Painéis compostos para a fachada: características e aplicações

Contente
  1. Especificações
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Sutilezas de instalação
  5. Exemplos de revestimento

O conhecido ditado sobre o que as roupas enfrentam aplica-se não apenas às pessoas, mas também aos edifícios. Esse "vestido" para eles é uma fachada que desempenha uma função estética e protetora. Uma das variações na decoração da fachada é o desenho do sistema de cortina com painéis compostos.

Especificações

Os painéis compostos incluem vários materiais diferentes. Como resultado desta combinação, obtêm-se os painéis de fachada que absorveram as melhores propriedades técnicas de todos os componentes utilizados. A opção de acabamento em consideração consiste sempre em 2 elementos principais: uma matriz (camada de plástico) e um enchimento (camada de reforço). Além disso, os painéis compostos possuem placas de metal e uma camada protetora na face.

Os fabricantes produzem materiais que diferem em tamanho, cor, enchimento e número de camadas. No entanto, todos os produtos são caracterizados por características de maior resistência com baixo peso, resistência às intempéries e longa vida útil.

Os painéis têm a forma de placas quadradas ou retangulares com base metálica. Eles são equipados com uma camada de isolamento térmico. A parte frontal é coberta por uma camada decorativa que pode ter qualquer sombra, superfície brilhante ou fosca. Produtos caros têm uma superfície laminada que imita um determinado material de acabamento (madeira, pedra, tijolo).

Qualquer material composto é um "bolo" de várias camadas com a seguinte estrutura (da frente para o interior do painel):

  • camada protetora (garante a preservação das propriedades técnicas do material, protege a cor do desbotamento);
  • pintura (responsável pelo apelo visual dos painéis);
  • folha de metal (geralmente alumínio) (fornece resistência);
  • camada de cola (sua tarefa é fixar materiais);
  • enchimento (desempenha a função de reforço, conferindo ao produto determinadas qualidades técnicas);
  • camada de cola (já mencionada anteriormente);
  • folha de alumínio (desempenha a função de reforço, garantindo a confiabilidade do produto);
  • revestimento anticorrosivo (protege a placa de metal da umidade, vapor d'água, condensação).

Os tamanhos dos painéis podem variar. O comprimento pode ser 240 mm, 320 mm ou 400 mm, largura - 100 ou 150 cm. A espessura do painel é de 2 a 6 mm. Devido ao seu baixo peso (8 kg / m2 kV), é possível evitar cargas excessivas sobre os elementos de suporte da edificação, o que significa que podem ser dispensados ​​reforços adicionais da fundação. Ao mesmo tempo, a multicamada proporciona resistência e durabilidade ao revestimento, além de alta eficiência térmica.

A faixa de temperatura operacional dos painéis é de -50 ° С a + 80 ° С. Os painéis são resistentes a fortes ventos (rajadas) e corrosão. Eles são caracterizados pela bioestabilidade e resistência ao gelo.

As placas compostas são um excelente material à prova de som. Com a ajuda deles, você pode reduzir pela metade o nível de ruído em uma casa com paredes de concreto. A segurança contra incêndio do material também está em uma altitude - ele pertence a pouco inflamável, emite uma pequena quantidade de fumaça durante a queima.

Os regulamentos de incêndio permitem o uso de tais materiais para a decoração de edifícios privados e edifícios de escritórios.

Vantagens e desvantagens

Os painéis compostos para revestimento de fachada são leves e, portanto, não requerem reforço adicional dos elementos de suporte de carga do edifício, e são adequados para instalação em edifícios altos. Devido à plasticidade do material e à sua curvatura, é possível realizar o acabamento de qualquer edificação, inclusive aquelas com grande número de elementos arquitetônicos.

As paredes com acabamento em painéis compostos são caracterizadas pela resistência ao impacto de até 50 kg / cm2. Em combinação com alta resistência às intempéries e resistência ao choque térmico, isso leva a uma longa vida útil dos painéis. Dependendo do tipo de produto, a vida útil varia de 10 a 25 anos.

    Uma ampla faixa de temperatura de operação, resistência aos raios ultravioleta, bem como resistência ao gelo tornam possível o uso de painéis compostos em qualquer região climática. Os melhores indicadores de resistência à umidade do material também são uma "vantagem" óbvia, uma vez que a umidade não penetra em sua estrutura e não atinge o isolamento e as paredes.

    A segurança contra incêndio de produtos é outra vantagem significativa. Devido ao alto teor de retardantes de fogo na composição e uso do alumínio, é possível reduzir significativamente o risco de incêndio em uma fachada ventilada. Por si só, é considerado perigoso em termos de risco de incêndio, pois a chama se espalha rapidamente pelas bolsas de ar. É por isso que é tão importante selecionar materiais de acabamento resistentes ao fogo para tais sistemas.

    A instalação dos painéis é bastante simples, o material pode ser fixado mesmo em baixas temperaturas. No entanto, os especialistas não recomendam instalar a caixa em temperaturas abaixo de 0 ° C. Isso pode levar a uma diminuição em sua confiabilidade.

    Graças à variedade de cores e texturas da parte frontal do painel, é possível realizar projetos de design originais, para dar ao edifício um aspecto único. O uso de painéis que imitam revestimentos caros de madeira ou pedra ajuda a tornar o edifício mais respeitável.

      Alguns tipos de ladrilhos possuem revestimento repelente de sujeira e capacidade de autolimpeza, o que simplifica muito sua manutenção. Como regra, a poeira e a sujeira são removidas pela chuva. Em casos raros, é necessário lavar a fachada com água usando uma esponja macia e um detergente líquido não agressivo.

      As "desvantagens" dos materiais são:

      • alto custo (os preços de outros materiais de revestimento, incluindo caros grés porcelânico combinados, são mais baixos do que o custo das placas compostas);
      • o material não é termo-isolante, portanto, para evitar a formação de pontes frias, recomenda-se o uso de gaxetas de paronita ou plásticas com ruptura térmica;
      • escopo limitado (restrições são impostas pela classe de inflamabilidade do material - não é adequado para revestir hospitais e creches, bem como a tendência a arranhar a superfície, o que pode estragar o forro do porão do edifício);
      • baixa manutenção (se um painel for danificado, vários painéis adjacentes terão que ser desmontados);
      • requisitos aumentados para transporte, necessidade de manuseio cuidadoso durante o armazenamento e instalação (risco de danos na parte frontal do material).

      Visualizações

      Dependendo do tipo de composto, vários tipos de painéis são diferenciados.

      Mineral

      O material contém espuma de polietileno, combinado com um grande número de vários aditivos retardadores de chama. Isso fornece aos painéis baixa inflamabilidade. Pertencem à classe G1 (material ligeiramente inflamável). Ao queimar placas minerais, nenhuma fumaça corrosiva é liberada, a massa fundida não flui.

      Os produtos de fabricação alemã se diferenciam pela presença de hidróxido de alumínio na composição, o que os torna ainda mais resistentes à chama. Os painéis são utilizados para a decoração exterior da casa.

      Polímero

      São compostos por policarbonato e espuma de polietileno, o que resulta em baixo peso do material.Isso permite que seja usado para divisórias de revestimento, estruturas não reforçadas com baixa capacidade de carga. A principal área de aplicação é a decoração de interiores de instalações.

      Alumínio

      O composto é representado por finas placas de alumínio que são montadas em uma malha. O material é caracterizado por alta resistência, alta rigidez com peso mínimo. Os painéis compostos de alumínio não têm medo de fortes ventos, o que os torna a melhor opção para revestimento externo de edifícios altos.

      É irracional usá-los para o acabamento de uma casa particular, uma vez que os ladrilhos feitos de placas de alumínio não retêm calor e são caracterizados por pouca absorção sonora. Além disso, eles são mais caros do que seus equivalentes minerais.

      Recentemente, apareceu uma versão de painéis de polímero de madeira, com base na farinha de aparas de madeira. Pelas peculiaridades de sua composição, distinguem-se pela maior resistência ao calor, em outros parâmetros, não são inferiores às variedades acima descritas.

      Os painéis compostos também diferem no tipo de revestimento externo. Existem várias categorias.

      Tintas e vernizes à base de poliéster

      O tipo de cobertura mais acessível. É caracterizada por tons claros e brilho brilhante, bem resiste à umidade, mudanças de temperatura, raios ultravioleta. Recomendado para decoração de exteriores, mas quando usado como material de fachada, torna-se inutilizável após 5 a 6 anos de operação.

      Tintas PVDF, vernizes

      Material de acabamento de fachada, caracterizado pela durabilidade, presença de um revestimento repelente de sujeira, maior resistência ao desbotamento sob a influência da luz solar. O período operacional médio é de 20 a 25 anos.

      Filmes de óxido

      A superfície do material é caracterizada por um efeito de espelho, o que é explicado pelo tratamento eletroquímico do alumínio incluído no filme. O material demonstra melhor resistência às intempéries e resistência à corrosão. É operado sem necessidade de reparos por 15-20 anos. Com sua ajuda, geralmente são criadas fachadas ventiladas.

      Filmes de laminação

      O mais caro, mas também o tipo de painel mais espetacular. A superfície do material imita diferentes tipos de revestimentos de acabamento caros (pedra, metal polido, madeira). Além disso, o material tem altas propriedades de proteção. O período de operação chega a 15-20 anos. As placas laminadas mais conhecidas são produzidas com a marca Alucobond.

      Dependendo do tipo de metal usado na "torta" composta, os painéis são diferenciados:

      • feito de alumínio;
      • feito de aço galvanizado.

      Os primeiros têm menos peso, mas os últimos demonstram melhor resistência e maiores taxas de fusão. A última característica fala de sua maior segurança contra incêndio.

      As cores dos painéis compósitos correspondem às tonalidades do catálogo RAL, que inclui 213 cores, das quais 17 são “metálicas”. As cores são designadas por um número de quatro dígitos, onde o primeiro número indica que a tonalidade pertence a um intervalo de cores específico. Por exemplo, se uma cor começa com o número 1, então é uma das opções da escala amarela.

      Sutilezas de instalação

      Como qualquer parede cortina, os painéis compostos são instalados em uma moldura feita de perfis metálicos. Além dos próprios painéis, são necessários perfis galvanizados para criar um subsistema, suportes de fixação, parafusos auto-roscantes ou rebites. Além disso, você precisará de uma furadeira e furadeiras de dois estágios, um nível de construção e uma furadeira de impacto.

      Você pode cortar o material com uma tesoura de metal, uma serra circular ou um quebra-cabeças de mão. Também é necessário adquirir material de isolamento térmico e uma membrana impermeável, um primer ou rolo, marcadores grossos ou tinta para marcação.

      Em primeiro lugar, é necessário traçar um plano de projeto, traçar um desenho do edifício na escala escolhida. A documentação do projeto deve indicar a marcação e a quantidade necessária de material.

      A tecnologia de instalação de fachadas articuladas envolve a limpeza das paredes, eliminação de grandes fissuras e reforço de elementos dilapidados. Pequenos defeitos não podem ser eliminados, pois ainda estarão ocultos pela caixa. Paredes preparadas e limpas devem ser tratadas com 2-3 camadas de primer. Para superfícies de madeira, escolha misturas com anti-sépticos na composição, para gessadas - análogos de reforço de penetração profunda.

      Depois que as paredes estiverem completamente secas, você pode começar a instalar o torneamento. Para isso, são feitas marcações nas paredes por meio de um nível e em estrita conformidade com os documentos de projeto. Em seguida, conforme a marcação, é necessário fazer furos com perfurador, espanar e inserir buchas. Em seguida, você pode montar os suportes e parafusá-los na superfície.

      No estágio seguinte, o isolamento é montado (geralmente lâminas de lã mineral). Os especialistas recomendam aplicar as folhas na parede e marcar os locais por onde passam os suportes. Graças a isso, é fácil fazer perfurações para fixadores ao longo das pontas usando uma faca de construção.

      O isolamento com ranhuras é aplicado à parede, amarrando-o aos suportes. As linhas subsequentes são empilhadas com um deslocamento de metade da folha. Nos pontos de contato entre os suportes e a parede, são utilizadas gaxetas isolantes de paronita para evitar a formação de pontes frias. Vale lembrar que placas compostas com uma pequena junta isolante de calor sozinhas não podem atuar como um material isolante.

      Da mesma forma, uma membrana à prova de vento hidro é colocada sobre o material isolante. Suas folhas são empilhadas com uma sobreposição de 100 mm. Em seguida, o isolamento e a membrana são reforçados com uma bucha tipo disco para os dois materiais. Basta 2-3 pontos de fixação na folha, um dos quais deve estar no meio.

      O dispositivo de quadro começa com a instalação de um perfil em forma de U. Em seguida, são fixadas corrediças espaçadoras em seu interior, para as quais o revestimento é fixado.

      Os painéis são fixados na moldura acabada. O primeiro deles é alinhado horizontalmente com a borda inferior da caixa. A seguir, a parte superior dos cantos é fixada ao perfil guia por meio de parafusos auto-roscantes. Em seguida, na parte lateral do painel, mais próximo da parte superior, é movida uma corrediça (esses elementos são móveis), à qual o painel é fixado com parafusos auto-roscantes. Você pode mover o slide com uma chave de fenda. Da mesma forma, a laje é fixada no lado oposto e abaixo.

      Instale o resto dos painéis. Uma folga de pelo menos 12 mm é deixada entre os elementos. Nos cantos, os painéis são unidos de cada lado, pelo que é mantida uma folga em cada canto ao longo de toda a altura. Outra opção para desenhar um canto é dobrar o painel com uma máquina dobradeira, o que faz com que o canto seja liso e arredondado.

      A produção dos painéis é realizada com a aplicação de uma camada de polietileno em sua face frontal, que protege o material contra danos durante o transporte e a instalação. Após o acabamento do revestimento da fachada, este filme é removido.

      Se precisar cortar o material, preste atenção na direção das setas, que geralmente ficam na parte de trás dos painéis. Eles indicam em qual direção cortar.

      Durante o corte, o material deve ser colocado na mesa e preso. É possível furar painéis de alumínio apenas em velocidade baixa (500-800 rpm), resfriando a broca periodicamente.

      Ao montar, dobrar ou serrar produtos, é importante que aparas de metal ou ferramentas não arranhem a superfície do painel. Caso contrário, reduzirá não apenas seu apelo estético, mas também suas características operacionais. Danos por dobras na face do ladrilho podem ser evitados trabalhando em uma superfície perfeitamente limpa.

      Exemplos de revestimento

      Dependendo da cor, os painéis compostos permitem dar às fachadas um aspecto mais rígido, profissional ou, pelo contrário, mais casual e até "hooligan".

      Os especialistas recomendam combinar vários tons de material dentro de uma fachada para torná-la mais volumosa, perceptível e evitar a monotonia. Pode ser uma combinação de 2-3 tons próximos ou opções contrastantes.

      Ao combinar painéis laminados com contrapartes coloridas, é melhor se concentrar no primeiro.

      Ou seja, se você optou por um material "parecido com uma pedra", deve ser complementado com um "companheiro" de tom pastel calmo, cinza ou marrom.

      Abaixo está uma instrução de vídeo detalhada para a instalação de painéis compostos.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário