Pedra de revestimento para fachada: variedades e características de instalação
A fachada da casa é o cartão de visita dos proprietários. E se decidir distinguir a sua casa das outras, deve prestar atenção ao seu revestimento de pedra, pois mesmo uma casa modesta com fachada de pedra atrai olhares muito mais entusiastas do que uma cabana de três pisos. A decoração em pedra confere à casa um aspecto mais apresentável e luxuoso, que vai ao encontro do gosto, estilo de vida e estilo do proprietário. Portanto, podemos dizer com total confiança que o revestimento de pedra é incomparável.
Peculiaridades
A pedra tem sido usada na construção de casas há centenas de anos. E hoje a pedra de fachada ocupa posição de destaque entre os métodos de acabamento da fachada da casa, perdendo apenas para o popular gesso. Para além do facto de a fachada de pedra ter um aspecto atractivo e original, também confere resistência adicional e prolonga a vida das paredes.
A fachada de pedra está no auge há muitos anos e há muitos motivos para isso:
- Uma variedade de materiais - hoje, os construtores e designers oferecem materiais de acabamento naturais e artificiais.
- Uma grande variedade de formas e cores - materiais de acabamento modernos estão disponíveis em várias formas: ladrilhos retangulares ou quadrados, listras, placas maciças.
- Material amigo do ambiente - as pedras naturais e artificiais são absolutamente seguras para os humanos.
- A aparência original - a fachada de pedra é capaz de dar majestade e graça ao edifício. A beleza do desenho natural transforma a fachada em uma obra de arte única.
- A capacidade de cobrir a casa no todo ou em parte - em qualquer caso, a fachada parecerá mais vantajosa em comparação com os edifícios vizinhos.
- Aumenta a segurança contra incêndio - a pedra não apóia o processo de combustão e não espalha o fogo.
- Praticidade e confiabilidade - a pedra da fachada é resistente à alta umidade, temperaturas extremas e esforços mecânicos. Além disso, uma camada adicional de pedra prolonga a vida útil das paredes externas e do próprio edifício.
- Insonorização adicional.
- Aumenta o isolamento térmico - a pedra natural também serve como uma camada adicional de isolamento térmico. É fresco no verão em uma casa assim e quente no inverno.
- Fácil manutenção - a fachada de pedra não precisa ser polida ou pintada.
- Durabilidade - vai durar muitos anos.
Tipos de materiais
Todos os materiais são divididos em dois grupos: naturais e artificiais. Os materiais naturais são cortados em pequenas placas e a pedra natural é processada e calibrada.
A parte frontal é deixada em relevo e o lado com costura é nivelado para simplificar o processo de instalação.
Entre as pedras naturais mais populares para revestimento de fachadas estão:
Mármore
Possui uma rica gama de cores e pertence aos materiais de acabamento mais caros. Para revestimento de fachadas, o mármore polido de densidade média é o mais usado. Sob a luz direta do sol, isso dá à superfície uma cor mais profunda e rica.
Granito
Também se aplica ao segmento de elite de materiais. No acabamento da fachada, são utilizadas pedras polidas (brilhantes) e não polidas (mate). Os fabricantes oferecem granito em vários tamanhos. As mais populares são as lajes grandes e as pedras de pavimentação de tamanho médio.
Existem três tipos de granito:
- plagiogranita - tem uma tonalidade predominantemente cinza claro;
- alaskita - tem uma tonalidade rosa;
- pórfiro granito - é algo entre outros tipos e tem uma tonalidade rosa com pequenas manchas cinza claro.
O granito não é afetado por quaisquer fatores climáticos.
Mas além de um grande número de vantagens, também tem desvantagens - trata-se de um alto custo de material e um peso impressionante.
Calcário
Pode ter qualquer formato - do clássico retangular e quadrado ao poligonal. O material pode ter uma superfície saliente lascada ou ser lixado e ter um lado liso fosco. Na maioria das vezes, a pedra é branca e amarela.
O calcário pode ser chamado de material dúctil e maleável; durante o processamento, pode receber qualquer forma. Apenas calcário com um teor de calcita de até 98% é usado como material de revestimento, o que indica a alta resistência e confiabilidade da pedra. Não foi à toa que os egípcios o usaram para construir as pirâmides. Mas o calcário não é adequado para um clima fortemente continental. Com a mudança das estações, alta umidade e mudanças de temperatura, a pedra pode entrar em colapso.
Labradorita
Uma bela pedra com um padrão azul, vermelho ou amarelo. É um material de acabamento durável e confiável que não teme as mudanças climáticas.
Arenito
Uma pessoa inexperiente pode confundi-lo com calcário. Ambas as pedras são semelhantes em cor e tamanho. A pedra é ligeiramente áspera ao toque e pode ter uma tonalidade bege, amarela ou marrom. O arenito é considerado um material mais durável e confiável.
Existem 4 tipos de pedra:
- oolítico;
- pisolítico;
- rocha de concha;
- litográfico.
Mas apenas os dois primeiros tipos são adequados para enfrentar a fachada: arenito oolítico e pisolítico. E shell rock e litográfico são usados para a construção de edifícios.A ardósia tem uma superfície lisa e plana.
Em comparação com outros materiais naturais, tem um peso inferior, o que permite a sua utilização também em trabalhos de interiores.
Ardósia
Tem uma superfície lisa e plana. Em comparação com outros materiais naturais, tem um peso inferior, o que permite a sua utilização também em trabalhos de interiores.
Os fabricantes modernos elevaram o revestimento de fachadas a um novo nível. As pedras artificiais podem não diferir externamente dos materiais naturais e não são inferiores a eles em termos de durabilidade e resistência. E, ao mesmo tempo, têm um peso significativamente inferior, o que permite não realizar trabalhos adicionais de reforço da fachada. Além disso, trabalhar com painéis de revestimento é muito mais fácil e rápido.
Análogos fortes e confiáveis ocuparam todo o mercado de construção. E os fabricantes não duvidam da durabilidade das pedras artificiais - alguns tipos de materiais alternativos têm garantia de até 100 anos.
Tijolos ou ladrilhos de clínquer podem imitar tijolo e pedra lascada.
A base do material é argila. Após a formação da forma, a pedra passa por um tratamento de alta temperatura e é queimada em um forno a uma temperatura de 1200 ° C, o que permite alcançar alta resistência e confiabilidade do material. Além disso, as telhas de clínquer são altamente resistentes ao gelo, duráveis e resistentes aos raios ultravioleta.
Na produção de pedra a partir do concreto, o cimento de alta resistência é despejado no molde e compactado em uma mesa vibratória. A pedra de concreto artificial pode ter qualquer cor, mesmo em casa. Os especialistas também recomendam cobrir a pedra com um solo de reforço por três anos. Assim, ele servirá por cerca de 30 anos.
O processo de produção de pedra arquitetônica não é diferente do concreto. Somente neste caso, o cimento branco de alta resistência é usado. A pedra arquitetônica pode ter qualquer formato, repetindo detalhes de aberturas e linhas curvas.Na maioria das vezes, a pedra arquitetônica é usada para decorar parcialmente a fachada e é colocada perto de portas, aberturas de janelas e também sob o telhado.
Painéis de areia de polímero são baseados em polímeros e areia.
Nesse caso, a areia é usada mais para sombreamento e economia do que para resistência.
Painéis de resina sintética imitam perfeitamente a pedra natural. As resinas sintéticas são usadas como material de ligação e a base do painel é pó e lascas de pedra natural, que permitem criar um padrão natural incrivelmente bonito.
A pedra flexível é um revestimento moderno com excelente imitação de pedra na cor, padrão e textura. O revestimento flexível é feito à mão e é mais adequado para arenito a céu aberto. A pedra flexível contém um corte de pedra natural, devido ao qual, à primeira vista, o revestimento fixo não difere da pedra natural. Uma pequena camada de material natural com no máximo 3 mm de espessura é aplicada na parte externa da superfície do tecido. O revestimento acabado combina as vantagens do material natural e decorativo. A estrutura única de pedra flexível é leve, tem excelente resistência à umidade e ao fogo.
Cores e desenhos
A decoração em pedra complementa perfeitamente muitos estilos e tendências arquitetônicas. A pedra "selvagem" com um padrão único permite criar uma excelente composição na fachada. Isso é possível devido ao laborioso trabalho de extração e preparação do material para revestimento. Para fazer isso, grandes lajes de pedra são divididas em um grande número de peças menores.
Todos os fatores naturais influenciam a composição e estrutura da pedra: chuva, neve, vento, sol.
Dependendo da zona climática específica, substâncias orgânicas e inorgânicas são formadas. Portanto, todas as pedras são únicas em sua própria maneira - elas têm tamanhos e formas diferentes, arestas rasgadas e superfície áspera. Combinando harmoniosamente cores e texturas, você pode criar as combinações e variações mais incomuns de revestimento.
Como você sabe, a paleta de cores cria clima e influencia a percepção. As pedras naturais têm uma bela cor pura e muitos tons diferentes. A iluminação natural e artificial afeta a percepção de uma pedra de maneiras diferentes.
Portanto, na hora de escolher a cor do revestimento, vale a pena seguir algumas regras:
- O estilo arquitetônico da casa influencia a cor do edifício. Avalie o exterior do edifício e tente encontrar uma paleta adequada. Então, por exemplo, em um estilo clássico, é inaceitável usar cores brilhantes e cativantes que complementem perfeitamente o estilo das soluções modernas. A arquitetura complexa parecerá muito mais eficaz em uma paleta neutra e calma.
- Na maioria dos casos, é mais sensato escolher tons claros: branco, bege claro e outros tons leitosos. Eles se misturam harmoniosamente com a paisagem natural durante todo o ano.
- Amarelo, verde, azul e outras cores relacionadas à natureza parecem aconchegantes e rosadas na fachada.
- O cinza pertence à categoria dos tons neutros e combina bem com outras cores. O cinza nem sempre está associado à melancolia e à tristeza, é ótimo para a fachada de uma casa no estilo de um castelo ou fortaleza medieval.
- Mas você deve pensar com cuidado antes de usar uma paleta escura. É mais adequado para casas com formas simples. A principal característica das cores escuras é que atraem os raios solares, portanto, em um dia quente, o revestimento esquenta rapidamente, o que fará com que a superfície artificial desbote e perca a sua cor rica.
- E embora as cores brilhantes e saturadas aumentem visualmente a área e façam a casa se destacar contra o fundo de outros edifícios, elas também mudarão rapidamente de cor sob a luz solar direta.
- Ao decorar a fachada, você pode combinar vários tons. Os tons da mesma paleta são bem combinados, por exemplo, do marrom escuro ao bege.
- Talvez uma das opções mais populares seja a combinação de um rico vermelho e marrom na construção suburbana. A cor do tijolo combina bem com caixilhos de janelas brancos e telhado escuro. Essas cores são ótimas para edifícios com arquitetura simples.
- E para dar um visual acabado ao local, você pode decorar o alpendre, escadas, caminhos e áreas com pedra. Um folheado de pedra é perfeito para isso. É composto por lâminas com superfície em relevo. O folheado possui uma ampla gama de cores e texturas, portanto, pode ser adequado para combinação com qualquer material de folheado.
- Você também pode usar decoração de pedra no interior. Para uso interno, a pedra "rasgada" é ideal, que passa por um processamento adicional na produção. Na parte frontal, a pedra mantém uma superfície em relevo e um padrão natural, e na parte traseira possui uma superfície lisa para facilitar o trabalho de instalação.
Como escolher?
A pedra de fachada permite incorporar quaisquer soluções e ideias de design arrojado ao decorar a fachada. Todos os materiais de revestimento diferem em resistência, características externas e resistência a vários fatores. E, neste caso, é impossível selecionar a melhor pedra.
Calcário, arenito, ardósia e pedras artificiais são usados principalmente para o revestimento de casas particulares.
E para a decoração da cave e primeiro andar dos edifícios administrativos, o granito ou o mármore são os mais utilizados. Ao escolher um material de revestimento, deve-se em primeiro lugar focar nos seus desejos e necessidades, que podem estar relacionados com a aparência da pedra, seu custo ou outros fatores.
Ao decorar a fachada com material de revestimento, você também deve prestar atenção aos outros elementos:
- base;
- janela de quadros;
- portas;
- portas de garagem;
- escadaria.
Além disso, a pedra de revestimento pode ser usada não apenas para decoração de exteriores, mas também para decoração de interiores. Mas como todo material de acabamento, a pedra passa por um processamento industrial, após o qual o material recebe a estrutura necessária:
- "Rocha" - preserva ao máximo a textura natural. Essa pedra é harmoniosamente combinada com elementos forjados de metal.
- Bujardado - na superfície da pedra, traços de fortes impactos pontuais são formados.
- Lixado - como o nome indica, a superfície da pedra tem uma textura uniforme e lisa.
- Lustroso - externamente semelhante ao lixado, mas tem uma superfície fosca.
- Polido - tem uma superfície brilhante, quase espelhada.
- Serrado - tem uma superfície rugosa. Esta decoração é ótima para uma casa de troncos.
Claro que a pedra natural não é barata, além disso, metade do custo total do material é processamento e calibração. É claro que o dinheiro gasto será compensado com o tempo, já que a pedra natural pode durar cerca de 100 anos. Mas você também pode usar pedra artificial para revestimento sem constrangimento.
O preço dos materiais decorativos é muito mais baixo e é mais fácil trabalhar com eles do que com os naturais. Mas se ainda assim decidir escolher a pedra natural para o acabamento da fachada, ouça o feedback, confie o trabalho de revestimento a especialistas experientes.
Tipos de alvenaria
É necessário escolher a opção de acabamento adequada levando em consideração o estilo da casa e do local. O tipo de fachada da casa depende do tipo de alvenaria selecionado.
Enfrentar uma matriz permite obter um padrão natural natural e é considerada a forma mais acessível de assentamento.
As matérias-primas naturais mais utilizadas são arenito, xisto, calcário e alguns tipos de dolomita. O custo dessa alvenaria é praticamente o mesmo do revestimento com materiais artificiais.
Nenhum processamento adicional do material é necessário antes do assentamento, o que permite criar uma imagem mais próxima ao estilo natural.
- Complexidade da alvenaria dados é selecionar materiais diferentes em tamanho para que não se formem lacunas entre os elementos.
- Casta traduzido do inglês significa "castelo". Com essa colocação, o revestimento deve ser o mais próximo possível de um castelo medieval. Arenito, ardósia, calcário, mármore, granito são excelentes para este tipo de alvenaria. E você também pode usar materiais artificiais mais acessíveis. Para essa alvenaria, as pedras de formato retangular medindo 5x10 cm com lados irregulares e lascados são as mais adequadas. Os tamanhos das pedras podem ser diferentes, mas um pré-requisito é que a forma seja retangular.
- Platô - forma ondulada de postura, que nada tem a ver com o padrão natural natural. A pedra pode ter forma retangular ou quadrada e, para conveniência da alvenaria, suas bordas são processadas. O lado da pedra deve ser um múltiplo de 5. Mas o processo de assentamento é complicado pelo fato de que é necessário ajustar e distribuir pedras de diferentes formas para que a fachada folheada pareça completa e elegante. Freqüentemente, o tipo de alvenaria de platô é usado para decorar o porão, as janelas e os cantos de um edifício.
- Ao colocar shahriar todos os elementos são retangulares, o que facilita muito o processo de alvenaria. As arestas de cada elemento possuem um rebordo, que é uma característica distintiva desta alvenaria. A superfície da pedra pode ser lascada em relevo, polida ou lisa. Mas após o polimento, a pedra parece mais um tijolo, então as pedras com uma superfície áspera natural são muito populares. Mesmo um iniciante pode lidar com este método de colocação, toda a dificuldade reside apenas em colocar a primeira camada uniformemente, após o que o processo de trabalho será muito facilitado.
- Assol - placas retangulares alongadas finas são usadas para tal alvenaria. Eles podem ser feitos de pedra natural e artificial. Xisto e arenito são mais comumente usados como base. Enfrentar a parede com alvenaria Assol cria a ilusão de uma fachada capital maciça. Mas o trabalho de instalação exige muito tempo e esforço, uma vez que cada pedra tem a sua espessura, não é tão fácil criar uma composição harmoniosa com um número par de filas.
- Rondó - um estilo incomum de estilo náutico. Para o revestimento, são usados seixos ou outras pedras de rio arredondadas de tamanhos diferentes. O material não passa por processamento adicional e é utilizado em sua forma original. O acabamento de toda a parede com alvenaria rondo é raro, sendo mais frequente o revestimento de pequenas áreas da fachada: portadas, janelas, alpendre e cave. O processo de alvenaria rondo é muito mais simples do que outras opções. Em primeiro lugar, grandes pedras são fixadas à fachada e, em seguida, elementos menores são fixados em pequenas aberturas e rachaduras.
Cálculo de quantidade
Para fazer uma estimativa e calcular o custo aproximado da obra, é necessário determinar a área de superfície do revestimento. Para fazer isso, a altura da parede é multiplicada pela largura. Mas, ao mesmo tempo, você não precisa levar em consideração a área das janelas, portas e outras áreas que não podem ser finalizadas. Em seguida, é calculada a área total da fachada de todo o edifício. A figura resultante é dividida pela área de uma pedra. Este método de contagem é adequado se todas as unidades de acabamento forem do mesmo tamanho.
Alguns fabricantes oferecem pedras angulares adicionais para facilitar o trabalho.
Para calcular seu volume, é necessário somar o comprimento de todos os cantos do edifício e dividir pela altura de uma pedra.
É necessário comprar material com margem para despesas imprevistas e casos de força maior. Portanto, 10% deve ser adicionado ao total. Essa quantidade é suficiente tanto para ajustar o material quanto para cortar quando a pedra está deformada.
Montagem
As pedras naturais e artificiais são montadas de acordo com o mesmo princípio. Ao mesmo tempo, é importante seguir todas as regras e recomendações rígidas.Qualquer trabalho de instalação com pedra deve ser realizado a uma temperatura de + 6 ° C a + 25 ° C. Ao decorar a fachada, não é necessário cobrir todas as paredes com pedra. Em alguns casos, um revestimento parcial do edifício é considerado uma opção mais vantajosa. Até mesmo um iniciante pode fazer tal tarefa com suas próprias mãos.
Antes de começar a trabalhar, aconselhamos que desenhe a futura fachada da casa para compreender claramente a sequência de utilização dos vários materiais.
A imagem geral da pedra deve ser selecionada com antecedência em pequenas áreas em uma superfície horizontal não muito longe da parede. Isso facilitará a transferência do desenho para a fachada.
Também é necessário preparar a superfície das paredes para trabalhos posteriores.
O ponto chave neste caso é o teor de umidade da fachada. Para paredes de cimento, um indicador de 4,5% é ideal, e para madeira ou drywall - não mais que 0,5%.
A pintura, o revestimento e o isolamento antigos são removidos da fachada. Isso é necessário para reduzir a tensão nas paredes. A superfície também deve ser perfeitamente lisa e mesmo sem alterações dramáticas. Para isso, todas as irregularidades são eliminadas, limpas e preparadas. A superfície está limpa de poeira e detritos. A fachada do edifício deve ser coberta com solo de penetração profunda para fortalecer a estrutura.
A pedra de revestimento pode ser fixada à fachada com parafusos auto-roscantes ou cola. Nesse caso, consideraremos a opção de fixação em um adesivo de construção especial. Portanto, o próximo passo será fixar a malha de metal na parede para futuro reboco.
Ao nível da camada inferior de assentamento da pedra, é instalado um canto de metal ou um bloco de madeira.
É necessário para garantir um assentamento uniforme. Em seguida, é necessário diluir a cola para construção em espátula e aplicar a composição com espessura de cerca de 2 cm na parede reforçada. Além disso, a cola deve ser aplicada nas pedras pelo lado com manchas. Todos os elementos são pressionados contra a parede com força. Você pode bater levemente na superfície com um martelo de borracha. A solução que sai de todos os lados da pedra é cuidadosamente removida com uma espátula.
Após a conclusão das obras de instalação e secagem parcial da parede, é necessário vedar as juntas entre as pedras. O análogo mais simples de um dispositivo de construção é um saco plástico. Para isso, ele é preenchido com material de junta e um pequeno canto do polietileno é cortado. Obtém-se assim uma espécie de "saco pasteleiro", com o qual se pode gradualmente preencher todas as costuras com uma solução.
O toque final é o tratamento da nova fachada com um agente protetor hidro-repelente, que protegerá adicionalmente a fachada da casa de fenômenos naturais.
Exemplos de acabamento
- Com a ajuda de uma pedra de fachada, você pode focar na casa e torná-la única, bem como enfatizar as vantagens e esconder as imperfeições da superfície.
- Uma forma original de acabamento da fachada é o revestimento em pedra das zonas verticais e horizontais da casa. As demais áreas podem ser cobertas com gesso de cor clara. Esta combinação irá criar um belo contraste de tons neutros com a cor fria da pedra.
- A decoração em pedra no exterior confere à casa uma apresentabilidade e história.
- A pedra artificial arquitetônica pode decorar o grupo de entrada ou as aberturas das janelas.
- Outros edifícios ornamentados com pedra, um mirante, uma cerca e caminhos no local darão ao local uma aparência acabada.
- E também a partir de alguns tipos de pedras, você pode criar grades, arcos e até colunas. Mas essas estruturas terão um peso impressionante, por isso em alguns casos é mais fácil revestir as formas acabadas com pedra natural ou artificial.
Veja abaixo os detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.