Revestimento da fachada da casa com placas OSB

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas e materiais
  3. Instalação do torneamento
  4. Como consertar as lajes?
  5. Pontas de guarnição de frontão
  6. Selagem de costuras

Enfrentar a estrutura com placas OSB aumenta sua vida útil, cria um nível ideal de conforto no interior do edifício. Com o material deste artigo, você aprenderá como embainhar a fachada de uma casa com placas OSB, quais são as características da tecnologia com suas próprias mãos - desde a escolha dos materiais até a selagem das costuras.

Peculiaridades

Placas de reforço orientado são um material popular na construção com altas características técnicas. Os produtos são aglomerados de madeira feitos de cavacos finos colados com resinas impermeáveis ​​em 3 camadas. Sua resistência é maior do que o cartão, são fáceis de trabalhar e baratos. Eles são clássicos e laminados.

O método de construção em placas OSB, realizado de acordo com a tecnologia canadense, é um clássico. A essência da técnica é fixar as placas nos racks da estrutura. A estrutura é projetada especificamente para este material. As dimensões dos painéis são levadas em consideração para serem fixados nas estantes com juntas.

Isso garante uma conexão confiável das lajes ao quadro. Especialistas experientes tentam embainhar a moldura para que as folhas sejam cortadas o menos possível. As aberturas e orifícios nas lajes são feitos com ferramentas especiais.

A fita de construção também é usada na obra. Eles são selados com fechos na junção dos painéis.

Ferramentas e materiais

Antes de prosseguir diretamente para o trabalho, você precisa decidir sobre o material de revestimento. Existem 4 tipos de placas OSB.

  • OSB 1 pertence às variedades com menor resistência mecânica. Eles não são adequados para revestimento de parede de suporte de carga.
  • OSB 2 é um pouco mais forte, mas eles podem embainhar paredes ou tetos somente em salas secas.
  • Você pode embainhar a fachada da casa com placas OSB de 3 tipos. O material é adequado para revestimento de interiores e exteriores (varandas no campo, painel, casas de madeira de bar, banhos).
  • OSB 4 é um material de construção com a maior resistência à umidade e tensões mecânicas significativas.

É melhor embainhar a fachada do OSB 4. Porém, se for necessário minimizar os custos, vale a pena escolher os painéis OSB-3, que são considerados condicionalmente universais.

A melhor opção para paredes externas é um material de grandes dimensões. Com ele, o trabalho é acelerado, o número de juntas é reduzido, é mais fácil conseguir precisão de lacunas tecnológicas, planicidade de planos sem quedas e saliências.

A espessura dos painéis para o revestimento externo da casa de madeira deve ser de 11-13 mm. Estes são os valores ideais: se for menor que 1 cm, deve haver lanças adicionais no quadro. Porém, ao escolher um material, o tipo de estrutura também é levado em consideração:

  • para edifícios de um andar, é melhor escolher lajes de 11 mm de espessura;
  • para o revestimento de edifícios de 2 e 3 andares, são necessárias chapas com espessura de 12,5 mm.

As placas de maior espessura são utilizadas para a construção de tectos entre pisos. Se você precisar embainhar a fachada de um prédio temporário para uma vida sazonal, compre placas com menos de 11 mm de espessura.

Ao escolher uma laje, a distância entre os postes da estrutura é levada em consideração. Um intervalo de 40 cm implica a compra de um material de revestimento com uma espessura de pelo menos 9 mm. Se o passo for de 60 cm, pegue OSB com espessura de 1,2 cm. Com um intervalo de 80 cm, você precisa escolher um material mais grosso.

Calculando o número necessário de folhas para o exterior da casa, encontre a área das paredes. Para fazer isso, multiplique seus indicadores de altura e largura. Do número resultante, subtraia a área de cada abertura, que não está sujeita a revestimento.

Para calcular o número de blocos necessários, divida a área do revestimento pela área de um bloco. A área da folha é encontrada multiplicando o comprimento e a altura. Quanto às ferramentas, o seguinte será útil no trabalho:

  • serra;
  • fita de construção;
  • lápis simples;
  • nível de construção;
  • martelo;
  • encanamento;
  • serra de vaivém (serra circular).

Além disso, você pode precisar de uma trituradora, furadeira, chave de fenda e um conjunto de chaves de fenda.

Se uma estrutura de concreto for revestida com lajes, a base é inicialmente preparada. Para fazer isso, se livrar do revestimento decorativo antigo, objetos salientes. Eles realizam a transferência dos sistemas de comunicação existentes, limpam a base de poeira e sujeira.

Depois disso, eles se empenham em juntar as fissuras, preparando-as e cobrindo-as. Se o molde estiver visível na base, um tratamento especial é realizado. Fortaleça as áreas danificadas, fortaleça a fundação se necessário. Em seguida, a base é seca, a estrutura é erguida e o isolamento é colocado.

A fixação de blocos a uma estrutura de madeira pode ser feita de duas maneiras - em elementos estruturais de madeira ou em uma caixa preparada. Trabalhar de acordo com o primeiro método permite atingir a rigidez máxima da parede. Ao mesmo tempo, um esqueleto do quadro é criado, blocos de chips são montados nele.

Depois disso, uma membrana isolante é puxada para as lajes, uma fenda de ventilação é construída e, em seguida, elas são concluídas. O segundo tipo de trabalho é mais comum em função de economia de tempo e minimização de custos financeiros.

Instalação do torneamento

O torneamento é montado a partir de lâminas finas ou barras de pequeno porte. Ao mesmo tempo, é importante instalar corretamente as próprias vigas, para fazer marcações precisas.

Markup

A marcação torneada é uma etapa preparatória que determina a qualidade de toda a estrutura. Isso pode ser feito usando um nível de laser, controlando a posição das linhas em todas as paredes em relação à horizontal. Caso contrário, use um nível de água.

O nível de localização do plano do teto é selecionado. Então, de baixo para cima no canto, um ponto é marcado ao nível, levando em consideração que o plano será mais baixo (pela espessura do revestimento). Usando o nível hidro, este ponto é transferido para todos os cantos restantes da sala.

A seguir, as linhas horizontais são marcadas nas paredes, posteriormente - os pontos de fixação das montagens da suspensão de forma que as juntas das folhas fixas caiam sobre os trilhos ou perfis de suporte. Após a conclusão da marcação, eles começam a montar a estrutura sob o OSB.

O torneamento para OSB é feito de perfis de madeira e metal. É melhor usar uma barra de madeira em seu trabalho. Ele é anexado à base em um plano. Antes da instalação, é seco, coberto com compostos de proteção e seco.

Isolamento

O isolamento da estrutura é realizado após a confecção do torneamento. O material selecionado como isolamento é colocado sobre a cola nas células formadas (sem lacuna). Se necessário, é fixado com buchas especiais.

Lã mineral pode ser usada como isolamento. Antes de assentar o material, o comprimento dos fechos é calculado de forma que os suportes se projetem 4-5 cm acima da superfície da camada isolante; as pontas dos suportes perfuram a camada de isolamento.

O isolamento com uma membrana à prova de umidade é realizado após a colocação do isolamento. Isso é necessário para que a camada isolante do bolo da moldura não umedeça e não absorva a umidade do ar circundante.

Isospan de proteção contra vento e umidade pode ser usado como um material. Alguém usa filme plástico como membrana.

Fixando as barras de guia

As barras são fixadas à parede com ganchos. Antes de serem fixados, listras verticais são desenhadas nos tetos das paredes em intervalos de metade da largura do bloco. No futuro, isso garantirá a junção do OSB no meio da barra e permitirá que a folha seja fixada no centro ao longo de todo o comprimento. As suspensões são fixadas ao longo das linhas traçadas com um intervalo de 0,3-0,4 m.

Como consertar as lajes?

O material em folha deve ser preso com o lado direito para fora. Não é difícil determinar corretamente o lado direito: os fragmentos de chips nele são maiores do que no lado impreciso da folha. O OSB é preso aos racks da estrutura com parafusos auto-roscantes ou pregos espirais (você pode combinar os dois tipos de fixadores).

No revestimento da fachada de um prédio térreo com painéis finos (0,9 cm de espessura), os blocos são montados horizontalmente. Este método é considerado pelos mestres o melhor, pois resulta em um maior número de racks. O acabamento vertical é executado para edifícios altos.

A primeira laje é fixada desde a esquina do edifício com a formação de um vão de 1 cm desde a fundação. Para simplificar o trabalho, substratos são colocados em todo o perímetro do revestimento. As lajes adjacentes são fixadas do lado de fora com uma folga de 0,2-0,4 cm. Todas as bordas devem cair sobre os postes da estrutura.

Quando a linha de baixo for colocada, coloque a próxima com um deslocamento de um degrau entre as colunas. Fragmentos de seções adjacentes da parede são pregados de forma que uma junta reta seja formada.

As cabeças dos pregos ou parafusos estão niveladas. Eles não devem complicar o acabamento.

Pontas de guarnição de frontão

Para embainhar bem e corretamente a empena da casa, imediatamente antes da instalação dos painéis, é necessário instalar racks nas empenas com uma distância de 125 cm (na largura da folha). Para o rack, é necessário levar uma prancha com seção de 5x10 cm Os racks são fixados com pregos pelo lado de fora.

As lâminas externas de OSB devem ser contadas a partir do ponto de contato da placa frontal do piso do sótão, bem como das vigas do telhado (de forma que a laje cubra totalmente o frontão). O algoritmo de instalação do frontão é o seguinte:

  • meça a altura das prateleiras ao longo das bordas desta abertura;
  • transferir as dimensões para o painel OSB;
  • corte a folha no tamanho com uma serra circular manual;
  • aparafusar as alças para facilitar a transferência da folha;
  • fixar um canto de metal para apoiar no painel frontal;
  • aparafusar parafusos auto-roscantes ao longo do contorno da chapa (sem saliência no verso);
  • levante a folha, fixe-a com grampos;
  • aparafuse os parafusos auto-roscantes.

Selagem de costuras

A selagem é feita com um selante de resina acrílica. Eles são usados ​​para selar as juntas de costuras, rachaduras, fendas. Como principal matéria-prima, você pode usar um enchimento de madeira elástico para uso ao ar livre.

Uma solução caseira de serragem e cola PVA também é adequada, mas neste caso as juntas terão que ser mascaradas com ripas ou sobreposições especiais.

Além disso, você pode usar um composto de vedação especial "Costura quente".

Revestimento da fachada da casa com placas OSB no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário