Painéis de fachada para decoração exterior de casa: tipos e métodos de instalação

Painéis de fachada para decoração exterior de casa: tipos e métodos de instalação
  1. Peculiaridades
  2. Especificações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Variedade de materiais
  5. Visualizações
  6. Dicas de Seleção
  7. Etapas de trabalho
  8. Belos exemplos

Hoje, um número cada vez maior de proprietários de imóveis de subúrbio, ao finalizar, prefere um material relativamente novo - os painéis de fachada. Esse revestimento é capaz de imitar materiais naturais, o que significa apelo visual, mas ao mesmo tempo é muito mais barato e tem melhores características técnicas. Os painéis são fáceis de instalar, protegem a casa das várias influências externas e têm capacidade para servir por um período de tempo suficiente. Além disso, os painéis de fachada são extremamente fáceis de manter.

Peculiaridades

Os painéis da fachada são montados nas paredes e na moldura, se for necessário criar uma fachada ventilada. Normalmente, os materiais são fornecidos com instruções detalhadas dos fabricantes, que explicam o que está instalado e em que ordem, e como, em geral, a construção é acabada.

Os painéis são realizados em várias cores e texturas, o que permite ao cliente desenhar a fachada de acordo com os seus desejos. Eles não só criam a aparência do edifício, mas também o dotam de funções adicionais: isolamento, proteção contra ruídos e outros. Como regra, todos os painéis protegem qualitativamente a estrutura de flutuações de temperatura, rajadas de vento, chuva e outros "problemas" climáticos.

Especificações

Os painéis de revestimento usados ​​para o acabamento da fachada de uma casa devem atender plenamente aos requisitos da GOST, independentemente dos fabricantes. Podem ser constituídos por várias camadas, ter uma estrutura homogênea ou combinada., com ou sem isolamento.

A espessura dos painéis de metal é de aproximadamente 0,5 milímetros. O peso dos painéis de aço é de 9 kg por metro quadrado e o peso dos painéis de alumínio é de 7 kg por metro quadrado. Os painéis são cobertos por uma camada protetora de polímeros e não permitem a passagem de umidade. A condutividade térmica do metal é 40,9 W / (m * K), o que é considerado um indicador bastante ruim. Além disso, esses painéis criam certa interferência com as ondas eletromagnéticas, o que é bastante específico, mas ainda assim uma vantagem.

Os painéis de fibra de madeira são absolutamente inofensivos para os seres humanos e o meio ambiente. Eles economizam calor e energia e são duas vezes mais eficazes contra o gelo do que os painéis de metal. A densidade do material é bastante elevada, o que o protege de deformações e rachaduras.

Os painéis de vinil pesam cerca de 5 quilos por metro quadrado. Não permitem a passagem de umidade, não apodrecem, não corroem e economizam calor no ambiente. Painéis baseados em espuma de poliuretano pesam aproximadamente o mesmo e têm a mesma baixa condutividade térmica. Durante um incêndio, eles são capazes de impedir a propagação das chamas. Eles têm alta resistência à umidade e são usados ​​para decorar superfícies de formato "desconfortável".

Os painéis de fibrocimento têm até 15 milímetros de espessura, e o peso é superior a 16 quilogramas por metro quadrado. Eles não têm medo da radiação ultravioleta, pois contêm componentes que atuam como um filtro para os raios ultravioleta.

Os painéis de pedra natural podem pesar até 64 kg por metro quadrado. Eles são resistentes à geada e exibem uma taxa de absorção de água de 0,07%.

Todos os painéis acima são considerados ventilados, podendo ser usados ​​por um longo período e resistir a flutuações significativas de temperatura.

Vantagens e desvantagens

À primeira vista, os painéis de fachada têm apenas vantagens:

  • eles são capazes de proteger a casa de chuvas, nevascas e outras manifestações climáticas;
  • eles não corroem e não são adversamente afetados pela luz ultravioleta;
  • não dependem de flutuações de temperatura e funcionam igualmente bem no frio e no calor;
  • o processo de instalação é muito simples, não requer preparação especial ou tratamento de parede;
  • os fechos também são simples e acessíveis;
  • pode ser instalado verticalmente e horizontalmente;
  • possuem um grande número de cores e imitações de materiais naturais;
  • se encaixam facilmente em qualquer solução de design;
  • ter um preço acessível;
  • a instalação pode ser realizada em qualquer época do ano;
  • resistente à corrosão, especialmente opções de pedra natural;
  • são fáceis de cuidar;
  • todos os tamanhos típicos estão disponíveis;
  • a maioria das variedades não é inflamável.

As únicas desvantagens são o fato de que alguns tipos de painéis ainda são muito caros (por exemplo, pedra natural), e será necessário atrair especialistas para realizar o trabalho.

Variedade de materiais

Os painéis da fachada são feitos de materiais naturais e sintéticos. Eles diferem em uma variedade de texturas, tons e soluções de design. É importante escolher o material certo não apenas porque a aparência da casa dependerá disso, mas também porque o material protegerá a estrutura de problemas atmosféricos.

Composto

Há uma grande seleção de painéis de acabamento composto. Um deles é o fibrocimento. Esse painel é feito à base de cimento e consiste quase inteiramente em gesso comum. Os painéis são cobertos por uma camada protetora em ambos os lados. Além disso, na composição você pode encontrar grânulos especiais que regulam a entrada e o retorno da umidade quando o clima muda e outras impurezas. Normalmente, 90% de cimento e fibras minerais e 10% de fibras de plástico e celulose. As fibras são dispostas aleatoriamente, para dar resistência às dobras.

O material tem características técnicas muito boas: alto isolamento acústico, resistência à umidade e resistência ao gelo. Deve-se acrescentar que também é à prova de fogo e ecologicamente correto.

O fibrocimento é frequentemente utilizado em edifícios que precisam ser protegidos do ruído excessivo, como em residências próximas a aeroportos ou mesmo em ambientes fechados. A instalação de painéis de fibrocimento é fácil e pode ser feita de forma independente.

Painéis de cimento de qualquer cor e formato de interesse estão disponíveis nas lojas. Eles imitam pranchas de madeira, mármore, pedra e outros materiais. No entanto, se você quiser pintá-los com alguma cor incomum, terá que pagar uma quantia significativa. Normalmente, tintas acrílicas e de poliuretano são usadas em superfícies pré-tratadas. Além disso, a desvantagem desses painéis é considerada a absorção ativa de umidade, o que não afeta a resistência, mas prejudica um pouco a aparência. Mas as placas de fibrocimento são cobertas com uma película hidrofílica especial, com a qual a superfície pode se autolimpante durante a chuva ou neve.

Os painéis de clínquer são utilizados para fachadas e são considerados um dos melhores para o acabamento da base. Esse revestimento consiste em ladrilhos que retêm perfeitamente o calor e resistem às flutuações de temperatura e uma base de espuma de poliuretano. Anteriormente, os ladrilhos de clínquer eram usados ​​exclusivamente para calçadas e caminhos, mas uma vez que suas propriedades excepcionais foram descobertas, outro aplicativo apareceu.

A instalação de painéis de clínquer é incomum: primeiro, é formada uma matriz na qual os ladrilhos são colocados e preenchidos com isolamento líquido. Os painéis de clínquer são fixados com parafusos auto-roscantes na própria fachada e no torneamento. Este material é muito durável, amigo do ambiente, mas também caro.

Os ladrilhos são feitos de barro, que depois são pintados na tonalidade desejada. Os painéis não perdem a visão ao sol, não racham nem se esfarelam. Além disso, a fachada será protegida de fungos e mofo, pois o material permite a passagem de muito pouca umidade.

Os painéis de clínquer também são chamados de painéis térmicos. Eles mantêm a melhor temperatura em qualquer época do ano e permitem que você economize significativamente no aquecimento de sua casa.

Deve-se notar que a espuma de poliuretano atua como um componente que promove o isolamento - um material resistente ao fogo e regulador de temperatura. A espuma de poliuretano deve ser espumada e ter estrutura celular. Lascas de mármore são colocadas em cada célula em alta temperatura.

A instalação também é possível em qualquer época do ano. Entre as desvantagens das telhas de poliuretano estão o preço bastante alto e a instabilidade da cerâmica. Além disso, a espuma de poliuretano é estanque ao vapor, portanto, durante a instalação, é necessário manter um espaço entre o ladrilho e a própria parede para que não se forme condensação. Deve acrescentar-se que se trata de ladrilhos de clínquer com espuma de poliuretano que podem criar painéis "cerâmicos", decorados com ladrilhos.

Metal

Os painéis de fachada de metal são feitos de alumínio ou aço, galvanizado ou aço inoxidável. Mais recentemente, painéis de cobre ou zinco têm sido usados ​​para o revestimento de fachadas. Normalmente a superfície do revestimento é lisa, mas também é possível torná-la volumétrica - perfurada ou decorada com nervuras adicionais. A espessura do aço é de aproximadamente 0,5 milímetros. As placas de metal são geralmente cobertas com um revestimento de polímero - como um tijolo ou pedra natural, poliéster, plastisol ou púrpura.

O peso dos painéis de aço é de cerca de 9 kg por metro quadrado, enquanto os painéis de alumínio têm 7 kg. Em geral, as placas de metal podem servir aos seus proprietários por até 30 anos, tanto em temperaturas de -50 quanto de +50 graus. São à prova d'água, resistentes a solicitações mecânicas e químicas e absolutamente à prova de fogo. Como outras pranchas, distinguem-se pela presença de uma vasta gama de tonalidades e texturas.

A principal desvantagem é o fato de o metal não reter bem o calor, portanto, será necessário um isolamento térmico adicional. Além disso, haverá a necessidade de elementos adicionais, como resultado dos quais os gastos com dinheiro aumentarão. Por falar em metal, vale ressaltar que ele acumula eletricidade estática, o que também é uma desvantagem. O alumínio não tem isso, mas custa muito mais. Os painéis de aço são mais fortes, mas os painéis de alumínio são mais bem adaptados às flutuações de temperatura.

Painéis de metal protegidos com polímero têm muitas vantagens: aqui e longos anos de operação e resistência a temperaturas extremas e isolamento acústico e proteção contra umidade. São duráveis ​​e resistentes, vendidos em várias cores e designs, portanto, são amplamente utilizados na construção civil. Entre as desvantagens, apenas a baixa condutividade térmica e a necessidade de elementos adicionais podem ser indicadas.

Polímeros

O principal polímero usado para criar os painéis de fachada é o cloreto de polivinila ou PVC. Existem dois tipos deles: revestimento do porão e revestimento da fachada. O primeiro tem a forma de um retângulo, imita uma pedra ou tijolo e tem um tamanho de aproximadamente 120 centímetros por 50 centímetros. A segunda consiste em placas longas e finas, chamadas lamelas, com tamanho médio de 340 por 22 centímetros. Ambas as variações completam-se facilmente com elementos adicionais, com a ajuda dos quais se decoram cantos, cornijas e outros lugares "inconvenientes".

Painéis de PVC são bastante baratos, portanto, são usados ​​em qualquer lugar. A variedade mais popular é considerada o revestimento de vinil, que tem uma superfície lisa ou semelhante a madeira texturizada.

A instalação dos painéis de vinil é feita de baixo para cima. Na parte inferior, cada painel possui uma trava, e na parte superior há uma borda para fixação na base e outra trava. Assim, os painéis são conectados entre si por duas travas, mas as juntas são invisíveis a olho nu.

O tapume do vinil está em operação há cerca de 30 anos em qualquer temperatura. Ao contrário das placas de metal, ele retém o calor dentro da casa, mas é menos resistente e capaz de rachar em temperaturas muito baixas. Fortes rajadas de vento também incomodam os proprietários - os painéis começam a vibrar e deformar. Mas a alta resistência ao fogo evitará problemas de incêndio.

Existem também painéis de polímero reforçados com fibra de vidro e concreto polimérico. São muito persistentes, resistentes e insensíveis a qualquer impacto. Infelizmente, quando os painéis derretem, eles começam a liberar substâncias tóxicas, o que é muito perigoso. A instalação de revestimentos de micro-mármore é igual à instalação de vinil.

Por falar em polímero, definitivamente vale a pena mencionar os painéis de areia de polímero para tijolos. Eles são feitos de talco de pedra e polímeros usando estabilizadores de UV. Esse revestimento é extremamente fácil de instalar - não há necessidade de moldura de madeira, argamassa ou cola. Os painéis são simplesmente colocados sobre uma parede de gesso ou concreto e fixados a ela com um sistema de travamento.

Essa fachada é ecologicamente correta, confiável e muito leve. Existem várias opções de design e cores, o que novamente lhe dá a oportunidade de experimentar com estilo. Os painéis podem ter uma camada de isolamento de espuma de poliestireno, o que só aumenta o número de vantagens deste revestimento.

Painéis de fachada em "tijolo" são relativamente caros, mas o resultado compensa o custo. Eles lidam com várias condições de temperatura, alta umidade e têm uma aparência muito atraente.

Painéis de Vidro

Painéis envidraçados para arranjo de fachadas são escolhidos pelos proprietários de mansões de status com projeto original. O vidro escolhido para esse revestimento passa por um processamento adicional: é laminado ou temperado. O resultado é um revestimento que pode até ser à prova de balas. Além disso, o material costuma ser dotado de efeitos especiais. Os painéis podem ser foscos, espelhados ou opacos. Assim, os painéis de vidro permitem que você dê vida a uma variedade de idéias de design.

Obviamente, as vantagens de tais painéis incluem sua aparência original, isolamento térmico, imunidade a ruídos e alto custo. O material não produz ondas nocivas, não possui odores desagradáveis ​​e outros fumos tóxicos e é absolutamente amigo do ambiente para o meio ambiente e para os seres humanos. Além disso, graças à transparência do vidro, bem como aos diversos acabamentos decorativos, o proprietário do edifício pode receber qualquer nível de entrada de luz que desejar em um momento ou outro. Os sistemas de fixação também permitem que você crie estruturas de formatos não padronizados e de qualquer complexidade.

Entre as desvantagens estão o alto custo e a complexidade de instalação. Claro, também é inconveniente que eles precisem ser lavados regularmente.

As fachadas de vidro são pós-travessão, estruturais, aranha articulada e translúcida. A primeira opção é a mais comum. Esses painéis são montados em tiras especiais chamadas barras transversais. Eles podem ser horizontais ou verticais.

Também na construção do torneamento existem racks. Muitas vezes, a parte externa é decorada com uma decoração diferente.

O envidraçamento estrutural cria um revestimento visualmente consistente, uma vez que todos os elementos de fixação estão escondidos atrás dos painéis.Os materiais são fixados com um adesivo de vedação resistente às oscilações de temperatura e alta umidade. Apesar de sua aparência frágil, o design é absolutamente seguro, confiável e durável.

Perfis de metal resistentes são colocados na base das paredes de cortina. O espaço entre a parede do edifício e a cobertura serve como camada de ventilação. Normalmente, este tipo é escolhido para loggias e varandas envidraçadas, decoração de centros comerciais e edifícios de escritórios.

Finalmente, os painéis de fachada de vidro spider são fornecidos sem moldura, portanto, não são necessárias dobradiças. As próprias peças são fixadas umas às outras com clipes elásticos e à parede a cobertura é fixada em suportes de aço.

Uma pedra natural

Os conhecedores da pedra têm uma escolha: decorar o edifício com materiais naturais ou artificiais.

  • No primeiro caso, eles receberão um revestimento excepcionalmente durável e de aparência decente que protegerá a casa de todas as "adversidades" possíveis: baixas temperaturas e radiação ultravioleta e danos mecânicos e até álcalis. As poucas desvantagens incluem o peso significativo da estrutura, mau isolamento acústico e alta condutividade térmica.
  • No segundo caso, os proprietários poderão economizar no custo do próprio material, sem perder seu apelo visual, e, além disso, isolar significativamente as paredes. A pedra artificial, por exemplo, feita de concreto de poliestireno, é fácil de instalar e possui propriedades aproximadamente semelhantes.

Os painéis deste tipo são compostos por duas camadas: a primeira é isolante e a segunda é decorativa. Um revestimento com imitação "como uma pedra" é montado quer sobre uma estrutura metálica pré-concebida, como, por exemplo, pela empresa "Dolomit", quer sobre uma cola especial.

Fibras de madeira

A fibra de madeira que foi previamente prensada a quente pode ser encontrada em painéis de fachada de madeira. O polímero orgânico liberado neste processo "liga" as partículas. A superfície de tal revestimento é tratada com uma solução protetora, o que aumenta sua vida útil.

Os painéis de fibra de madeira parecem madeira verdadeira, mas têm características tecnológicas muito melhores. São duráveis ​​e resistentes, seguros para a saúde humana e o meio ambiente, não deformam e protegem contra ruídos.

As desvantagens, no entanto, incluem alta inflamabilidade e "inchaço" de até 20% da umidade, que, em princípio, pode ser eliminado por meios especiais. Por exemplo, pode ser uma emulsão à base de parafina. A vida útil é de cerca de 15 anos.

As lajes são fixadas na moldura com parafusos auto-roscantes devido à presença de uma borda perfurada. Os elementos de cobertura são conectados uns aos outros como uma saliência e uma ranhura.

Visualizações

Para revestimento externo, eles são frequentemente usados painéis de fachada em sanduíche... Esse revestimento consiste em duas folhas de metal de 0,5 mm cada, entre as quais um aquecedor e uma barreira de vapor são colocados.

Esses "sanduíches" multicamadas geralmente são feitos de ligas de alumínio e aço galvanizado com magnésio e manganês. Embora sejam finos, eles são bastante duráveis, o que é uma grande vantagem para o exterior. A única desvantagem dos painéis de parede é o fato de exibirem propriedades de baixo isolamento térmico.

Eles funcionam por até 30 anos, são ecológicos, à prova de fogo e resistentes à umidade. Os painéis são montados em parafusos auto-roscantes e unidos no formato “macho e fêmea”.

Externamente, os sanduíches podem imitar gesso, pedra e outros materiais naturais. Servem por mais de 30 anos, não corroem nem apodrecem. Os "sanduíches" de cassete são escolhidos para áreas com climas frios e mudanças frequentes de temperatura. Sua estrutura é a seguinte: um aquecedor é colocado dentro de uma estrutura de aço delgada e o painel da fachada em si é colocado em cima. Os "sanduíches" de três camadas à base de contraplacado resistente à humidade têm a seguinte estrutura: ladrilhos cerâmicos no exterior e espuma de poliuretano como isolamento térmico.

Em termos de formato, os painéis da fachada são rectangulares, em forma de módulo de dimensão média ou em faixa alongada e bastante estreita. Podem ser comercializados em vários tons, lisos ou perfurados. As cores dos painéis da fachada são determinadas de acordo com o catálogo RAL, por exemplo, terracota, laranja, azul, lilás e até vermelho. Os painéis também são divididos em função da disponibilidade de isolamento de acordo com o tipo de fixação (com travas e não conectadas entre si) e o material de fabricação.

Também é muito importante ser capaz de entender o que é tapume. Alguns especialistas acreditam que painéis de fachada e revestimento são duas coisas diferentes. A principal diferença é que o revestimento tem uma camada e os painéis frontais várias. É por isso que os painéis, ao contrário dos revestimentos, são responsáveis ​​pelo isolamento acústico e térmico.

Outros defendem a opinião de que o revestimento é um tipo de painel de fachada. É constituído por painéis separados, semelhantes a placas, que são fixados uns aos outros por uma fechadura e uma borda perfurada para pregos. As faixas podem ter de 2 a 6 metros de comprimento, 10 milímetros de espessura e 10-30 centímetros de largura.

Há revestimento de alumínio - absolutamente resistente à penetração de umidade, não corroído, mas muito caro. Em seguida, o revestimento do vinil é isolado - tiras de PVC. Eles também produzem madeira, cimento e revestimento de metal. O revestimento do rodapé é um tipo de painel de vinil usado especificamente para o acabamento do rodapé. Esse revestimento tem características de resistência superior, porque o porão está muito mais exposto a fatores destrutivos do que o resto da casa. Na maioria das vezes, os modelos de revestimento do porão imitam materiais de revestimento naturais alternativos: madeira, pedra, tijolo e outros.

Dicas de Seleção

Para começar com a escolha dos painéis de fachada, primeiro você precisa se familiarizar com seus fabricantes e faixas de preço. As empresas mais conhecidas são Holzplast, Alfa-Profil, Royal, Alsama e Novik. Além deles, são apresentados ao mercado modelos de outros fabricantes dos EUA, Alemanha, Canadá e Rússia. Quanto ao custo, você pode encontrar o preço de 400 rublos por peça (no caso do PVC) e 2.000 por metro quadrado. O preço dos painéis de pedra natural dependerá do material preferido.

Além disso, é importante considerar os seguintes pontos.

  • Característica da estrutura. Para edifícios residenciais privados, recomendam-se painéis, um dos componentes do qual é concreto, em cores quentes. Para edifícios públicos, as cortinas frias e os modelos de polímero são os mais frequentemente escolhidos.
  • A área onde a casa está localizada é importante. Se for um clima frio na maior parte do ano, é melhor instalar painéis equipados com isolamento.
  • As características tecnológicas são importantes - resistência, inflamabilidade, isolamento acústico e outros. Vale a pena considerar o custo também. Existem painéis à venda nas mais variadas categorias de preços, tão inspirados no preço baixo, é imprescindível saber tudo sobre o fabricante e ler as críticas. Finalmente, os painéis de fachada selecionados devem ser compatíveis com a paisagem, outras construções e o estilo geral de decoração.
  • Para selecionar painéis de fachada para gesso, o que não se distingue de um processamento de alta qualidade, mas a instalação ocorrerá no menor tempo possível, você deve prestar atenção ao revestimento dos painéis de fibra. As placas de fibrocimento têm lascas de mármore como agregados decorativos e parecem muito dignas. O painel pode ser texturizado ou superfície lisa.
  • Painéis de clinquer de fachada feitos de espuma de poliuretano reduzem o custo de aquecimento da casa em cerca de 60%, por isso vale a pena comprar para quem quer reduzir custos fixos. Os painéis térmicos de clínquer são feitos de tijolos, madeira ou pedra comuns.Eles podem ter uma estrutura áspera ou lisa, superfície lascada ou nervurada.
  • Para que as placas de clínquer se encaixem perfeitamente no design uniforme do local, é necessário que se combinem com o passeio, e com a vedação, e com a garagem, e com outros elementos. Se a casa já foi isolada anteriormente, então você pode dispensar o isolamento e economizar no isolamento térmico. A instalação de tais painéis é realizada sobre uma base preenchida com lã mineral.
  • Aquapanel de fachada é considerado um material relativamente novo, que é usado para decoração externa e interna de edifícios. A camada interna desse revestimento é feita de cimento com aditivos minerais. As superfícies externas e bordas longitudinais são reforçadas com malha de fibra de vidro, o que lhes dá resistência. Graças à malha de fibra de vidro de reforço, a placa pode ser dobrada a seco sem umedecimento prévio, com um raio de curvatura de 1 metro, o que permite que o material seja usado para criar superfícies curvas. Esse material é capaz de resistir perfeitamente à umidade, portanto os aquapanéis são usados ​​em locais onde tal exposição deve ser evitada. Normalmente o material é utilizado como base para gesso e ladrilhos cerâmicos.
  • O tapume do vinil pode ser instalado em qualquer tipo de substrato - superfície de concreto, parede de tijolos, torneamento de madeira. O revestimento com pedra natural não pode demonstrar tanta versatilidade, portanto, se pretende criar um look aristocrático, deve dar preferência à pedra artificial.
  • Fazendo a parte inferior da casa, que fica ao lado da fundação, é importante escolher o revestimento mais resistente à umidade. Portanto, os painéis de PVC geralmente são comprados para esses fins. Eles são capazes de salvar o prédio do congelamento, evitar que as paredes se molhem e a formação de feias listras brancas sobre elas.

A parte inferior da casa, adjacente à fundação, é sempre difícil de cobrir. A proximidade com o lençol freático e a área cega faz com que o revestimento seja o mais resistente possível à umidade. Caso contrário, os proprietários terão que fazer reparos todos os anos. O uso de tapume de porão de PVC ajudará a evitar tais problemas.

  • O grés porcelânico em suas propriedades e características é semelhante à pedra natural, portanto, é usado tanto na construção de prédios baixos quanto em prédios altos. O revestimento de grés porcelânico enfatiza favoravelmente o status. O grés porcelânico apresenta excelentes características: não se desgasta, não aparecem fissuras e manchas. A aparência original pode persistir por décadas.
  • Os painéis mais populares para enfrentar edifícios residenciais são os painéis térmicos para tijolo ou pedra natural. Eles parecem tão dignos quanto os materiais reais, mas respondem melhor a várias influências. Por exemplo, um tijolo real pode mudar de cor sob a influência do clima, mas o revestimento artificial permanecerá intacto. Se uma opção mais orçamentária for necessária, você deve prestar atenção aos painéis à base de cimento. Também possuem uma camada externa decorativa que permite decorar a sua casa com dignidade.
  • Painéis sanduíche não requerem trabalho adicional, portanto, são escolhidos em uma situação de tempo limitado.
  • A variedade de painéis de fachada permite escolher o revestimento ao seu gosto, qualidade e preço e crie um visual único para sua casa. Combinar produtos e experimentar formas e tons são bem-vindos. Para não se enganar, deve-se prestar atenção aos certificados de conformidade, cupons de garantia e instruções detalhadas. O ideal é que os painéis, acessórios e acessórios sejam produzidos pela mesma empresa.

Etapas de trabalho

  • Via de regra, na fase de preparação para instalação com as próprias mãos é necessário processar a parede para fixação dos painéis de fachada... Primeiro, todas as saliências são removidas, depois o revestimento antigo é limpo e a parede é tratada com um agente que evita a formação de fungos. Se as paredes forem irregulares, os painéis serão montados em uma moldura de madeira ou metal.
  • A base deve ser verificada quanto à uniformidade usando um nível de construção. Se as diferenças forem superiores a 1 centímetro, será impossível fixar os painéis à cola. Neste caso, o alinhamento é executado. Além disso, as paredes devem ser imprimadas, tanto de tijolo como de concreto, e as de madeira tratadas com anti-séptico.
  • A instalação do torneamento é feita com antecedência. O quadro é construído em um arranjo vertical ou horizontal de todos os elementos constituintes. O torneamento não deve copiar o desnível da superfície da parede. Uma lacuna para ventilação deve ser deixada entre o material de revestimento e a parede. A cavidade formada entre a superfície do edifício e os painéis é preenchida com materiais isolantes, espuma ou lã mineral. Antes de proceder à instalação do torneamento, é necessário colocar uma película de celofane bastante espessa e durável.
  • É importante determinar corretamente o nível da primeira linha de revestimento.usando a barra inicial. Os painéis de parede são geralmente fixados no nível do solo a uma altura de 30 centímetros. É aconselhável iniciar o revestimento pelos cantos. Depois que a primeira fileira está pronta, todos os espaços entre a parede e o material são preenchidos com espuma de poliuretano. Se no processo se descobrir que o painel não cabe em uma fileira, ele é cortado com uma esmerilhadeira.
  • Os painéis de fibrocimento são montados em parafusos auto-roscantes. As placas de metal são fixadas ao torneamento após o isolamento da fachada das residências. Os painéis de plástico são montados na estrutura por meio de fechos. O clínquer, assim como o fibrocimento, são fixados em parafusos auto-roscantes.
  • Geralmente, a montagem é feita com uma cola especial, ou os painéis são montados em uma estrutura preparada de madeira ou metal. Ao usar cola, o revestimento é colocado diretamente na superfície das paredes. É importante entender que esta tecnologia só é adequada para superfícies perfeitamente planas. Este tipo de assentamento é utilizado para painéis de clínquer, que desempenham a função de isolamento adicional e acabamento decorativo. A linha inferior de painéis é sempre instalada de acordo com a faixa inicial. Se a instalação for feita com cola, o trabalho deve ser feito em tempo seco. As condições climáticas são irrelevantes para a instalação em sarrafos. Deve-se acrescentar que às vezes é colocada uma camada de isolamento sob as placas de revestimento. Isto é especialmente recomendado se os painéis da fachada tiverem uma estrutura homogênea.
  • Ao instalar os painéis de metal, a caixa consiste em guias, que estão localizados verticalmente, e os próprios painéis serão montados horizontalmente. No caso de instalação vertical, o aperto das juntas será quebrado. No processo, são usados ​​parafusos ou pregos auto-roscantes que não corroem. Ao instalar os painéis de metal, deve-se ter em mente que serão necessários elementos adicionais que custam dinheiro adicional.
  • Painéis de fachada de fibra de madeira fixação pelo seguinte sistema: existe uma perfuração no rebordo dos painéis, através desta perfuração já existe um fixador para parafusos auto-roscantes.
  • Os painéis de vinil são conectados uns aos outros graças a travas, um dos quais está localizado na borda. Assim, são montadas seções de diferentes tamanhos, que são fixadas com parafusos auto-roscantes na parede do edifício. Os painéis são fixados com travas e em paralelo cobrem o fixador perfurado do olho. A instalação é realizada com uma sobreposição do solo, na horizontal. Os furos para parafusos auto-roscantes são cortados com uma certa folga, o que será útil em caso de inchaço ou compressão de materiais durante as flutuações de temperatura. Os pregos são selecionados de alumínio ou de outro material anticorrosivo.
  • Painéis de poliuretano são interligados como uma "lingueta" e "ranhura", mas são montados verticalmente. O revestimento da fachada é fixado à moldura com parafusos de aço inoxidável, que ficarão invisíveis após a conclusão da obra.
  • Os painéis sanduíche são fixados à estrutura com parafusos auto-roscantes no caso de ripas de madeira e metal, e em paredes de concreto com buchas. Os painéis também são conectados entre si de acordo com o sistema “macho e fêmea”. Este esquema é escolhido para evitar que a umidade entre nas paredes da casa e para criar uma adesão de alta qualidade das peças umas às outras.
  • A colocação da fachada em grés porcelânico é efectuada com cola. Deve ser composto de dois componentes, um dos quais é o poliuretano. Os ladrilhos são colados a uma superfície de fibra de vidro celular, o que evita que os fragmentos se espalhem em caso de danos.

No final do processo de instalação, é realizada a cimentação, se necessário. Isso dará ao revestimento uma aparência estética completa.

Belos exemplos

  • Painéis de vidro elegantes permitem que você crie casas futuristas com abundância de luz nos quartos. Eles combinam bem com painéis brancos ou de aço feitos de outros materiais.
  • O tapume verde claro tornará o exterior da sua casa inesquecível. Painéis de tons calmos de aparas de madeira são adequados para isso.
  • Para um estilo clássico, vale a pena escolher os painéis de polímero nas cores branco, bege, café ou creme. Neste caso, a cobertura é feita em tons escuros.
  • A combinação de painéis de diferentes cores e texturas permite sempre criar um visual único para o edifício. Ao mesmo tempo, recomenda-se a utilização de, no máximo, três tonalidades para a decoração das paredes, sendo uma delas a principal e as outras duas adicionais.
  • A combinação de painéis de plástico amarelo e cinza parecerá muito impressionante e moderna.
  • Uma estrutura completamente decorada com painéis de metal pode parecer excessivamente sombria. Portanto, vale a pena diluí-lo com alguns painéis de luz e, claro, não economizando nas aberturas das janelas.
  • Uma combinação de painéis de madeira e decorativos para alvenaria ou pedra artificial ficará bonita e nobre.
  • Uma pequena casa de campo pode ser decorada em estilo suíço: faça um telhado de madeira natural e coloque painéis de luz na fachada.
  • Se houver muitas árvores no local, o verde, o amarelo e o marrom ficarão bem na fachada. Se a área for deserta, deve-se dar preferência a superfícies vermelhas e laranja com estrutura em relevo.
  • Os terraços e demais anexos devem ser decorados no mesmo estilo da casa principal. Por exemplo, para uma construção localizada na margem de um reservatório, as cores mais adequadas serão azul, azul e água.

Para obter informações sobre como embainhar a fachada de uma casa com painéis, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário