Luminárias de fachada: a escolha da iluminação arquitetônica de um edifício

Luminárias de fachada: a escolha da iluminação arquitetônica de um edifício
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Projetos de casas particulares
  4. Como se organizar?
  5. Dicas de profissionais
  6. Exemplos espetaculares no exterior

O projeto paisagístico moderno é impossível sem iluminação. As luminárias de fachada são a melhor técnica de iluminação arquitetônica para um edifício. Eles são funcionais e apresentam uma ampla variedade de designs. Isso os torna populares entre compradores e designers profissionais.

Peculiaridades

As lâmpadas de fachada são aparelhos de rua, através dos quais a casa é iluminada por fora e pela área circundante. Dependendo dos tipos, eles podem ser multifuncionais e diferir no princípio de operação. A prioridade é para dispositivos que enfatizam um certo estilo do interior, enquanto iluminam a área desejada no volume necessário. Além disso, eles devem parecer harmoniosos no projeto paisagístico.

São lâmpadas e dispositivos montados em paredes e telhados. Esses dispositivos incluem lanternas tipo terra e suspensas. Uma característica da iluminação moderna é o uso de retroiluminação RGB. Permite adicionar um toque de originalidade e variedade, substituindo o brilho tradicional por um colorido.

Essa iluminação parece incomum e elegante. Se desejar, você pode alterar a tonalidade do fluxo luminoso.

Visualizações

Todos os tipos existentes de tais dispositivos podem ser condicionalmente divididos em dispositivos de luz de inundação, iluminação local e iluminação oculta.

  • Luzes de inundação são modelos halógenos ou LED com fluxo luminoso brilhante e direcional. Pelo tipo de localização, são panorâmicas e angulares.
  • Os tipos embutidos incluem parede arandelas em forma de lanternas.
  • Produtos de chão pertencem à classe das luminárias de dupla face. Essas arandelas são funcionais e são adequadas para iluminar saguões de entrada, áreas adjacentes, bem como placas de sinalização. Podem ser utilizadas para encher de luz o espaço principal, no desenho de uma varanda ou terraço, e para iluminar pequenas secções da fachada.

Este tipo envolve instalação e manutenção complexas. Com a ajuda desses modelos, você pode enfatizar efetivamente um certo estilo de projeto paisagístico. Isso inclui lâmpadas forjadas ou análogos com cortinas e grades fechadas.

Além dessas variedades, produtos em linha ou do tipo fita são opções populares. Estas são fitas especiais de LED flexíveis. A retroiluminação com faixa de LED permite designar elementos arquitetônicos, destacar os contornos do telhado e criar um padrão interessante. Pode ser escondido atrás da cornija, moldura de estuque, elementos do grupo de entrada.

Variedades de terreno são fixadas perto do edifício. Na maioria das vezes, uma base de concreto, telha ou asfalto torna-se a base. Esses modelos são protegidos contra umidade e danos mecânicos acidentais. Durante a instalação, você pode dar-lhes o ângulo de inclinação desejado do fluxo de luz. Isso permite que você crie uma composição de luz especial. As fontes de iluminação podem ser de diferentes formas (desde modelos retro e clássicos de lâmpadas até novidades ultramodernas ou produtos em forma de estatuetas, bem como contrapartes suspensas).

Projetos de casas particulares

Além do olhar local, oculto e inundado, o fluxo luminoso pode ser de contorno, artístico e arquitetônico. Os estilistas podem oferecer ao cliente um design em forma de dinâmica de cores, que permite brincar com os efeitos das sombras de luz, alterar a intensidade, temperatura e tonalidade do fluxo de luz. Alguém vai adorar luzes de néon ou laser. Outros vão adorar a decoração festiva de Ano Novo.

Em qualquer caso, a questão da iluminação do edifício e da área local é abordada de forma exaustiva, mesmo na fase de projeto do edifício. O exterior deve ser brilhante e moderno. Para fazer isso, você pode usar holofotes ou colocar lâmpadas na fachada.

No primeiro caso, o projeto prevê a iluminação inundada da fachada. No segundo, a iluminação é artística.

Com sua ajuda, você pode designar as características dos elementos arquitetônicos do edifício. Por exemplo, você pode acentuar as projeções das colunas com iluminação externa, iluminar o espaço acima das janelas ao longo do perímetro da casa de campo. Nesse caso, o melhor projeto seria a opção por retroiluminação combinada. Por exemplo, as paredes podem ser marcadas com luminárias embutidas com ângulo de inclinação ajustável. O contorno do telhado pode ser destacado com uma faixa flexível de LED.

LEDs ficam bem com dispositivos de néon. Uma boa opção seria uma combinação de postes de amarração, estroboscópio e iluminação colorida. Para a área cega da casa e alpendre, é preferível escolher luminárias distribuídas. A principal regra de harmonia é a compatibilidade de todas as fontes de luz entre si e o conceito geral de composição da paisagem.

Parênteses longos devem ser evitados para que a iluminação arquitetônica externa seja apropriada.

Esses produtos estragam o design, por isso hoje são extremamente raros em projetos de iluminação de fachadas. Independentemente do tipo e quantidade de dispositivos utilizados, o projeto prevê o atendimento aos padrões de consumo de energia, eficiência, comodidade e segurança da iluminação de fachada utilizada.

Como se organizar?

Na verdade, a criação de iluminação de fachada não é um processo difícil, se devidamente preparada. Depois de criar um desenho com marcação, eles compram as lâmpadas e acessórios necessários, montam-nos de acordo com o projeto.

Cálculo de materiais e componentes

A escolha dos dispositivos de iluminação depende das características do projeto da fachada. As lanternas podem ter formato plano e curvo, vidros inclinados, etc. Ao combinar luminárias em grupos, partem das peculiaridades da sua colocação. Para que o nível de iluminação seja ideal, cálculos preliminares são feitos.

Se você ignorar esse aspecto, a luz pode ser fraca ou muito brilhante, irritando os olhos. Para isso, leve em consideração a potência, a finalidade do equipamento, o tipo de fixação das luminárias e o método de instalação.

Se for necessário usar uma faixa de iluminação, o comprimento do contorno que está planejado para ser iluminado é medido e uma pequena folga é adicionada. É necessário cortar em locais especialmente designados. Após os cálculos, eles escolhem uma fita com a densidade necessária, o número de linhas, a potência dos diodos e a compram inteira.

O número de aparelhos montados na parede depende dos locais de fiação e das possibilidades de instalação. Normalmente, os dispositivos decorativos de dois lados estão localizados na entrada.

Os tipos e número de componentes (acessórios) para montagem dependem do modelo. Podem ser correntes, cartuchos, fios, fechos, tubos, tigelas, estojos de cartuchos, brincos, tiras, óculos. Eles são selecionados junto com os dispositivos principais. O fio para conectar a energia é tomado com uma margem.

Para descobrir exatamente o número necessário de lâmpadas e materiais relacionados, você pode usar programas de design especial. Porém, na realidade, é mais fácil andar pelo canteiro, inspecionar onde e como serão colocadas as lâmpadas.

Depois de determinar seu número, eles começam a medir a distância um do outro e da fonte de alimentação.Isso dará uma imagem mais realista. É mais fácil comprar lâmpadas imediatamente com um conjunto completo.

Esquemas e desenhos

Ao traçar um diagrama, é necessário levar em consideração o tamanho do espaço iluminado. Além disso, não deve cruzar com elementos arquitetônicos (toldos, coberturas). Eles levam em consideração as características estruturais da estrutura, a presença da rede elétrica e a tensão, contando com as possibilidades orçamentárias. A principal fonte de alimentação, conforme o diagrama, é o dispositivo de distribuição de entrada.

A iluminação elétrica da fachada é realizada por meio de um cabo de alimentação com isolamento de PVC. O cabo de iluminação externa é colocado sobre estruturas de edifícios à prova de fogo. Eles realizam medidas de aterramento e proteção contra raios.

O esquema de iluminação externa mais econômico é um projeto de relé de tempo. Com a ajuda dele, é possível economizar até 40% da energia elétrica, já que desliga à noite.

Para sua implementação, são utilizados um relé astronômico de dois canais PCZ-527, um fotorrelé com sensor, chaves automáticas e um contator. O contator é usado para comutar a carga, ele controla o relé e o foto-relé. O circuito geralmente inclui um temporizador que é configurado para diferentes operações das lâmpadas. Se desejar, o controle pode ser manual.

Como conectar?

Após a execução do projeto, as lâmpadas e todos os equipamentos adquiridos, pode-se proceder à instalação do sistema de iluminação. Para isso, um esquema de projeto pronto é usado. As lâmpadas são colocadas ao longo dele, são fixadas nos lugares certos. A localização depende da opção de iluminação escolhida, bem como do método de instalação. No caso de colocação de fundo, é necessário manter uma distância de pelo menos 30 cm da estrutura principal.

Caso seja necessária a realização de holofotes, os dispositivos de iluminação são instalados no ponto mais alto da área local. Depois que as luminárias são montadas em seus lugares, os cabos de uma tubulação corrugada ou de metal são levados até elas. A embalagem em luvas corrugadas garantirá uma operação confiável e segura da fiação elétrica. A fiação é realizada com um cabo isolado com borracha.

Se for impossível conduzir um fio em um canal especial, ele é lançado pelo ar a uma altura de pelo menos 3 m acima dos caminhos do jardim. A luz dos aparelhos não deve cair nas janelas dos vizinhos. A interseção de riachos com lâmpadas próximas é excluída. Por isso, é necessário removê-los um do outro. Os interruptores estão localizados em locais protegidos da precipitação.

Aconselha-se o uso de fios de cobre, pois são menos suscetíveis a solicitações mecânicas. Cada luminária é aterrada. Para uma linha subterrânea, um cabo com isolamento triplo é usado.

Ao colocar tubos de PE, eles protegem o fio de danos, fazendo um substrato sob ele de cascalho fino ou areia de 10 cm de espessura.Uma fita de sinalização é colocada na trincheira. Se você cavar acidentalmente, ele indicará a localização da fiação.

Dicas de profissionais

Ao organizar a iluminação da fachada, as recomendações de artesãos experientes na área de construção e reparo podem ser úteis. Por exemplo, dispositivos de iluminação para iluminação arquitetônica da frente do edifício devem:

  • ser seguro para operar;
  • ter proteção contra o tempo;
  • combinar funções decorativas e de iluminação;
  • diferem em eficiência energética;
  • ser fácil de instalar e operar.

A localização das luminárias frontais pode ser simétrica. Os contornos nítidos proporcionam tons frios de luz. Para a ilusão de uma grande proximidade do objeto, é melhor usar lâmpadas com um fluxo de luz quente. O design não deve conter mais do que três tons de cores diferentes do brilho.

Além disso, você pode levar em consideração mais algumas nuances:

  • para iluminar um edifício, é preferível comprar lâmpadas com a marca IP65;
  • o corpo do dispositivo deve ser de alumínio;
  • não conecte fios de cobre e alumínio;
  • ao escolher a iluminação LED, é melhor conduzir a energia através de um transformador;
  • para um maior efeito de iluminação, a luz deve cair de baixo para cima;
  • é melhor bater vazios e gotas com iluminação colorida usando holofote;
  • se você não quiser comprar lâmpadas de alumínio, dê uma olhada mais de perto nos análogos feitos de policarbonato ou acrílico;
  • a placa com o número da casa e o nome da rua é iluminada separadamente por meio de uma lâmpada do mesmo estilo de todos os dispositivos de iluminação.

Exemplos espetaculares no exterior

Exemplos de galerias de fotos o ajudarão a avaliar as possibilidades de iluminar a fachada.

  • Iluminação arquitetônica de uma casa de campo. Destaque para a fachada e conjunto de entrada. Uso de lanternas e holofotes.
  • Recepção da acentuação do contorno em casa. O uso de faixa LED flexível permite marcar os elementos do telhado e da janela.
  • O uso de holofotes em todo o perímetro sob o telhado e em locais de saliências estruturais.
  • Candeeiros de parede com elementos forjados e persianas de vidro fechadas conferem um toque especial ao design da fachada.
  • A decoração da área de estar da varanda ao ar livre com uma lanterna torna o ambiente especial. A luminária parece harmoniosa contra o fundo de móveis de alvenaria e vime.

No próximo vídeo, você verá uma apresentação das luminárias de fachada Novotech.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário