Tijolo de fachada para fachada: tipos de materiais e características à sua escolha

Contente
  1. Características e benefícios
  2. Visualizações
  3. Projeto
  4. Dimensões (editar)
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Cálculos
  8. Dicas de materiais
  9. Exemplos espetaculares no exterior

A fachada do edifício serve para proteger e decorar as paredes. É por isso que o material selecionado deve ser caracterizado pela resistência, durabilidade, resistência às intempéries e baixa absorção de umidade. O tijolo de revestimento é um desses materiais.

Características e benefícios

O tijolo de revestimento é um tipo de material destinado à decoração de fachadas. A este respeito, o tijolo também é denominado "frente" e "frente". Como qualquer elemento de acabamento, um tijolo desempenha 2 funções principais - proteção e decoração.

A função de proteção determina a conformidade do material com os seguintes requisitos:

  • força elevadanecessário para suportar estresse mecânico, choque e carga do vento;
  • baixo coeficiente de absorção de umidade, significando resistência ao gelo, durabilidade do produto, bem como ausência de mofo e bolor na sala e na superfície da fachada;
  • resistência ao calor, resistência a baixas temperaturas e mudanças térmicas repentinas (um tijolo deve suportar as mudanças mais perigosas - saltos de baixas para altas temperaturas).

Dada a laboriosidade e o custo considerável de instalação de uma fachada de tijolos, um raro proprietário concordará com a vida útil de uma estrutura de menos de duas ou três décadas. No entanto, sujeito à tecnologia de alvenaria, tal fachada tem um período de serviço de 50 anos ou até mais.

Ao mesmo tempo, o uso de tijolos para a fachada abre possibilidades infinitas para o seu design. Diferentes tipos de tijolos, muitas opções de alvenaria - tudo isso torna o revestimento de tijolos uma verdadeira obra de arte.

Em alguns casos, o uso deste material como material de acabamento é inaceitável. Vamos nos deter nisso com mais detalhes.

O tijolo, dependendo do tipo, pesa 2,3-4,2 kg, respectivamente, a alvenaria com área de 1 m2 feita de material com dimensões de 250 * 65 * 120 mm tem um peso de 140-260 kg. Não é difícil imaginar quanto peso terá a fachada até de uma pequena casa.

Isso exige uma base confiável para a fachada. Só será possível usar um tijolo se a fundação existente se projetar além das paredes em pelo menos 12 cm (a largura de um tijolo padrão) e tiver uma capacidade de suporte adequada.

Na sua falta, é possível fazer uma fundação separada para a alvenaria da fachada, ligando-a às âncoras principais, mas nem sempre é possível do ponto de vista técnico. Além disso, o processo é bastante trabalhoso e caro. Os custos adicionais serão também devidos à necessidade de remodelação do sistema de cobertura e empenas, uma vez que com o aumento da área do edifício em resultado dos acabamentos, não poderão proteger totalmente o edifício.

Ao construir uma fundação separada para a fachada, é imperativo conectar as paredes de suporte e o revestimento. Como sistema de colagem, são utilizadas ligações de polímeros flexíveis especiais ou análogos de aço inoxidável, bem como fio de aço galvanizado. Uma extremidade do fio é fixada na parede e a outra na fachada.Isso permite manter a localização da fileira de fachada, evitando sua retirada ou “atropelamento” sobre as estruturas de suporte do edifício.

Um requisito importante é a capacidade das paredes de "respirar", ou seja, de permitir que o vapor de água se acumule na sala para a atmosfera. O cumprimento deste requisito é garantido através da manutenção de um vão de ventilação de 2 a 4 cm entre a fachada e as paredes, bem como equipando as primeiras saídas de ar, que se encontram nas partes superior e inferior da fachada.

Os fluxos de ar são realizados usando elementos especiais ou podem representar várias juntas verticais não preenchidas entre tijolos. A finalidade desses elementos é garantir a circulação do ar aspirando-o na parte inferior e extraindo-o na parte superior da fachada. O ar fresco circulando dentro da lacuna, por assim dizer, sopra através dela, levando consigo parte do vapor d'água.

O não cumprimento deste requisito deve-se às características técnicas do revestimento do tijolo (o vapor de água durante o congelamento destruirá o tijolo, contribuindo para o aparecimento de fissuras no mesmo) e ao isolamento (se houver no espaço de ventilação), bem como ao precipitação de condensação na superfície das paredes e meia prateleira no interior do edifício.

