Sistemas modernos de parede cortina
A fachada de um edifício, independentemente do seu tipo e versão, tem o dever de proteger e decorar o edifício. Dependendo do tipo de construção, materiais usados e métodos de instalação, várias variedades são distinguidas. Fachadas de cortinas ventiladas estão se tornando mais difundidas.
Dispositivo
Os sistemas de fachada são projetados para proteger a estrutura do edifício de fatores ambientais negativos, estendendo assim sua vida útil. As fachadas modernas têm uma aparência variada e atraente. A um custo relativamente acessível, eles são capazes de imitar com precisão a cara decoração externa feita de pedra e madeira.
Dependendo do método, existem 2 tipos de sistemas de fachada:
- Molhado. A fachada molhada é feita com misturas de construção. A opção mais comum é decorar as paredes externas com gesso decorativo.
- Articulado. Esta opção envolve o uso de placas e painéis que são fixados em âncoras, parafusos e outros elementos de fixação. Para tais estruturas, é necessário um subsistema - uma moldura ou ripa, que é construída ao longo de toda a superfície das paredes.
Dependendo se um espaço de ar é deixado entre a parede e o material da fachada, existem 2 tipos de fachadas:
- ventilado;
- não ventilado (sólido).
As fachadas ventiladas são organizadas através da instalação de uma moldura que é fixada na parede do edifício. A moldura é revestida com materiais de acabamento. Existe um espaço entre a moldura e a parede para livre circulação de ar.
Se necessário, um aquecedor é colocado entre a moldura e a parede, caso em que o ar permanece entre a moldura e o material isolante térmico.
Muitas vezes você pode ouvir essa classificação de sistemas de fachada como sua divisão em úmida e ventilada. No entanto, essa abordagem é incorreta, uma vez que a classificação é baseada em critérios diferentes. Entre as fachadas molhadas existem as ventiladas. Da mesma forma, os sistemas de cortina podem ser sólidos (por exemplo, fachadas de vidro).
Vantagens e desvantagens
Os sistemas suspensos permitem abandonar o acabamento decorativo das paredes, o que reduz significativamente o tamanho do orçamento para construção ou reparação. Além disso, o uso de torneamento permite ocultar irregularidades e outros defeitos de superfície.
É importante que tais fachadas sejam versáteis. Podem ser montados em paredes de blocos e tijolos de madeira, em paredes de estruturas pré-fabricadas.
As fachadas suspensas podem ser instaladas em um prédio recém-construído e em um prédio existente que precisa de reparo ou reconstrução.
Os materiais do sistema articulado podem ser montados mesmo em temperaturas abaixo de zero, o que permite falar sobre a possibilidade de instalação durante todo o ano. Um ponto importante - as fachadas de PVC tendem a se expandir e contrair com a mudança de temperatura, o que deve ser levado em consideração durante a operação. Por exemplo, os painéis de vinil, quando instalados na estação fria, antes da instalação, devem ser mantidos por pelo menos um dia em condições ambientes.
A maioria das paredes de cortina hoje são "tortas" multicamadas, um dos elementos das quais é o isolamento. Além disso, surgiram à venda modelos de painéis de acabamento, sobre os quais foi aplicada uma camada de isolamento por prensagem a quente.
A utilização de painéis termo-isolantes simplifica e acelera muito a instalação, dispensando a procura de um isolamento adequado para um tipo específico de painéis de fachada.
O sistema articulado permite organizar fachadas ventiladas de forma eficiente. Sua vantagem se deve à presença de espaço de ar entre as paredes e a caixa. A sua presença permite retirar o excesso de humidade e vapores da divisão, evitando a sua penetração na espessura do isolamento e do material da fachada. Sujeitos às tecnologias de instalação, os sistemas articulados são bioestáveis - não se formam mofo e fungos em sua superfície, não são cobertos por musgo.
Com a instalação adequada e seleção de material com alta resistência à umidade, é possível criar fachadas resistentes ao gelo. Os indicadores de resistência à geada de alguns modelos excedem 300 ciclos. Esses materiais são ideais para as regiões do norte.
As fachadas demonstram baixa condutividade térmica e se distinguem por um longo período de operação (até 50 anos).
Estas soluções de fachada permitem obter elevados indicadores de isolamento térmico e acústico, protegendo de forma fiável a superfície das paredes, o que determina a sua durabilidade. Ao alterar o ângulo de inclinação ou direção do material para acabamento, é possível alcançar originalidade no design da fachada, criar elementos arquitetônicos decorativos.
Entre as desvantagens, alguns observam o alto custo de organização de um sistema de parede cortina. Em média, 1 m2 de construção custa 2.000 rublos (incluindo materiais para torneamento, isolamento, materiais de barreira hídrica e de vapor, painéis externos). No entanto, qualquer instalador dirá que essa estrutura terá retorno após 5 a 7 anos de operação.
Bolsas de ar aumentam o risco de incêndio se espalhar rapidamente em caso de incêndio. Isso só pode ser evitado usando materiais não inflamáveis (ou relativamente seguros do ponto de vista do risco de incêndio), bem como tratando todos os elementos combustíveis com retardantes de fogo (por exemplo, uma estrutura de madeira). É justo ressaltar dos especialistas que a relativa novidade do sistema ainda não permite alcançar a sua digna proteção contra incêndio.
Também é importante escolher materiais (acabamento e isolamento térmico) que não emitam compostos tóxicos durante a combustão.
Desenhos e variedades
Os anexos aplicados são dos seguintes tipos:
- Translúcido. A base de tais painéis é o vidro temperado de alta resistência ou as janelas de vidros duplos.
- Opaco variedades são painéis compostos, placas de pedra ou vidro fosco. Entre os materiais de acabamento mais populares para paredes de cortina estão grés porcelânico, vinil, revestimentos e painéis de metal e fibrocimento, painéis térmicos e folhas perfiladas, painéis lineares e cassete.
Se falarmos sobre a moldura na qual os materiais da fachada são fixados, eles são feitos dos seguintes materiais:
- Alumínio. O quadro de alumínio oferece uma combinação ideal de resistência e baixo peso. Além disso, o material não está sujeito à corrosão, o que prolonga significativamente a vida útil do sistema de fachada.
- Aço. O produto pode ser um perfil de aço, uma estrutura de aço galvanizado com revestimento em pó ou uma versão de aço inoxidável.
- Madeira. Hoje, as subestruturas de madeira são pouco utilizadas, devido ao seu custo mais elevado, bem como à necessidade de serem tratadas com retardantes de fogo e compostos repelentes de umidade.
Dependendo do tipo de montagem, os subsistemas de esqueleto podem ser os seguintes:
- Pós-travessão. É a estrutura mais simples, que é uma moldura ao longo de toda a fachada do edifício, composta por estantes e travessas finas (até 5 cm de largura). Tais estruturas costumam ser utilizadas para painéis translúcidos, já que essa tecnologia permite obter o máximo de transparência da fachada, arejamento.A fachada com acabamento visual parece uma superfície de vidro, dividida em intervalos iguais por linhas (verticais e horizontais).
- Modular... Essas armações são fabricadas na fábrica e são perfis de metal, com comprimento de 2 a 4 m, e são vendidas em forma dobrável. Após o transporte para o canteiro de obras, os perfis são montados em uma moldura.
A vantagem desse método é a eficiência e a facilidade de montagem. Além disso, alguns fabricantes produzem um subsistema para certos tipos de revestimentos de parede cortina. Isso garante 100% de compatibilidade entre a moldura e o material de acabamento. O usuário não precisa selecionar e comprar elementos de fixação - eles também estão incluídos no kit.
Dependendo da direção dos elementos do quadro, pode ser assim:
- vertical (geralmente montado sob uma folha perfilada, grés porcelânico, tapume, cassetes de revestimento);
- horizontal (também adequado para revestimento com folhas perfiladas ou na decoração de paredes com painéis lineares);
- cruz (usado para revestimento posterior com grés porcelânico ou cassetes).
A marca TechnoNIKOL produz fachadas ventiladas que são as mais seguras do ponto de vista de ignição e fusão. Estruturalmente, eles consistem em granulado de basalto (lado protetor frontal e decorativo), betume (fornece proteção anti-séptica e resistência à umidade do sistema), fibra de vidro (atua como um reforço, acumula calor infravermelho) e areia de quartzo (aumenta a resistência das placas e sua resistência ao fogo, camada decorativa adjacente).
A empresa produz não só fachadas, mas também impermeabilizantes para telhados. Seu sortimento inclui sistemas modulares prontos que se distinguem por sua confiabilidade, durabilidade e um período de garantia de várias décadas.
Fabricantes
O sortimento de quase todas as empresas que produzem sistemas de fachadas com dobradiças inclui vários tipos de caixilhos, vários materiais de acabamento e sistemas de fixação adequados para eles.
As inspeções regulares permitem verificar que um número suficientemente grande de fabricantes não dispõe de um conjunto completo de documentação técnica dos produtos que comercializa. A este respeito, o comprador deve ter uma abordagem responsável na escolha do sistema de fachada e estudar cuidadosamente a documentação do produto.
As posições de liderança são ocupadas por empresas como Metal-Profile (uma marca russa com base de produção em Moscou), Kraspan (uma empresa de Krasnoyarsk), Zias, NordFox, e os produtos da fábrica nacional de Ronson também contam com a confiança dos compradores.
Uma grande seleção de subsistemas é oferecida pela empresa Premier. Aqui você pode encontrar armações para materiais de acabamento leves, pesados e combinados. Uma vez que a fabricação de sistemas articulados é a atividade principal da fábrica, seus produtos se diferenciam pela consideração e confiabilidade.
A vantagem da marca é a acessibilidade dos sistemas. Estruturas de alumínio de baixo custo podem ser encontradas nas coleções da marca Sirius, produtos a partir de aço galvanizado com revestimento a pó - na linha da marca Fasst.
Vários tipos de subsistemas (5 tipos) são produzidos pelas empresas "Vector-Fasad", "Kos-Corner" e "Alternative". No seu sortido encontram-se subsistemas montados tanto com fixação em paredes como em tectos interiores.
Quem procura estruturas com eficiência energética deve prestar atenção aos painéis Termolend de duas camadas. Sua característica distintiva é a alta taxa de eficiência térmica e a ausência de bolsas de ar na camada de isolamento devido à recusa do fabricante em usar braquetes. A fixação é realizada no sistema de ancoragem.
Se for necessário o envidraçamento da fachada, geralmente são escolhidos os sistemas de postes de popa da Schuco. O material de revestimento é apresentado com vidro temperado, estruturas de vitral, vidro colorido e análogos com um padrão.As estruturas das janelas no sistema são deslizantes e oscilantes, embora muitas vezes não se destaquem no contexto geral da fachada.
Entre as marcas europeias, merecem destaque Baumit e Capatect, cujos produtos apresentam uma espessura de design precisa de cada camada do sistema, elevada segurança contra incêndios e a utilização dos mais recentes desenvolvimentos inovadores na produção. As mais difundidas no mercado nacional são as placas de isolamento térmico dessas marcas.
A Eurofox também é um fabricante europeu líder de sistemas de fachada. Como uma das divisões estruturais da empresa para a produção de fixadores Hilti, também produz fachadas de cortina.
A linha de produtos inclui 4 tipos de sistemas que se destinam à fixação de porcelanato, chapas perfiladas, painéis de fibrocimento e painéis para fachada úmida (gesso). A vantagem é a possibilidade de escolher uma solução adequada para diferentes tipos de edificações, porém, o fabricante ainda não produziu sistemas para pedra natural.
Montagem
A instalação de uma parede cortina é realizada em várias etapas:
- As paredes do edifício são marcadas, ao longo das quais a moldura será futuramente montada.
- Instalação em suportes de um subsistema (feito em casa ou montado na fábrica). Antes de instalar o suporte, certifique-se de fazer um furo para a âncora com um perfurador.
Para cada 2 m kV, um certo número de fixadores é fornecido, os quais devem necessariamente ter propriedades anticorrosivas. Isso se deve ao fato de que as condições prevalecentes no vão de ventilação são favoráveis ao aparecimento de corrosão no metal.
Como resultado, os fixadores podem enferrujar e funcionar incorretamente. Na pior das hipóteses, ameaça o colapso da fachada. A subestrutura é fixada em uma direção.
- Instalação de isolamento (ao mesmo tempo, é inadmissível o uso de placas de poliestireno em estruturas articuladas). A instalação do revestimento isolante térmico (basalto ou lã mineral) é feita de baixo para cima.
- Instalação de uma membrana à prova de vento para proteger o isolamento. O uso de um filme à prova de umidade envolve colocá-lo com uma ligeira sobreposição.
- A instalação do material de acabamento está em andamento. A tecnologia depende do tipo, por exemplo, o grés porcelânico é fixado em uma braçadeira, os cassetes de fachada são pendurados em um carrinho (perfil especial) e a pedra natural é fixada em uma barra horizontal pré-instalada. Diferentes partes da fachada podem ter texturas diferentes; muitas vezes, o frontão de um edifício tem a mesma solução estilística das paredes.
Não será supérfluo mencionar que a organização de uma fachada cortina implica a preparação da documentação do projeto. Todas as etapas de instalação, começando com a implementação da marcação, são realizadas em estrita conformidade com os desenhos.
Belos exemplos
Os sistemas de parede cortina podem ter uma aparência completamente diferente dependendo dos painéis usados e de sua colocação.
As placas de grés porcelânico (pedra artificial) caracterizam-se por uma aparência respeitável, mesmo visualmente, são um material confiável e durável. Via de regra, é usado para decorar grandes casas e prédios de escritórios.
Painéis de cassete não são menos populares para decorar edifícios públicos, bem como edifícios de fábricas. Recentemente, tem havido uma tendência para utilizá-los na construção privada. Devido às dimensões bastante grandes dos cassetes, sua instalação não leva muito tempo, a fachada acabada parece rígida, lacônica, mas ao mesmo tempo requintada.
Um ponto importante é que as placas de grés porcelanato, os painéis cassete e lineares (à base de poliéster de alta tecnologia) são fixados apenas na estrutura metálica da fábrica.
O uso de uma casa de bloco que imita uma superfície de madeira permite recriar a atmosfera de conforto rústico, antiguidade especial, uma propriedade familiar.Pode ser tanto um material de madeira (então um torneamento feito de madeira e metal é usado), bem como painéis ou revestimento para uma casa de bloco em um ripado de metal.
A facilidade de instalação (devido em parte ao baixo peso do material) é caracterizada pelo revestimento de vinil, para o qual um subsistema de madeira também é adequado. O material da fachada pode ter diferentes tonalidades (suaves ou, pelo contrário, brilhantes), diferentes orientações dos perfis, e também imitar superfícies naturais.
Veja abaixo os detalhes de montagem de uma fachada ventilada suspensa.
O comentário foi enviado com sucesso.