Painéis de concreto reforçado com fibra: tipos e aplicações na construção
Painéis de concreto reforçado com fibra são uma nova geração de materiais de construção de acabamento. Como alternativa ao reboco, apresentam todas as vantagens do seu antecessor, mas sem as desvantagens características. Este material de construção permite-lhe terminar a casa com elevada qualidade e num curto espaço de tempo, o que o irá deliciar pela sua elevada resistência e longa vida útil, e ainda decorar a fachada do edifício com uma excelente textura que imita vários materiais de acabamento, para por exemplo, alvenaria e alvenaria, madeira e assim por diante.
O que é isso?
O fibrocimento - sinônimo de painéis de fibrocimento - é um tipo de material de acabamento produzido na forma de lajes e painéis laterais. A parte principal da composição - de 85 a 90% - é o cimento, cerca de 10-15% a mais - diversos minerais e fibras (celulose ou fibra sintética).
Este último serve como um componente de reforço que reforça os painéis de concreto reforçado com fibras, conferindo-lhes elasticidade e, consequentemente, aumentando a resistência à flexão.
A parte frontal dos painéis é um revestimento resistente às intempéries que imita tijolo ou alvenaria. Além disso, a composição dos painéis de concreto reforçado com fibras contém aditivos hidrofóbicos que aumentam a resistência à umidade do material ao reduzir a porosidade, mas contribuem para a permeabilidade ao vapor dos painéis, propriedade responsável pela ventilação normal da parede.
Especificações
Características aproximadas que mostram os valores possíveis dos parâmetros para vários tipos de painéis de concreto reforçado com fibras. Esses incluem:
- densidade - de 1,5 g / cu. cm;
- peso do painel - 16-26 kg / sq. m;
- resistência à flexão - de 20 MPa;
- resistência ao impacto - de 2 kJ / sq. m;
- absorção de umidade - 7-20%;
- espessura do painel - 6-35 mm;
- comprimento do painel - 1,2, 1,5, 1,8, 2,4, 3,0, 3,6 metros;
- largura do painel - 190, 455, 910, 1200, 1500 mm.
Variedades
Painéis de concreto reforçado com fibra são feitos com vários designs externos que imitam vários materiais de acabamento.
Os seguintes tipos podem ser distinguidos:
- produtos imitação de alvenaria, variam em tamanho e forma, imitando diferentes tipos de pedra em cor, textura, grau de detalhe e outros parâmetros;
- imitando alvenariaA maioria das espécies imita tijolos vermelhos e amarelos, embora a escolha seja bastante variada e ilimitada com duas opções;
- painéis imitando acabamentos de madeira, uma ampla seleção de raças com sua cor e textura inerentes;
- lajes de fibra de concreto com uma textura que imita lascas de pedra, uma ampla gama de cores, existem tipos não monocromáticos com a adição de outras tonalidades, e os painéis também variam no tamanho das lascas;
- painéis monótonos, imitando paredes estucadas;
- lajes monótonas com uma superfície lisa utilizada principalmente para acabamento de grandes centros comerciais, edifícios de escritórios e estruturas semelhantes, a superfície se adapta bem à pintura e outros acabamentos decorativos.
Uma certa porcentagem dos painéis é vendida sem pintura. Este recurso permite que você mesmo escolha a cor e o tom, caso não exista uma opção adequada no sortimento do fabricante.
Por um lado, esta característica expande a variedade de desempenho externo dos painéis, por outro lado, é necessário um trabalho adicional de pintura, o que leva tempo e dinheiro. O custo de painéis de concreto reforçado com fibra não pintados é 10-20% menor do que modelos pintados semelhantes.
Finalidade e âmbito
O uso de concreto reforçado com fibra em obras de construção pode alcançar uma série de efeitos positivos, incluindo:
- redução do peso total da estrutura;
- prevenir a formação e propagação de fissuras na superfície da parede;
- aumentando a resistência da parede;
- desbaste de estruturas de parede;
- o uso de novas tecnologias de construção mais avançadas;
- obtenção do aspecto inerente aos acabamentos em madeira e pedra, mas com um desempenho mais óptimo e um processo de instalação mais simples;
- acabamento de fachadas com geometria curva;
- reconstrução e restauração de edifícios antigos, a leveza dos materiais de construção é especialmente relevante nesta matéria;
- eliminação de seções irregulares da fachada;
- obtendo uma superfície durável e lisa para trabalhos adicionais de acabamento decorativo.
Com a utilização do concreto reforçado com fibras, são finalizados objetos com diversas características, a saber:
- enfrentando prédios de apartamentos e casas particulares e chalés;
- decoração de shopping centers, hotéis, complexos esportivos, aeroportos, supermercados, instituições governamentais e públicas;
- acabamento de fachadas ventiladas;
- decoração de interior;
- revestimento de varandas.
As características técnicas do fibrocimento são bastante elevadas. Hoje, cada vez mais produtos de fachada feitos de fibra de vidro e espuma de vidro são usados em canteiros de obras. Esses painéis térmicos protegem de forma confiável qualquer estrutura.
Vantagens e desvantagens
Equipamentos modernos e novas tecnologias de produção com tratamento de alta pressão e vapor permitem produzir materiais com excelentes qualidades estéticas e operacionais. Os consumidores escolhem painéis de concreto reforçado com fibra devido às suas qualidades positivas.
- Longa vida útil. A duração de uso dos painéis varia na faixa de 25-50 anos.
- Baixo peso dos produtos. Lajes e painéis laterais são relativamente fáceis de levantar, instalar, transportar e armazenar. E a carga na parede também é reduzida e são necessários meios menos poderosos para consertá-la.
- Instalação simples e conveniente. A tecnologia de instalação de lajes é muito mais simples e menos onerosa do que a do gesso. As grandes dimensões dos painéis reduzem a quantidade de trabalho e os meios de montagem necessários para a fixação. Além disso, é mais fácil detectar e corrigir irregularidades ao instalar os painéis. O trabalho de instalação pode ser realizado com um conjunto mínimo de ferramentas e uma pequena bagagem de conhecimento sobre o método de instalação. Além disso, o trabalho pode ser realizado em condições de temperaturas negativas.
- Versatilidade. Os painéis são apresentados em várias opções de tamanhos e formatos, o que permite escolher produtos para acabamento superficial com diferentes características.
- Força elevada. Painéis de fibrocimento resistem bem a cargas de choque, vibração, fricção e flexão de pressão.
- Bom desempenho de isolamento térmico. Fornecidos pelo uso de filler de celulose, eles reduzem a potência dos materiais isolantes de calor necessários no acabamento, por exemplo, a espessura de uma camada de lã mineral.
- Resistência à geada. Os produtos mantêm sua integridade estrutural e aparência ao longo de muitos ciclos de congelamento / descongelamento. Este facto torna-os num excelente material de revestimento para regiões de clima agreste e continental, em que os verões quentes são substituídos por invernos frios, o que corresponde a quase todo o território da Federação Russa.
- Alto desempenho de impermeabilização. Graças aos aditivos especiais, os painéis não temem a humidade e podem ser lavados com água tanto pela frente como por trás.
- Resistente a temperaturas extremas.
- Eles não corroem, não apodrecem, não secam.
- Composição totalmente ecológica. Na produção, são utilizadas matérias-primas naturais e aditivos atóxicos, micropartículas do material não provocam reações alérgicas e não contribuem para processos negativos no organismo. Sem amianto ou resinas prejudiciais.
- Resistente à luz solar. A cor do concreto reforçado com fibra não se deteriora sob a influência da radiação infravermelha durante toda a sua vida útil. A luz ultravioleta não destrói a estrutura do revestimento - não causa fissuras, como em alguns materiais de acabamento.
- Bom isolamento. Diminui o nível de som de entrada e saída.
- Escolha ampla. A escolha se estende não apenas à cor e seus tons, mas também à forma e textura do revestimento do painel.
- Limpeza fácil. O material é autolimpante na chuva torrencial, além disso, você pode lavar a superfície com uma mangueira de jardim.
- Segurança absoluta contra incêndio. O material é 100% não inflamável e não fumegante, e também não derrete quando exposto ao fogo direto.
Além das qualidades positivas, os painéis de concreto reforçado com fibras têm várias desvantagens.
- Vulnerabilidade à exposição prolongada à umidade. Apesar das altas qualidades de impermeabilização, com exposição prolongada à água, o cimento na composição dos produtos ainda começa a absorver água. A saturação pode aumentar até 10-20% e levar a uma leve deformação dos painéis - até 2%, o que não afeta de forma alguma o aspecto ou integridade estrutural, a flexibilidade dos painéis compensa totalmente este fenômeno.
- Especificidade do trabalho de instalação. Com todos os aspectos positivos nesta questão, há uma ressalva - grandes painéis requerem instalação por pelo menos duas pessoas, o que pode causar algumas dificuldades.
Para saber o que é a fibra de concreto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.