Assim, a largura da fundação da fachada deve aumentar em mais 30-40 mm para organizar o vão de ventilação.

Ao mesmo tempo, neste último, uma camada de material isolante de calor é frequentemente colocada para aumentar a eficiência térmica do edifício. Nesse sentido, a largura do vão aumenta em 5 (ou 50 mm) mais centímetros, o que acarreta um aumento da largura da fundação para 190-210 mm e a necessidade de aumentar sua capacidade de carga.

No entanto, hoje estão à venda opções de materiais mais estreitos - sua largura é de 85 mm (eurobricks), e às vezes pode chegar a apenas 60 cm. Ao usar esse tijolo, você pode reduzir a parte saliente para 130-155 mm.

Se for impossível cumprir os requisitos descritos para as características de fundação e estrutura do edifício, não é necessário abandonar a ideia de viver numa casa de "tijolo". Existem análogos dignos de acabamentos de tijolo - ladrilhos de clínquer, painéis de fachada que imitam a alvenaria.

Visualizações

Existem os seguintes tipos de tijolos de revestimento.

Cerâmica

A opção mais acessível. Os produtos são baseados em argila, modificadores para dar ao tijolo acabado certas propriedades técnicas, às vezes pigmentos. As matérias-primas são transformadas em tijolos, secas e depois queimadas em fornos de alta temperatura (até 800-1000 graus). A resistência e a qualidade do produto acabado dependem da qualidade da argila e da observância exata da tecnologia de produção.

Os tijolos cerâmicos podem variar em tons, dimensões, textura, ser ocos e encorpados. Sua tonalidade varia do marrom claro ao vermelho tijolo quando se trata de matérias-primas sem pigmentos. A tonalidade se deve às peculiaridades da composição da argila, da temperatura e do tempo de queima (quanto mais alta a temperatura e mais demorado o processo, mais escuro fica o produto). Quando o pigmento é adicionado, a cor do tijolo varia de bege claro a cinza escuro, grafite.

A desvantagem do material é a tendência ao aparecimento de eflorescências - uma flor esbranquiçada que ocorre quando entra em contato com sais de argamassas de alvenaria de baixa qualidade.

Clinker

Também é à base de argila natural e uma pequena quantidade de aditivos ecológicos, que são cozidos juntos em um forno. No entanto, a temperatura de aquecimento já é de pelo menos 1300 graus.

O resultado é um produto monolítico, sem poros e vazios. Isso, por sua vez, demonstra maior resistência (para comparação, o clínquer tem uma resistência de M350, um análogo de cerâmica tem um máximo de M250), bem como uma absorção mínima de umidade (1-3%).

Naturalmente, isso também tem um efeito benéfico na resistência ao gelo dos tijolos - alguns tipos de clínquer podem suportar cerca de 500 ciclos de congelamento!

O uso de um tipo especial de argila requer um investimento considerável para a busca de locais de depósitos de matéria-prima.O processo em si também é bastante complicado e financeiramente caro. Essa é a razão do alto custo do clínquer.

Se for impossível usar clínquer caro, você pode instalar telhas de clínquer mais acessíveis. Outro análogo digno são os ladrilhos de concreto parecidos com tijolos.

Silicato

A base da composição dos tijolos de silicato é a areia de quartzo. Limão, modificadores e plastificantes, pigmentos são adicionados a ele. A produção dos produtos é realizada pelo método de síntese em autoclave. No primeiro estágio, a forma do futuro produto é dada por prensagem a seco. Em seguida, a peça de trabalho é exposta ao vapor de água, cuja temperatura é de 170-200 graus, e de alta pressão - até 12 atmosferas.

O tijolo de silicato apresenta alta resistência, boas qualidades de isolamento térmico e acústico, além de possuir formato preciso e preço acessível.

No entanto, para o revestimento de um edifício, o material raramente é usado devido à sua alta absorção de umidade e alto peso. Nos casos em que os tijolos de silicato sejam, no entanto, escolhidos para o revestimento, a alvenaria deve ser tratada com hidro-repelente, assim como as linhas de prumo da cobertura devem ser aumentadas para melhor proteção da fachada.

Hiperprimido

Um produto relativamente novo no mercado de construção. A superfície do tijolo é uma imitação de lascas de pedra natural. Ao mesmo tempo, o material é leve e acessível. Isso é explicado pelo fato de que a pasta de cimento não é superior a 10-15%, todos os outros componentes são resíduos de serragem de pedra natural (triturada em migalhas), rejeição de pedra e pedra britada, rocha de concha arenosa, etc.

Todos os componentes são misturados, umedecidos e enviados para moldes, onde são prensados ​​sob enorme pressão. A etapa final da produção é a secagem ou vaporização dos produtos.

Um dos destaques é a incrível precisão dimensional. Os possíveis desvios não ultrapassam 0,5 mm. Isto é muito valioso ao colocar uma fachada de tijolo e inatingível ao fazer clínquer ou tijolos cerâmicos.

Flexível

Não é um tipo de tijolo propriamente dito, mas sim um painel macio de polímero mineral com imitação de alvenaria de clínquer. Ao contrário dos tipos discutidos acima, o material não requer reforço da fundação, ele permitirá revestir a fachada mais rápido e mais barato.

Projeto

As diferenças entre os produtos podem ser baseadas não apenas no material de fabricação, mas também dependem das características da textura do tijolo. Os tijolos das seguintes texturas são distinguidos.

Suave

O tipo de tijolo mais acessível e fácil de fabricar. Vale ressaltar a praticidade e facilidade de uso - a sujeira não se acumula em uma superfície lisa, o gelo não se forma, a camada de neve não gruda.

Em relevo

Eles têm ranhuras e saliências artísticas que formam um padrão decorativo. Via de regra, eles são usados ​​para o acabamento de elementos individuais da fachada - aberturas de janelas, componentes arquitetônicos. É irracional usá-lo em toda a superfície da parede, pois a superfície em relevo retém poeira, fica coberta de gelo.

Também é bom saber que o relevo é invisível à distância, mas fornece um efeito de cor interessante. Refletindo contra superfícies heterogêneas, os raios de sol iluminam a fachada de diferentes maneiras. Como resultado, ele brinca com cores diferentes, brilhos.

Esmaltado

Esses tijolos vêm em cores diferentes, às vezes completamente incríveis. Um efeito semelhante é obtido aplicando composições de argila especiais ou uma camada de lascas de vidro coloridas na superfície do tijolo. Além disso, o tijolo é queimado a uma temperatura de no máximo 700 graus. Isso faz com que a camada superior derreta e sinterize com o corpo principal. Ao usar argila, obtém-se um tijolo fosco pintado, quando se aplica uma camada de vidro - um análogo elegante e brilhante.

Engobed

Externamente, os tijolos engobados não diferem dos vidrados - eles também têm cores diferentes, superfícies mate ou brilhantes. Porém, o peso do primeiro é menor, assim como seu preço.Isso se deve ao fato de que o tijolo é disparado não 2 vezes, mas uma, o que reduz seu custo. O corante é aplicado no produto seco e só depois é queimado.

Dimensões (editar)

Durante muito tempo, existia no mercado nacional o único tipo de tijolo em termos de dimensões. Ainda pode ser encontrado à venda hoje. Os tamanhos padrão dos tijolos são 250 * 120 * 65 mm. Esse tamanho é designado como 1NF e é chamado de único (KO).

    Se falamos de outros tipos de tijolos de produção nacional, distinguem-se os seguintes:

    • Euro (KE) - tem largura menor em comparação a um único análogo, portanto, por tipo de tamanho, é 0,7 NF. Suas dimensões são 250 * 85 * 65 mm.
    • Modular único (KM) tem dimensões de 288 * 138 * 65 mm e seu tamanho é indicado como 1,3 NF.
    • Tijolo espesso (KU) - esta é uma variedade mais densa de tijolos padrão, no produto é de 88 mm, o tipo de tamanho é 1,4 NF. Além disso, há uma modificação do tijolo engrossado com vazios horizontais (CUG).
    • Pedra (K) - inclui vários tipos de tijolos, cujo comprimento é 250 ou 288 mm, a largura varia de 120 a 288 mm, a altura é 88 ou 140 mm.
    • Pedra de grande formato (QC) também inclui vários tipos de produtos, cuja largura mínima é de 220 mm e a largura máxima é de 510 mm. A largura é apresentada em 3 opções - 180, 250 ou 255 mm. A altura varia de 70 a 219 mm. Uma espécie de pedra de grande formato é uma analogia com vazios horizontais (CCG).

    Você pode saber mais sobre as características dos tamanhos olhando os documentos que acompanham os produtos. Além das indicadas, é importante conhecer a decodificação de denominações como P - tijolo comum, L - frontal ou frontal, Po - sólido, Pu - oco.

    A descrição padrão dos produtos é semelhante a esta - KOLPo 1 NF / 100 / 2.0 / 50 / GOST 530-2007. À primeira vista, este é um conjunto de caracteres sem sentido. No entanto, sendo capaz de "ler" as designações, é fácil entender que temos diante de nós um único tijolo frontal com um grau de resistência M100, a classe de densidade média do produto é 2,0 e a resistência ao gelo é 50 congelamento / descongelamento ciclos. O produto está em conformidade com um determinado GOST.

      Para tijolos importados, diferentes convenções são usadas, uma vez que possuem dimensões diferentes. Vamos considerar as opções mais populares:

      • Wf - desta forma, os tijolos com um tamanho de 210 * 100 * 50 mm são marcados;
      • DO - produtos de formato ligeiramente maior - 220 * 105 * 52 mm;
      • DF - um tipo de produto ainda maior com dimensões de 240 * 115 * 52 mm;
      • WDF o modelo é caracterizado por dimensões de 210 * 100 * 65 mm;
      • 2-DF - um análogo maior do DF, medindo 240 * 115 * 113 mm.

      Estas estão longe de todas as dimensões possíveis do material de acabamento. Além disso, a maioria dos fabricantes tem suas próprias tabelas de tamanhos e usa as marcações originais. Finalmente, existem tijolos moldados à mão que não vêm em tamanhos padrão.

      Em relação a tal variedade dimensional, você deve começar a calcular a quantidade necessária de tijolos e comprá-los somente depois de ter decidido com precisão o tipo de produto usado e esclarecido suas dimensões com o fornecedor.

      Visão geral dos fabricantes

      Os tijolos cerâmicos são mais amplamente utilizados para revestimento, uma vez que apresentam uma ótima relação qualidade / preço. Considere as marcas mais valiosas de tijolos cerâmicos.

      Braer

      O material de produção nacional é um tijolo oco voltado para o padrão que imita a textura da casca de carvalho. Indicadores de força - M 150, indicadores de resistência à umidade são médios para este tipo de material - 9%. Existem colecções que imitam o análogo antigo, bem como tijolos com texturas “rústicas”, “casca de carvalho”, “superfície da água”. Mesmo dentro do mesmo lote, os tijolos têm tonalidades diferentes, o que torna possível a alvenaria bávara.

      LSR

      Outra marca russa que produz eurobricks com textura “branca rústica”. Esses corpos ocos têm maior resistência (M175) e absorção de umidade ligeiramente inferior (6-9%).A vantagem é um design bastante variado - "rústico", "pinceladas de água" e "onda", "tijolo antigo" e "casca de bétula".

      Wienerberger

      Os produtos da planta estoniana Aseri, que também são tijolos ocos de cerâmica, correspondem ao tamanho do euro. Ao contrário dos seus homólogos domésticos, tem uma resistência significativamente superior (M300). Indicadores de absorção de umidade - não mais do que 9%. Este tijolo parece mais macio e arejado devido ao seu tom cremoso.

      Tiileri

      Tijolo vermelho oco finlandês, que também tem características de resistência aprimoradas (M300) e melhor absorção de umidade (8%). Disponível em versão única com superfície lisa.

      Nelissen

      Tijolo maciço de origem belga com indicadores de resistência M250 e absorção de umidade 15%. Ele é produzido na cor cinza, várias texturas de relevo são possíveis.

      O segundo local mais popular é ocupado por tijolos de fachada de clínquer. Entre os fabricantes mais conceituados estão os seguintes.

      Empresas nacionais "Ekoklinker" e "Terbunsky potter"

      Tijolos ocos padrão são produzidos. A resistência dos tijolos "Ecolinker" é M300, que é 2 vezes maior do que a resistência dos tijolos do segundo fabricante. As diferenças nos valores de absorção de umidade são insignificantes (5-6%). Os tijolos das duas marcas possuem a mesma superfície lisa, a única diferença está na cor. Os produtos Ekolinker apresentam uma agradável tonalidade chocolate, os tijolos Terbunsky Potter são caracterizados por uma paleta bege.

      "Nápoles"

      O clínquer deste fabricante nacional apresenta-se no tamanho europeu e é um tijolo oco de cor branca lisa com indicadores de resistência à humidade não superiores a 6%. Possui 2 modificações - produtos com indicadores de força M200 e M300.

      Empresas alemãs Hagemeister e Feldhaus Klinker

      Os produtos desses fabricantes são unidos pelos mesmos indicadores de alta resistência (M1000). Os produtos de ambas as marcas são tijolos cerâmicos ocos de superfície lisa. A absorção de umidade dos produtos Hagemeister é de 2,9%, Feldhaus Klinker - de 2 a 4%. A paleta de cores deste último é tons de vermelho, enquanto os tijolos Hagemeister são caracterizados por uma paleta de cinza.

      Marcas alemãs Janinhoff e ABC

      Ele também combina a similaridade das características de resistência (M400) e indicadores de absorção de umidade (3-4%). Os produtos de ambas as empresas são tijolos lisos ocos. ABC produz produtos de carvão amarelo e amarelo, o segundo fabricante produz equivalentes vermelho e marrom-vermelho.

      O tijolo hiperprensado de alta qualidade pode ser encontrado nos catálogos do fabricante nacional Avangard. Existem várias coleções à escolha do comprador, nas quais os produtos diferem em cores e características de textura. Quanto às dimensões, trata-se de um tijolo padrão, assim como seu análogo, que é 2 vezes menor em largura (ou seja, 60 cm). Dentre as características significativas - M250, absorção de água do material - 6,3%.

      Como escolher?

      Além dos tijolos, os consultores costumam se oferecer para comprar elementos cacheados para decorar chanfros, aberturas de portas e janelas, cantos e outros elementos arquitetônicos. Essas estruturas têm um formato ondulado e são muito mais caras do que os tijolos para decoração de exteriores.

      Faz sentido adquiri-los se pretende realizar o trabalho de faceamento com as próprias mãos e não possui as competências profissionais para tal. O uso de elementos crespos facilitará muito o processo.

      Se o revestimento for feito por um profissional, ele poderá arranjar de forma atraente os cantos e outros elementos da fachada, mesmo sem o uso de estruturas onduladas. Este tipo de trabalho custará mais do que um simples tijolo colocado sobre uma superfície plana. Porém, mesmo neste caso, o custo do trabalho do assistente no design de elementos complexos será menor em comparação com o custo de aquisição de produtos crespos.

      Além dos tijolos, você deve cuidar da compra de uma argamassa. Hoje, cada vez menos argamassa de cimento-areia à base de água é usada devido à diminuição das taxas de absorção de água dos tijolos modernos.

      Assim, a absorção de umidade do clínquer pode ser tão baixa quanto 3%, portanto, ao usar argamassa de cimento tradicional, simplesmente não é possível obter uma adesão de alta qualidade.

      O mercado da construção oferece uma grande variedade de argamassas para alvenaria. É importante selecionar uma composição que corresponda ao tipo de tijolo utilizado. As misturas de fixação V. O. R têm a confiança dos clientes e a gama inclui argamassas para clínquer e outros tipos de tijolos. Convenientemente, as mesmas soluções também podem ser utilizadas para acabamento externo de costuras.

      As soluções dos fabricantes geralmente têm uma paleta de cores rica. Você pode escolher a opção com a cor mais próxima possível da tonalidade dos tijolos ou escolher uma combinação mais contrastante.

      Cálculos

      Ao criar fachadas de tijolos, o material de acabamento é geralmente colocado com uma colher. Se você colocar o material com um jab, ele aumenta significativamente o seu consumo.

      O comprador não precisa calcular a quantidade de material levando em consideração o revestimento colado, uma vez que os tijolos ainda são comprados com uma margem de 25-30%. A quantidade resultante é suficiente, mesmo se necessário, às vezes coloque o revestimento com um puxão.

      A quantidade de produtos depende diretamente da área da fachada e da espessura das costuras. Quanto maior esta última, menos tijolo é necessário para terminar 1 m2. Uma espessura de junta de 10 mm é considerada padrão, mas este valor pode variar dependendo das características do tijolo e da habilidade do pedreiro. Os verdadeiros virtuoses são capazes de criar alvenaria com espessura de 8 mm entre os tijolos.

      Ao calcular o volume do material, é importante levar em consideração a largura da linha. Portanto, ao assentar em um tijolo, o acabamento de edifícios de dois andares pode exigir a mesma quantidade de material que as fachadas de um andar para o acabamento de um e meio ou dois tijolos.

      Dicas de materiais

      Alcançar a resistência, durabilidade e apelo visual de uma fachada de tijolos só é possível durante o trabalho em estrita conformidade com as tecnologias existentes:

      • O revestimento de tijolos é sempre uma fachada ventilada. É melhor usar lã mineral "respirável" como aquecedor (se necessário). A utilização de espuma de poliuretano e placas de poliestireno expandido é impraticável, pois neste caso não pode ser evitada a umidade, o que faz com que os materiais percam suas propriedades isolantes de calor. Seu uso é permitido apenas na ausência de um vão de ventilação entre a fachada e as paredes.
      • A vida útil do isolamento de lã mineral pode ser aumentada usando uma membrana permeável ao vapor à prova de umidade.
      • O revestimento de tijolos, especialmente uma fachada combinada (quando diferentes materiais são usados ​​para as paredes e a fachada), requer ligação às paredes de suporte. Métodos de comunicação "antiquados" desatualizados (reforço, malha de aço e outros materiais disponíveis) geralmente causam rachaduras na fachada na área de colagem.

      É preferível usar arame galvanizado ou tiras de aço inoxidável perfuradas e flexíveis, bem como hastes flexíveis de plástico basalto para o trabalho.

      • Se for necessário cortar tijolos, a única ferramenta que permitirá fazer um corte uniforme sem destruir o material é uma amoladora com disco para cortar pedra seca com diâmetro de 230 mm.
      • Antes de colocar a fachada, as paredes de suporte devem ser limpas, secas e cobertas com pelo menos duas camadas de primer, e as estruturas de madeira requerem tratamento adicional com anti-sépticos e retardantes de fogo.
      • A utilização de produtos de vários lotes ao mesmo tempo ajudará a evitar o efeito de uma fachada listrada, cuja aparência se deve às diferenças de tonalidade dos tijolos. Para fazer isso, pegue de 3 a 5 paletes com tijolos de diferentes lotes e use-os um a um ao colocar as linhas.
      • Ao usar não misturas especiais de alvenaria, mas argamassa de cimento própria, os tijolos são embebidos em água por vários minutos antes do assentamento. Isso evita que o material absorva a umidade da solução.
      • É importante fazer intervalos de ventilação verticais a cada 3 fileiras de revestimento. Não são enchidos com solução, ao chegar lá são retirados imediatamente com um pedaço de madeira. Você também pode organizar as aberturas de ventilação usando caixas de plástico. Sua largura é de 10 mm e sua altura corresponde à altura do tijolo. Seu uso é muito mais conveniente, especialmente porque as caixas são baratas.
      • Devem permanecer pelo menos 2 aberturas de ventilação na parte inferior das janelas durante o revestimento.
      • O assentamento de tijolos só pode ser executado a uma temperatura de ar positiva e em tempo seco.

      É importante remover imediatamente o excesso de argamassa que caiu na parte frontal da alvenaria. Após completar cada linha, é recomendável escovar as gotas de solução da parte da frente com um pincel.

      Exemplos espetaculares no exterior

      As casas de frente para as casas com tijolos podem ser executadas em toda a superfície da fachada ou apenas em parte dela. Variantes de fachadas combinadas podem ser representadas por uma combinação de tijolo e gesso, madeira.

      É claro que uma combinação de clínquer nobre e madeira é uma situação em que todos ganham, por exemplo, como no design desta varanda aberta.

      Lindas fachadas são obtidas com o uso de tijolos com um padrão ou uma combinação de produtos monocromáticos e variegados (alguns tijolos importados dentro do mesmo lote possuem, por exemplo, tijolos vermelhos e vermelhos variegados). Como resultado, a alvenaria torna-se volumosa, surge um efeito de mosaico.

      Os exteriores dos chalés privados parecem refinados e elegantes, onde os elementos da fachada continuam ao decorar edifícios vizinhos, caminhos de jardim e grupos de entrada.

      Para casas de estilo clássico, a combinação de pedra e alvenaria, bem como o uso de tijolos antigos, é relevante.

      Também é importante saber qual será a sombra da casa vista de fora. A combinação de dois ou mais tons permite evitar a monotonia e dar volume à fachada. Uma técnica clássica pode ser chamada de técnica em que a alvenaria é executada em tons de bege e as aberturas das janelas têm uma solução mais escura e contrastante.

      Se desejar, pode-se pintar a fachada de tijolos, esperando que seque completamente e tratando a superfície com uma solução de cloro a 10% (para remover vestígios da solução na parte frontal do tijolo). A tonalidade escolhida pode ser qualquer, mas a mais comum é o preto e branco, bege.

      Veja abaixo para mais detalhes.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário