Ladrilhos de fachada: variedades e recomendações para a escolha
Casas particulares residenciais e edifícios comerciais com fachada de azulejos parecem modernos e atraentes. Além de sua aparência atraente, esse acabamento tem muitas vantagens práticas. Vamos conhecê-los em detalhes.
Características: vantagens e desvantagens
Tipos de produtos cerâmicos particularmente duráveis são usados para revestir a fachada do edifício. São eles que possuem características especiais que conferem às telhas uma super resistência, capacidade de suportar quaisquer cargas de carga. Vamos considerar mais detalhadamente as vantagens e desvantagens dos azulejos de fachada.
As vantagens indiscutíveis de tal material de revestimento incluem:
- Resistência à geada. Esta é uma qualidade importante para um material destinado ao uso externo. Mudanças freqüentes de temperatura, congelamento e descongelamento constantes não devem afetar a qualidade e a aparência do produto. Para escolher corretamente um ladrilho de fachada, é necessário prestar atenção ao indicador de resistência ao gelo no rótulo ou na caixa do produto. É designado por uma imagem convencional de um floco de neve. Quanto maior o valor da resistência ao gelo, mais preferível é escolher um produto com predominância de invernos frios e rigorosos.
- Força. O material é fabricado por meio de forte prensagem e queima (a uma temperatura de cerca de 1200 graus), graças ao qual cada produto possui características superfortes, resistentes aos esforços mecânicos.
- Durabilidade. O baixo nível de desgaste permite que os azulejos da fachada funcionem por muitos anos sem perder suas qualidades decorativas e utilitárias.
- Fácil de cuidar. A fachada revestida com cerâmica é muito fácil e cómoda de limpar. Essa superfície não tem medo de produtos químicos.
- O trabalho de instalação pode ser feito de forma independentebasta ter um pouco de experiência nesta área.
- Um edifício de azulejos retém melhor o calor enquanto o material é considerado "respirável".
- Produtos ecológicos não prejudica a saúde humana, não acende e não suporta combustão.
- Para acabamento da fachada do prédio com azulejos nenhum trabalho de alinhamento de parede necessário, este tipo de revestimento irá esconder irregularidades e imperfeições.
- Os fabricantes oferecem um grande número de soluções de design para fachadas, para que todos possam escolher a opção certa. Os ladrilhos podem ser combinados com outros métodos de acabamento, como gesso.
As desvantagens deste tipo de material de acabamento são insignificantes em comparação com as vantagens óbvias. É importante poder escolher o material adequado, tendo em conta as características indicadas na embalagem, bem como o clima da zona, para escolher correctamente os materiais de acompanhamento, como cola ou estruturas de moldura.
- Absorção de água. A cerâmica é um material de baixa porosidade, mas absorve umidade. Congelando, o líquido acumulado nos poros se expande, destruindo lentamente a textura do produto. Assim, quanto menor a porosidade, mais tempo permanecerá o aspecto atraente da fachada do edifício. Um indicador de 3% é considerado a norma, porém, os ladrilhos de clínquer ou grés porcelânico têm um valor ainda menor.
- Ladrilhos de grande formato, devido ao seu peso e baixas propriedades adesivas, requerem uma instalação especial em estruturas de quadro com fechos de metal.Esse sistema permite que você providencie ventilação adicional da parede, bem como coloque uma camada de isolamento. Produtos de tamanho pequeno são fixados em cola especial resistente à umidade e geada para uso ao ar livre. De acordo com o GOST, as características técnicas do adesivo para azulejos incluem resistência, densidade, nível de encolhimento, viscosidade, taxa de secagem, plasticidade. A utilização de uma mistura de cimento é inaceitável para trabalhos ao ar livre, uma vez que não possui todas as qualidades necessárias.
Variedades
Uma vasta gama de azulejos para fachadas dá a todos a oportunidade de enobrecer as suas casas, tendo em conta os gostos individuais, as condições climáticas da zona, bem como as possibilidades orçamentais e ideias estilísticas. Basicamente, os produtos diferem no método de produção, as matérias-primas usadas para criá-los, características práticas, forma, tamanho, aparência e design. Considere todos os tipos de ladrilhos para o exterior dos edifícios.
Pedra natural
Os materiais naturais são sempre muito valorizados. Um acabamento tão nobre indica o status do dono da casa, mas também exige um sério investimento. Para revestimento de fachadas, o mármore ou granito é o mais usado.
A textura desses tipos de pedra tem valor estético ilimitado, tem uma série de vantagens utilitárias:
- alto grau de resistência;
- resistência à geada;
- não sofre reações químicas;
- seguro para a saúde humana, pois não contém resinas de poliéster prejudiciais;
- vida útil de mais de 100 anos.
As propriedades negativas incluem o alto custo do material natural. É devido ao método de alta tecnologia de extração de pedra e seu processamento em máquinas especiais.
Rocha de concha
Este tipo de revestimento de azulejos de fachada também pertence a materiais naturais, naturais. Um tipo de calcário poroso especial é formado como um sedimento que se forma ao longo de milhões de anos no fundo dos corpos d'água. Na Rússia, existem grandes depósitos de rocha concha na Crimeia, onde é extraída e fornecida para o leste e norte do país.
O material ganhou esse nome devido ao seu aspecto. A textura das lajes e blocos é porosa, muitas vezes nas camadas de calcário existem verdadeiras conchas, que conferem um toque especial à decoração das fachadas dos edifícios e à decoração interior das instalações. Ao contrário do mármore e do granito, o preço da rocha de concha é mais acessível, por isso é frequentemente usado para revestimento de casas de campo.
Uma agradável cor castanho amarelado confere à estrutura um aspecto fresco e uma textura invulgar confere originalidade. Alguns elementos arquitetônicos podem ser feitos de blocos de rocha de concha, por exemplo, colunas de suporte para decorar a área de entrada.
A densidade da rocha concha, bem como sua resistência, podem ser diferentes. Para escolher o material necessário, você precisa saber a rotulagem adequada do produto;
- M35 - o tipo mais denso de rocha concha. Blocos com esses indicadores são usados para a construção de fundações, subsolos. Eles se distinguem pela alta resistência, mas também pelo peso.
- M25 - o tipo de material mais popular usado na construção. Apesar da densidade reduzida, é possível construir uma casa de um ou dois andares a partir de blocos marcados com M25, para erguer divisórias internas em um edifício de vários andares.
- M15 É o material mais poroso. É utilizado para a construção de cercas e edifícios de um nível.
Devido ao seu baixo peso, o revestimento da fachada não exerce forte pressão sobre a fundação e suportes de carga. Freqüentemente, blocos inteiros são trazidos para o revestimento de uma casa, que já são serrados no local e processados para instalação. O produto acabado pode ser apresentado na forma de lajes ou na forma de tijolos.
Vantagens das lajes rochosas:
- o material poroso oferece excelente adesão à base da parede;
- graças à sua porosidade, o acabamento retém perfeitamente o calor e permite que a casa “respire”;
- tem altas qualidades de isolamento acústico;
- o material ecologicamente correto não afeta a saúde humana;
- propriedades decorativas atraentes;
- preço relativamente baixo em comparação com granito e mármore.
Desvantagens:
- O material é propenso a absorver umidade, o que certamente afetará a vida útil de tal acabamento. Para desacelerar o processo de destruição da rocha concha, ela é tratada com repelentes de água especiais, graças aos quais o acabamento servirá por mais de uma dúzia de anos.
- A instalação das placas só pode ser realizada em tempo claro e quente; o trabalho não é permitido em épocas de frio intenso e em calor extremo.
Arenito
Para fachadas, são utilizadas lajes modulares, que podem ser recortadas na forma geométrica correta ou representar uma figura livre com bordas irregulares. Essa diferença afeta apenas a aparência da fachada. A primeira opção é mais rígida, a segunda é original, fantasia.
O arenito, como a rocha de concha, é uma pedra natural. Pode ser mais denso ou poroso. Para o acabamento da fachada do edifício, é preferível escolher amostras mais densas. Para não se confundir com a escolha, é preciso bater na pedra: se o som for monótono, você tem um material poroso à sua frente.
Muito provavelmente, esse acabamento começará a se desintegrar rapidamente, pois a água permanecerá nos poros após a chuva e as quedas de temperatura acelerarão o processo de destruição. É melhor não escolher modelos cor de areia - eles são frágeis e não confiáveis. Amostras de cinza e cinza escuro são adequadas para o acabamento da fachada.
Se falamos das propriedades práticas do arenito, então este acabamento permite que a casa “respire”, seja bem ventilada, ao mesmo tempo que se mantém aquecida. O arenito é um material relativamente barato e seguro para a saúde humana.
Grés porcelânico
Esse tipo de material de acabamento de fachadas é feito de lascas de granito, longarina, quartzo, argila expandida e ligantes. Esta mistura é submetida a forte prensagem e queima de alta temperatura. Adaptado às duras condições climáticas, o produto é mais durável do que a pedra natural. Além disso, o preço do Grés Porcelânico é muito mais baixo, o que o torna um dos materiais mais procurados para fachadas.
As seguintes características podem ser distinguidas como características dos produtos:
- os produtos acabados são produzidos em uma forma quadrada ou retangular, o comprimento de um lado da amostra da fachada é geralmente de 50–100 cm;
- mesmo edifícios com base de madeira podem ser decorados com grés porcelânico;
- na maioria das vezes, esse tipo de produto é usado para a instalação de fachadas articuladas ventiladas;
- o design do material é diversificado, entre os vários modelos poderá encontrar produtos de quase todas as cores e texturas;
- as superfícies vidradas de lajes com imitação de padrão de mármore serão uma excelente alternativa à pedra natural, e também ajudarão a criar um design exterior em um dos estilos modernos - high-tech ou minimalismo;
- Em geral, as características do Grés Porcelânico são semelhantes às placas naturais, porém os produtos têm um preço acessível.
Clinker
As telhas de clínquer são produzidas a partir de argilas de xisto com misturas de carbonato de cálcio, sais, chamotte, fundente e promotor fino. Essa mistura apresenta um alto grau de refratariedade, o que permite que o acabamento da fachada resista a quaisquer variações de temperatura. Os microporos que aparecem na textura do produto tendem a repelir a água, o que permite que o acabamento sirva por muito tempo (mais de 50 anos) e não temem nem mesmo as geadas mais fortes. Mesmo o grés porcelânico não pode se orgulhar de tal qualidade.
O produto acabado sem corantes tem uma cor não uniforme - do amarelo ao marrom. Ao mesmo tempo, os tons podem variar muito em embalagens diferentes. Antes de iniciar o trabalho de instalação, todos os produtos devem ser misturados uns com os outros, de modo que a fachada tenha um padrão igualmente caótico em todos os lados. Às vezes, os fabricantes adicionam corantes para ajudar a diversificar a paleta de materiais.
Devido à forma dos ladrilhos, o revestimento da fachada assemelha-se a alvenaria. No entanto, atendendo a um pedido individual, o fabricante pode fazer produtos de outros parâmetros. Depois de obter a forma desejada, os ladrilhos são queimados a temperaturas extremamente altas, devido ao qual a estrutura do modelo se torna de granulação fina.
As telhas de clínquer ganharam popularidade devido a uma série de vantagens:
- o trabalho de instalação é feito rapidamente e não requer habilidades especiais;
- se necessário, é fácil reparar a fachada ou substituir uma parte do revestimento;
- a telha é resistente a danos mecânicos, tem maior resistência ao impacto;
- o produto pode ser reaproveitado;
- a telha é facilmente montada, mesmo em isolamento;
- um grande número de cores e texturas permite que você escolha a opção mais adequada.
As variedades de telhas de clínquer incluem painéis térmicos de clínquer. Juntamente com o material de revestimento, um isolamento especial é adquirido. A placa quente é apresentada em vários sistemas. O isolamento pode ser fixado diretamente junto com ladrilhos como um construtor, quando cada elemento é inserido em uma ranhura especial e fixado na base da parede com guarda-chuvas ou parafusos auto-roscantes. Outra opção é quando se instala primeiro o isolamento e só depois os ladrilhos.
Aglomerado
Este tipo de telha é obtido por prensagem de lascas de mármore, quartzito, granito. A força e a resistência ao desgaste do aglomerado são dadas pelo quartzo. Esses acabamentos duráveis são freqüentemente usados para revestimento de edifícios comerciais. De acordo com suas características, o produto é superior ao mármore ou granito, embora seja muito mais barato. Existem modelos de aglomerado com imitação do padrão das pedras naturais.
Terracota
Ladrilhos de terracota são feitos de argila de caulim chamotte. Nenhum pigmento é adicionado à mistura, cores naturais do produto: marrom claro, marrom avermelhado, preto. Modelos diferentes têm texturas diferentes. As telhas podem imitar pedra, tijolo e até imitar madeira.
Infelizmente, esse revestimento tem vida curta, descascando e esfarelando com o tempo. Altos níveis de umidade e quedas de temperatura são especialmente prejudiciais para fachadas de ladrilhos de terracota. O produto é mais amplamente utilizado na decoração de interiores de lareiras e elementos arquitetônicos.
Telhas de concreto
Ladrilhos decorativos de concreto são leves graças aos agregados leves especiais em sua composição. A base da mistura é areia de quartzo peneirada, fragmentos de mármore e granito.
Para que as características do produto acabado atendam a todos os requisitos necessários, são introduzidos na composição plastificantes, estabilizantes e aditivos retentores de água.
Graças a esta receita, obtém-se um produto resistente ao gelo com propriedades repelentes de água, que não teme danos mecânicos e mudanças bruscas de temperatura.
As qualidades decorativas dos ladrilhos dependem da forma como a mistura é vertida durante o trabalho de produção, bem como dos pigmentos e tintas que fazem parte da solução. Vários formatos ajudam a fazer ladrilhos de concreto que podem imitar madeira, pedra natural, tijolo, ser absolutamente lisos ou ásperos.
Fazer ladrilhos de concreto com suas próprias mãos é possível, no entanto, é um processo trabalhoso e demorado.
Quando se trata de pavimentar caminhos de jardim ou, por exemplo, de decorar degraus de um jardim ou de uma área de entrada, justifica-se a produção independente, mas para a fachada de uma casa é preferível adquirir um produto acabado.
As telhas de concreto são um material de acabamento popular devido às suas qualidades:
- uma pequena massa de produtos não suporta uma carga excessiva sobre os alicerces do edifício;
- o ladrilho resistente a danos mecânicos protege a cave e fachada do edifício;
- aditivos especiais tornam os produtos resistentes a produtos químicos;
- não tem medo de umidade;
- durabilidade;
- preço baixo e acessível.
O tipo mais comum de ladrilhos de concreto são os chamados ladrilhos de pedra artificial. Uma fachada com esse acabamento parece digna e sólida e, ao contrário do revestimento de pedra natural, sairá para o proprietário muito mais barato. E será mais fácil fazer reparos parciais com o tempo.
A pedra natural também é imitada por telhas de gesso, mas este material é mais adequado para decoração de interiores, pois tem medo de geadas e umidade intensas. No momento da compra, é necessário esclarecer a composição no rótulo ou com os consultores da loja para adquirir um produto adequado e de alta qualidade e durabilidade. As telhas de polímero são consideradas mais uma alternativa à pedra natural, são mais duráveis e não têm medo de fortes variações de temperatura, vão servir em qualquer condição climática.
Ao escolher um esquema de cores, deve-se ter em mente que uma casa, especialmente uma cabana de dois ou três andares, é uma estrutura bastante grande, em uma pequena área suburbana ela estará sempre à vista. Cores muito variadas em um objeto assim podem ficar entediadas rapidamente, elas se cansam dos olhos. As opções de cores sólidas são mais adequadas para edifícios comerciais. Lajes frias escuras não são a melhor opção para um prédio de apartamentos, pois podem criar uma sensação opressora.
Para que o design exterior não se aborreça e provoque sensações agradáveis, é preferível escolher tons leves, naturais, para os combinar.
Dolomite
A dolomita na construção civil é utilizada tanto como material independente quanto como farelo, por exemplo, para a fabricação de grés porcelanato e até mesmo de uma mistura de cimento. A rocha muito dura tem uma agradável cor bege-creme ou cinza intercalada com pequenos elementos - "grãos". Na maioria das vezes, os ladrilhos de dolomita são polidos, mas para fachadas de edifícios, você pode escolher modelos polidos, serrados, polidos, antigos ou bujardados.
A principal vantagem do material de acabamento é a durabilidade, sendo que sua origem natural garante segurança à saúde humana. Ladrilhos de dolomita são um material caro, mas funcionam bem com opções mais baratas, como arenito ou gesso.
Betuminoso
As placas betuminosas são um material jovem. As telhas produzidas com tecnologia semelhante já ganharam popularidade entre os compradores que desejam economizar dinheiro. A própria telha, durante o processo de instalação, ganha uma aparência que imita a alvenaria, porém, a instalação é feita em seções inteiras, com telhas sobrepostas, semelhantes às telhas.
Cada telha é pregada com 8 pregos. A instalação começa pela parte inferior para evitar que a água da chuva entre na base da parede.
Ladrilhos betuminosos são macios e flexíveis, portanto, durante a instalação, uma composição adesiva especial pode ser necessária - um adesivo.
Uma fachada revestida com tal material servirá por pelo menos 30 anos. A superfície das paredes não desbota ao sol, não deixa a umidade entrar no interior da estrutura e é resistente a tensões mecânicas. O preço acessível e a facilidade de instalação ajudarão a economizar uma quantia considerável.
Opções de design
As fachadas revestidas a azulejos de pedra natural bruta ou a imitar materiais naturais apresentam um aspecto rústico. Irregularidades e rugosidades naturais, saliências e depressões, transbordamentos coloridos dão profundidade e volume ao edifício. Este acabamento é adequado para quintas em estilo de castelo, para chalés alpinos, mansões de estilo inglês.
Muitas vezes a pedra natural atua como um material que traz realces ao exterior de uma área suburbana, por estar em perfeita harmonia com outros métodos de acabamento. O melhor companheiro do arenito e da rocha de concha é o gesso. Nesta combinação, a nobreza do acabamento não desaparece, embora haja a oportunidade de salvar bem.
O grés porcelânico é frequentemente utilizado na decoração de edifícios governamentais, edifícios comerciais, escritórios e lojas. mas os chalés em estilo escandinavo, além de alta tecnologia ou minimalismo, ficam melhor no revestimento de placas de grés porcelânico. Para criar um desenho exterior original da casa, é preferível escolher vários tipos de modelos, por exemplo, com uma textura brilhante e rugosa, bem como modelos que difiram na cor.
Devido ao facto de os azulejos de clínquer não apresentarem cores uniformes, a fachada que lhes é confrontada apresenta um aspecto volumétrico e original.
O acabamento de tijolo comum não é capaz de dar ao exterior tanta variedade de transições e combinações de cores. O clínquer encontra-se em perfeita harmonia com a pedra natural e artificial, o grés porcelânico, a dolomite e o gesso. A paleta de cores ajuda a diversificar muito as opções de design para o exterior. De fachadas escandinavas de cinza frio a estilos mediterrâneos leves e aconchegantes.
Dicas de Seleção
- Diante da questão de como folhear a fachada de uma casa de campo, o primeiro critério significativo que restringe o leque de opções possíveis é o custo final dos produtos e das obras de instalação. Se você tiver certas habilidades, pode economizar trabalhadores e decorar a casa com azulejos. Uma boa opção de economia será o uso de produtos extraídos e processados na região anfitriã. A ausência de custos logísticos, assim como a possibilidade de adquirir produtos diretamente da fábrica, simplificam a escolha, economizam na carteira.
- Empresas estrangeiras (italianas, alemãs, espanholas) oferecem produtos de alta qualidade. Freqüentemente, seus produtos são produzidos em quantidades limitadas. Por causa disso, o preço de tal produto será significativamente mais alto do que o dos fabricantes nacionais.
- Preste atenção na textura dos produtos. Os modelos de relevo possuem um alto grau de aderência à base da parede. A fachada texturizada do edifício parece volumétrica e original. No entanto, a poeira se acumula nas saliências e é difícil de remover. As lajes lisas vidradas criam a impressão de uma superfície plana, monolítica, é mais fácil de cuidar, mas mais difícil de instalar, isso requer um alto grau de alinhamento ao nível do edifício.
- Escolha de um esquema de cores, deve-se ter em mente que uma casa, especialmente uma cabana de dois ou três andares, é uma estrutura bastante grande, em uma pequena área suburbana ela estará sempre à vista. Cores muito variadas em um objeto assim podem ficar entediadas rapidamente, elas se cansam dos olhos. As opções de cores sólidas são mais adequadas para edifícios comerciais. Lajes frias escuras não são a melhor opção para um prédio de apartamentos, pois podem criar uma sensação opressora. Para que o design exterior não se aborreça e provoque sensações agradáveis, é preferível escolher tons leves, naturais, para os combinar.
- No momento da compra, é imprescindível verificar a integridade de cada embalagem., a presença em sua superfície de estrias atípicas, delaminação e inchaço. Esses sinais podem indicar o não cumprimento das regras de armazenamento das mercadorias.
- Preste atenção a todas as marcaçõesindicado pelo fabricante na embalagem. A saber: resistência ao gelo (não inferior a 50 ciclos), resistência à flexão (não inferior a 180 MPa), absorção de água (não superior a 5%), peso do material. Leve é mais fácil de instalar, menos propenso a cair, não há forte impacto na fundação.
- Pergunte ao seu consultor sobre a composição dos produtos, pergunte quais foram as avaliações reais dos clientes para este ou aquele produto.
Sutilezas de instalação
Existem duas maneiras de instalar blocos:
- colocação dos elementos na base com cola, o chamado método úmido;
- instalação no ripado, que é fixado à parede (método "seco").
A primeira opção é adequada para ladrilhos leves que irão cobrir uma parede de tijolo ou bloco de espuma com uma superfície relativamente plana.
Para melhor aderência do material com o adesivo, o trabalho é melhor realizado na estação quente.
Para paredes de madeira ou edifícios construídos com tecnologia de moldura, use o método de instalação "seco". O Clammer é um suporte especial para ladrilhos, é fixado ao torneamento com parafusos auto-roscantes, os ladrilhos são inseridos nas suas ranhuras. Este método permite realizar trabalhos adicionais no isolamento da fachada, bem como ventilá-la. Elementos grandes e pesados serão melhor fixados dessa maneira.
A instalação começa no canto inferior da parede e move-se para cima e para o lado. As costuras entre os ladrilhos são friccionadas, mas se a tecnologia for óbvia com os ladrilhos colocados no método "húmido", então durante a instalação "a seco" poderá haver dificuldades com o desenho dos cantos da estrutura.
Cantos externos especiais de alumínio ou plástico para ladrilhos e layouts de ladrilhos o ajudarão a criar o canto direito externo ou interno.
Esses elementos são colocados com o lado de suporte diretamente sob o ladrilho do canto, enquanto a parte frontal arredondada cobre perfeitamente a costura.
Belos exemplos
- Os exteriores mais interessantes e discretos das fachadas das casas são geralmente complexos, consistindo em vários tipos de acabamentos, e têm uma paleta rica. Acabamentos com ladrilhos brancos serão considerados uma opção ganha-ganha. Esta cor dá um bom contraste, refresca o visual e pode ser usada para incorporar qualquer projeto estilístico: hi-tech, minimalismo, escandinavo, clássico.
- Pátios acolhedores e quentes são obtidos se quaisquer tons de vermelho são usados para decorar a fachada - tijolo, terracota, marrom. Na maioria das vezes, são ladrilhos de clínquer, mas para uma variedade de texturas, eles são combinados com placas de pedra natural, gesso, madeira.
- Mesmo as formas arquitetônicas elementares parecem majestosas se os ladrilhos de pedra natural forem escolhidos para sua decoração. Devido à textura rica e transição de cor natural, a fachada não parece opaca e monótona.
- Na escolha de ladrilhos de grande formato, por exemplo, de mármore natural, dolomita ou grés porcelanato, deve-se levar em consideração as características arquitetônicas e a finalidade da construção. As "caixas" da casa com acabamento em um material com uma superfície brilhante podem parecer oficiais. Para edifícios comerciais, essa aparência é aceitável, mas para um edifício residencial, tal exterior pode parecer desconfortável. Apenas soluções arquitetônicas incomuns podem ser enfatizadas com acabamentos caros e requintados.
Como o edifício é revestido com azulejos decorativos na fachada, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.