Rockwool Venti Butts: Características das placas de lã mineral

Rockwool Venti Butts: Características das placas de lã mineral
  1. Propriedades
  2. Especificações
  3. Instruções de instalação
  4. Faixa
  5. Vantagens

Lajes rígidas de lã mineral, consistindo de lã de rocha hidrofobizada "Venti Butts" "D" e "N" são usadas como o isolamento principal na instalação de fachadas ventiladas articuladas. Nosso artigo é dedicado às características deste material.

Propriedades

Slab "Venti Butts" é um produto da empresa dinamarquesa Rockwool, que produz em massa materiais de construção de isolamento térmico desde 1937. A grande procura dos produtos desta empresa na Europa e na Rússia deve-se à possibilidade da sua utilização na instalação dos mais modernos sistemas de isolamento térmico. Esta empresa dedica-se à produção de isolamento acústico "Butts Acoustic" e isolamento de lã mineral, entre os quais as placas Rockwool de alta resistência "Venti Butts" constituem um subgrupo separado.

Esses materiais isolantes têm uma longa vida útil, pois não encolhem com o tempo.

Esses produtos se distinguem dos análogos de outros fabricantes por sua camada espessa na face, que não permite a passagem de ar frio. O baixo peso dos produtos desta marca reduz significativamente os custos de mão de obra durante sua instalação e transporte.

A base dos produtos de lã de rocha são as fibras obtidas pela fusão do basalto. Os componentes de ligação são resinas de fenol-formaldeído e impurezas com propriedades hidrofóbicas, que servem para dar à placa a resistência e rigidez necessárias. A proporção específica de tais componentes é de cerca de 2%. Após a fusão, adquirem inércia absoluta ao meio ambiente, o que torna a lã mineral Rockwool ecologicamente correta.

Ao mesmo tempo, devido a esses aditivos, consegue-se um baixo percentual de absorção de umidade por esta placa e resistência a todos os tipos de influências externas. Isto torna os produtos da marca o tipo ideal de isolamento externo e, devido ao seu desempenho à prova de água, pode ser utilizado como base nos chamados pavimentos flutuantes.

Minvata "Venti Butts" é produzido na forma de fragmentos rígidos com 1000 ou 1200 mm de comprimento e 600 ou 1000 mm de largura com uma espessura de produto de 30-150, 200 mm. As mais comuns e exigidas são as dimensões da placa 1000x600x50 mm e 1000x600x100 mm. A embalagem protetora contendo de 1 a 8 folhas de material é feita de filme de PVC. Segundo as análises, a espessura do material da ordem dos 50 mm é suficiente para a organização de um isolamento térmico de alta qualidade. Ao mesmo tempo, a carga na fundação do edifício é mínima.

As placas Rockwool Venti Butts pesam cerca de 2 kg por peça.

Especificações

Rockwool "Venti Butts" 1000x600x50 mm e outros tamanhos demonstram uma condutividade térmica de 0,035-0,041 W / mx K. Este indicador depende da temperatura do ar. A densidade é de 90–100 kg por metro cúbico e para placas leves de grau "N" - 37 kg / m3. O grau de permeabilidade ao vapor dos produtos é 0,30 mg / m x h x Pa, e a porcentagem de sua absorção de água é 1,5.

A alta resistência à água da lã mineral e sua capacidade de resistir às influências atmosféricas é explicada por seu módulo de acidez igual a 2. A força de tração da laje é de 3-4 kPa e sua resistência à tração a dez por cento de deformação tem um valor de 10 kPa. As placas de lã de rocha pertencem à classe de segurança contra incêndio NG.

Instruções de instalação

Conforme já mencionado, as lajes da marca Venti Butts 1000x600x50 mm e outros tamanhos são elementos termo-isolantes de fachadas ventiladas.

Uma característica distintiva dessas fachadas é o fato de que a parte frontal das mesmas não é aplicada sobre uma camada de lã mineral, que tem uma base de gesso pré-armado, mas é fixada por meio de fechos especiais que são perfurados na parede. Como resultado, um pequeno espaço de ar é formado entre a lã e a camada de revestimento.

Em tal situação, os aquecedores de lã mineral mais baratos são cobertos com uma camada de filme à prova de vento, mas tal manipulação não é necessária para o isolamento térmico Venti Butts.

O trabalho consiste na preparação da base e de todos os materiais necessários, marcação do local de fixação da fachada, se montada sobre moldura especial e montagem de todos os fechos. Em seguida, as lajes são fixadas à parede com argamassa. A instalação continua até que toda a parede seja coberta com lajes. Após a pega da argamassa, o isolamento é adicionalmente fixado com buchas de disco e, se necessário, provido de impermeabilização.

Em seguida, a moldura do segundo nível da fachada é montada e os elementos de revestimento são montados. Se se trata da criação de uma fachada standard de camada única, o processo é bastante simplificado: neste caso, as lajes são simplesmente rebocadas e o revestimento é aplicado sobre o reboco.

A montagem da moldura pode ser combinada com a ventilação da fachada. Isso é feito se a ventilação for considerada um fator benéfico adicional. Neste caso, a instalação realiza-se sobre um caixilho de perfil metálico, cujos elementos são fixados as placas. A estrutura do pórtico projeta-se 3-5 cm acima do nível da laje, o que cria uma lacuna que permite que a fachada seja ventilada naturalmente, embora isso não seja tão eficiente em comparação com a tecnologia padrão.

Faixa

Os produtos desta marca são apresentados em quatro variedades com pequenas diferenças entre si.

  • O primeiro tipo inclui elementos rígidos "Venti Butts", que são isolantes para sistemas de fachada cortina e pertencem à versão standard, duráveis ​​e resistentes às influências externas.
  • O segundo tipo desses produtos são lajes de camada duplatendo uma estrutura combinada. Sua camada superior tem maior rigidez e densidade, enquanto a inferior é mais leve. Para esta lã mineral, aceita-se a designação "D" e tem um custo ligeiramente superior ao das outras marcas. Para facilitar a instalação, a camada externa superior é marcada, embora seja facilmente identificável pelo toque.
  • Isolamento Rockwool "Venti Butts Optima" refere-se ao terceiro tipo de produto. Suas propriedades são muito próximas às de Venti Butts, mas é uma opção mais versátil. Pode ser operado junto com um revestimento externo transmissor de luz. Este tipo de isolamento é recomendado por especialistas para organizar caixas de fogo perto de aberturas de janelas.
  • Lajes leves de lã de rocha marcadas com "H" são o quarto tipo deste tipo de produto. Eles servem para criar uma camada interna em sistemas de parede cortina com isolamento térmico de dupla camada. A diferença é a baixa densidade e o baixo peso, quase 3 vezes menor do que produtos similares de outros tipos, o que atua como fator adicional na redução da carga sobre a fundação.

A espessura mínima dos elementos Venti Butts N é de 50 mm e o coeficiente de condutividade térmica é de 0,036 W / mx K, o que é um indicador de seu alto nível de isolamento térmico.

Esta lã mineral pertence ao grupo de inflamabilidade KMO, por isso não deve ser usada na instalação de estruturas abertas.

Vantagens

Avaliações de consumidores indicam que esses produtos são praticamente isentos de falhas. Uma certa desvantagem poderia ser chamada de custo muito significativo, mas esta desvantagem é justificada pela alta qualidade dessa lã mineral, que é ideal para a instalação de fachadas ventiladas articuladas.

Considere as vantagens do produto.

  • Fibras de basalto ecológicas, bem como o enchimento sintético que as une, não têm um efeito prejudicial à saúde humana... Em comparação com a lã de vidro, as fibras de pedra são muito menos frágeis, por isso não geram poeira nem irritam a pele.
  • Isolado com tais placas paredes, devido à sua permeabilidade ao vapor, podem "respirar", que é especialmente valioso ao decorar casas de madeira com eles. E devido a sua alta segurança, os elementos de Rockwool Venti Butts resistem por muito tempo ao impacto direto da chama, impedindo sua propagação, já que as fibras de basalto só começam a derreter quando a temperatura ultrapassa 1000 ° C.
  • Esse material resistente à umidade, que, além disso, tem excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico, dispensa os construtores da necessidade de realizar o isolamento contra umidade em sistemas de fachada com dobradiças.
  • Outra vantagem da lã mineral Venti Butts é facilidade de instalação e economiaalcançou a cola para seus fechos. Este material rígido é convenientemente cortado em tiras e fragmentos do tamanho necessário, o que permite resolver com sucesso o problema de ajuste de cantos e formação de juntas. Graças a isso, o material é excelente para isolamento térmico de fachadas com arquitetura complexa.
  • Devido à sua estrutura fibroso-porosa, isolamento de lã de rocha é um material bastante permeável, que evita o aparecimento de acumulações de fungos e bolores sob tal revestimento, cuja vida útil, sem deteriorar suas características úteis, chega a 50 anos.

Você aprenderá como instalar Venti Butts Rockwool no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário