Características, tipos e métodos de revestimento de fachadas com pedra natural

Características, tipos e métodos de revestimento de fachadas com pedra natural
  1. Recursos e tipos
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Métodos de revestimento
  4. Dicas de instalação
  5. Belos exemplos

Qualquer proprietário deseja que a aparência do edifício seja estética e atraente. Muitas pessoas costumam avaliar, em primeiro lugar, como a casa parece externamente. Para que a casa tenha um aspecto decente e atraia a atenção de outras pessoas, é necessário o uso de pedra natural na decoração da fachada do edifício. A fachada de pedra é prática e esteticamente agradável, além de conferir um sabor incrível à casa.

A pedra natural é bastante popular, pois este material é ecologicamente correto e totalmente seguro para a saúde humana e o meio ambiente. Tem muitas vantagens sobre outros materiais de revestimento. Por exemplo, uma pedra pode servir por muitos anos sem perder sua atratividade e resistência a várias influências ambientais.

Recursos e tipos

A pedra natural tem um custo elevado, pois é prática e pode durar muito tempo. São produzidos vários tamanhos de placas de pedra natural: 600x300, 305x305, 400x400 mm. Eles geralmente têm 1-3 cm de espessura.

Se uma pessoa não ficar satisfeita com o preço de um ladrilho, você pode usar ladrilhos feitos "como uma pedra". Um análogo semelhante permite que você economize dinheiro, mas perde em qualidade para o material natural.

Existem várias variedades de pedras naturais:

  • o granito é uma pedra resistente ao gelo que apresenta um grande número de variedades e cores;
  • a pedra mais popular para decoração de edifícios é o mármore, que possui um grande número de cores e padrões;
  • o melhor análogo do granito é o basalto;
  • o quartzito é uma pedra dura intercalada com grãos de quartzo brilhantes;
  • tipos densos de calcário são muito procurados no revestimento de fachadas;
  • A ardósia de quartzo é uma pedra natural atraente que tem muitos tons, podendo encontrar tons claros e escuros;
  • travertino - na maioria das vezes tem cores bege e marrom e uma estrutura porosa, tufo de calcário.

Granito

O granito tem sido usado como material de revestimento para fachadas por muito tempo. É classificada como uma rocha contendo grande quantidade de quartzo e constituída por uma estrutura cristalina-granular. Existe granito de granulação grossa, granulação média e granulação fina.

Propriedades positivas:

  • grande resistência e longa vida útil;
  • pode ser polido, a superfície polida permanece por muito tempo;
  • é bastante simples obter várias texturas, pois a pedra é fácil de desbastar;
  • praticamente não absorve água;
  • retém todos os indicadores, embora tenha uma longa vida útil.

O granito vem em muitas cores diferentes. Você pode encontrar cores pretas e azuladas. Isso permite que seja usado em uma variedade de cores e estilos arquitetônicos.

Esse material pode se tornar uma verdadeira decoração de fachada, atraindo a atenção tanto dos hóspedes quanto das pessoas que passam por ali.

Mármore

O mármore é uma rocha formada devido à alta temperatura e pressão. A base é calcita. Tem preço alto e cor clara (branco, cinza claro, amarelado). O mármore silicatado contém inclusões de minerais que podem tornar seus tons mais variados. (preto, vermelho, verde). Muitas vezes você pode ver vários padrões no mármore (manchas, padrões moiré). Se você usar polimento na imagem, ela se tornará mais clara.Lixar pode reduzir o brilho.

O mármore permite que você faça um design único e incomum da fachada, torna-a mais elegante e atraente, adiciona um toque de status, graça e elegância.

Traços positivos:

  • fácil de processar e polir;
  • a melhor decoração para a fachada, que tem um padrão natural;
  • resistente ao calor;
  • muito sólido.

Travertino

O tufo calcário é um excelente material de revestimento e tem muitas propriedades físicas benéficas:

  • resistente ao desgaste;
  • resistente ao calor e tem boa condutividade térmica;
  • bastante fácil de processar;
  • pode ter efeito antiderrapante;
  • tem uma longa vida útil, dependendo da dureza do material.

O material possui estrutura porosa devido à disseminação de folhas, cascas e demais matérias orgânicas. Você pode ver a gama de cores ricas (do bege claro ao marrom). Mas também existem pedras vermelhas e amarelas.

Ardósia

Material que se forma devido à pressão da argila sedimentar e do calor. Às vezes, o xisto contém quartzo. Uma característica única do material é a capacidade de se dividir em placas.

Recursos benéficos:

  • tem uma estrutura sólida;
  • não permite a passagem de umidade;
  • não responde a altas ou baixas temperaturas;
  • capacidade de isolamento acústico e térmico;
  • fácil de processar e cortar;
  • resistente ao intemperismo.

Calcário

O material de construção mais barato, que se utiliza tanto na decoração como diretamente na construção. Esta rocha sedimentar é orgânica e sua composição inclui calcita intercalada com quartzo, areia e argila.

Possui calcário denso, poroso, marmorizado e terroso. Denso é uma espiga calcária de grãos finos e restos de conchas. É ele quem mais costuma ser usado como material para fachadas. Este material é resistente ao gelo e fácil de processar. Não possui uma gama de cores muito diversificada: branco, amarelo, tons de cinza.

Vantagens e desvantagens

Este material de revestimento tem uma aparência atraente. Existem muitas variedades de pedras naturais. Você pode escolher ladrilhos lisos ou listras com base em calcário.

Prós:

  • Se você tentar combinar diferentes formas, tamanhos e texturas do material, poderá obter efeitos de design que impressionarão tanto os proprietários quanto os hóspedes. Você pode dar à fachada uma aparência de "pedra selvagem" ou paredes de alvenaria.
  • A pedra natural é altamente resistente à precipitação atmosférica, radiação ultravioleta e outros fatores naturais que podem destruir alguns materiais. A fachada, na decoração de que se utilizou pedra natural, vai servir por muito tempo e será durável e prática.
  • O material de acabamento para uso externo é totalmente ecológico e possui boas propriedades bactericidas. E também é capaz de se proteger contra várias condições climáticas. No verão, você pode desfrutar do frescor da casa, e no inverno - conforto e aconchego.
  • Existe uma vasta selecção de tons naturais originais e únicos. O material natural é prestigioso e elegante, podendo enfatizar o status de dono da casa.
  • Instalação bastante fácil que você mesmo pode fazer.

Desvantagens:

  • A pedra natural é um material denso e pesado, portanto, o revestimento pode criar tensão adicional nas paredes e fundações da fachada. Isso às vezes pode levar à deformação.
  • Com o tempo, quaisquer elementos do revestimento de pedra podem ficar para trás e cair da parede. Situações semelhantes ocorrem devido aos vários graus de expansão térmica das pedras pesadas e da argamassa que as ancora às paredes.

Para evitar esse problema, é necessário seguir a tecnologia correta no processo de revestimento de fachadas com este material.

Métodos de revestimento

Existem várias formas de revestimento, para que cada um possa escolher algo específico e adequado para si.

  • Revestimento de fachada sob a alvenaria de tijolo é o mais popular, pois tem um preço acessível e parece bastante agradável esteticamente. Neste caso, as pontas não são processadas adicionalmente e a superfície da pedra não é polida. Para o revestimento da fachada do edifício, são utilizadas camadas de pedras naturais (ardósia, arenito). Para obter uma aparência atraente, camadas de várias formas e tamanhos devem ser cuidadosamente selecionadas para não permitir grandes espaços vazios entre elas. Isso requer bom gosto e habilidades artísticas médias.
  • Castelo é uma versão clássica em que se utilizam ladrilhos de pedras naturais, que apresentam superfícies convexas em relevo. Assim, é criada uma imitação de alvenaria, que foi utilizada na construção de castelos medievais. É por isso que o método recebeu um nome semelhante, que se traduz como "fortaleza", "castelo". As pedras devem ter formato retangular e variar em altura e largura de 5 a 10 cm. Para implementar esta opção, você pode usar materiais como mármore, ardósia, arenito ou calcário.
  • "Platô" - um método amplamente utilizado para o acabamento de rodapés. Portanto, na maioria das vezes, eles emolduram os cantos e outros elementos da fachada. Aqui, são usados ​​ladrilhos retangulares e quadrados de pedra, cujas extremidades são processadas. Os lados dos produtos devem ser proporcionais, mas as dimensões das dimensões diferem (múltiplos de 5 cm). A superfície não precisa ser processada, por isso terá um relevo lascado. Calcário, mármore, ardósia, arenito e quartzito-arenito são normalmente usados ​​para o revestimento de "Platô".
  • Shakhriyar é um método bastante popular, pois tem um custo acessível e facilidade de instalação. Para ela, vale a pena comprar produtos retangulares da mesma altura, com bordas processadas e rusticação. Você pode escolher uma superfície áspera, lixada ou polida. Este método de revestimento parece mais vantajoso quando se usa um material com uma superfície não tratada.
  • "Assol" - revestimento volumoso e único, realizado com produtos retangulares longos e finos feitos de pedras de morrer. É bastante gofrado, é feito de placas de xisto e arenito.
  • "Rondó" é um motivo náutico. Os materiais de revestimento aqui são pedras “arredondadas” (polidas, de rio / mar) de várias formas e tamanhos. Calcário, arenito, quartzito e xisto são comumente usados ​​como materiais.

Parece mais atraente quando se olha para janelas e caixilhos de portas ou cantos, especialmente se o fundo for uma superfície pintada no tom apropriado.

Dicas de instalação

Para fazer uma instalação de alta qualidade da fachada do edifício, primeiro é necessário estudar o mapa tecnológico, que ajudará a dominar a tecnologia de revestimento da casa com pedra natural pelo lado de fora. Existem várias dicas que podem ajudar neste assunto.

  1. A pedra só deve ser colocada sobre uma base sólida. É melhor se livrar do gesso velho. Primeiro, a base deve ser revestida várias vezes com um primer de reforço de penetração profunda.
  2. Em seguida, com o uso de buchas, é necessário fixar na base uma tela metálica galvanizada de reforço.
  3. Na parte inferior, você precisa anexar o perfil inicial. Na maioria das vezes, eles usam cantos. Mas se não estiver lá, você pode usar um bloco par de madeira. Depois que a cola endurecer, você precisa removê-la.
  4. Na parede reforçada, use uma espátula para lançar o adesivo de construção para o revestimento da pedra e coloque o próprio material. A cola deve ser aplicada tanto na parede quanto na pedra.
  5. A cola endurece rapidamente, por isso vale a pena primeiro colocar a pedra no chão e depois transferi-la para a parede.

Para informações sobre como decorar a fachada de uma casa particular com pedra, veja o próximo vídeo.

Belos exemplos

  • Exterior impressionante com revestimento de pedra.
  • Enfrentar pelo método "Castelo". Este método é uma ótima opção para quem gosta do espírito da Idade Média.
  • Tipo de assentamento "Platô".
  • Maçonaria "Shakhriyar".
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário