pedra. Como um aquecedor, espuma de poliestireno, as juntas são feitas na forma de uma ranhura espinhosa.
GammaStone AIR É um sistema moderno e ambientalmente sustentável, capaz de atender às mais ambiciosas e modernas tendências estilísticas da arquitetura. Também otimiza os requisitos funcionais, praticidade e conforto. O material é o resultado de um intenso processo de pesquisa e é uma resposta à necessidade generalizada de isolamento térmico e acústico eficaz para residências e edifícios públicos. É utilizado com estruturas e materiais que ao mesmo tempo garantem uma beleza estética permanente.
GammaStone AIR é um excelente e incomparável material de revestimento, hoje é a opção mais adequada disponível no mercado internacional para fachadas ventiladas.
Este inovador sistema de painel foi desenvolvido em colaboração com as maiores e mais confiáveis empresas. Um trabalho meticuloso permitiu-nos obter os melhores resultados em termos de isolamento, protecção das intempéries e do ruído exterior.
Os painéis proporcionam facilidade de instalação, versatilidade no projeto arquitetônico, soluções estilísticas originais com uma ampla seleção de mármores, granitos, lajes de porcelana e produtos de pedra de grande porte.
As fachadas ventiladas GammaStone AIR são realmente confiáveis. Os painéis são submetidos a testes rigorosos. Eles são instalados em uma estrutura metálica suspensa fixada na parede do edifício com camadas de isolamento.
Prós e contras do material
Entre as principais vantagens, existem várias vantagens.
- Eficiência. Devido às suas características de fabricação e design, os painéis desempenham simultaneamente duas funções. Em primeiro lugar, proporcionam o isolamento térmico do edifício, bem como o revestimento decorativo.
- Alto isolamento térmico. Fornecido com instalação perfeita.
- Alta impermeabilização. As paredes e superfícies das fachadas são protegidas dos efeitos naturais da umidade. Além disso, a camada mineral frontal resiste a mofo e bolor.
- Faixa. O consumidor pode escolher sua própria versão entre dezenas de cores e texturas.
- Durabilidade e facilidade de uso. Não requer manutenção. A tecnologia de fabricação em alta temperatura fornece a resistência desejada e as características estéticas que duram décadas. A durabilidade e confiabilidade dos painéis são confirmadas pela operação de longo prazo em muitas regiões.
- Um peso leve. Graças a esta característica, a construção do edifício dispensa trabalhos de preparação e reforço adicionais antes da instalação do sistema de fachada. Esta condição exclui o sobrecarregamento da fundação, que permite a utilização de material para acabamento de paredes com altura superior a 70 metros.
- Instalação fácil. A instalação é feita por meio de trilhos especiais e ferramentas simples.
- Instalação em qualquer época do ano. Não requer equipamento especial ou condições específicas de temperatura.
- Elevadas propriedades estéticas.
- Amizade ambiental. A construção é baseada em espuma rígida de poliuretano. É um material atóxico que não polui a atmosfera com substâncias nocivas. É absolutamente seguro para as pessoas. A camada frontal é feita de material composto e partículas minerais. Eles também são inofensivos para a saúde e a vida humana.
Como qualquer material, este também tem algumas desvantagens, embora algumas delas:
- atrair trabalhadores profissionais;
- custos significativos no início.
Como escolher?
Existem muitos sistemas de fachada externa com isolamento para escolher. Depende do tipo e escala do edifício, requisitos de planejamento que podem afetar a aparência dos edifícios vizinhos.
Projetos de painel incorporam membros estruturais para fornecer resistência ao vento lateral e vertical e outras influências ambientais, bem como partes que envolvem o edifício, garantindo resistência às intempéries, bem como propriedades térmicas, acústicas e de resistência ao fogo.
Esse produto permite que você altere a aparência de um edifício de várias maneiras. A variedade torna os painéis de madeira para casas uma opção inovadora para os arquitetos. Há uma grande variedade de formatos e opções de montagem que criam um caráter completamente diferente para um edifício.
As lacunas entre os painéis permitem que a fachada atue como um sistema de ventilação que retém a umidade. As resinas acrílicas duplamente endurecidas fornecem proteção eficaz contra as intempéries, adequada para varandas e revestimentos. Outras propriedades incluem ótima resistência à luz, endurecimento duplo, resistência a arranhões e solventes, resistência ao impacto e resistência ao gelo. O produto é fabricado em prensas laminadas sob alta pressão e temperatura.
Ao escolher os produtos, você deve prestar atenção às características dos diferentes modelos. O produto fabricado sob a pedra vai encantar você com uma aparência respeitável, mas se diferencia pelo seu alto custo.
Existe no mercado uma grande variedade de painéis que imitam a textura da madeira com qualidade. São ideais para pequenas casas, chalés de verão, onde se deseja criar um conforto especial.
Se você escolher um modelo para um tijolo, esse material se parecerá com um tijolo real não apenas na aparência, mas também na textura. Não é tão fácil distinguir do original.
Para não ficar desiludido com este tipo de acabamento, é sempre melhor escolher um painel com isolamento para a decoração de exteriores. É adequado até para uma casa de madeira, a única diferença está no método de instalação.
Como preparar?
O acabamento de polímero fora das paredes é montado com tecnologia de moldura. O principal é instalar corretamente o torneamento, que na maioria das vezes é feito de blocos de madeira e, às vezes, de perfil de alumínio.
A construção da moldura é a preparação principal da parede, se for plana. Se esta condição não for satisfeita, o trabalho preliminar de organização do revestimento é reduzido a um processamento adicional e nivelamento da superfície.
O primeiro perfil deve ser instalado perpendicularmente ao solo, no ponto considerado o mais baixo da fachada. Esta é a chamada barra inicial. O resto dos elementos horizontais são fixados a 50 centímetros dele.
A fixação é realizada com parafusos e buchas auto-roscantes. Agora você pode definir guias verticais.
Cálculos
Para entender qual é a necessidade de um material de construção, você precisa encontrar a área de superfície total. Do valor obtido, subtrai-se a soma da área das portas e janelas e acrescenta-se 10%, que são retirados durante as obras, cortes e sobreposições. O valor resultante é dividido por 4,55, ou seja, quantos metros quadrados. m está em um pacote de placas.
O valor da barra inicial necessária para os painéis de isolamento é calculado com base no perímetro do edifício. A largura das portas é subtraída do valor obtido e dividida por 3. Para não se enganar, some 5% do número recebido.
Os ângulos externos são determinados pela soma das alturas dividida por 0,45 m. Para correção, adicione 5% do valor obtido.
Um painel requer 5 fechos, o elemento de canto 4 e o meio-fio 2. A fixação da faixa inicial é de pelo menos 10 elementos se a fixação for feita após 30 centímetros.
Ao fazer os cálculos, vale a pena levar em consideração não só a área coberta das paredes, mas também a perda de calor., de acordo com o qual o material da espessura necessária será selecionado no futuro.
- A quantidade U é uma medida de quanto calor é perdido através de uma dada espessura de um material específico, mas inclui três maneiras principais de ocorrer a perda de calor - condução, convecção e radiação. Esta é uma medida sempre aplicada no Regulamento de Construção. Quanto mais baixo for o valor U, melhor será o isolante térmico do material. O valor U fornece informações sobre as consequências que o desempenho térmico tem quando se trata de conformidade com os códigos de construção aplicáveis.
- Valor R é uma medida de resistência ao fluxo de calor através de uma dada espessura de material. Assim, quanto maior o valor de R, maior a resistência térmica do material e, portanto, melhores suas propriedades isolantes. O calor se move para dentro e para fora de um edifício de várias maneiras diferentes, e o valor R leva em consideração apenas a condutividade, mas não inclui convecção ou radiação.
Sutilezas de instalação
As placas devem ser colocadas com grandes espaços de acordo com as condições climáticas locais. As ligações estruturais são estabelecidas de acordo com as dimensões da unidade. As juntas de dilatação também devem ser utilizadas ao longo dos cantos e saliências (e, em qualquer caso, a cada 9-12 m2).
As telhas de clínquer são protegidas contra a entrada de água e danos com a instalação de vedações adequadas ou aberturas de metal na parte superior e inferior.
A construção do material inclui espuma de poliuretano e uma camada mineral composta. O primeiro componente é a base de toda a estrutura do produto e implementa a função de isolamento. A camada de espuma de poliuretano é protegida por um material texturizado. A frente é amiga do ambiente e quase indistinguível da madeira natural ou da pedra. O produto acabado é um todo complexo.
As condições de trabalho dependem diretamente da carga de trabalho. Os painéis de fachada podem ser instalados facilmente e sem ferramentas adicionais. Para isso basta uma chave de fenda, parafusos, serra circular.
Para uma instalação correta, várias etapas são necessárias.
- Marque o horizonte em torno do perímetro da fachada. Coloque balizas verticais.
- Coloque a primeira linha de painéis em um perfil horizontal. Trate as costuras com espuma de poliuretano.
- Instale a próxima linha.
- Processe qualitativamente as costuras existentes usando uma ferramenta especial. O procedimento é realizado em uma temperatura de ar positiva.
A fachada pode ser montada em qualquer época do ano, visto que a instalação não prevê trabalhos com misturas de edifícios.
Os painéis formam uma estrutura autoportante, uma vez que praticamente não existem cargas verticais. Eles são montados em várias superfícies duras: concreto aerado, vigas, tijolos, gesso. Não há necessidade de criar uma estrutura adicional. Porém, se a geometria da fachada estiver quebrada, é aconselhável o uso de uma mesa. Ajustando sua espessura, você pode nivelar rapidamente a superfície.
Devido ao seu baixo peso, o material é fácil de instalar. A instalação de lajes de fachada é realizada com a instalação de buchas de plástico. Este projeto não é muito complicado, mas ao mesmo tempo é bastante confiável.
Os terminais criam uma superfície plana e sem rachaduras. Eles protegem a superfície do edifício dos efeitos da precipitação, mudanças de temperatura, maximizando assim a vida útil de toda a estrutura. Existem painéis especiais para os cantos.
As técnicas modernas oferecem uma ampla gama de técnicas de trabalho e fixação. Esta gama inclui a produção e venda de consoles de fachada de alumínio e subestrutura de alumínio.
Consiste em sistemas de montagem e uma grade básica. Tanto os consoles quanto o estande são projetados exclusivamente para revestimento ventilado, sendo este o primeiro produto do mercado. Todos os elementos são projetados de forma a proporcionar facilidade de montagem do alumínio e possibilidade de ajuste de sua posição em três planos. Tudo isso evita os problemas associados a uma superfície de parede irregular.
Existem elementos da estrutura de sustentação fixa da fachada na superestrutura do edifício e elementos deslizantes que permitem que outros elementos façam frente à dilatação do alumínio. A oferta inclui vários tamanhos diferentes e uma extensão especial que permite a sua utilização numa vasta gama de tamanhos.
Vantagens da moldura de alumínio:
- força elevada;
- resistência ao intemperismo;
- um peso leve;
- baixos custos de transporte.
A ausência de corrosão galvânica na junção com outros materiais e o método de produção estampado evitam tensões, microfissuras e arranhões que ocorrem no local da dobra a frio.
Embora o poste de alumínio seja projetado principalmente para revestimento, ele também pode ser usado com painéis do mesmo material. Existem dois tipos principais de malha de barra em T, que são usados para conectar lajes e cantos e também como um perfil de retenção. O uso de elementos decorativos pode mascarar as bordas visíveis das placas ou costuras horizontais através das quais a camada de subestrutura pode ser vista.
Lindos exemplos no exterior
A espuma de poliuretano é o material mais avançado para isolar fachadas de edifícios e estruturas. Os painéis com ladrilhos cerâmicos são um isolamento térmico eficaz e têm uma função decorativa. O painel é composto por dois componentes: lado externo decorativo, isolamento.
Na arquitetura moderna, existem muitas opções de como você pode transformar a fachada de um edifício com lajes de poliuretano. Uma grande variedade de cores, acabamentos e efeitos especiais proporcionam uma vasta gama de possibilidades criativas para criar a fachada perfeita.A estrutura celular única dos sistemas de acabamento garante uma difusão uniforme da luz natural e proporciona um excelente isolamento térmico, garantindo a máxima resistência ao impacto e ao granizo.
Os designers de edifícios podem ocultar vários elementos de construção ou criar contrastes visuais intrigantes combinando painéis com vidros convencionais. Ao oferecer em conjunto proteção UV superior da mais alta qualidade, os sistemas de fachada garantem uma longa vida útil para um edifício.
Os painéis isolados fornecem possibilidades de design ilimitadas, controlando a umidade e reduzindo o consumo de energia. Os fabricantes modernos produzem sistemas versáteis e ventilados que acomodam uma ampla gama de opções de revestimento.
Recentemente, tornou-se popular usar placas com acabamento em pedra ou vários tipos de alvenaria. Vários tipos de tais acabamentos impressionam especialmente entre si, o que permite destacar vários elementos básicos da fachada, incluindo os cantos e a fundação. Uma solução de design interessante cria um estilo único e inimitável do edifício, transmite o humor especial dos residentes ou adiciona respeitabilidade.
Para obter informações sobre os recursos de escolha dos painéis térmicos frontais, consulte o seguinte vídeo:
O comentário foi enviado com sucesso.